Portugal: Governo cria carta de condução digital (e não só)

55 Comentários

A pandemia por COVID-19 tem vindo a acelerar fortemente a digitalização. Muitos dos procedimentos que conhecemos e usamos têm vindo a passar para o online e há mais algumas novidades.

O Governo vai criar a carta de condução digital, não sendo, portanto, necessário os condutores terem o título em cartão. Mas há mais novidades.

Portugal: Governo cria carta de condução digital (e não só)


Carta de condução na app e outros documentos

Os condutores deixarão de ser obrigados a ter a carta de condução e os documentos do veículo em papel na carteira. A carta mudará de grafismo e passará a ter uma versão digital. Os documentos da viatura, como o registo de propriedade, o certificado do seguro e a ficha de inspeção, estarão também disponíveis numa plataforma móvel.

Para que tudo funcione neste formato digital, os agentes de autoridade terão de ter também equipamentos capazes de verificar e comprovar os documentos apresentados pelos condutores. Caso os agentes não disponham de tais meios eletrónicos para a leitura, o condutor terá de apresentar os documentos em formato físico na esquadra, num período de cinco dias.

Portugal: Governo cria carta de condução digital (e não só)

O JN refere que existirão alterações ao Código da Estrada e as multas serão pesadas para os infratores. O uso do telemóvel ao volante será equiparado à condução sob a influência de álcool, com o valor da coima a duplicar para 250 € e 1.250 €. Quem for apanhado arrisca perder três pontos na carta de condução.

Na alteração do código da Estrada consta também a proibição de trotinetas elétricas velozes de circular nas ciclovias.

A aplicação id.gov.pt da Administração Pública permite-lhe guardar e consultar os seus cartões (Ex: cartão de cidadão, carta de condução, cartão ADSE) em qualquer momento e em qualquer lugar recorrendo à Chave Móvel Digital. Além desta app, a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P, disponibiliza outras apps bastante interessantes como a app MyADSE, MySNSAutenticação Gov, entre outras.

Leia também…

id.gov.pt: Tenha o seu Cartão de Cidadão e Carta de Condução no smartphone

 

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ze das Quintas
    Ze das Quintas

    Finalmente, esta pandemia tem sido um abre olhos!

  2. Avatar de Carbonato de Sódio
    Carbonato de Sódio

    Claro que só instala quem quer, pelo menos por enquanto. Só que o telemóvel neste momento cada vez mais se torna num bem altamente cobiçado pelos amigos do alheio, não pelo valor monetário do telemóvel em si como era até há alguns anos, mas pelo que ele guarda e garante acesso.

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      E com o alto nível de problemas de segurança existentes, em especial no mundo Android por falta de actualizações de segurança, é muito perigoso ter conteúdos sensíveis nos smartphones.

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    nao sei para que, ninguem vai usar porque a app é para nos controlar e saber onde estamos, e ter todos os nossos dados e a vacina do covid é para injetar mircrochips

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Acho que já foste injetado via wireless!!
      Vai ver disso, a minha tia também ficou assim marada por causa de um router que foram la meter a casa dela. E veio se a descobrir que era um falso técnico.. nunca descobrimos quem era.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        pensava que dava para perceber que era ironia

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não dá. Um bloco de texto escrito não transmite entoação ou as tuas expressões.

  4. Avatar de Diogo
    Diogo

    Finalmente Obrigado, a carta nem me faz muita confusao mas os documentos do carro sim, nao faz muito sentido que se os agentes nao tiverem o equipamento nós é que temos de ir à esquadra mas vivo bem com isso

    1. Avatar de netdroid
      netdroid

      Vives bem com isso? Então imagina o seguinte cenário: vais a caminho do aeroporto para apanhar um avião que te levará para um país estrangeiro (tailândia, por ex) onde vais ter que permanecer pelo menos 15 dias em trabalho. Perto do aeroporto, surge uma operação stop, na qual, apesar de teres os documentos em ordem, os agentes não têm o equipamento para verificar os dados no teu telemóvel…Que vais fazer? Desistes da viagem para apresentar os documentos na esquadra? Ou não vais à esquadra e sofres as consequências daí inerentes? Como eu costumo dizer, “pimenta no cú dos outros, para mim é refresco”. Ou seja, uma besta qualquer, sentada num cadeirinha bem paga, teve esta ideia fantástica, sem pensar em todas as hipóteses e os outros é que se lixam. Claro, porventura ainda terá uma menção honrosa por ter esta “criativa” imaginação.

