Tesla e Volkswagen preparam os seus novos carros elétricos mais baratos

35 Comentários

OS carros elétricos são já uma certeza e um dos marcos que vieram ficar para o futuro. Com uma adesão cada vez maior, são muitas as marcas que já olham para estas alternativas como uma certeza a curto prazo.

Se um dos maiores problemas para a sua massificação é o preço, existem, entretanto, boas notícias a caminho e que podem mudar este cenário. Tanto a Tesla como a Volkswagen estão a preparar os seus novos carros elétricos mais baratos e acessíveis.

Tesla Volkswagen carros elétricos baratos

Mercado precisa de propostas mais baratas

Uma das muitas mudanças que a Tesla trouxe ao mercado automóvel foi a massificação das propostas de carros elétricos. O que até há pouco eram apenas propostas isoladas tornaram-se verdadeiras alternativas para o dia a dia e com muito sucesso.

Claro que dada a sua juventude, provavelmente, os preços a que estes carros elétricos chegam ao mercado ainda não são atrativos. Desta forma, o que é proposto, é ainda muito caro e impede uma adesão massiva a estas novas tecnologias e as estas propostas.

Elon Musk: Tesla vai ter um novo carro, desenhado e produzido na Europa

Tesla prepara o seu carro elétrico

Do que se sabe, este cenário deve mudar em breve e o trabalho para tal está já a ser realizado. A Tesla sempre procurou criar uma proposta que ficasse abaixo dos seus preços atuais, algo que, contudo, ainda não conseguiu de forma final.

A marca americana tem planos a serem desenhados para criar um carro elétrico, menor e mais acessível. Foi o próprio Elon Musk que avançou com esta ideia, tendo já referido por diversas vezes que quer criar uma alternativa, provavelmente desenhada para a Europa.

Tesla Volkswagen carros elétricos baratos

Volkswagen também quer criar uma alternativa

Quem parece ter igualmente entrado nesta ideia foi a Volkswagen. O seu CEO avançou recentemente que a marca terá a ser preparado um novo carro elétrico, também ele menor e mais acessível ao nível do preço. Este será similar ao Polo e deverá custar entre 20 mil e 25 mil euros.

Não há datas para a chegada destas novas propostas, mas as marcas precisam mesmo de apostar em novidades mais acessíveis. Só desta forma se vão tornar verdadeiramente apelativos as ofertas e assim dar acesso a estas melhorias a todos.

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Martins
    Martins

    Fala-se que os preços dos carros eléctricos estão proibitivos mas que com o passar do tempo vão baixar.. Mas este baixar não me parece que seja no sentido de baixar as gamas que já existem.. No caso da VW o que gostaria de ver era um id3 ao preço de um golf a diesel pois parece-me estarem mais ou menos na mesma gama.. E não um polo eléctrico ao preço do golf.. Isso para mim não é baixar os preços mas sim fazer um carro inferior a um preço inferior.. Uma pessoa que queira comprar um carro familiar com espaço para um carro de bebé na bagageira já fica quase impossível sem se meter em créditos num carro a diesel..se for eléctrico vai continuar a ser impossivel nesta gama de carros..

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      O model 3 é considerado um carro compacto nos estados unidos e cá é bem maior à maioria dos carros acho que a tesla a fazer um mais barato ira ser do tamanho de um golf nunca mais pequeno e é assim isto acontece em todo o lado um suv é mais caro que um carro

  2. Avatar de pp24x7
    pp24x7

    Totalmente de acordo. A questão aqui que eu recomendo ponderar é acerca da propriedade do veiculo. A propriedade dos carros vai mudar dos particulares para as empresas num modelo de car-pooling. A escolha do carro é para ser feita em função da necessidade e da situação. 90-95% é o tempo que um carro particular passa estacionado e parado durante o seu ciclo de vida. Claramente insustentavel
    Se precisa de um carro para ir de férias com a família provavelmente precisa de um carro grande.
    Se precisa de um carro para ir trabalhar todos os dias sozinho, talvez precise de outro tipo de carro

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Concordo a 100%. Sempre defendi isso mesmo, ou seja, não vale a pena adquirir um veículo para utilização individual caso ele esteja parado a maior parte do tempo. As necessidades mudam, logo os meios de transporte utilizados também devem variar em consonância. Talvez o car-pooling venha a ser a resposta mais indicada. De bom grado dispenso uma sério de custos anuais associados à posse de um charuto novo ou velho.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Vocês tem de sair da cidade. Está há muito tempo confinados.

        1. Avatar de Vasco
          Vasco

          Bem, se você vive confinado no meio do deserto, acho bem que compre um carro próprio, pois nesse caso faz todo o sentido…

    2. Avatar de TSLABull
      TSLABull

      Já se fala que a Tesla depois de 2030 vai deixar de vender carros a particulares, se é verdade ou não logo veremos.

  3. Avatar de Américo Mendes
    Américo Mendes

    Marcas à parte, a Renault está neste particular a apostar, de longa data, no ZOE.
    Aos poucos pode ser que consiga reduzir mais o preço (com a redução do custo da bateria, como factor principal, díria) e assim chegar a mais “carteiras”…

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      O problema do Zoe é o aluguer das baterias a um preço que a maior parte das pessoas não gasta em combustível por mês. Tudo para um carro de gama baixa.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        A Renault já não aluga as baterias

        1. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          Sim, deixou essa de ter essa opção.

