Dica: Como ordenar as janelas do Windows 10 de forma rápida e eficiente

10 Comentários

Manter um desktop arrumado no Windows 10 nem sempre é um processo simples e fácil. Para além dos muitos ícones que conseguimos acumular, há ainda muitos elementos que podemos ter ali a causar confusão e a atrapalhar tudo o que queremos fazer.

Uma das mais normais situações é estarmos inundados de janelas, que vamos abrindo à medida que necessitamos. Este lastro acumula-se e torna-se depois complicado arrumar ou minimizar tudo o que pretendemos. O Windows 10 tem uma opção pouco visível e que rapidamente ajuda neste processo.

Windows 10 janelas ordenar pilha desktop

Tal como acontece com os separadores do browser, é normal a qualquer utilizador ter mais janelas abertas do que as que realmente necessita. Estas vão-se acumulando e apenas quando temos faltas de recursos pensamos em fechar as desnecessárias.

Como ordenar em pilha as janelas do desktop

Claro que nem sempre isso é possível e temos mesmo de manter as janelas abertas. No meio desse caos fica difícil gerir a arrumação destes elementos, o que piora ainda mais a situação. Para ajudar há uma opção no menu de contexto da barra de tarefas.

Windows 10 janelas ordenar pilha desktop

Ao clicarem com o botão direito do rato nesta vão ver o menu surgir e aí encontrar a opção Janelas em cascata. Só precisa de a escolher e automaticamente o Windows 10 vai fazer a arrumação em pilha destas, deixando sempre a possibilidade de as identificar e aceder muito mais facilmente.

A forma de reverter a alteração do Windows 10

Se quiserem, entretanto, voltar ao caos ou à aparente arrumação que conseguirem, este é um processo que pode ser revertido. De notar que para isso, não podem mudar a ordem das janelas que estão no desktop do Windows 10.

Windows 10 janelas ordenar pilha desktop

Trazer de volta a ordem anterior é igualmente simples. Basta clicar com o botão direito do rato no mesmo locar e aceder ao menu anterior. Aí, e mais abaixo, vão ter a opção Anular Todas as janelas em cascata.

Vão notar, entretanto, que esta opção de apresentar em pilha não é a única disponível. Existe ainda a possibilidade de mostrar as janelas empilhadas ou lado a lado, para assim ocupar de forma ainda mais eficiente o ecrã do Windows 10. Só precisam de testar e ver qual delas melhor se enquadra no meio da confusão que por vezes existe.

Dica: A forma mais simples de esconder os ícones que tem no desktop do Windows 10

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Agora façam isso no Mac. Lol viva o tails e mais 50 mil apps. Lol pagas…
    Sem falar que arrastando para o canto e mais prático.. Windows 20 a 0 na Apple em gestão de janelas.

    1. Avatar de Ricardo Rodrigues
      Ricardo Rodrigues

      That’s because…WINDOWS…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Mania de levarem os SO como equipas de futebol cada um tem as suas coisas boas

      1. Avatar de PanPan
        PanPan

        O que é que o Mac tem de bom alem do design?

    3. Avatar de Serodio
      Serodio

      No mac não é necessário usar o rato para apontar janelas …. Existe o multitouch que é bem mais pratico.

      https://support.apple.com/pt-pt/HT204895

      No entanto no windows uso muito a tecla Win+ cursor para dispor as janelas lado a lado ou cima e baixo que é bem mais util e rápido que apontar janelas, algo que a maioria dos utilizadores windows nem faz ideia de que existe e andam por aí feitos loucor a apontar janelas com o rato.

      Não se aponta que é feio..

    4. Avatar de Tiago E.
      Tiago E.

      Olha aqui o típico Zé que fala sem saber.
      Já ouviste falar do Mission Control num Mac? Basta um gesto no trackpad.
      Não está escondido em menus que necessitam de vários clicks para alternar e coloca todas as janelas visíveis, não umas em cima das outras. E até as agrupa por aplicação!

      1. Avatar de Jorge Fernando
        Jorge Fernando

        O windows 10 também tem algo idêntico. 3 dedos para cima no trackpad ou win+tab no teclado.

    5. Avatar de MarcoP
      MarcoP

      Todos os SO têm funcionalidades boas e outras nem tanto. Sou utilizador 50/50 Windows e MacOS à bastantes anos e reconheço os pontos fortes de cada um. Mas se falamos das 50 mil apps pagas, relembro que o MacOS é gratuito e que cada iteração do Windows é paga!

  2. Avatar de Serodio
    Serodio

    No mac não é necessário usar o rato para apontar janelas …. Existe o multitouch que é bem mais pratico.

    https://support.apple.com/pt-pt/HT204895

    No entanto no windows uso muito a tecla Win+ cursor para dispor as janelas lado a lado ou cima e baixo que é bem mais util e rápido que apontar janelas, algo que a maioria dos utilizadores windows nem faz ideia de que existe e andam por aí feitos loucor a apontar janelas com o rato.

    Não se aponta que é feio..

    1. Avatar de Rui
      Rui

      só para avisar que isso tambem existe no windows ahah e já agr alguem ainda usa o trackpad ?