O telemóvel pode provocar cancro! Já mudou os seus hábitos?

56 Comentários

Apesar de este não ser um assunto novo, a relação entre a utilização dos telemóveis e o risco de cancro tem sido tema em destaque nos últimos dias.

Há cerca de quatro semanas a Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou que a utilização do telemóvel pode aumentar o risco de alguns tipos de cancro no cérebro. A OMS classificou o telemóvel como categoria 2B (categoria onde se encontra o níquel, clorofórmio, o fumo de combustíveis, chumbo, entre outros).

phone_01

A posição tomada pela OMS surge depois do anuncio dos resultados dos estudos epidemiológicos que 31 cientistas de 14 países distintos levaram a cabo. Os estudos foram realizados com base nos hábitos de 350 mil pessoas e apesar de ainda não existirem conclusões concretas, é importante mudar alguns dos nossos hábitos! Nesse sentido, deixamos aqui alguns conselhos que foram partilhados por investigadores e médicos e que temos vindo a recolher ao longo dos últimos dias.

Alguns conselhos para utilização do telemóvel
  • Se possível, usar sempre auricular de forma a manter o equipamento afastado da cabeça;
  • Se o telemóvel tiver pouca rede, evite realizar/receber chamadas;
  • Tente estar pouco tempo ao telefone;
  • Mantenha o telefone afastado da cabeça até ao primeiro sinal de chamada (é nesse momento, que a radiação é maior);
  • Não utilize o telemóvel quando este estiver a carregar a bateria;

phone_00

Depois de mais um alerta relativamente à utilização do telemóvel e problemas que podem advir, é agora que vai mudar os seus hábitos e passar a usar o telemóvel de forma “controlada”?

Quais os vossos cuidados na utilização do telemóvel?

Partilhar:
Tags:

Comentários

56

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Por acaso já me tinha apercebido disso. Não sei se tenho alguma sensibilidade para a coisa mas quando fico ao telemóvel por mais de 3 minutos, sinto uma dor de cabeça terrível… nunca falha!
    Essa de afastar o telemóvel também já o faço: dá para ouvir e falar pefeitamente.
    Agora o auricular… pronto.. um gajo só usa auricular praticamente no carro…
    Sabem, e acho que também se devia prescindir dos aparelhos bluetooth tal como rato, teclado e auriculares bluetooth.
    Aqui em casa, é tudo com fios. Sabem-se lá os males que o bluetooth faz no nosso organismo… Mal? Não deve fazer… mas essa parte também ainda não foi propriamente investigada.

    cumps

    1. Avatar de Say
      Say

      Há uns valentes anos atrás eram as lâmpadas fluorescentes…

      Mas desde que as guitarras eléctricas começaram a ter humbuckers toda a gente se esqueceu dessa paranoia…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      O Bluetooth emite cerca de 10x menos radiação que o telemóvel, por isso mesmo se costuma aconsellhar usar essa tecnologia que o telemóvel directamente, pois ainda emitindo radiação, é bastante menos, para além de ser mais prático e permitir não apanhar multas durante viagens de carro.

  2. Avatar de Jonhy
    Jonhy

    Quando morrer morri! Beber, Fumar, comer fast food, poluição, bla bla.
    Aproveitem mas é a vida e c*guem para o resto!

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      🙂
      Quando morreres serves de fertilizante.

      1. Avatar de Vítor M.

        hehehe… realmente há que ter algum cuidado. Ok que se goze a vida mas com qualidade e para isso temos de ter alguns cuidados. Ou ainda se acaba como fertilizante 😉

        1. Avatar de José Gaspar
          José Gaspar

          Isso acabar como fertilizante acabamos todos. Quer se faça isto ou aquilo ou se deixe de fazer.
          Ou seja, somos presos por ter cão e por não ter. 😀

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        lol…não se desperdiça nada!!!!

        Mas então se fosse para a “aproveitar a vida”, também podíamos viver em casas com telha com amianto!!! Parece-me importante tentarmos mudar hábitos errados.

