MB WAY: A partir de hoje acabaram-se as taxas (mas há limites)

19 Comentários

Foi a 23 de julho que o Parlamento aprovou limites para as comissões bancárias associadas ao MB WAY. A partir de hoje, nos pagamentos inferiores a 30 euros, deixam de existir taxas associadas. No entanto, os utilizadores estão sujeitos a um limite mensal de 150 euros, e até 25 transferências por mês.

Se é um utilizador desta plataforma, saiba o que vai mudar.


O MB WAY é a solução Multibanco que lhe permite fazer transferências instantâneas, compras online e físicas, gerar cartões virtuais MB NET e ainda levantar dinheiro através do seu smartphone, tablet ou PC. A partir desta sexta-feira (1 de janeiro), as transferências por MB WAY passam a ser gratuitas em todos os bancos. No entanto, o Santander e o Novo Banco oferecem mais do que está definido.

Por exemplo, o Santander vai isentar todas as transferências “sem limite de montante e de número de operações realizadas”. As transferências através do MB WAY podem ser realizadas “de forma gratuita, seja na app do banco ou na própria app do serviço”. No caso do Novo Banco o cenário é idêntico.

 

E se os utilizadores ultrapassaram os limites do MB WAY?

Caso o utilizador ultrapasse um dos limites do MB WAY, na sua utilização gratuita, é aplicada uma taxa igual ao do regulamento de transferências da Comissão Europeia, na percentagem de 0,2% para cartões de débito e 0,3% para os cartões de crédito.

Este é um serviço muito simples de usar, mas há também muitas burlas que fazem uso deste serviço. Assim, aqui ficam alguns alertas:

  • Se não compreende o funcionamento da aplicação, recuse o pagamento por esta via;
  • Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do serviço antes de o utilizar;
  • Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
  • Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;
  • Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos com este serviço.

 

Leia também:

Como usar o smartphone e o MB WAY para pagar compras no supermercado?

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Só usei para levantar dinheiro mas quando ouvi dizer que se pagava taxas pensei que se também aplicava ao levantar. Agora vou voltar a usar.

  2. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    Mas isso vai ser para todos os bancos? Ou os que não cobravam continuam a não cobrar?

  3. Avatar de Francisco
    Francisco

    Parece mais é que começaram as taxas. Nunca paguei taxas de mbway

  4. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    Boas noticias! Sobretudo para clientes santander e novo banco!

  5. Avatar de HellShoot
    HellShoot

    Agradeço às instituições financeiras por estarem a matar lentamente o MBWay, uma aplicação portuguesa que cada vez mais difícil é de querer continuar a utilizar face às taxas e taxinhas impostas por estas instituições. Mais vale utilizar soluções internacionais onde não são aplicadas taxas

  6. Avatar de Manuel
    Manuel

    Entendo que exista limite de utilzação por mês. Mas limite de quantia? Será mais custoso para o banco validar uma tranferência de 200 euros do que uma de 150? Isto faz sentido?

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Para transferencias usas a app do banco, que deve ter a opção mbway. Para tudo o resto usas a app da sibs

    2. Avatar de Paulo Pedroso
      Paulo Pedroso

      O que mudou por exemplo no meu banco, é que qualquer transferência que fosse feita, seja de que valor, pagava sempre 0,88€ agora se fizer uma transferência de 50€ pago 0,2% ou seja 0,01€.
      Isto depois de se passar o limite dos 150€.
      Mas é o máximo obrigatório que os bancos podem aplicar, ou seja vai continuar a haver bancos que oferecem por completo o serviço

  7. Avatar de Judite
    Judite

    Usem activobank
    Não pagam mbway, anuidade nem o cartão.
    Fazem um excelente trabalho, trabalho esse que devia ser feito pela caixa geral de depósitos que é um banco público, que devia ajudar o povo.. Mas lá está é público, faz como os governos deste país, rouba os portugueses.. Por isso não vamos sair da cepa torta, um dos piores países da Europa.
    Que tristeza..

    1. Avatar de Ru
      Ru

      +1
      Encerrei a minha conta com uns 40 anos, ali da CGD. Activobank funciona e não se pagam comissoes.

      1. Avatar de Rui Pedro
        Rui Pedro

        Moey! da CC Agricola tambem não tem comissões nem taxas nem taxinhas nem no MBway e cartão de MB gratuito.

        1. Avatar de JS
          JS

          Mas a Moey! é uma conta virada para os mais jovens, no sentido de apenas ser possível abrir contas singulares.
          Pessoalmente tenho uma conta Moey! apenas para uso mais individual. Vou transferindo para lá algum dinheiro e junto algum lá para compras pessoais futuras.
          Para administrar uma conta com mais do que uma pessoa, por ex, uma conta casal, é impossível com a Moey! E aí diria que a melhor atualmente é a do ActivoBank que é a que tenho em conjunto com a Maria.
          Também temos uma conta no CTT, mas é uma conta secundária, e o homebanking é muito arcaico. Precisa de uma modernização rápido.

          1. Avatar de Rui Pedro
            Rui Pedro

            JS, nada é impossível. Podes fazer nesta conta o mesmo que as outras. Se precisas de 2 cartões, é simples. Abres duas contas, uma com o teu nome e outra com o dela. E jogam com as duas contas uma vez que na APP podes gerir outras contas e de bancos diferentes. E ainda recebes 5€ na primeira conta e 10€ na segunda se colocares o código da primeira na segunda. E não pago taxas mbway nem na APP Moey! nem na própria mbway. E nem por transferências. Pelo menos até agora.

      2. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Como é o ActivoBank para empresas?

        1. Avatar de poiou
          poiou

          Penso que não é. Activo banco é só para singulares.

  8. Avatar de Rui Sousa
    Rui Sousa

    Finalmente! Não fazia qualquer sentido transferir 1,00€ e pagar 1,25€ em taxas… (sou cliente BPI)

    1. Avatar de Crow
      Crow

      Pela app do BPI não pagas nada e funciona igual.

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Não se paga mesmo nada??? isso é uma boa noticia

        1. Avatar de Crow
          Crow

          Os bancos que cobram taxas na app mbway não cobram taxas no serviço mbway dentro das suas próprias apps.