Facebook vs Apple: funcionários da rede social acusam os seus chefes de hipocrisia

41 Comentários

O Facebook começou uma guerra contra a Apple, porque o iOS 14 permite desligar o rastreio feito pelas aplicações, sendo isto uma forma de travar as ações do Facebook, e não só, que “vigiam” as movimentações dos utilizadores enquanto navegam. Aliás, esta posição da Apple motivou mesmo os responsáveis da maior rede social do mundo a apoiar outra “batalha”, onde a Epic Games trava forças com a gigante da tecnologia. No entanto, as intenções do Facebook neste braço de ferro contra a Apple nem os funcionários da própria rede social conseguem convencer.

Mensagens dos engenheiros do Facebook apontam as atitudes dos responsáveis da empresa como sendo hipócritas.

Ilustração da batalha que o facebook trava contra a Apple


A Apple deu um golpe pesado no comportamento que a empresa considera invasor da privacidade dos utilizadores. Assim, no iOS 14 a Apple introduziu uma funcionalidade que informa e passa para a mão do utilizador a possibilidade de os seus movimentos serem ou não alvo de rastreio por diversas empresas, entre elas o Facebook. Como é óbvio, a grande maioria dos utilizadores irá barrar esta forma de rastreio nos hábitos de navegação.

Os prejuízos em termos de retorno de publicidade serão elevados para quem depende deste tipo de abordagem e o Facebook é um dos que mais usa estes mecanismos.

Ilustração Privacidade do facebook no iOS 14 da Apple

 

Porque se preocupa o Facebook com os utilizadores da Apple?

Simples de perceber. As plataformas da Apple são das mais lucrativas no que toca ao retorno da publicidade para o Facebook. Aliás, logo em agosto, quando o iOS 14 ainda estava em versão beta, a gigante das pesquisas anunciava que com este sistema poderia perder 50% da sua receita.

Portanto, há aqui vários pontos de vista que têm de ser entendidos para se enquadrar o atual apoio da empresa de  Mark Zuckerberg à batalha que a Epic Games trava contra a Apple.

 

Privacidade e hipocrisia

Com a tecnologia da Apple a passar da versão beta para a versão oficial, o Facebook intensificou o seu ataque à empresa de Cupertino. A empresa de Mark Zuckerberg  foi ao ponto de publicar uma página inteira de crítica à Apple nos principais jornais dos EUA.

Segundo os argumentos do Facebook, esta medida supostamente afetará a economia dos muitos pequenos negócios. Estas micro organizações dependem da utilização destes dados recolhidos pela rede social para posicionar os seus serviços ou produtos. A estratégia é, na essência, a mesma que a Epic Games aplicou contra a Apple.

Após estes acontecimentos, apareceram na publicação BuzzFeed News mensagens de áudio e textos das conversas dos próprios funcionários do Facebook. Conforme pode ser lido, afirmam que esses argumentos estão “à beira da hipocrisia”:

Parece que estamos a tentar justificar fazer uma coisa má escondendo-nos atrás de pessoas com uma mensagem de simpatia.

Isso é o que um dos engenheiros do Facebook referiu numa das mensagens que vazaram. O argumento que diz que o Facebook está preocupado com as pequenas empresas parece estar sempre nas reuniões nos últimos tempos. As conversas apontam para quebras nas receitas da empresa de Zuckerberg como consequência da perda dessas empresas.

 

Leia também:

Facebook apoia EPIC, dona do Fortnite, na batalha contra as “políticas injustas” da Apple

Partilhar:

Comentários

41

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Como utilizador Android sou obrigado a fazer uma vénia a Apple, pois a partir de agora quem usar um iPhone sabe que o mesmo não partilha dados cookies e afins, claro que o Facebook ficou danado porque vive da publicidade e dos dados que colecta dos clientes.

    Agora sim pondero usar iPhone com garantia que existe privacidade com os meus dados.

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      Acreditas no Pai Natal?

      1. Avatar de Nuno P.
        Nuno P.

        O Pai Natal existe e está na Lapónia. Duh

      2. Avatar de ElConquistador
        ElConquistador

        Aquele comentário de alguém muito fraco, estavas bom para viver numa ditadura, para que lutar por liberdade? Acreditas?
        Não entendo pessoas como você, melhor é viver logo na Russia ou China, ou fazem tudo a descarada e ta-se bem, diga la, compre um bilhete e vá já para la

      3. Avatar de PTO
        PTO

        Pergunta estúpida.
        Deves ser apologista de seres rastreado por tudo e por todos, mas sabes uma coisa? Não tenho qualquer problema com isso se for opcional e agora vai passar a ser, pelo menos no caso da Apple.

      4. Avatar de Carlos Ribeiro da Fonseca
        Carlos Ribeiro da Fonseca

        Não, ele é muito mentiroso.
        Tipo de confiança é o Coelho da Páscoa que arranja até ovos de chocolate desde que não perguntem de onde.

