Nokia lança portátil… mas ainda há mercado para os portáteis?

26 Comentários

A Nokia é uma empresa com 155 anos que fabrica uma variedade de itens. De borracha a cabos, telefones e equipamentos de telecomunicações, a empresa parece não sentir o peso da idade e lança-se agora num novo produto.

A empresa finlandesa apresentou agora o portátil Nokia PureBook X14 em colaboração com a marca da Walmart, a Flipkart, para o mercado indiano. Apesar de terem escolhido um mercado gigante, a dúvida que se coloca é se ainda há espaço para fabricante de portáteis no mundo.

Imagem portátil Nokia para o mercado da Índia

Que trunfos traz este portátil da Nokia?

Se lhe passou pela cabeça que seria um portátil barato, de entrada de gama, então enganou-se. O Nokia PureBook X14, que custa 59.990 rúpias indianas (cerca de 700 euros), apresenta um ecrã full-HD de 14 polegadas e é alimentado pelo processador Intel i5 quad-core de 10.ª geração com velocidade turbo de 4,2 GHz.

O computador, que vem pré-instalado com o Windows 10 Home, ostenta um SSD NVMe de 512 GB e RAM DD4 de 8 GB. Esta é a segunda vez que a Nokia explora a categoria dos portáteis. Há mais de 10 anos, a empresa lançou o Booklet 3G – o seu primeiro e último netbook.

A empresa de facto quis dar alguma substância a este portátil. Assim, o PureBook X14 inclui uma relação ecrã-corpo de 86% e ângulos de visão de 178 graus, acabamento em preto fosco, colunas de som com Dolby Atmos, Face Unlock com Windows Hello, placa gráfica Intel UHD 620 com frequência de até 1,1 GHz, Bluetooth 5.1, duas portas USB 3.1, uma porta USB 2.0 e uma porta USB Tipo C, bem como portas dedicadas para HDMI e Ethernet.

O Nokie PureBook X14, que pesa cerca de 1,1 kg, dura até 8 horas com uma única carga.

Que trunfos traz este portátil da Nokia?

 

Uma parceria como se fosse nos smartphones

Conforme foi referido, esta máquina tem outros parceiros envolvidos, como é o caso da Flipkart. Esta marca desenvolveu a sua marca própria e ecossistemas de marca nos últimos anos, é a parceira de design e fabrico do novo portátil. Como faz com a Motorola, a Flipkart assinou um acordo de licenciamento com a empresa finlandesa, como acontece entre a Nokia e a HMD Global nos smartphones.

Assim, o computador será vendido exclusivamente pela Flipkart na Índia, que também é o único mercado para este dispositivo em particular.

Aliás, o mercado indiano de portáteis atraiu vários novos participantes nos últimos anos, incluindo a gigante dos smartphones Xiaomi, que lançou uma variedade de portáteis baratos no país este ano. Cerca de 3,4 milhões de PCs foram vendidos na Índia no trimestre encerrado em setembro, apresentando um crescimento de 9,2% ano a ano, de acordo com a empresa de pesquisa de marketing IDC. HP, Lenovo e Dell comandaram mais de 70% do mercado naquele trimestre, estimou o IDC.

Em resumo, o mercado mundial ainda tem espaço para mais marcas de portáteis e mais equipamento e não necessariamente para produtos baratos.

 

Leia também:

Análise: Beelink GS-King X, uma box Android que vai mais além e serve de NAS

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pessoa
    Pessoa

    O equipamento está mt interessante, em função do valor e hardware. Atualmente ter em conjunto, um portátil razoável e um smartphone de gama média, é requisito fundamental para a pessoa estar devidamente ligada.

  2. Avatar de Barquense
    Barquense

    Qualquer portátil é sempre bem vindo, se tiver bom hardware e uma boa marca por trás.. porque não!?
    Há muitas marcas emergentes que vendem e com processadores básicos, este com um i5 e com a marca Nokia tem tudo para ter mercado e sucesso..
    Se a Nokia explorar mais a integração do Android ao Windows 10, podem ainda ir mais longe com o segmento empresarial.

  3. Avatar de Rol
    Rol

    Sinceramente a apple este ano acabou com o mercado de ultrabooks, o macbook air com m1 e de longe o melhor portatil do mercado pelo preco, autonomia e peso. Simplesmente incrivel, ja nos iphones meteu os pes pelas maos na autonomia e bugs do ios 14.

    1. Avatar de Tiago E.
      Tiago E.

      Mas custa o dobro.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Custa cerca de 1900 euros e só os fanboys vão comprar isso em plena pandemia.

        1. Avatar de Crow-
          Crow-

          Oi? O Macbook Air custa 1159€ com 256GB ou 1429€ com 512GB, ambos com 8GB de RAM.
          No artigo referem que o Nokia custa 700€ através de conversão direta do preço na India, que nunca seria o preço de cá. Mesmo assim se tivermos em conta o muito melhor CPU e GPU do Air, o melhor ecrã, a melhor autonomia, etc, preferia dar 1100€ pelo Air sem margem para dúvida.

          1. Avatar de Hidelberto
            Hidelberto

            256gb e 16gb de ram sao de longe a melhor solucao! Hoje em dia com NAS deixou de fazer sentido pcs com muito armazenamento!

