Portugal: Imposto sobre a gasolina e gasóleo vai subir já em 2021

62 Comentários

O governo lançou hoje uma portaria que define a nova taxa de carbono para 2021. Este imposto incide sobre os combustíveis, mais concretamente sobre o teor de carbono na gasolina ou gasóleo.

Conheçam os novos valores já para 2021.

Portugal: Imposto sobre a gasolina e gasóleo vai subir já em 2021


Segundo a portaria, “esta medida, entre outras que têm vindo a ser tomadas pelos sucessivos governos, promove a transição tendencial para uma economia de baixo carbono, objetivo que tem assumido grande relevância no plano nacional, em linha com o contexto internacional”.

O valor da taxa do adicionamento é definido anualmente, sendo fixado, com base nos preços dos leilões de licenças de emissão de gases de efeito de estufa, realizados no âmbito do Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE).

Taxa de carbono: 5,4 cêntimos na gasolina e 5,8 cêntimos no gasóleo

O valor da taxa do adicionamento sobre as emissões de CO(índice 2) apurado para o ano de 2021, nos termos do n.º 2 do artigo 92.º-A do CIEC, é de 23,921 euros/tonelada de CO(índice 2). Contas feitas, o imposto sobre as emissões poluentes sobe 30 cêntimos, face a 2020, para 23,921 euros por tonelada de CO2.

Portugal: Imposto sobre a gasolina e gasóleo vai subir já em 2021

Assim, o imposto será de cerca de 5,4 cêntimos por litro de gasolina e de 5,9 cêntimos no caso do gasóleo, mais 0,1 cêntimos face aos valores que estavam definidos em 2020.

Em 2020, esta taxa quase duplicou de 12,74 euros por tonelada de CO2 para 23,619 euros por tonelada de CO2, o que resultou num imposto de cerca de 5,3 cêntimos por litro de gasolina e de 5,8 cêntimos no caso do gasóleo, contra os 2,8 cêntimos por litro na gasolina e 3,1 cêntimos por litro de gasóleo, aplicados em 2019, refere o Expresso.

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A chulice / roubalheira institucionalizada.
    Quando este estado deixar de existir, seja lá quando for, não deixará saudades.

    O dióxido de carbono é bom para as plantinhas, que é que aqueles idiotas do governo têm naqueles cérebros par inventar estas desculpas?

    Deixem de usar a desculpa do carbono, simplesmente mudem o nome para “Taxa: queremos sacar mais dinheiro”, resolvido… recebem o dinheiro e as pessoas sabem exactamente porque estão a pagar aquilo a mais.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Os diesel não emitem só carbono

      1. Avatar de ahramis
        ahramis

        Por acaso, aspas, os Diesel emitem bastante menos carbono do que os movidos a gasolina, como se observa da norma Euro6. Antes de escrever, convém saber ou mesmo ler alguma coisa sobre o assunto…

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Convém saber que um litro de gasóleo são 2,64 kgs de CO2, contra apenas 2.31 kgs para um litro de gasolina. Por isso, embora seja verdade que muitos diesel emitem menos que os equivalentes a gasolina, dividido esse CO2 pelo total de litros consumidos obtém-se um valor mais alto em cada litro. E para garantir o fair play entre diesel e gasolina o combustível deve ser taxado na proporção do teor de carbono de cada litro. Logo, gasóleo mais taxado que a gasolina.

    2. Avatar de Zé dos Azeites
      Zé dos Azeites

      Ja pensaste na quantidade de CO2 que circula vs as “plantinhas”?

    3. Avatar de Milarilas
      Milarilas

      Típica resposta de quem cagou para a escola. Todos os Estados precisam de dinheiro para operar os diversos departamentos. Ao beneficiarem a compra de elétricos, era totalmente previsível que iriam buscar dinheiro ao gasóleo e gasolina. Tu achas que disfarçam estas taxas para roubarem, mas é a única maneira de o Estado conseguir pagar os teus subsídios, as bolsas, os salários do público. No mínimo, acredita nisto como um incentivo à transição para veículos elétricos, quer particulares quer de empresas. Os países que tu, de certo, deves amar taxam muito nos açúcares, nos fósseis, para poderem arranjar dinheiro para operar e para incentivar a transição. Passados uns anos, quando já todos têm elétricos, volta-se a alterar a taxa de outra coisa qualquer para se continuar a receber dinheiro para a Segurança Social e o SNS.
      Se gostavas de ver estas coisas de outra maneira, vota nos dias respetivos e incentiva os teus familiares a votarem também.