    2. Avatar de Manuel Martins
      Manuel Martins

      Os dados não deixam de ser comercializados, passam agora a estar apenas disponivel a ser comercializados pela Apple ao preço de ouro.

      1. Avatar de Rrrr
        Rrrr

        Apple não vende dados. Esse não é o modelo de negócio deles, ao contrário da Google.

        1. Avatar de Manuel Martins
          Manuel Martins

          https://tosdr.org/#apple

          > This service can share your personal information to third parties

          1. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            partilha de dados não implica comercialização de dados. E convém ter em perspectiva que a Apple não tem acesso a dados de interacção dentro das milhões de aplicações de terceiros ou na Web, nem fornece serviços de publicidade a qualquer aplicação de terceiros, como tal nem sequer há uma forma viável para a Apple ser uma alternativa à Facebook

            Apple’s Sharing of Personal Data
            Apple may share personal data with service providers who act on our behalf, our partners, or others at your direction. Further, Apple does not share personal data with third parties for their own marketing purposes.
            • Service Providers. Apple may engage third parties to act as our service providers and perform certain tasks on our behalf, such as delivering products to customers. Apple service providers are obligated to handle personal data consistent with this Privacy Policy and according to our instructions. They cannot use the personal data we share for their own purposes and must delete or return the personal data once they’ve fulfilled our request.
            • Partners. At times, Apple may partner with third parties to provide services or other offerings. For example, Apple financial offerings like Apple Card and Apple Cash are offered by Apple and our partners. Apple requires its partners to protect your personal data.
            • Others. Apple may share personal data with others at your direction or with your consent, such as when we share information with your carrier to activate your account. We may also disclose information about you if we determine that for purposes of national security, law enforcement, or other issues of public importance, disclosure is necessary or appropriate. We may also disclose information about you where there is a lawful basis for doing so, if we determine that disclosure is reasonably necessary to enforce our terms and conditions or to protect our operations or users, or in the event of a reorganization, merger, or sale.

            If you purchase a subscription in a third-party app or within Apple News, we create a Subscriber ID that is unique to you and the developer or publisher. The Subscriber ID may be used to provide reports to the developer or publisher, which include information about the subscription you purchased and your country of residence. If you cancel all of your subscriptions with a particular developer or publisher, the Subscriber ID will reset after 180 days if you do not resubscribe. This information is provided to developers so that they can understand the performance of their subscriptions.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        A Apple não vende dados, não faz parte do negócio deles.

      3. Avatar de ElConquistador
        ElConquistador

        Você ainda não entendeu?
        Você pode aceitar que a facebook tenha acesso a todos os seus dados, é um problema seu, a apple só divulga tudo que o facebook tem acesso.
        E todos sabiamos que a facebook teria acesso a tudo que faz no facebook, só que isto é mais grave o facebook tem acesso a tudo que tem no tlm desde a navegação no browser, app saude, compras, contactos, tudo tudo o que é um abuso total, o que justifica o uso da app facebook ter que ter acesso a coisas que não lhe diz respeito, até vai contra a normativa rgpd da UE

      4. Avatar de PTO
        PTO

        Que afirmação ignorante, a Apple nunca fez da venda de dados a sua fonte de negócio, muito pelo contrário, sempre defendeu a privacidade dos seus utilizadores com unhas e dentes, chegando mesmo a opor-se aos inúmeros pedidos e pressão das agências federais americanas, como o FBI, para colaborar na desencriptação de iphones.

  2. Avatar de sujeito
    sujeito

    Hipocrisia existe em ambas as empresas.
    Afinal, o utilizador final é a galinha dos ovos de ouro.
    Tanto uma como a outra utilizam os dados dos utilizadores para vender productos.

    1. Avatar de ...

      Estas a falar da Google e Facebook certo?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nunca na vida a Google(Android) iria tomar esta atitude porque a ideia de eles oferecerem o software é que ficam com os dados dos utilizadores.
        Por isso quando andamos na net o raio da publicidade direccionada está sempre atrás de nós.

        A Apple acabou de ganhar como inimigo todas as empresas que vivem dos dados colectados das pessoas que andam na net, como já referi se isto sempre se confirmar pondero trocar para Iphone.

        1. Avatar de ElConquistador
          ElConquistador

          Entende uma coisa, pode continuar aceitar que o facebook monitorize todo o seu tlm, sóp esta informado.
          Seria normal que a facebook monitorize a sua própria app e lhe desse publicidade direcionada. Só que a facebook vai mais longe, quer acesso ao browser que não é deles, toda a navegação, app saude, tudo tudo que tem no tlm que não lhes pertence, acho que isto passa os limites.

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não ele está a falar do Facebook e da Apple!! Quer queiras ou não só o Linux é que não vende os dados dos utilizadores!! Restantes OS vendem os dados.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          “Não!! Ele….”

