Tesla: Vai ser possível ver remotamente o que se passa à volta do carro

22 Comentários

A Tesla continua na linha da frente dos veículos elétricos e em toda a tecnologia que equipa os seus veículos. Ao longo dos últimos anos as novidades têm sido muitas e estão a chegar mais novidades.

Segundo informações irá estar disponível uma “grande atualização” que permitirá aos proprietários dos Tesla ver remotamente, na app, o que as câmaras associadas ao autopilot conseguem ver.

Imagem Tesla Model Y com novo sistema de cabos elétricos


De acordo com o site electrek, a Tesla tem planos para lançar uma “grande atualização” de software, provavelmente a versão 11, para atualizar algumas funcionalidades e disponibilizar outras. Desde há algum tempo que a Tesla tem vindo a falar sobre uma melhor integração da funcionalidade Tesla Sentry Mode na sua app móvel.

Esta funcionalidade foi apresentada em 2019 e permite uma vigilância 360.º dos veículos Tesla.

Câmaras do AutoPilot Tesla na app móvel..

O Sentry Mode adiciona uma camada única de proteção aos veículos Tesla. Permite vigiar continuamente o ambiente ao redor de um carro quando este é deixado sem supervisão. Desta forma, quando ativado, o Modo Sentinela entra num estado de “Espera”, como muitos sistemas de alarme domésticos, que usam as câmaras externas do carro para detetar possíveis ameaças.

Se uma ameaça mínima for detetada, como alguém que se encoste ao carro, o Modo de Sentinela passa para um estado de “Alerta” e exibe uma mensagem no aviso no ecrã interior a informar que as suas câmaras estão a gravar a atividade de perímetro.

Se uma ameaça mais grave for detetada, como alguém a partir o vidro de uma janela, o Modo Sentinela passa para o estado “Alarme”, que ativa o alarme do carro, aumenta o brilho do ecrã central e reproduz música no volume máximo do sistema de áudio do carro.

Se um carro mudar para o estado “Alarme”, os proprietários também receberão um alerta na aplicação móvel Tesla. Estes serão informados que ocorreu um incidente. Posteriormente, poderão descarregar uma gravação de vídeo do incidente (via acesso USB dentro do carro). A gravação do incidente começa 10 minutos antes do momento em que uma ameaça foi detetada.

Com a atualização que a Tesla pretende disponibilizar, os proprietários de veículos da marca poderão ver o que se passa à volta do seu veículo através da app. As câmaras que dão suporte ao autopilot estarão disponíveis na app móvel. Ainda não se sabe quando a Tesla lançará tal atualização, sabendo-se apenas que está em desenvolvimento.

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BM
    BM

    Embora não tão sofisticado, mas este conceito já existe há uns 3 anos na Bmw.
    por isso não é uma grande novidade.
    https://youtu.be/1X5GyJRUpGc

  2. Avatar de Antonio
    Antonio

    Como funciona a lei nas filmagens da via publica? Não é proibido por lei?

    1. Avatar de BM
      BM

      e o que acontece se o carro é estrangeiro e as leis desse país permite dashcams, como vão fiscalizar isso?

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não é ilegal, é uma questão de se informar. Uso das imagens pode não servir como prova de algum acto.
      Imagens na via pública não é ilegal, ilegal pode ser o que fazes com essas imagens, mas isso já são outro tipo de leis / crimes.

      1. Avatar de Cammonnis
        Cammonnis

        É tão ilegal como colocar videovigilância na minha casa a apontar para a via pública. É ilegal e ponto

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          nao é ilegal de todo, eu tenho dashcam e informei me antes de colocar e vi que nao era ilegal é ilegal sim o que fazes com as imagens se nao os armazens que têm camaras a filmar a rua tambem é ilegal ? ou as casas que têm video vigilancia, ate as caixas de multibanco têm

          1. Avatar de Lelo
            Lelo

            De certeza ?
            O artigo 19º da Lei 58/2019 determina que as câmaras de videovigilância não podem incidir sobre «vias públicas, propriedades limítrofes ou outros locais que não sejam do domínio exclusivo do responsável, exceto no que seja estritamente necessário para cobrir os acessos ao imóvel». CNPD.

        2. Avatar de BrunoM
          BrunoM

          Então significa que os carros do Google Maps, Apple Maps e por aí fora recolheram imagens da via pública ilegalmente sendo assim?

          1. Avatar de Lelo
            Lelo

            Nesses casos, matricula e caras estão “tapadas”.

        3. Avatar de BrunoM
          BrunoM

          @Lelo, tapados ou não as imagens foram recolhidas.
          Assim como uma dashcam, as imagens são recolhidas da mesma forma.

          Penso que o factor da ilegalidade vai depender do que fizer com essas imagens. No caso da Google eles publicaram com as caras “tapadas”.

          No meu entender, se queremos que a lei se aplique de igual forma para toda a gente então as dashcams podem operar desde que não publique os vídeos com matrículas e/ou caras destapadas

          1. Avatar de Lelo
            Lelo

            As imagens do Googlemaps, por lei, não podem identificar ninguém. Mantém-se o direito à privacidade. As imagens das dashcams não podem ser publicadas. Podem, e aí vai depender da interpretação do juiz, ser usadas para provar a prática de um crime.

      2. Avatar de Jaime
        Jaime

        Pois, mas se para operar um drone com câmera necessitas de autorização, então para estes carros também… O conceito é exatamente igual…

  3. Avatar de ok
    ok

    Duvido que isso seja permitido na Europa devido á proteção de dados. Mas era interessante sem dúvida. A ver vamos.

  4. Avatar de Jacs
    Jacs

    deviam acabar com essa coisa de protecção de dados só serve para bem dos FDPs deste mundo , está na via publica é publico.

  5. Avatar de Infetado
    Infetado

    Tesla, a despertar o narcisismo que há em si!

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      e ja agr o amor ao meu carro

  6. Avatar de Cammonnis
    Cammonnis

    Por acaso não tenho interesse nenhum que a Tesla ou outra empresa privada saiba onde é que eu ando, sem que eu autorize. E que me filme sem autorização. Que eu saiba o carro não é uma loja ou uma entidade pública.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      eu tenho insteressa em saber quem me anda a riscar o carro ou tentar roubar e ja ha muita gente que se lixou com isto e tiveram de pagar

    2. Avatar de rodrigo
      rodrigo

      sendo assim mais vale deitar o teu telemovel e portatil fora!

  7. Avatar de Cammonnis
    Cammonnis

    Não autorizado… Quando ando com o telemóvel, permito-me a essas invasões. Mas é o MEU telemóvel, não é o carro de outra pessoa qualquer.