      1. Avatar de A. M.
        A. M.

        No campo das hipóteses tudo pode acontecer!! Então imagina o seguinte cenário: “vais a caminho do aeroporto para apanhar um avião que te levará para um país estrangeiro (tailândia, por ex) onde vais ter que permanecer pelo menos 15 dias em trabalho. Perto do aeroporto, surge uma operação stop”, na qual, apesar de te teres esquecido dos documentos, tens tudo no telemóvel!! E, “curiosamente” a polícia tem o equipamento para verificar os dados do teu telemóvel. E, já perto da hora da partida, tens o problema resolvido….graças a uma app no telemóvel. Claro, deverias sentir-te honrado com esta “criativa” imaginação.

  5. Avatar de LP
    LP

    Não entendi uma coisa: a Carta de Condução já existe de forma digital, precisamente na app id.gov.pt

    Eu já uso! E a app é precisamente do… Estado!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sim, eu já uso tanto a carta de condução e cartão do cidadão.
      E já usei algumas vezes, mesmo numa operação stop.
      A mim dá-me muito jeito pois raramente costumo andar com a carteira.

    2. Avatar de José Rebelo
      José Rebelo

      Mas a polícia para já reconhece se quiser, pois não existe nada oficial que obrigue os agentes a aceitar este formato da aplicação, ou existe?

  6. Avatar de Velho Rabugento
    Velho Rabugento

    “Caso os agentes não disponham de tais meios eletrónicos para a leitura, o condutor terá de apresentar os documentos em formato físico na esquadra, num período de cinco dias”

    Já está mesmo a ver o que vai acontecer não é???

    1. Avatar de fim do mundo
      fim do mundo

      mas isso é lógico, as autoridades nunca tem nada, e quando tem são coisas inúteis como sempre.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Pois, espetacular, mas o melhor é andar com a carta na carteira na mesma

    3. Avatar de Nuno
      Nuno

      pois nao faz muito sentido mas ya o que acho que vai acontecer é que os policias vao ser bacanos e vao deixar passar, e sim eu tenho uma opiniao polemica mas eu ate acho que os policias muitas vezes sao bacanos, nao é como os atrasados mentais “policia bom é policia morto”

      1. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Há os dois mundos infelizmente, depende da educação de cada um ou se acordou bem disposto naquele dia.

  7. Avatar de Nef
    Nef

    A aplicação id.gov.pt, só permite guardar, cartão de cidadão, carta de condução, cartão ADSE.
    Qual é a app que permite guardar os documentos da viatura, como o registo de propriedade, o certificado do seguro e a ficha de inspeção?

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Pelo que percebi, ainda não está disponível!

  8. Avatar de asdasd
    asdasd

    Ja tenho o id.gov com cc e carta à quase 2 anos …

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Só existe alguns problemas!! Vais precisar de ter internet no smartphone para usar a aplicação id.gov.pt e duvido que os idosos com reformas baixas (- €300) que comprem um smartphone e paguem um plano de internet só porque o governo quer digitalizar os documentos.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Não há um mínimo de internet grátis em cada telemóvel?
      E deixa de existir o documento físico? Não.
      Qual é afinal o problema de nos darem uma alternativa?

  10. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Mas a lei diz conduzir sem carta, dá direito a ir apresentá-la posteriormente à esquadra e a pagar 30€ de multa.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Felizmente o mundo esta a evoluir e agr podes ter numa app

    2. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Conduzir sem carta é diferente de conduzir com carta num formato em que por algum motivo o polícia não a consegue ler… Digo eu…

  11. Avatar de androidiano
    androidiano

    Já utilizo esta app id.gov.pt à um ano é muito útil, deixei de andar com carteira e enquanto tiver bateria no smartphone tenho sempre os docs comigo!

  12. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Se a App funcionasse corretamente era ótimo. Mas eu nem consigo adicionar os cartões.

  13. Avatar de Tim
    Tim

    E temos de dar o nosso telemovel ao policia?
    Não tem logica isso.
    Prefiro andar com os cartoes e dar apenas o cartao.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Se tivermos que dar o smartphone desbloqueado as autoridades isto morre a nascença não tem base legal!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      tens de mostrar o telemovel ahah é obvio que nao é para o policia mexer no telemovel e a app ate deve dar para mostar os cartoes mas continuar bloqueado

    3. Avatar de A. M.
      A. M.

      Não temos de dar o telemóvel ao polícia!! …só temos de emprestar!! rsrsrss!!
      Agora a sério, há sempre qualquer coisa que o português embirra!! Se inventam uma solução boa, há que pôr logo problemas nisso. Mesmo que sejam mais as vantagens que as desvantagens!!
      Vêr estes comentários de “deita abaixo” apetece logo “fazer um desenho” para vêr se as pessoas percebem!! Ou seja, querem usar cartão físico, podem usar…não vão ser obrigados a “entregar”o telemóvel ao polícia, porque também não são obrigados a instalar a app!! Querem usar a app, usem pois pode dar jeito, quando se esquecerem da carteira, ou até para substituir a carteira. Já se percebeu que… pode acontecer!!… do polícia não ter equipamento para “lêr” a app, mas depois têm cinco dias para ir mostrar o cartão. É confuso isto?? Haja paciência!!!