          1. Avatar de Américo Mendes
            Américo Mendes

            Um “essa” a mais… 🙂

        2. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          Desconhecia, e já fui ver. Não deixa de ser puxado para o segmento que é. É um bocado como diz o Zé Maluco uns comentários mais abaixo.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Os malucos decidiram que os carros ficam parados…

      2. Avatar de Américo Mendes
        Américo Mendes

        Verdade, mas não total.
        Conforme o que paga mensalmente em combustivel, pode ser uma excelente opção, pois o ónus do futuro da bateira (substiuida após 25% de degradação, sem limite de kms) fica na Renault.
        Em verdade vai pagando a bateria até trocar, por outra, sempre em Garantia!
        E acresce a dita poupança de combustivel e restantes gastos…

  4. Avatar de Zé Maluco
    Zé Maluco

    Na prática, os carros elétricos de uma gama, tem o preço do carro a gasolina da gama seguinte, ou seja, o ID3 equivalente ao Golf, tem um preço de um Passat, e agora dizem que vão fazer uma espécie de Polo ao preço de um Golf. Não vejo que depois dos first adopters, consigam uma verdadeira massificação.

  5. Avatar de Frederico
    Frederico

    O mais devagar possível, para os carros actuais não quebrarem vendas, e evitar falências.

  6. Avatar de Pedro V
    Pedro V

    Temos capacidade para produzir energia elétrica para que todos os veículos possam ser elétricos?
    Mentes como Dan Nocera dizem que, com a tecnologia atual, não temos capacidade de produzir energia elétrica para toda a demanda.

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      5% dos carros novos vendidos são eletricos, e 5% dos novos são plugin.
      Para esses há energia.
      Provavelmente também há para duplicar estes numeros.
      Com mais parques fotovoltaicos, dá para carregar mais uns tantos de dia.

    2. Avatar de TSLABull
      TSLABull

      Claro que temos, enquanto houver Sol e vento estamos bem 🙂

      1. Avatar de Pedro V
        Pedro V

        Claro que temos empiricamente ou com dados concretos?

        1. Avatar de TSLABull
          TSLABull

          Espreita lá fora e diz-me se vês uma coisa chamada Sol (esta coisa, comparando com uma bomba atómica, a cada segundo que passa liberta uma energia equivalente a 91 bilhões de megatoneladas.) Enquanto assim for estamos bem.

          1. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            E o resto? Captar já conseguimos, armazenar é mais devagar

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      São nem 10% do consumo atual.

      Total e completamente viável que *todos* os automóveis passem a elétricos em menos de cinco anos.

      1. Avatar de Miguel C
        Miguel C

        Dados que suportem a afirmação?

      2. Avatar de Lelo
        Lelo

        Esses +- 10% de consumo é para o parque de EVs em PT ou global ?

    4. Avatar de Frederico
      Frederico

      Se tiver os numeros do Dan Nocera que mostrem porque não temos capacidade de produzir essa energia elétrica, também ajuda à questão.

      1. Avatar de Miguel C
        Miguel C

        https://www.pnas.org/content/103/43/15729

        utube: Dan Nocera: Personalized Energy

        1. Avatar de Frederico
          Frederico

          interessante…
          Na parte do custo de energia solar, precisa de uma actualização por o preço dos painéis ter descido muito desde 2007.
          Refere que o problema do solar é o armazenamento pois só dá energia em uma parte do dia. E que as baterias são caras.
          O custo actual das baterias também é muito diferente de 2007.
          Um canal da tesla no youtube, fala que quando os carros elétricos forem em grande número, surge a condução autónoma e muitos carros serão “uber” sem condutor. Irão ligar-se à rede para carregar nos locais mais convenientes para carregar e estabilizar a rede.

          1. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            Frederico, pessoalmente, sou a favor de tentarmos uma economia baseada em recursos. Mas creio que já não será no meu tempo de vida.

          2. Avatar de Pedro V
            Pedro V

            E creio que com isto disse tudo em relação à minha visão pessoal sobre este e outros temas adjacentes.
            Sou o Miguel C. Estou noutro dispositivo e só agora reparei que o nome mostrado é outro. Faço isto porque há notícias em que já estão outros comentadores com nomes muito parecidos.

  7. Avatar de informado
    informado

    Citroen AMi 6.000 euros

  8. Avatar de Pedro Veríssimo
    Pedro Veríssimo

    Um aparte, já está a ser esboçada a “taxa” que os eléctricos vão pagar em alternativa aos impostos sobre combustíveis e não é nada meiga.
    Vai ser ao Km em princípio.

    1. Avatar de Ambrásio
      Ambrásio

      hehehe, o que vão dizer os fundamentalistas dos carros eléctricos ?

  9. Avatar de lol
    lol

    o que vejo e pessoal a queixar-se do preço nao nao se queixam quando gastam aos 40 50 mil por um bmw ou audi ou mercedes aos quase 100 euros em combustivel por semana pois pois as ok a liberalizaçao do mercado fez-se para cada um escolher o que quiser nao para escolher que os outros querem