IRS: Tabelas de retenção na fonte para 2021 já disponíveis

33 Comentários

Quer saber quanto irá efetivamente ganhar em 2021? Para tal terá de saber quanto do seu salário mensal ou pensão irá ficar retido.

Esta quinta-feira foram publicadas, em Diário da República, as tabelas de retenção na fonte para 2021. Saiba já qual a taxa de retenção que se aplica ao seu salário.

IRS: Tabelas de retenção na fonte para 2021 já foram publicadas


As tabelas de retenção na fonte sobre rendimentos do trabalho dependente e pensões auferidas por titulares residentes no continente para vigorarem durante o ano de 2020 já estão disponíveis.

Em execução do disposto no Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), são aprovadas as tabelas de retenção a que se referem os artigos 99.º-C e 99.º-D daquele diploma legal.

IRS: Tabelas de retenção na fonte para 2021 já foram publicadas

As tabelas agora aprovadas refletem a opção do Governo de ajustamento progressivo entre as retenções na fonte e o valor do imposto a pagar, que se mostra particularmente percetível nas tabelas relativas ao trabalho dependente, pode ler-se no Despacho n.º 11886-A/2020.

Novas tabelas de Retenção na Fonte

A retenção de IRS é uma forma do Estado arrecadar receita ao longo do ano através de um desconto mensal aos trabalhadores, tentando antecipar o que deve ser o imposto anual a pagar pelos contribuintes. Para saber quanto vai efetivamente ganhar, basta que obtenha as tabelasaqui e verifique qual a sua situação familiar.

As novas tabelas de retenção na fonte isentam de IRS salários e pensões até 686 euros. O valor a partir do qual salários e pensões passam a descontar IRS em 2021 vai aumentar para 686 euros mensais, subindo 27 euros face ao limite de 2020.

Além da subida do valor isento do desconto mensal do imposto, as novas tabelas publicadas em Diário da República reduzem a taxa de retenção aplicável aos vários escalões de rendimento de trabalho dependente, em valores entre 0,1 e 0,9 pontos percentuais face aos valores aplicados em 2020.

Simulações elaboradas pelo Ministério das Finanças

Por exemplo, um solteiro, sem dependentes, que receba um salário mensal de 685 euros passará a ficar isento desta retenção mensal na fonte, conseguindo ter uma retenção mensal na ordem dos 0,69 euros. No final do ano, a variação da retenção rondará os 9,59 €.

No caso de um casal, em que os dois elementos estão empregados, com dois filhos e um rendimento mensal bruto de 3.100 euros, o ganho mensal, face a este ano é de 15,50, o que representa um acréscimo de 217 euros no final do ano.

 

 

Obter tabelas aqui

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Barta
    Barta

    Boa, em janeiro, se não houver aumentos, inflação, etc etc, vou ganhar mais 17€ por mês!!!!

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Aumento de 20€ no salário minimo, por isso foram ajustadas as tabelas para não ter retenção até 686€.

    2. Avatar de Vilna
      Vilna

      Estás cheio de sorte. Eu vou ganhar 4 €. Dá para mais 7 latas de atum de marca branca

      1. Avatar de Artur Peralta
        Artur Peralta

        Nem tu nem o Barta vão ganhar mais ou menos com base nestas tabelas. Isto são retenção da fonte. Valor que pagas todos os meses para um “saco”. Depois de feitas as contas quando se faz o IRS é que vês quanto já descontaste para este “saco” e as finanças dizem se tens a pagar ou a receber (ou nem uma nem outra…)

        1. Avatar de Barta
          Barta

          Claro que quando dissemos que ganhávamos mais referia-me ao valor que me fica no bolso mensalmente, isso do pagar e depois receber é uma boa treta, quando me devolvem deviam pagar-me juros pelo tempo que usufruíram do meu dinheiro antecipadamente.

          1. Avatar de Luisa
            Luisa

            Subscrevo, deviam pagar-nos juros pelo tempo que usufruiram do nosso dinheiro, estas tabelas de IRS são uma treta, tomam-nos por lorpas mesmo….

  2. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Quando trabalhei nos EUA ganhava o dobro e descontrava apenas 35%, o 401k e medical era por conta da empresa, isso sim são países onde é possivel uma pessoa gerar riqueza e gerar emprego.
    Por cá ganho metade e desconto quase 60% entre IRS e SS, assim é impossivel criar emprego, poderia facilmente ter empregada interna e motorista com esses 25% e eram mais 2 postos de emprego e mais duas pessoas a pagar impostos, isto multiplicado por milhares na minha posição eliminaria o desemprego.

    1. Avatar de André
      André

      Estou na mesma situação, o que desconto dava para pagar um empregado a tempo inteiro e ainda restava bastante para o estado. A classe média está sufocada e o estado dá de mão beijada subsídios vitalícios a quem não quer trabalhar.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E.. depois.. vinha “o 401k e medical” e já não dava para porra nenhuma…

        Comparações a omitir ‘pormenores’ são muito giras, são.

    2. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      Infelizmente as coisas não são assim tao simples.