      1. Avatar de Jlucas
        Jlucas

        Aldrabices.
        Os impostos são para pagar a corrupção que existe , os esquemas das SCUTs os esquemas do Bes,do BPn,do Banif, das fundações, etc, da roubalheira e esquemas feitos pelos políticos sem qualquer pejo em criar riqueza pra eles e para os amigos, se um tipo pensa em criar uma empresa tem logo impostos enormes não vá um gajo enriquecer e depois criar areia nos esquemas deles, se investe na bolsa logo sacam 28% e por aí vai.
        Temos políticos que nunca trabalharam, já têm carreira política , têm uma escola, a sacar têm uma lábia nem o cigano os vence.

        1. Avatar de Asdrúbal
          Asdrúbal

          Se tens tanta certeza do que dizes, junta-te a eles… desiste da escola e vai para politico. Todos os partidos tem os “J”, é só filias-te e aguardar a tua vez

          Parece-me simples (do teu ponto de vista)

      2. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Tipica resposta de quem não sabe como funciona o estado português.
        Vai ver quanto dinheiro é empatado em associações, fundações e outras tantas terminadas em “ões”, em serviços publicos, em TAPs da vida, em bancos, quantos funcionários publicos tens nessas camaras que passam o dia a dormir ou no café.
        Tens muito dinheiro mal gerido, seria possivel ter tudo o que temos com metade do que é gasto, mas é mais facil aumentar impostos, dá menos trabalho e não é preciso ser-se competente.

    4. Avatar de Ola
      Ola

      E pronto tinha que vir estes disparates… Qual é a quantidade se de dióxido de carbono emitido e qual é a quantidade consumida pelas plantas? Parem com a desinformação

    5. Avatar de Jorge
      Jorge

      Quando este estado deixar de existir… Estado??? Quer dizer quando deixar de existir o estado democrático??

  2. Avatar de Iluminado
    Iluminado

    Agora vem os defensores do planeta dizerem para andarmos de burro, e depois vem os defensores dos animais dizerem para andarmos a pé…

    Enfim…

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      E depois voltam os defensores do planeta dizerem para andar descalços que andar a pé gasta a sola e o suor aumenta o efeito estufa.

  3. Avatar de aquele
    aquele

    Pronto, a redução nas tabelas de retenção acabaram de ser corrigidas com este aumento de imposto. Diga-se de passagem em dupla tributação. Mais areia para o povo.

    1. Avatar de Joni da Adega
      Joni da Adega

      A redução nas tabelas de retenção nada tem a ver com redução de impostos. O que se ganha no mês, perde-se depois na altura de receber o IRS. Concordo com a areia….

      1. Avatar de paulo
        paulo

        e tu achas que o estado esta qui para ajudar alguem ! estado so serve para uma coisa passar do pobre para o rico!

      2. Avatar de Kabalu
        Kabalu

        Fartei-me de tanta areia há um ano e vim para Espanha
        É triste ter de sair do país mas a verdade é que não se compara

        1. Avatar de Asdrúbal
          Asdrúbal

          Também quero!
          Ouvi dizer que em espanha não se pagam impostos, nem há politicos, nem povo descontente com o governo… nem sequer eleições onde demoram mais de um ano para escolher o primeiro ministro, nem escândalos com a realeza… ou seja, que é um pais das maravilhas

          Vou ali fazer a minha mala e volto já

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      A fórmula de cálculo da taxa de carbono está definida desde a criação da taxa em 2015 (cuelho+irrevogável)

      1. Avatar de jaugusto
        jaugusto

        Então e o pessoal gosta de reverter e deixa isto de fora!!! Desculpas …

  4. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Eu sou a favor do aumento dos combustiveis, acho que andam muitos carros a circular, no entanto preferia que esse aumento fosse para o bolso das familias que suportam a industria petrolifera e não para um governo que coloca tudo em compadrios.
    E com isto possivelmente passamos a ser o país do mundo com maior carga fiscal nos combustiveis.

    1. Avatar de JP
      JP

      José,
      concordo consigo, que circulam muitos automóveis e maioritariamente apenas com o condutor.
      Mas não seria melhor melhor dotar o país de melhores transportes públicos do que sufocar o contribuinte com estes impostos e taxas acima da média europeia?
      Num cenário com o actual de pandemia, deverá ser incentivado o transporte público em vez do carro particular?

    2. Avatar de mykos
      mykos

      Deves morar numa cidade que tem autocarros a passar de 15 em 15min, só pode.
      Mas não te esqueças que há mais país além de meia dúzia de cidades, e esses que remédio têm senão andar de carro.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ora aí é que está. Mas muita gente continua a achar que Portugal é Lisboa e que o resto é só paisagem, onde não vive ninguém ou, os poucos que vivem, têm as mesmas condições da malta de Lisboa.

