Portugal: Problemas com Internet nas escolas vão acabar?

29 Comentários

A pandemia por COVID-19 tem obrigado a várias mudanças na sociedade e nos serviços. O ensino à distância tem sido uma alternativa às aulas presenciais, mas nem sempre as escolas têm a melhor ligação à Internet.

O ministro da Educação anunciou esta segunda-feira que nas próximas semanas vai ser feito um “reforço da Internet” nas várias escolas do país.

Portugal: Problemas com Internet nas escolas vão acabar?


Reforço da Internet nas escolas nas próximas semanas….

O anúncio foi feito por Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação, que referiu esta aposta na digitalização será a  “maior operação logística” e “verdadeira reforma” do sistema de ensino. Tais mudanças implicam um reforço da Internet nas Escolas que obrigará também certamente à mudança de equipamentos.

O Ministério da Educação nas próximas semanas vai fazer um reforço da Internet nas escolas. É um importante reforço na velocidade da Internet das escolas, na capacidade da Internet das escolas com uma prioridade muito grande ao áudio e vídeo para que sempre que for necessário os professores possam contactar com os estudantes que não estão nas escolas

O que está a acontecer neste momento é uma verdadeira reforma em termos de digitalização da nossa escola e é esta escola digital que nós queremos a funcionar

O ministro referiu ainda que além dos 100 mil computadores, que já foram distribuídos durante o primeiro período pelos alunos do ensino secundário do escalão A e escalão B, está prevista a entrega de mais 260 mil computadores.

Os 100 mil computadores foram distribuídos no primeiro período. Já tinha anunciado que a compra dos 260 mil computadores foi feita e durante este segundo período começará a ser feita a distribuição desses computadores

Tiago Brandão Rodrigues afirmou ainda que, apesar de o processo de digitalização já estar no programa de Governo, a pandemia da COVID-19 “veio catalisar e acelerar todo o processo”

No programa de estabilização económica e social estavam alocados 400 milhões de euros, estão alocados agora novos 500 milhões de euros no programa de resiliência e recuperação para a digitalização das escolas, para apetrechar as escolas, mas também para formar os nossos docentes, não docentes e podermos desmaterializar todo o material pedagógico

Leia também…

100 mil alunos vão ter computadores mas depois têm de os devolver

 

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar
    Oscar

    LOL (apenas LOL)

  2. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Como se aumentar largura de banda resolvesse problemas, até podem ter 10 gbps, se tiverem miudagem a ver youtube, netflix e afins e não tiverem politicas de QoS e Shaping, não vale de muito.
    O segmento empresarial já tem essa lição estudada há muitos anos, por isso grande maioria das grandes empresas limita o tráfego, prioritiza outra tipo de trafego e por vezes até bloqueia determinados sites e serviços.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Concordo com tudo o que disse.

  3. Avatar de Joaquim Teixeira
    Joaquim Teixeira

    Não vai acabar porque escolas que tinham atribuídos débitos de 32/32 nas horas de pico tem por vezes 3/3mbps, os incrementos são bons, o problema é que a largura de banda disponibilizada no total até ao momento por vezes era insuficiente.
    Quando os técnicos afetos a escolas reportavam as larguras de banda baixas só aceitavam como testes o portal deles, que dava os débitos máximos atribuídos mas em speedtest verificava-se o contrário.

    Quem quiser consultar as larguras d banda atribuidas pode-o fazer aqui.

    https://projetorae.dgeec.mec.pt/index0.php

  4. Avatar de Milarilas
    Milarilas

    Todos os anos compram computadores por valores absurdos. E que tal criar um sub-departamento de informática do estado que recondicione os computadores? Existem Toshibas comprados pelo Estado há 10 anos que ainda aguentam bem o Office e semelhantes. Espero que o ministério de educação esteja a reaproveitar este material para poupar o nosso dinheiro e para deixar de poluir o ambiente. Para não falar de uma fase estranha (?) onde andaram a comprar Macbooks Air para se encostarem passados dois anos. É preciso uma melhor análise e melhor investimento. Os alunos precisam de meios, mas estes investimentos de compra de produtos novos faz parecer que alguém lucra com a constante venda de produtos de fábrica.

  5. Avatar de Crow-
    Crow-

    Nice, um reforço da internet… lol
    Agora só falta tratarem de coisas menos importantes, como por exemplo o aquecimento funcionar no Inverno.
    Este anúncio é uma treta vindo de um governo tretas. A escola da minha filha só tem internet no edifício todo porque nós pais, através da associação de pais, compramos APs para a escola. A escola tem álcool gel e tapetes de desinfeção porque os pais compraram. A escola tem os radiadores a funcionar porque os pais arranjaram-nos. Senhor ministro, tenha vergonha e peça para sair!

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Agora só falta comprarem purificadores de ar com filtros de carvão activado e filtros HEPA para todas as salas e espaços fechados… e claro irem lá trocar os filtros quando atingirem o limite para além do qual deixaram de fazer a sua função.

      Alternativamente, se andar a gastar fortunas em filtros for impensável, só se for um daqueles sistemas de filtragem de ar sem filtros como o Airfree, tem algumas limitações, mas pelo menos mantêm o ar mais limpo de bactérias, vírus, germes, etc. já que é tudo incinerado em placas no interior do aparelho a quase 200.º C.

      1. Avatar de Razingolho
        Razingolho

        Mas que raio de resposta?!

      2. Avatar de Crow
        Crow

        Se beber, não faça posts na internet.

    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Onde fica essa escola, em rabo de peixe?