      Por exemplo, essa empregada interna, com o ordenado que lhe pagavas também lhe incluías o 401k e o seguro de saude? Ou esses eram obrigados e ter 2 empregos e rezar para nunca terem que ir parar a um hospital (como acontece com muita gente nos USA)?

      Impostos baixos não garantem incentivo ao investimento (o mesmo pode ser dito do oposto). Não existe modelo económico perfeito

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Nos EUA tipicamente não contratas directamente essas pessoas, fazes um contrato de prestação com uma empresa que tem sempre alguém para te prestar esse serviço e que substituem em caso de doença e afins, nesses casos as empresas contratadas pagam sempre medical, já 401k não cabe a todos, varia conforme empresa, o mais comum é o trabalhador descontar, semelhante a um PPR.
        Impostos baixos deixam-te com mais rendimento disponivel que pode fomentar ao investimento e ao consumo, basta veres como é o mercado nos EUA, com a benece de poderes despedir ou sair quando queres, isso implica que esteja sempre a haver uma rotatividade grande de recursos, o que impulsiona os ordenados que por sua vez impulsiona o consumismo e investimento, e assim se controi a 2ª maior economia mundial.

    3. Avatar de Barta
      Barta

      A questão é que nos EUA consegues o teu trabalho, ganhas o teu salário de acordo com as tuas competências profissionais e provas dadas no mercado de trabalho. Cá ganhas de acordo com o canudo que tens, mesmo sem prática e sem saber fazer alguma coisa.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Fui trabalhar para os EUA sem canudo e cá continuo sem canudo, não sou menos valorizado por isso, isso pode ser uma questão em meios pequenos, tipicamente nas grandes cidades e grandes empresas isso já não se verifica há longos anos.
        Se facilitassem os despedimentos como fazem nos EUA também ajuda a aumentar o nível de competencia e competitivade do mercado de trabalho.

        1. Avatar de Milarilas
          Milarilas

          Se facilitassem os despedimentos em Portugal, sabendo o quão de esquerda o país é, entravam todos em greve geral e amuavam porque querem ser todos ricos.

    4. Avatar de José Morais
      José Morais

      . . . fora os combustíveis . . .

  3. Avatar de OM
    OM

    o link para download da tabela n pagina da dre está errado

  4. Avatar de Luis
    Luis

    Yey, 5€ por mês para depois me os tirarem no IRS de 2022

    1. Avatar de PM
      PM

      Essa é que é a verdade. Que adianta alterar a retenção na fonte se o imposto não mexe?

      1. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        +1
        Discussões fúteis.
        Andamos neste pais a discutir o dia a dia. Que m**** de gestão.
        E isto ainda é noticia.

        Eu pagava para estes governantes ficarem em casa durante 10 anos.
        E ainda lhes dava um bonus por não abrirem a boca.

  5. Avatar de aquele
    aquele

    Mais areia para os olhos… situação fiscal vergonhosa que continua a engordar lobbies.
    https://iniciativaliberal.pt/legislativas2019/propostas/taxa-irs-15/

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Taxa única de 15%… Ahahah. Só das maiores palhaçadas que tive a infelicidade de ter conhecimento.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        Então diz lá porque não gostas da flat tax? Ou dizes umas baboseiras só porque sim?

      2. Avatar de aquele
        aquele

        Tenho genuíno interesse em saber, quem não concorda, que justificações tem face à corrente tabela de retenções.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    O Povo paga Bancos, Tap, Lobies, Penções de 180MILeuros sim 180 mil etc. todos os anos a injetar dinheiro para chulos (bons administradores com grandes mordomias que só dão prejuízos de milhões anuais.
    O Povo e culpado.

  7. Avatar de José Braz
    José Braz

    Porreiro vou ganhar mais um euro por mês, muita bom

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Upa upa!
      Podes beber um café por mês num bar chique!!

    2. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Isto não faz que ninguém ganhe mais.
      Apenas faz que o imposto que adiantamos seja menor.
      .
      A taxa final (taxas de IRS aplicadas quando se entrega o IRS) é que interessa.
      As taxas de retenção nem vale pena discutir.

  8. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Ainda bem que a austeridade acabou há uns anos com o porco do punjab.

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      🙂
      Claro que sim.
      Na ultima crise a divida publica rondava os 75% do PIB
      agora esta nos 140%

  9. Avatar de Luis Brito
    Luis Brito

    Terei sido o unico que perdeu dinheiro com o aumento do salario minimo? – 0.30€
    Ganho o OMN que subiu para os 665€. Tenho 1 premio mensal de 25€. Ou seja, 690€.
    Quer dizer que, por 4€, ultrapassei o escalão isento e entro no escalão seguinte (o 2º) e tenho uma tributação de 4% (sim 4%) o que significa que passei a descontar 27€ para IRS mais 3.30€ para SS.
    Contas feitas, com o aumento ganho menos 0.30 cents.
    E esta hein!!!

  10. Avatar de Jorge Silva
    Jorge Silva

    Olá!

    Deixo aqui já um simulador atualizado para o ano de 2021: https://www.kredito.pt/simulador-do-salario-liquido-2021/

    Abraço