    2. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Queres mesmo comparar a Apple a uma empresa que não passa duma rede de publicidade. Uma empresa com um histórico de desrespeito pela privacidade e irresponsabilidade no tratamento e protecção de dados, chegando a partilhar esses dados a terceiros com total perda de controlo dos dados por parte das pessoas. Uma empresa com acesso a dados de navegação e hábitos em centenas de milhares dos mais variados sites e aplicações, mais os dados da vida pessoal e ligações sociais. Uma empresa cujo modelo de negócio é vender as “pessoas” a outras empresas ou entidades usando ferramentas afinadas para influenciar as escolhas, pensamentos e gostos de milhões de pessoas, sobre os mais variados temas e produtos.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Mentira, a Apple não usa os dados dos utilizadores como fonte de receita, contrariamente ao Facebook e à Google.

  3. Avatar de jorge
    jorge

    Concordo plenamente com a Apple, o utilizador deve ser dono da sua privacidade, a deve expor sempre com o seu consentimento, claro veio a estragar-lhe um pouco os negocios do face, veio tarde mas mais vale tarde que nunca, e outros sistemas vao seguir as mesmas pisadas, a mim nao me afeta em nada pois nao uso nenhuma rede social, bem haja a Apple estou contigo.

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      HAHAHA… Essa foi para rir, não?

  4. Avatar de LA
    LA

    Não sou fan da Apple, mas fizeram muito bem em dar ao utilizador, o controle sobre a sua privacidade.

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      Ainda acreditas no Pai Natal?

      1. Avatar de Rrrr
        Rrrr

        O Sujeito não sabe mais o que dizer…

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Neste assunto concordo com @sujeito! Só acredita quem não lê os termos de utilização!!

          1. Avatar de Nuno P.
            Nuno P.

            Mas ter um pouco mais de privacidade não é melhor?
            A Apple pode não ser o ideal pelos teus padrões altissimos (nem deves ter tlm), mas é a melhor que temos no momento.

          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Para já tenho Android!! Não tenho facebook no tlm, nem whatshap (ou o raio que é isso), nem tiwtter, nem qualquer outra coisa dessas. Só tenho messenger para falar com a família. Em ralação ao facebook já não vou lá para mais de 4 meses. Se queres privacidade larga o Windows/ MacOS ou então desliga-os da internet.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Pareces um disco rachado, tenta ser um pouco mais elaborado na tua argumentação. Já há papagaios a mais por aqui.

  5. Avatar de Marco
    Marco

    Agora sim todas os outros sistemas devem copiar a Apple, mas a opção fica no utilizador (eu não me importo da publicidade direcionada ou ser seguido na Internet )

  6. Avatar de scp
    scp

    O facebook bem pode encerrar, qual é mesmo a utilidade? As redes sociais de hoje em dia não têm mesmo utilidade nenhuma a não ser usarem as pessoas como forma de ganharem dinheiro sem o consentimento da pessoa, através de anúncios e também as pessoas famosas dessas redes que usam os seus seguidores para enriquecerem.

    1. Avatar de sujeito
      sujeito

      O teu clube também pode encerrar… Com mais dividas que lucros e sem ganhar nada há 20 anos, já podiam ter fechado à muito. Afinal qual é a utilidade daquilo?

      1. Avatar de Nuno P.
        Nuno P.

        É a mesma dos outros clubes todos -> ZERO!
        Um bando de tolos a correr atrás de uma bola.

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Uma coisa é não perceber nada de futebol, outra é dizer que é um bando demolis a correr atrás de uma bola, com essa forma de pensar , alguém que goste de julgar seja em consola ou pç também é tolo, quando perde dar murros na mesa ou mandar o comando ao chão, ou os youtubers a postar vídeos a abrir caixas de objetos e a dar a sua opinião.
          Já viste se gostássemos todos do mesmo tinhas a cabeça que parceria um estendal, gosto não se discutem, lamentação

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Eu percebo de futebol mas não paro de pensar que para andarem a atrás de uma bola andam a ganhar muito. No caso do futebol feminino ver elas andar atrás de uma bola até da gosto ver 😉

  7. Avatar de jYkA
    jYkA

    Anda tudo preocupado com redes sociais e sistemas operativos… mas quando vão ao supermercado sacam logo do cartão de desconto e dão a conhecer os hábitos de consumo sem pensar!

    1. Avatar de PTO
      PTO

      LOL que analogia absurda.
      Comparar a captura de dados pessoais e sensíveis com dados relacionados com se prefiro peitos de frango ou costeletas do cachaço, se bebo vinho maduro ou verde, se gosto de amendoins com sal ou com piri-piri.
      Enfim… é cada génio que aqui aparece!

  8. Avatar de gigbola
    gigbola

    Não querendo ser advogado do diabo e mesmo não tendo conhecimento para tal, consigo perceber a posição do Facebook. Mesmo que a sua principal preocupação seja a perda de receitas, a existência desse recurso possibilitou o aparecimento de negócios que agora irão ver a sua existência em risco.

  9. Avatar de EA
    EA

    Nokia 3310, assunto resolvido