        Mas sem qualquer tipo de alarmismo, já comecei a tentar habituar-me ao uso do auricular

    2. Avatar de dajosova
      dajosova

      Só falas assim de boca cheia porque ainda não deves saber o que é sofrimento meu caro. Se eu fosse a ti, teria mais respeito pelo corpo que tens e pelas outras pessoas que gostariam de ter a oportunidade de o poder preservar. Podes achar que és dono a 100% do teu corpo mas talvez um dia mudes de opinião. Já quanto ao livre arbítrio, esse sim é inteiramente teu!

    3. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      Não se trata de morrer ou não; é da forma como se morre. E do que se sofre antes de morrer.

    4. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Não é bem assim, ainda podes sofrer muito antes de morrer.
      conheço um caso de alguém que tb não tinha cuidados com nada. Dizia o mesmo que tu, e mesmo após ter descoberto que tinha diabetes, entre outras maleitas continuou na mesma. Essa mesma pessoa está acamada à já 5 anos, foram-lhe amputadas ambas as pernas e está 100% dependente de outros. Tem 50 e poucos anos.
      É assim que queres viver???

  3. Avatar de Pedro Almeida
    Pedro Almeida

    Por acaso não compreendo só uma coisa quanto a estas notícias. Fala-se muito em manter o telemóvel afastado da cabeça.. mas pergunto-me se não poderá fazer igualmente mal o facto de andarmos com ele no bolso. (Por exemplo, no caso dos homens, aumento de probabilidade do cancro nos testículos, ou nas mulheres nos ovários… entre outros)

    Abraços

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Penso que a cabeça (cérebro) deve ser mais sensível. Digo eu que sou informático 🙁

      1. Avatar de Vítor
        Vítor

        De facto faz mal a tudo o que sejam massas de água, mas tecidos menos densos estarão realmente mais sujeitos…

    2. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      @Pedro Almeida
      Eu pelo sim pelo não, já deixei de usar o telemóvel no bolso das calças, e passei a usá-lo no bolso da camisa 😉

      1. Avatar de Joninhas
        Joninhas

        sim realmente perto do coração é muito melhor.. nem é importante nem nd

        1. Avatar de Diogo Vila Viçosa
          Diogo Vila Viçosa

          @Joninhas QUÊ????? O que tem a ver ser importante? Essa dava uma para o failblog

      2. Avatar de Conimbrigae
        Conimbrigae

        Dos males todos que venha o diabo e escolha… Já agora que não se tenha o telemóvel.

      3. Avatar de Mixer
        Mixer

        Pior ainda … um medico recomendou á minha avo para nao usar o telemovel perto do coração… pode provocar danos

      4. Avatar de Pedro Gaspar
        Pedro Gaspar

        Boas… pelo que tenho ouvido falar o telemovel ao pe do coração faz muito pior que ao pe dos testiculos….
        eu pessoalmente ate me sinto deconfortavel de o ter perto do coraçao…. nao sei se é algum tipo de sensibilidade que tenho, mas desaconselho-te a usares o telemovel aí…. o melhor mesmo pasa por não andar tanto com ele..
        No lugar de andares com ele a todo o momento por exemplo quando vais tomar um café de 5 minutos deixa-lo no carro, e quando voltares vez se recebeste chamadas…. e a minha opinião 🙂

      5. Avatar de Greenhot

        o problema mesmo esta em usar o telemóvel quando este esta a receber e enviar dados para a rede! ou seja os transmissores estão a enviar energia (ondas electromagnéticas) para o “AR”. E se o aparelho tiver menos sinal de rede o sinal transmitido tem de ser com maior potência para chegar as antenas de telemóveis (o sinal transmitido pode variar dependendo da qualidade).
        O problema não esta em andar no bolso mas sim quando se efectua chamadas ou quando estamos com a internet ligada daí ser importante o afastamento do dispositivo.

