Adeus CentOS Linux da Red Hat… Hello Rocky Linux

12 Comentários

Sem nada fazer esperar, a Red Hat “matou” a distribuição Linux CentOS. Com o lançamento do CentOS 8, a empresa lançou também a distro CentOS Stream e será essa que vai substituir o CentOS. Pela internet multiplicam-se as reações negativas dos utilizadores, mas há boas novidades a aparecer.

Gregory Kurtze, co-fundador da distro CentOS Linux já anunciou que criou um clone da Red Hat Enterprise Linux (RHEL). É hora de dar as Boas-vindas ao Rocky Linux.

Adeus CentOS Linux da Red Hat... Hello Rocky Linux


O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código-fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projeto CentOS.

Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal. A empresa revelou recentemente que vai acabar com a distribuição e a Internet não perdoou. Nas redes sociais e fóruns são muitas as mensagens de desagrado desta decisão, mas há uma boa notícia a chegar e chama-se Rocky Linux.

Adeus CentOS Linux da Red Hat... Hello Rocky Linux

Rocky Linux, a melhor alternativa ao CentOS Linux?

Depois do anúncio da Red Hat, Gregory Kurtze, co-fundador da distro CentOS Linux já fez saber que irá lançar a distro Rocky Linux. Ainda não se sabe muito sobre esta nova versão, mas Kurtze refere que será compatível com o Red Hat Enterprise Linux e que os utilizadores do CentOS Linux 7/8 poderão mudar facilmente para a Rocky.

Rocky Linux is a community enterprise Operating System designed to be 100% bug-for-bug compatible with Red Hat Enterprise Linux now that CentOS has shifted direction.

Por agora apenas existe uma página no GitHub onde será criado o repositório da distro e feita também a angariação de membros aqui. Recentemente foi também lançada uma página oficial da distro.

Relativamente ao CentOS Stream, que poderá ser a distro sucessora da prórpia Red Hat, trata-se de uma distribuição intermédia, entre o Fedora e o RHEL. Por outras palavras, CentOS Stream é uma distribuição de lançamento contínuo (a rolling-release distro) para RHEL.

 

Leia também…

Red Hat “mata” a distribuição Linux CentOS! O que se segue?

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ci
    Ci

    Reis da estabilidade: Debian e CentOS. É só escolher. Eu cá sempre me dei bem com Debian e todas as distros baseadas em Debian (como Ubuntu).

    Se não me engano, o centOS é rei da estabilidade (e popularidade) em servidores remotos. No entanto sempre utilizei servidores Debian e nunca tive problemas. Nada contra, mas não entendo porque centOS se tornou tão polular em ambiente de servidores. Debian não faz o mesmo?

    Em ambiente desktop, a disto Ubuntu, que é baseada em Debian, é neste momento a mais popular e estável. Arrisco-me a dizer que é uma ameaça ao MacOS para certos tipos de perfil de utilizadores.

    Nunca utilizei distros da RedHat. Em equipa que ganha não se mexe.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      O Ubuntu tornou-se uma base em si como o Debian se tornou. Posso afirmar que o Ubuntu é facil de instalar mas não posso dizer o mesmo do Debian (foi uma verdadeira dor de cabeça). Devido ao aumento do requerimento da RAM do Ubuntu vi-me obrigado a mudar para um baseado em Ubuntu+Xfce. O Linux está a tornar-se uma ameaça para todos os outros OS e eu acho bem que eles se ponham a pau não vá acontecer-lhes o que aconteceu à Intel.

      1. Avatar de sujeito
        sujeito

        “O Linux está a tornar-se uma ameaça para todos os outros OS…”
        Agora diz lá isso sem te rires

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Também diziam que a AMD não era uma ameaça à Intel e viu-se o que aconteceu. O Linux não tem limitações tanto funciona em Macs como em PCs e mais o Windows pode agradecer ao Linux pelas inovações que aparecem.

          1. Avatar de Tuaregue
            Tuaregue

            Mas n nos mac M1, vais ter de refazer essa tua frase, qd o lineup da Apple for so M1.

    2. Avatar de JCFB
      JCFB

      Lol ubuntu é lixo. Imagina instalares um programa e ele instalar-te esse programa através de um snap.
      Mais vale usar Debian. É semelhante ao ubuntu, mas sem o lixo que são os snaps e sem o bloatware.
      Não vejo vantagens em usar ubuntu quando podes usar debian para fazer o mesmo.
      Em pcs modernos prefiro usar Arch (i use arch btw) simplesmente porque tenho as versões do kernel, mesa e outros programas mais recentes.

      1. Avatar de ADRIANO DA SILVA PINHEIRO
        ADRIANO DA SILVA PINHEIRO

        A proposta do ubuntu é para iniciantes não quer dizer que o sistema seja ruim.

    3. Avatar de Tuaregue
      Tuaregue

      “mas não entendo porque centOS se tornou tão polular em ambiente de servidores. ”
      Porque é um clone da RHEL, e a RHEL sempre foi a distro para grandes servidores e ambientes empresariais, há 20 anos a RedHat era dos maiores patrocinadores de devs para o Kernel Linux.
      No inicio as grandes distros de linux eram RedHat, Debian, Suse, SlackWare tudo o resto eram clones ou derivados. Como por exemplo o Mandrake que depois se juntou com a Mandriva eram derivados do RedHat

      1. Avatar de Ci
        Ci

        Excelente explicação.
        Obrigado.

  2. Avatar de Mário J.
    Mário J.

    O linux nunca irá chocar de frente com o Windows.
    Eu, se quiser instalar um programa no windows, não preciso do DOS para usar linhas de código. Basta-me clicar no instalador do programa e instala-lo. Simples e directo.
    O Linux só irá chocar com o windows, quando, na instalação de programas windows, for compatível com o windows, e os programas windows, sejam instalados, apenas clicando no instalador. Abandonando completamente a utilização de linhas de código e do wine!

  3. Avatar de Joao Carlos
    Joao Carlos

    Tiro no pé.

  4. Avatar de Joao Carlos
    Joao Carlos

    Tiro no pé.