  14. Avatar de BM
    BM

    não sei porquê tanto alvoroço com o documento único e a carta de condução.
    Supostamente as autoridades deveriam saber se um indivíduo está habilitado a conduzir (ou não) bastando para isso que eles acedam ao sistema e obter a info de que precisam.
    Mesma coisa para o documento único, o governo tem todos os dados necessários, basta terem um pc para acederem a uma determinada matrícula.
    Inspecções, seguros, etc… mesma história, está tudo disponível internamente online se as autoridades quiserem ter acesso.
    que tal não ser necessário nem a carta nem o documento único sejam eles digitais ou físicos?
    não seria bem mais simples ou está a escapar-me algo?

    Aqui no Reino Unido a título de exemplo, a carta de condução pode ficar em casa assim como o documento do carro e não é preciso meter nada no párabrisas para o seguro.
    as inspeções periódicas estão disponíveis para todos online também.

    Há que reconhecer que é bem mais simples assim, porque não é possível em Portugal?

    1. Avatar de Tim
      Tim

      Exactamente. Tb não entendo isto.

  15. Avatar de Patanisca
    Patanisca

    Trotinetes elétricas velozes? Que raio de conceito é esse? LOL

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Está descriminado no projeto de lei…são consideradas “trotinetes velozes” desde que alcancem uma velocidade superior a 25 Km/hora!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Serão as que superam os 25kmh
      (atualmente são ciclomotores)

      É aguardar pela publicação em Diário da República
      que não dá para confiar nas interpretações do JN
      (e ainda menos nos resumos das interpretações do JN)

  16. Avatar de jAr
    jAr

    ” o valor da coima a duplicar para 250 € e 1.250 €”. Alguém estava desatento Sr. Pedro.

  17. Avatar de WhiskasSaquetas
    WhiskasSaquetas

    Porque não usar o nosso cartão de cidadão como carta de condução, agregar a informação do automóvel etc ??

    1. Avatar de adbu
      adbu

      Porque se te tiram a carta de condução ficas sem cartão do cidadão.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        validem digitalmente.

  18. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    5 vezes que a pplware me remove os comentários!!! Acabam de perder um leitor !!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Hmmm isso não é verdade. Podes ir, se vires que é bom para ti, mas pelo menos vê aqui https://bit.ly/3lBDkF5 que deves ter milhares de comentários publicados. Não vale inventar 😉

  19. Avatar de ZéBoss
    ZéBoss

    isto já vem é tarde… eu estou à espera dos documentos da mota há 3 meses e ainda nada

  20. Avatar de Nuno Rompante
    Nuno Rompante

    Tenho mais uma coisa para vos expor, porque após o jantar aprofundei esta nova ideia do nosso governo.
    Para alem da App não carregar o meu cartão do cidadão e carta de condição, questionei-me a mim próprio, será que me enganei no meu PIN deixa cá aceder autenticacao.gov e verificar. Testei os meus PIN’s todos e estão correctos e reparei que temos aqui um menu “O MEU ID.GOV.PT”, então indico cartão do cidadão e lá introduzo o numero de ID Civil e PIN e confirmo, resultado… “O cartão não é valido”. Senhores do governo Português falem lá com os vossos programadores e deixem de meter a carroça á frente dos bois.

  21. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Mais vale andar com os documentos… ao menos esses nao ficam sem bateria e não tenho que me deslocar á esquadra, se não tiverem equipamento para ler a app… mas isto sou eu…

  22. Avatar de informado
    informado

    Pacote de internet barata para ter no telemóvel. Ou o governo que dê net grátis. Não pode é obrigar a ter internet e smartphone. mas isto é um perigo enorme. O crime cibernético adora estas coisas para roubar dados.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Não é obrigatório usar a carta digital. Só usa quem quer…

  23. Avatar de João
    João

    A carta digital já existe há muito tempo. Já a uso há muito tempo.

    1. Avatar de Redin
      Redin

      Eu já tenho a minha à quase 25 anos

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Ops, retiro o meu comentario. Sorry

  24. Avatar de User
    User

    Questão: e se emprestar o carro a alguém? Vou ter que continuar a ceder os documentos do carro

    Exemplo mais prático: eu tenho o meu carro em nome do meu pai. Não consigo então ter o DUA no telemóvel, correto?