Google Pixel já faz screenshots instantâneos como o iPhone

15 Comentários

Provavelmente, é um dos recursos mais antigos do iPhone. Desde logo, a Apple introduziu a combinação de dois botões para o utilizador conseguir fazer uma captura de ecrã, vulgo, screenshots. Contudo, este recurso tem vindo a popularizar-se e outras marcas a seguir também lançaram as suas combinações para os screenshots. Umas seguiram a Apple, outra tinham uma espécie de latência na execução.

Agora, o smartphone da Google, o Google Pixel, também já faz uma captura de ecrã com as combinações de teclas de forma instantânea, assim como fazem os iPhones e os smartphones Samsung.

Imagem Google Pixel com screenshots tipo iPhone

 

Google Pixel faz screenshots tipo iPhone

Os smartphones da Google, os Pixel, com a última atualização ganharam um novo método de captura de ecrã que é mais rápido, imitando a mecânica que a Apple usa no iPhone. A verdade é que um recurso tão singelo, tem-se revelado muito útil e, nesse sentido, a Google melhorou um pouco a experiência de uso das capturas de ecrã no Android nos últimos anos.

Com o mais recente Feature Drop, o Google silenciosamente fez os smartphones Pixel tirarem uma captura de ecrã instantaneamente. Notavelmente, a Google sempre seguiu o método original de captura de ecrã do Android nos Pixels. O método era pressionar longamente os botões liga/desliga e diminuir o volume. A mesma combinação de botões ainda é usada, mas agora é literalmente instantânea, não faz aquele “compasso de espera”.

Conforme sabemos, com a remoção do botão Home, a Apple alterou os botões e passou a usar a combinação do botão power + botão volume up. Nos smartphones da Google é botão power + botão volume down e instantaneamente é feito um screenshot, como acontece nos iPhone e Samsung.

 

Mais usabilidade, mas também alguns screenshots acidentais

Apesar de ser um pequeno incremento, vai ao encontro do que o utilizador necessita. Não se trata de uma cópia, mas sim de uma melhoria de um recurso há muito usado nos Android. Contudo, são estes detalhes que, por vezes, fazem a diferença entre uma ação rápida e útil, e uma lenta “que podia ser melhor”.

O que poderá acontecer é que o utilizador muitas vezes agarra o smartphone com uma mão na posição acima, a apanhar estes botões. Alguns screenshots serão tirados por engano, mas não será nada que não se ajuste com o tempo.

 

Leia também:

Google Pixel 5: Um potente topo de gama por 630 euros?

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    A maneira que gosto mais para tirar screesht é mesmo o swipe dos 3 dedos para baixo

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Também, mas no pixel não dá.

    2. Avatar de Diego Luis da Silva Fonseca
      Diego Luis da Silva Fonseca

      funciona perfeitamente no meu Realme

  2. Avatar de AndroidUser
    AndroidUser

    Isto não é verdade a funcionalidade já existe desde o Nexus 5x

    1. Avatar de Rikardo S.
      Rikardo S.

      Se fores ler o texto la explica que antes não eram instantâneas e realmente tinham um pequeno tempo de espera. Agora serão instantâneas.

  3. Avatar de Bilbo
    Bilbo

    screenshot’s, aos anos que isso já existe no mundo android, desde o galaxy que a samsung o faz, a miui faz há anos. Fantástica noticia.
    Qualquer dia vão dizer que o pixel já tem widgets como o iphone.

    1. Avatar de Felipe Cardoso
  4. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    No meu primeiro Android, em 2010, já tinha isso. Era um LG P500 e em todos que tive em sequência funcionavam do mesmo jeito (Motorolas e Samsungs). Mas com o atual, da Xiaomi achei melhor deslizando três dedos para baixo. Além de melhor, preserva a vida dos botões físicos que, aliás, combinado ao Fluid Navigation Gestures, só me fez usar botões físicos do meu celular até hoje uma 11 vezes no prazo de 14 meses.

  5. Avatar de Daniel
    Daniel

    Já tenho essa funcionalidade instantânea pelo menos desde há uns 4 anos nos Xiaomis que fui tendo. Antes disso sinceramente não me recordo, mas não sei qual é a novidade. Mais uma vez o pplware a tentar dizer que o iPhone é que é bom e que todos o copiam.

  6. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    No Samsung, se deslizarmos a lateral da mão sobre a tela, tanto da direita para a esquerda quanto da esquerda para a direita, também teremos o screenshot. Simples assim e sem precisar apertar qualquer botão.

    1. Avatar de Manekas
      Manekas

      Acho que esta óptima funcionalidade só está presente nos S10 e S20.
      No iPhone, desde que o botão home foi eliminado, a captação de ecrã está mais complicada.

      1. Avatar de Bilbo
        Bilbo

        Deixa só corrigir, tive o S1, S2,S4 e todos tinham essa função. Além do mais, o S4 já permitia isso com gestos.

      2. Avatar de FernandoRJ
        FernandoRJ

        Faço isso no Galaxy M30, que é o modelo que uso.

  7. Avatar de XA
    XA

    A EMUI faz o mesmo e ao deslizar faz captura da página inteira…

  8. Avatar de Alguem
    Alguem

    Android 2.1 de 2010, 2011 já faziam isto. Telemóveis de 100eur ou menos.
    Qual é a novidade?