    3. Avatar de J-Rod
      J-Rod

      De qualquer maneira, quando andares com ele no bolso, usa-o com o auricular virado para a perna, já que as antenas dos telemóveis têm um lóbulo direccional para fora (precisamente para não radiarem tanta energia para a cabeça durante uma chamada, porque não é precisa e para ser menos prejudicial)

      fica o conselho 😉

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Este é um conselho muito util.
        É um facto que as antenas dos telemoveis estão geralmente em zonas periféricas dos mesmos, e mais afastadas do auricular. No caso do Galaxy S, por exemplo, a antena está na parte inferior do telefone, virada para trás, ou seja, será essa a parte que deverá ficar virada para fora e para baixo. Pena que, na maior parte dos modelos a antena não estar tão identificável…

        E sim, é muito preferível usar Bluetooth, a usar diretamente o equipamento junto à cabeça!!

  4. Avatar de Say
    Say

    É tudo muito bonito, mas enquanto estão todos preocupados com isto, continuam a comprar comida e produtos chineses que esses sim têm químicos PROVADOS que fazem cancro mas ninguém se importa. Ah, que é que uns amendoinzinhos chineses podem ter a fazer mal? É comer!!!1

    1. Avatar de Nuno Oliveira
      Nuno Oliveira

      Quando leio estas notícias lembro-me sempre da notícia sobre as hormonas dos frangos que provocavam cancro… era ver o pessoal com o cigarro na mão a dizer que nunca mais comia frango 😉

      1. Avatar de negócios Sr. são negócios Sr.
        negócios Sr. são negócios Sr.

        Falando em cigarros.lembram-se de uma cientista Portuguesa da qual até jornais falaram que alertava para a manipulação genética ( se não estou em erro )do tabaco para viciar mais e mais rápido ?! pois é …depois ou mesmo antes e os malefícios dos ” canos de escape ” ?! fazem bem pior mesmo a quem não fuma … E ?!… ninguém mais ouviu falar da dita cientista…quanto aos ” canos de escape ” … é vê-los …mas atacamos sempre os fumadores ou os mais fracos…e cada vez á mais … como os telemóveis…conforme muitas outras industrias mesmo alimentares …outro exemplo são os transgénicos que não respeitaram as normas e em vez de esperarem 30 anos com os devidos estudos,ao fim de dez foi logo colocado no mercado…o que é de lamentar neste caso especifico acho que será ou é o inicio do fim . Para terminar lembro que não somos só consumidores mas consumidos…mesmo em vida e neste andar cada vez será mais explicito . Saúde é um dos melhores negócios de sempre…a prova disto tudo é que a ciência tem como sempre teve o lado negro.E fomos nos que levamos as industrias para a China eles são o nosso espelho…

    2. Avatar de Diogo Vila Viçosa
      Diogo Vila Viçosa

      Essa história de ter químicos não faz assim grande sentido uma vez que TUDO é um químico. Quanto ao facto de fazer cancro…… Existe muita coisa que pode fazer cancro e não creio que seja por ser chinês que provoca mais.

      Mas talvez me possas tirar as dúvidas mostrando-me esse estudo de que falas.

  5. Avatar de Maxim

    O tópico que diz que quando se recebe a chamada a radiação é maior está correcto! Tive na escola um Seminário sobre telecomunicações e eles falaram disto mesmo, a comparar com o resto da chamada, na recepção do sinal há uma grande quantidade de radiação.

  6. Avatar de Marco
    Marco

    Com os nomes assustadores que meteram aí na classificação 2B até parece uma coisa gravíssima. Mas da classificação 2B também faz parte o café. Não há motivos nenhuns para uma paranóia tecnofóbica generalizada, a não ser que também queiram banir o café 😛

    Agora a sério, eu sou estudante da área da saúde e garanto que não foi descoberto nada de novo, foi apenas um apelo à precaução até que existam mais dados. A verdade é ninguém vai deixar de usar o telemóvel por causa disto, e mesmo que deixem, existem ainda as antenas das operadores que certamente emitem mais radiação que um simples telemóvel

    1. Avatar de Marco
      Marco

      No entanto existe uma maneira, mais do que comprovada, pela qual os telemóveis podem realmente matar: a utilização do telemóvel enquanto se conduz. Ironicamente nisto as pessoas não vêm perigo e acham que acontece sempre aos outros…

