Misterioso sinal de rádio detetado na estrela mais próxima da Terra

18 Comentários

Numa galáxia tão grande como aquela em que vivemos e com um espaço enorme maioritariamente desconhecido, seríamos ingénuos se acreditássemos que somos os únicos seres vivos a marcar presença. Assim, existem astrónomos que investigam (e andam mesmo à procura) de elementos que possam confirmar essas civilizações alienígenas.

Assim sendo, um grupo de astrónomos detetou um “sinal intrigante” na direção da Proxima Centauri, o sistema estelar vizinho da Terra.

Telescópio Parkes, na Austrália.

“Sinal intrigante” detetado na nossa vizinha Proxima Centauri

De acordo com as informações adiantadas pelo The Guardian, os astrónomos ainda estão a preparar todo o relatório relativo a esta deteção. Contudo, o sinal é alegadamente um feixe estreito de ondas de rádio de 980 MHz.

O “sinal intrigante” foi detetado em abril do ano passado, pelo telescópio Parkes na Austrália. Aliás, apareceu uma vez e não foi mais detetado. Conforme a Scientific American, essa frequência é importante, porque é tipicamente carente de satélites feito pelo Homem.

Relativamente ao telescópio que detetou o “sinal intrigante”, esse faz parte do projeto Breakthrough Listen, que pretende caçar sinais de rádio provenientes de fontes tecnológicas além do sistema solar. Então, esta tecnologia deteta sinais de rádio invulgares a toda a hora, de várias fontes diferentes.

Sinal de rádio detetado na Proxima Centauri

Contudo, este em específico é um “sinal intrigante”, na medida em que parece ter vindo diretamente do sistema Proxima Centauri, a 4,2 anos-luz da Terra. Além disso, e mais misterioso ainda, é o facto de o sinal parecer ter sido deslocado ligeiramente enquanto estava a ser observado. Isto, de forma muito semelhante à deslocação causada pelo movimento de um planeta.

É o primeiro candidato sério a uma comunicação alienígena, desde o sinal ‘Wow’, um famoso sinal de rádio detetado em 1977.

Revelou uma fonte anónima ao The Guardian.

SInal Wow!
Sinal Wow! detetado em 1977.

Procura por sinais de rádio alienígenas

Um desafio que está inerente à procura de comunicações alienígenas é que ninguém sabe efetivamente como essas civilizações comunicam. Além disso, ninguém conhece todas as potenciais fontes naturais de ondas de rádio no universo. Por isso é que é tão apetecível associar sinais desconhecidos a extraterrestres.

Contudo, é possível que, quando as informações concretas sobre este “sinal intrigante” vierem a público, sejam inconclusivas.

 

Leia também:

Maior alinhamento de Júpiter e Saturno acontece esta segunda-feira

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Lima
    Ricardo Lima

    A “estrela mais próxima da Terra” é o sol.
    Por isso não me parece que o titulo esteja muito correto

    1. Avatar de LúcioFer
      LúcioFer

      +9999 (critical hit)

    2. Avatar de Fusion
      Fusion

      Deixa lá que eles mesmo assim não vão corrigir o titulo..

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Yup, lá querem eles saber disso. Vim aos comentários para tentar perceber se os “aliens” estão no sol.

      E descodificaram uma mensagem qql de lixo que vem do espaço. Supostamente a probabilidade de aparecer wow numa sopa de letras também é grande não? Significa que um ser todo poderoso está a comunicar connosco e está surpreendido pela qualidade da sopa? Acho triste não conseguirmos ter um site de tecnologia e ciência minimamente aceitável e credível. Parece que é escrito por estagiários ou pessoas com a 6a classe.

      O trabalho deles é andar pela net e tudo o que for minimamente catchy copiam e colam num artigo próprio. Se existir um dia sem grandes notícias tecnológicas vão buscar lixo qualquer na net para nos espetar a frente, na esperança de terem cliques para sobreviverem.

      1. Avatar de Daniel Oliveira
        Daniel Oliveira

        + respeito pelos estagiários e pessoas com a 6º classe, muita gente válida se pode encontrar nestes dois grupos!

  2. Avatar de F.
    F.

    Se são mais avançados porque comunicarão eles por ondas rádio? Já usam fibra solar e sinais de luz.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      “Fibra Solar” e “Sinais de Luz” …
      Ok … vou embora e já volto.

  3. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Eu sou ingénuo.

  4. Avatar de Moçambicano
    Moçambicano

    “… seríamos ingénuos se acreditássemos que somos os únicos seres vivos a marcar presença…”

    Com tantos Austronautas que lá estiveram ninguém se quer filmou/fotografou um alienígena kkk

  5. Avatar de Diogo
    Diogo

    “seríamos ingénuos se acreditássemos que somos os únicos” … ingénuos não, mas sim egoistas: o ingénuo não pensa na possibilidade, o egoista acho que só ele existe.

  6. Avatar de fim do mundo
    fim do mundo

    é pá houve aqui um grande equivoco, aquele suposto sinal que eles referem fui eu a passar a fundo com a minha zundapp lá ao pé da antena e fez interferência … ehehehe

    1. Avatar de António Guerreiro
      António Guerreiro

      Boa 🙂

  7. Avatar de anibal
    anibal

    Mentes redutoras levam a comentários como os acima… continuem , o futuro ditará outros eventos , aliás dos fracos não reza a história…

  8. Avatar de Mastermind
    Mastermind

    Sinal de rádio? E qual era a música? Ou era um direto da assembleia???

    1. Avatar de airtup
      airtup

      santa ignorância

      1. Avatar de Empreendedor
        Empreendedor

        +1
        É a chamada “esperteza saloia” que tanto caracteriza o nosso “povo” completo por velhos do restelo

    2. Avatar de RuiM
      RuiM

      Se era uma piada falhou no objetivo