      1. Avatar de António
        António

        Provavelmente Rabo de Peixe tem melhores condições do que a escola referida pelo Crow. O dr. José Fonseca Amadeu deve conhecer as escolas da capital. Saia 30km do seu sofá e vá a uma escola. Vai encontrar escolas com alunos com mantas pelas costas que trazem de casa, sem casas de banho acessíveis a deficientes, computadores e internet lentos, enfim, é só escolher e ABRIR OS OLHOS.
        Cumprimentos

        1. Avatar de Pedro Gonçalves
          Pedro Gonçalves

          sim, 45km de Lisboa a escola do meu filho chove nas salas.

      2. Avatar de Crow
        Crow

        Não, é mesmo a realidade de muitas escolas públicas no grande Porto, por exemplo.

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Realmente não conheces a me$?%a da realidade do teu país.. viva ao Socialismo!! Enfim

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          Já foste ler a definição de socialismo? Parece que te estás a contradizer.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            +1 o disparate está na moda Este acusa a falta falta da igualdade, devido às políticas socialista.

    3. Avatar de Barta
      Barta

      Infelizmente há muitas escolas assim, mas acho que isso já será uma gestão escolar deficitária. Na do meu filho também são feitas pequenas obras para melhoramento, mas pagas pela associação de pais com as cotas e “patrocínios” que os pais arranjam.

  6. Avatar de Pedrro
    Pedrro

    não Sei quem recebeu os 100 mil (ou mais) computadores, mas na escola dos meus filhos, de certeza que ninguém recebeu …. enfim

    1. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Ou 15 portáteis para escola com 200 alunos de 1º ciclo que dá 1 hora por semana a cada turna e muitas vezes não há aula porque esqueceram-se de carregar os portáteis.

    2. Avatar de António
      António

      Processos lentos e burocráticos podem estar a atrasar. Chegaram no primeiro período mas nas últimas semanas de dezembro. É verdade que chegaram mas há uma plataforma onde necessário registar guias de transporte, de acordos entre as direções e os serviços centrais, entre os EE e os serviços centrais, etc, etc

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Vão colocar linhas de fibra-óptica de 10 Gbps/ 10 Gbps?

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Nas capitais de distrito 1/1 gbps, nas restantes 100/10 mbps.

  8. Avatar de Albano Miguel Silva
    Albano Miguel Silva

    Antigamente, as pessoas que não eram “Politizadas”, mandavam á La Mérde este tipo de PROPAGANDA!!! Vai “PenteaR mICOS” pARASITA: Ainda existem Professores? Conhecem os Aprendizes de Carpinteiros que ganham 2000 euros por mêS? E, Os Melhores Mestres são reformados com 1500? Fraude, Corrupção, visitem o Agrupamento de Escolas Diogo Cão em Vila Real. Uma Vergonha!!! Excelentes e Muito Bom a pedido. E, este Artista sabe tudo o que se passa. O Feudo é XUXA…

  9. Avatar de Reis
    Reis

    Então foi desta maneira que os cientistas políticos querem para o futuro, acabar com as escolas para não terem de pagar aos trabalhadores. O Cheiro da Guerra na Europa em 3… 2.. 1. em breve.

  10. Avatar de Barta
    Barta

    Mas há problemas de internet nas escolas? Pois na que trabalho não se deteta qualquer problema, as redes wireless estão abertas a todos os alunos e os 7 laboratórios estão sempre ligados.
    A questão é que aqui a internet é paga pela escola, operadora blu, linha 1000/400.
    Em vez de se pagar uns luxos mais do diretor, paga-se net a todos os alunos.

  11. Avatar de Berto
    Berto

    É isso, Barta, se o Ministério saísse de cima e deixasse as escolas resolverem o problema, já não havia problema.

  12. Avatar de Paulo Baptista
    Paulo Baptista

    A resposta à pergunta é: NÃO.
    1-Porque a Internet é uma ferramenta. Não é, por si, uma reforma.
    2-Porque um número não determinado de escolas mas que não é negligenciável, não tem estrutura física de rede. Wireless em blocos de salas, tem perdas de sinal absurdas.
    3- Os milhões para apetrechar as escolas são portáteis Celeron e Intel I3, para fornecer a título de empréstimo, aos alunos. Não são para ficar na escola nem são para as salas de aula. Essas têm Dual Core E8400, 2GB de Ram.
    4-Infelizmente, e digo-o com enorme desilusão, isto não passa de uma campanha publicitária do ministério da propaganda. Servirá para encher os olhos dos que só lêem as gordas mas não engana quem trabalha no sistema. Já vimos este filme várias vezes. Enviar para as escolas equipamentos já datados, não é uma revolução tecnológica. É uma opção política, demagógica e ideológica.
    5-Falta acrescentar que este investimento é uma espécie de one-off. Não faz parte de um investimento programado, sustentável e renovável.

    1. Avatar de Crow-
      Crow-

      É o costume para fazer o favor a um “boy” do sistema que tem uma empresa que precisa escoar este equipamento.

      1. Avatar de Paulo Baptista
        Paulo Baptista

        Pode ser. Pode não ser. Pode ser muita coisa mas há uma que é, seguramente: uma opção clara pelo ensino público de recursos limitados, escassos, desactualizados, incompatíveis com as exigências do mercado de trabalho, a anos luz do ensino privado. é o ensino para massas. E ninguém encosta o ministério da propaganda à parede. Ninguém vai ao terreno, recolher dados reais e apresentá-los publicamente, desafiando a propaganda.