      1. Avatar de Jorge Barreto
        Jorge Barreto

        hehe é verdade

      2. Avatar de Alberto Silva

        Devia haver um ‘like’ para os comentários 🙂

    2. Avatar de xocalhinho
      xocalhinho

      Acho engraçado todo o alarido que se criou à volta desta noticia (principalmente nos telejornais) porque a radiação emitida pelos telemóveis desde sempre foi classificada como 2B (não estou a criticar o tópico ou o autor!!). Veio um estudo concluir nada, ou seja dizer que os telemóveis (e tds os telemóveis funcionam dentro dessa gama de radiação) são considerados 2B e agora tudo anda preocupado… Mais uma vez, o café também está na mesma classificação. Os cigarros estão no grupo 1 (comprovado cientificamente que provoca cancro), tal como a radiação solar e não vejo ninguém muito preocupado com isso… Todos os anos, na Europa, existem 70 mil mortos (setenta mil mortos!) em acidentes rodoviários e não se fala nisso nas notícias. Gostava só de tentar fazer perceber que se calhar estamos a preocupar-mo-nos com as coisas erradas…

  7. Avatar de Emannxx

    Pois.. até agora nunca fiz nada a este respeito, mas penso que vou começar a evitar ter o telemóvel próximo da cabeça até a pessoa atender, assim talvez previna algo… mas de facto não sabia que já existiam dados conclusivos.

  8. Avatar de André
    André

    E as radiações das Emissoras de TV?(potencias na ordem das dezenas de kW) em particular analógicas? e os FM’s e outras demais que não me lembro… bombeiros, Tetra, etc.

    1. Avatar de José Moreira
      José Moreira

      O grande problema é querer meter-se tudo no mesmo saco.
      Há diversos tipos de radiações e, naturalmente, todas têm efeitos diferentes no nosso organismo. Só para exemplo: algumas formas de cancro são combatidas… com radiações. Por isso, estar a meter as radiações todas no mesmo saco, é querer tratar o assunto com ligeireza.

  9. Avatar de eu
    eu

    faz mal… o telemovel esta a mandar e receber microondas em versao miniatura do microondas que temos nas cozinhas..cada vez que estamos ao telemovel encostado ao ouvido estamos a cozer aos poucos os tecidos e fluidos na zona da cabeça onde fica da orelhas..

  10. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    O estudo n foi publicado?

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Se não me falha a memória, sairá dia 3 de Julho numa revista de ciência internacional. Mas não estou certo!

      1. Avatar de João Caldeira
        João Caldeira

        Dava jeito receber uma review desse estudo aqui no pplware.

  11. Avatar de Fampa
    Fampa

    Boas 🙂 Como faço para mudar a minha imagem ? eu fix uma para usar aqui no pplware :

    http://imageshack.us/photo/my-images/27/simbolopplware.jpg/

  12. Avatar de Sílvio Horta

    A minha dica? Dormir sempre com o telemóvel desligado e longe da mesa de cabeceira. Gosto de dormir tranquilo durante a noite…

    1. Avatar de Zane
      Zane

      Acho que é a regra mais sensata a fazer, sempre o fiz não só para poupar bateria, mas principalmente por causa desta razão.

      Dormir é uma das principais coisa que devemos preservar ao longo da vida, são as horas em que a cabeça e corpo descansa e “rejuvenesce”, então a que proteger em primeiro lugar.

      Já no resto é praticamente impossível evitar, e como já disseram em cima, é mais rápido morrermos da sua utilização pelas distracções ao volante e outro locais do que apanhar algum tipo de doença com os aparelhos.

      E mesmo que tentarmos evitar hoje em dia é seguramente impossível evitar radiações de qualquer aparelho, estão todos a nosso volta e nunca reparamos.

  13. Avatar de m4x
    m4x

    lol, sempre se soube isso mas agora lá porque uma entidade xpto o veio dizer já se preocupam….. é como o tabaco, só se começaram a preocupar dezenas de anos depois, antes disso até diziam que fazia bem à saúde… lol

  14. Avatar de Acima Sempre
    Acima Sempre

    Por acaso já aos anos que sei e sigo (sempre que possível) estes conselhos.

