Samsung terá o primeiro smartphone com taxa de atualização de 120Hz na resolução QHD

22 Comentários

São tantas as fugas de informação associadas aos novos smartphones da Samsung que parece que já não há nada para apresentar no dia 14 de janeiro. Esperemos que, perante este cenário, a Samsung ainda tenha uma surpresa na manga para surpreender os fãs.

Agora, a poucos dias do lançamento, surgiu mais uma notícia. Haverá finalmente um smartphone com ecrã com taxa de atualização de 120Hz na resolução QHD.

Samsung terá o primeiro smartphone com taxa de atualização de 120Hz na resolução QHD


Foi com a série Galaxy S20 que a Samsung colocou nos seus smartphones uma alta taxa de atualização de 120Hz, mas apenas quando a resolução está definida em FullHD. Em WQHD+, 1440 x 3200 píxeis, esta taxa de atualização fica-se nos 60Hz.

Esta é, aliás, uma especificação transversal a vários dispositivos de diferentes marcas no mercado. O consumo de energia poderá estar na explicação desta limitação. As marcas precisam de criar um equilíbrio entre a autonomia e as funcionalidades para que a experiência de utilizador seja a melhor em qualquer cenário.

Samsung Galaxy S21 Ultra com taxa de atualização de 120Hz em WQHD+

Com o lançamento da linha Galaxy S21 à porta, poderá então haver novidades neste pequeno, mas tão relevante, aspeto. No dia 14 de janeiro, serão apresentados os novos smartphones Samsung Galaxy S21, S21+ e S21 Ultra. Será então o modelo Ultra que contará com esta novidade.

Segundo uma nova partilha de rumores, o S21 Ultra terá então, de forma nativa, uma taxa de atualização de 120Hz com a resolução definida nos 1440 x 3200 píxeis, o WQHD+. Esta definição surge então como uma resposta às exigências de muito utilizadores por todo o mundo.

Não se sabe se os outros modelos poderão também ter tal definição, no entanto, tudo indica que não.

Que mais se sabe sobre o modelo Ultra?

Aqui já partilhámos inúmeros rumores e certezas em torno dos novos Galaxy S21. Mas em concreto, como será o modelo mais poderoso?

O novo modelo Ultra deverá chegar com um ecrã de 6,8″ com proteção Corning Gorilla Glass Victus e tecnologia Dynamic AMOLED 2X. Terá, evidentemente, o Android 11 e a One UI 3.1, e o processador será o Exynos 2100 para o mercado global e o Snapdragon 888 para mercados específicos, como o próprio sul-coreano.

É provável que esta nova geração Galaxy S já não tenha ranhura para cartões microSD, mas este modelo Ultra, em particular, poderá oferecer até 512GB de armazenamento interno, o que é perfeitamente suficiente para a grande maioria dos utilizadores.

Teremos ainda um módulo de câmaras traseiro, provavelmente, com 4 câmaras, sendo a principal de 108 MP. A câmara frontal deverá ser única, de 40 MP e com qualidade de gravação a 4K a 60fps, tal como o seu antecessor.

Para suportar toda esta tecnologia, haverá uma bateria de 5000 mAh. A bateria tem a mesma capacidade da do S20 Ultra, no entanto, deverá proporcionar uma maior autonomia, muito graças à tecnologia do ecrã VRR OLED, que ajusta a taxa de atualização do ecrã às tarefas executadas de forma inteligente.

Por fim destaca-se ainda o suporte para a S Pen, que não virá nativamente no smartphone, como acontece com a linha Note.

Preparados para conhecer o Galaxy S21? Samsung apresenta-o a 14 de janeiro

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ze ze
    ze ze

    É tao engraçado ver tantas “fugas de informação” sobre um produto que, a meu ver, acaba por ser banal dadas as opcoes que temos atualmente no mercado (talvez por este mesmo motivo existem “fugas de informação” para que o produto seja falado e e.t.c). Sou utilizador e consumidor Samsung sendo que atualmente estou a utilizar o segundo Smartphone desta marca, mas longe de ser um topo de gama, uso atualmente o A70 que para o meu uso e posses se adequa bem. Nao obstante ás noticias da concorrencia que segundo alguns artigos “Vendas do iPhone 12 estão muito acima das que o modelo anterior conseguiu” “Forte procura do iPhone 12 gera à Qualcomm…” “Modelos iPhone 12 são os dispositivos mais vendidos da Apple em anos”, existem muitas mais marcas e modelos de smartphones no entanto, por algum motivo estas nao sao referidas em artigos, pelo menos aqui neste site o que me leva a crer que as unicas marcas que realmente interessam ao consumidor sao Apple e Samsung mas longe de pensar em modelos de entrada, o consumidor, mesmo que nao possa, tem de querer ter sempre o topo de gama da marca.