  5. Avatar de Patanisca
    Patanisca

    Se as festas de passagem de ano vão ser suspensas devido ao Covid-19, não deviam os impostos de ano novo também serem suspensos? Afinal são ambos uma tradição de ano novo…

  6. Avatar de André Correia
    André Correia

    Ai está o “impulsionar” a economia versão PT aumentar impostos de forma “encapotada” há que amealhar para pagar ao novo banco TAP e afins mais uma palhaçada deste país, pelo menos vão verificar os preços antes de impostos nos postos de combustível a fim de evitar a “dupla enrabadela” já chega pagar a maior taxa fiscal por litro pelo menos não tenham o combustível mais caro antes de impostos.

  7. Avatar de Vilna
    Vilna

    Obrigado pelo aumento do imposto.
    Com a redução da tabela de IRS dava para mais 7 latas de atum, agora já não vai dar outra vez.
    Vou começar a andar a pé e como vou demorar mais tempo no trajecto como a lata de atum pelo caminho.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Gastas 500 litros por mês?
      ahahahahahahahahah

      1. Avatar de Antonio
        Antonio

        É muito 5000km por mês?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Não tem problema de gastar dez litros aos cem
          mas compra atum de marca branca
          É isso é isso Prioridades

          E cinco mil por mês é só oito vezes superior à média

    2. Avatar de Asdrúbal
      Asdrúbal

      Qual “tabela de IRS”?
      Andas enganado, não existe redução nenhuma nas tabelas de IRS

      O que se passou é que houve um acerto nas RETENÇÕES mensais, para que, quando chegar o momento de fazer as contas (lá para abril/maio) o acerto seja menor (ou seja, se descontaste menos mensalmente, vais receber menos quando entregares o IRS)

      Não há nenhuma redução em lado nenhum!

  8. Avatar de Bianca
    Bianca

    Nem toda a gente tem dinheiro para ter um carro novo de 25 mil euros.
    E a maioria dos carros na estrada não são de pessoas com esse poder de compra. Já para não falar de que se pedir empréstimos é mais uma despesa enorme mensal a juntar a outras. É quase impossível para o comum dos mortais.

    Ainda que eu queira um ambiente a nossa volta menos poluído com menos carros a gasolina/gasóleo neste momento com os preços a que estão os eléctricos é muito difícil haver uma revolução na mobilidade.

    Depois também existe o problema dos carregamentos nas cidades onde existem muitos prédios sem lugar de garagem, enquanto não se resolver estes problemas vai ser difícil adesão em massa.

    1. Avatar de luis
      luis

      nos eletricos passado 8 anos tens de dar 8000€ por uma nova bateria

      quem pode?

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        So inteligentes. Isso é verdade onde?

        1. Avatar de luis
          luis

          Paulo. informa-te … logo vi que andavas enganado. Então não sabias!!!

          1. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            mandas os outros informarem-se mas..e tu? Prova aquilo que dizes s.f.f

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        São €20k+ (só da gasolina) para fazeres esses kms dessa primeira bateria… (SE for preciso troca-la)

      3. Avatar de Abreu
        Abreu

        Luís 8 anos? Vem com prazo de validade?

  9. Avatar de Pedro S
    Pedro S

    Os xuxas no seu melhor!!

    1. Avatar de LR
      LR

      Não querendo defender este governo, sabes quem criou este imposto, não sabes?
      Just asking…

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      ignoras que a fórmula de cálculo desta taxa foi criada em simultâneo com a taxa

  10. Avatar de PoPeY
    PoPeY

    Aumentem o que quiserem…

    Quanto mais aumentarem, mais se justificará ir a Espanha… 🙂 Se aumentarem muito muito começa a haver contrabando vindo de espanha…

    Ja assim o é com imensas coisas vindas do Ebay, Amazon, aliexpress etc… O Combustivel passará a ser mais 1 (mais do que já é)

    Para existir uma noção, moro a 100Km de espanha, e ainda assim compensa ir la fazer as compras do mês, entre combustíveis e gás + viagens continua de longe a compensar.

    1. Avatar de luis
      luis

      a pandemia nao te deixa ir

  11. Avatar de Robin
    Robin

    Já roubavam pouco.
    Em Portugal nenhum político sabe governar sem descobrir uma nova maneira de roubar o povo.