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Nas pode fazer algum sentido se o portátil tiver sempre no mesmo sítio a fazer de Desktop.
            Quem tiver sempre fora NAS é praticamente inútil, serve só para fazer backups ao fim de semana.

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Não vai custar 700 euros vai ser menos. E quanto ao Macbook air nem dado eu queria.

          4. Avatar de Crow-
            Crow-

            Toni da Adega: tenho um NAS em casa que está ligado à internet. Acedo a praticamente todas as suas funcionalidades a partir de qualquer lugar, quer do meu laptop ou telemóvel. Mas quem fala em NAS fala em qualquer serviço Cloud. Tenho os meus ficheiros mais relevantes armazenados no Google Drive, e os ficheiros mais pessoais ou de grande volume no NAS. Tenho um SSD de 256GB que chega e sobra para o que preciso.

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Hidelberto:
          Limita-te à tua realidade e não penses que todos fazem o mesmo que tu.

          Tenho um portátil com 2 TB de SSD e tenho metade cheio – trabalhos em curso.
          Além deste espaço ocupado fisicamente, devo uns quantos TBs que não estão a ser sincronizados atualmente, ou seja, estão em cloud.

          250 GB?!? LOL… não fazia nada com isso.

          No PC pessoal… 250 GB = 2/3 jogos jogos + SO … não dá também.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            O problema quando se usa Windows aos ficheiros são demasiado grandes. Eu tenho +10 jogos e nem sequer tenho 80 Gb estão ocupados e muitos são jogos do Windows. Só mesmo o Linux para abafar o W10 e MacOS em termos de espaço ocupado pelo OS.

          2. Avatar de Cortano
            Cortano

            Samuel MG.
            Um ficheiro de vídeo de 1 GB ocupa o mesmo espaço seja em Windows, Linux ou MacOS.

            Jogos: há dias instalei o Death Stranding que “só” ocupa ~70 GB.
            Não tem a ver com o sistema mas sim com o jogo e a sua complexidade gráfica ou de história.

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            @Cortano eu estava a falar do espaço ocupado pelo OS, do espaço ocupado por outros ficheiros e referi os jogos do Windows para perceberem que não é impossível correr-los no Linux.

    2. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Continuo a preferir a linha Spectre da HP, em termos de pc não é nada revolucionário

      1. Avatar de Hidelberto
        Hidelberto

        A linha spectre n tem nenhum pc sem ventoinha com 20h de autonomia, ecra 2k hdr e que edite 4k como o M1 edita na boa. E a linha spectre ainda é mais cara alem de ser pior!

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          Essa história do 4k tem muito que se lhe diga… E malta vai na conversa.

          1. Avatar de Nuno T.
            Nuno T.

            Não deixa de ser verdade que edita 4k em certos workflows, o que é bem melhor do que se consegue em ultraportáteis e muitos outros portáteis, especialmente nesta gama de preços.
            Quem usar o Final Cut com ficheiros 4k Pro Res, ou mesmo h265, tem uma margem muito boa para trabalhar.

  4. Avatar de gil
    gil

    ha espaco para quem trabalha keep going nokia

  5. Avatar de Sérgio Meireles
    Sérgio Meireles

    Se eu tivesse de comprar um novo portátil agora, seria sem dúvida o novo MacBook, mesmo não sendo fã da Apple. A verdade é que no quesito autonomia, a Apple é a única que garante a autonomia anunciada. Tenho um Asus Vivobook, em que a autonomia anunciada era até 12 horas… posso garantir que nem 6 dura, nem 5! A verdade é que a Apple é a única marca séria nesse ponto. E neste momento era o único portátil que comprava.

    1. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      Quando usava mac, o pessoal pegava no mbp e diziam que era pesado, qd lhe dizia que tinha 6 horas de autonomia, nem acreditavam. Isto há uns anos onde os portateis windows na sua maioria so conseguiam dar 2 a 3 horas de autonomia.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        O meu dura 5 horas a jogar online e dura 7 a jogar offline no Linux!! Quando veio com o Windows depois de ter ido para o arranjo à cerca de 3 anos nem 1 hora tinha de autonomia. O w10 é o maior glutão em termos de espaço ocupado e em termos de energia.

  6. Avatar de O bastardo
    O bastardo

    Quando li “Intel” + “UHD 620” parei logo de ler, vi logo que vinha lixo em formato de aquecedor por aí… desconfio que a maioria dos chips de smartphone de 700 euros devem bater tal gráfica e ter melhor aceleração de vídeo. Como CPU basta escolher um qualquer AMD da mesma geração…

    1. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      Você está correcto. Processador e GPU Intel, é baixa gama.

  7. Avatar de jorge
    jorge

    8 gb de memoria para um pc com windows é pouco, eu tenho um macbook pro de 2012 e ja tem 8 gb de memoria de origem, agora nos dias de hoje um pc com 8 gb nao é suficiente.

  8. Avatar de informado
    informado

    ram 8 GB? windows ?700 euros? LOL comprei um HP com AMD Hexacore por 600 euros e tem 12 de ram . Só por ter Windows já fico desconfiado. Windows pior SO que existe destroi computadores