  15. Avatar de Machado
    Machado

    Deve de ser a mesma organização que mandou comprar aquelas vacinas todas… À 10 anos atrás esse estudo era logo conclusivo, hoje com materiais mais “blindados” deve de adiantar de muito… OMS=LOGRO!

  16. Avatar de Terminator
    Terminator

    apesar do alarido sobre o assunto, temos ter em conta que tudo nos faz mal até o oxigénio é um gás venenoso porem em doses pequenas mantém-nos vivos, as redes wireless têm radiação e quando compramos os routers vem essa informação no folheto. agora daqui a uns anos vão começar a aparecer casos relacionados com estas radiações pois a aderência foi tanta que casas, restaurantes, shophings, etc têm mas não se estão a preocupar minimamente pois tais as wireless como os telemóveis já se tem essa noção, mas já não se vai mudar pois já se tornaram conceitos indispensáveis a qual já nos tornamos sedentários e temos sede de mais e mais tecnologia. Pouco a pouco podemos mudar mas vamos novamente passado uns tempos descobrir que também faz mal.

    No final de contas o tabaco, álcool,radiação,gases,etc
    fazem mal mas não irão impedir que as pessoas não as usem e as pessoas querem ser livres de espontânea vontade de usar tenha ou não danos colaterais( esta no sangue as pessoas fazem asneiras e desafiar o que é proibido umas mais que outras).

    um conselho: bebam com moderação, fumem com moderação( está caro) usem o telemóvel se puderem com moderação, redes wireless, etc.
    tenham é consciência de tal como a imagem do tópico ilustra, não expor as crianças tão cedo os telemóveis eu tenho esse cuidado.( já tiramos media de vida a nós, não tirem as gerações futuras) mais tarde pronto tem de ser, mas (ex.)crianças com 8 anos já com telemóveis pessoais e muito cedo.

  17. Avatar de Lápis Azul
    Lápis Azul

    O uso do telefone portátil, vulgo telemovel, pode de facto matar! Experimente-se atirar um Ericsson a1018s à cabeça de alguém e vejam o sarilho em que se metem!…

    Estas conversa dos telefones e da palavra maldita “radiação” faz lembrar a história do velho, do burro e do menino…

    Haja paciência e cerveja fresca…

    1. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      OS MALDITOS A1018S!!!

  18. Avatar de JoseM
    JoseM

    Por acaso a fotografia de apoio a esta noticia é interessante. Na duvida NUNCA dar telemóveis a crianças. Hoje qualquer miúdo do ensino básico anda com telemóvel. Porquê? Markting muito eficaz!! Necessidade diferente de desejo.

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Se assim fosse tão grave já a OMS tinha mandado um alerta a nível mundial em poucos dias o pessoal deixava de usar o dito.
    Mas assim não acontece, até que se prove o contrário estas coisas não deixarão de ser rumores, alem de que não é possível com a quantidade de tempo que a população utiliza o telemóvel, fazer qualquer análise ou estudo.

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      Trata-se de um estudo conclusivo da OMS. Não sei onde foste imaginar isso!

  20. Avatar de tunes
    tunes

    O estudo foi publicado em alguma revista? sabem se a OMS referenciou o estudo?

    se o autor da noticia aqui no pplware tiver essa referencia, agradecia 🙂

    cumprimentos, excelente post!

  21. Avatar de ana
    ana

    Off topic

    O ecrã do meu portátil avario, só dá riscas no ecrã, mas dá num ecrã externo via porta VGA

    Gostaria de saber se vale apenas mandar arranjar, substituir ou se com esse dinheiro compro um portátil de entrada novo.

    Preços do arranjo, alguém sabem quando é que custa?

    O portátil é um HP G7000 NOTEBOOK PC

    Obrigado

    1. Avatar de Vítor M.

      Manda um mail para esta casa:

      http://www.sucatadosportateis.com/

      Confiança pplware.com e pergunta o preço de um ecrã. Eles têm preços muito em conta.