    1. Avatar de Só por acaso
      Só por acaso

      Mas desde 74 que é sempre o mesmo…um pedacinho ao PS outro pedacinho ao PSD…depois é público as negociatas mas não é possível provar… até o Sócrates está”preso” mas o primo é um amigalhaço e a mãe uma mulher poupadinha… E para não falar nos clubes pq e mais do mesmo…mas como somos um país dos 3F’s deixa andar…
      Ainda me lembro no início da pandemia… Pessoal em casa… Mas o tuga praia lol enfim…

      Sempre roubaram mas o povo sempre foi aos comícios e as festas etc… Portugal está como está não é devido ao Estado… O único mal de Portugal são os portugueses
      Abraço de alguém que tb teve de deixar o país em busca de uma vida melhor… Pq a mentalidade é a mm fora…mas a lei dos países ajuda a…mas há sempre o chamado “artista” 😉

  12. Avatar de Jlucas
    Jlucas

    Temos combustíveis caros, com uma qualidade de merd…. e ainda levamos com impostos em cima loucos para pagar as trafulhices e os roubos feitos neste País pela classe políticas e amigos e depois ainda enchem a boca de democracia, mas qual democracia.

  13. Avatar de Luis
    Luis

    “É para o bem do ambiente”
    Acho que a Apple aprendeu com o governo Português.

    Continuem a importar-se mais com o futebol do que com a maneira como nos vão ao bolso que fazem bem.

  14. Avatar de Antonio
    Antonio

    Mais um assalto ao povo disfarçado de “combate ás alterações climáticas”.
    Quando votarem lembrem-se disto.

    1. Avatar de Ola
      Ola

      Pois lembro. O partido com mais bom senso continua a ser o PS. Não são perfeitos mas são um pouco menos idiotas.

  15. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não vejo a hora do PS e toda a gente ligada a ele (incluindo a amiguinha Ana Gomes) sairem de vista.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se é a favor do ambiente deixo o carro quando o Presidente e deputados deixarem… SCNS FDP

    2. Avatar de Ola
      Ola

      E vais votar em qual partido? PSD? É ainda pior…. O PS é o mais equilibrado de todos.

      1. Avatar de aquele
        aquele

        PS ou PSD é tudo a mesma m… basta veres as ultimas décadas sempre com os mesmos partidos e sempre em declínio. Abram os olhos e sejam liberais… IL.

  16. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Alguém tem que pagar os efeitos da pandemia. Como há muita gente que usa combustíveis são um bom alvo.
    Como é um imposto que já é estupidamente alto toca de aumentar mais um pouco.

  17. Avatar de Alex
    Alex

    Quanto mais aumentarem mais justifica ir dar dinheiro à vizinha Espanha. Se agora já compensa, quanto mais roubarem em por cá, mais € caem do outro lado da fronteira. Só tenho pena dos pobres coitados que estão deste lado e olham os colegas do “monte” espanhol ao lado, a faturar e eles coitados a ver passar os carros sem nada poderem fazer porque são obrigados a cumprir preços de roubo. Desses “pobres” é de quem tenho pena. E daqueles que obviamente estão demasiado longe para regressarem ainda com dinheiro no bolso e já com a barriga cheia.

  18. Avatar de Tony
    Tony

    Quando todos andarmos de carros elétricos, de bicicletas e a pé ou a cavalo… quero ver qual é a desculpa para as taxas e taxinhas.

  19. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Uma verdadeira desgraça!

    A criação desta taxa, por PPC (2015), foi mais uma tentativa (juntando o brutal aumento de impostos) usada para tentar equilibrar as contas do preso 44.

    A abolição/redução destes IMPOSTOS, foi uma das bandeiras do actual antónio…q mesmo assim não foi o partido mais votado.
    Passados estes anos, NENHUMA das bandeiras foi concretizada…aliás, como se vê agora, para além de não concretizadas…foram ainda mais incrementadas!!!

    E o povo papa tudo!!!

    Uma observação:
    Quem sou eu para “discutir” questões editoriais…mas, o pplware, é um site de tecnologia?
    Eu conh o pplware, muito antes do ser do grupo Sapo…e tb sei bem, que assuntos tech, não é fácil de se arranjar todos os dias…e o site tem que estar sempre activo…e por isso peço desculpa…mas já andava para dizer isto há muito tempo…no hard feelings 🙂

  20. Avatar de Paulo Miguel Martins
    Paulo Miguel Martins

    Lá se vai o aumento ” EXTRAORDINARIO” das pensões… e se pensam que só a os combustíveis vão aumentar, lembrem se que tudo o que está no supermercado vem transportado por camiões que por sua vez andam com combustíveis, aguardem pelo aumento de preços!

  21. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Fico mais preocupado com o aumento do preço da electricidade…

    1. Avatar de Paulo Miguel Martins
      Paulo Miguel Martins

      Sim a eletricidade é que enche a barriga…