    1. Avatar de PORTUGAL
      PORTUGAL

      “É tao engraçado ver tantas “fugas de informação” sobre um produto que, a meu ver, acaba por ser banal dadas as opcoes que temos atualmente no mercado”
      Lol

  2. Avatar de Hidelberto
    Hidelberto

    Oneplus 8 pro ja tinha isto ha 1 ano, mais rigor sff.

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      tens os 120hz nao tem a resolução QHD

      1. Avatar de Pedro F.
        Pedro F.

        Não tem? Is jurar que sim. Qual é então a resolução?

          1. Avatar de Pedro F.
            Pedro F.

            Alguém que avise a OnePlus…
            Estão a meter por engano ecrãs com QHD+ 3168×1440 @ 120Hz nos telemóveis!
            E certamente por engano também até o dizem no site…

    2. Avatar de ivan
      ivan

      A pressa é tanta para dar hate que nem conseguem ler a noticia como deve ser…

  3. Avatar de Tomás
    Tomás

    O xiaomi mi 11 já tem 120 Hz e resuloção QHD a funcionar ao mesmo tempo.

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Exato.

      É preciso ter algum cuidado a ler o titulo e artigo, pois poderá levar a pensar que a Samsung será a primeira com algo que já existe no mercado..

  4. Avatar de Miguel Fonseca
    Miguel Fonseca

    isso para derreter baterias é um mimo 🙂

    1. Avatar de Joao Frango
      Joao Frango

      devem meter carregamento de 200w para essa taxa. pro ano ou daki a 2 quando os processadores de 3mm aparecerem ainda é akela….nesta fase nao tem objectivos para criar nada de novo, inventam..
      pior é que ha sempre patos ke vao nessa…..o meu de ha 3 anos ja era QHD e nao tenho saudades disso (e sou bem esquisito).

      1. Avatar de Joao Frango
        Joao Frango

        o meu novo ja é 90hz e confesso ke curto mais…mas mais do ke isso e mais resolucao do que isso para mim é facil…menos um aparelho a comprar….em video chamada deve durar meia hora.

  5. Avatar de HUGO SANTOS
    HUGO SANTOS

    E o nosso cérebro só tem capacidade de processar 60. Mas hoje em dia é tudo It is all about the numbers.

    1. Avatar de Zhan Manel
      Zhan Manel

      Ou o meu cérebro é demasiado avançado para os 60Hz, ou o seu é demasiado retrógrado para tal…
      Porque é que noto uma diferença do dia e noite entre 60Hz e 144Hz por exemplo? Ou mesmo de 60Hz para 90Hz eu noto diferença. Há vários vídeos a provar que não é bem assim “que o cérebro só processa 60Hz”. Há um vídeo do LinusTechTips com colaboração de alguns Pro gamers que provam que realmente se nota diferença.
      Ou o meu cérebro é demasiado avançado para os 60Hz, ou o seu é demasiado retrógrado para tal…

      1. Avatar de Joao Frango
        Joao Frango

        depende do ke se faz nesses refreshs certo? no windows so notas se tiveres muito atento ao mexer do rato ou seja nao notas grande coisa. por acaso o meu é de 170hz e ta a 144hz…o meu outro ecra tambem é de 144hz. quando vou pro trabalho la sao 2 de 60hz. e nao noto grande diferença pq faço codigo..ou seja com o ecra bem parado. em jogos so nao nota diferença quem kem é cego.

        1. Avatar de Zhan Manel
          Zhan Manel

          No PC diria que depende do que se faz. Em jogos nota-se claramente mas no dia a dia já estou tão habituado, que só estranho com os PC’s do trabalho a 60Hz xD
          No dia a dia ando com um telemóvel com 60Hz e outro com 120Hz e mesmo no navegar menus e scrollar redes sociais etc noto uma diferença bem grande.
          Sendo os 2 topos de gama, é logo uma diferença no que toca a suavidade e a experiência é sempre muito mais agradável. Nota-se mais a diferença nos 120Hz do que de QHD+ para FHD+.

          1. Avatar de Joaozbr
            Joaozbr

            No telemovel nota.se diferenca no scroll mas é completamente diferente a forma de o fazer no pc. Meter as duas plataformas na mesma conversa ao mesmo tempo é ridiculo. Expliquei bem que em jogos no pc nota.se. nao acrescentaste nada a conversa. Mas se queres ser o último a escrever força.

        2. Avatar de Pedro F.
          Pedro F.

          Com o ecrã bem parado não se nota grande diferença e com o ecrã desligado não se nota nenhuma…

  6. Avatar de Polo
    Polo

    Uau que informação dramática

  7. Avatar de Orlando
    Orlando

    Tenho um OPPO find x2 que tem resolução QHD+ e os 120hz !

    1. Avatar de Galo
      Galo

      Pois…já existe “meia dúzia” de equipamentos com QHD+ e os 120hz.
      Existirão é algumas diferenças em coisas como brilho. Esse OPPO creio que tem 800 Nits, e por exemplo no novo mi 11 1.500 Nits.