COVID-19: Facebook elimina 7 milhões de conteúdos nocivos

13 Comentários

Em plena pandemia por COVID-19, as redes sociais têm ganho ainda mais popularidade. As pessoas procuram frequentemente sobre informação e números da pandemia nas próprias redes sociais só que a desinformação é imensa.

De acordo com uma informação recente, o Facebook eliminou cerca de 7 milhões de conteúdos nocivos.

COVID-19: Facebook elimina 7 milhões de conteúdos nocivos


De acordo com a Lusa, o Facebook, eliminou sete milhões de mensagens que poderiam causar dano físico no que diz respeito à COVID-19. A ação foi realizada no âmbito do combate à desinformação sobre a pandemia e os números são referentes apenas ao segundo trimestre deste ano.

COVID-19: Facebook já identificou mais de 98 milhões posts com desinformação

De referir que, neste período, a maior rede social já “identificou” mais de 98 milhões de peças de desinformação ligadas à pandemia.

Em outubro último, David Agranovich, responsável global de interrupção de ameaças do Facebook, afirmava, numa conferência ‘online’, que a maioria das campanhas de desinformação relacionadas com a COVID-19 usa a pandemia apenas como um chamariz para captar a atenção dos utilizadores, que acabam, por vezes, por seguir páginas com outro tipo de conteúdos. Sempre que é detetada uma informação falsa sobre a pandemia, o Facebook elimina-a.

COVID-19: Facebook elimina 7 milhões de conteúdos nocivos

Desde o início da pandemia, a rede social mostrou-se proativa no combate à desinformação ligada à COVID-19, o que não a impede de ser alvo de críticas de muitas organizações, que consideram o Facebook um ‘palco’ de disseminação de informação falsa ou incorreta. Além do combate à desinformação sobre a COVID-19, o Facebook garante estar a ‘batalhar’ em outras frentes como o discurso do ódio, terrorismo, assédio, entre outros temas.

No seu último relatório, que aponta para uma diminuição desde o primeiro trimestre de 2019, o Facebook refere que…

Continuamos a melhorar a nossa capacidade de detetar e bloquear tentativas de criar contas falsas. Estimamos que o nosso sistema de deteção nos ajude a prevenir milhões de tentativas de criar contas falsas todos os dias

No que respeita ao bloqueio de contas falsas, o número desceu de 1,7 mil milhões no primeiro trimestre deste ano para 1,5 mil milhões no segundo trimestre.

 

Leia também…

Muita atenção: Vídeo no Messenger rouba a password do Facebook

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    O Ministério da Verdade vive de CENSURA

    1. Avatar de Santos
      Santos

      E sinceramente com a anormalidade que o pessoal se lembra de inventar bem é preciso. Aliás eu nem autorizava qq tipo de discussão em relação a esses assuntos, quer fosse a favor ou contra, o pessoal fala da comunicação social mas as redes sociais são qq coisa pra desinformar as pessoas. Ainda não vi um único site de fact checking que de uma publicação viral no Facebook como 100% verdadeira, há sempre distorção.

      1. Avatar de 1984
        1984

        Ainda não vi nenhum vi nenhum fact checking totalmente imparcial, já para não falar que são eles mesmos que decidem quando vão fazer a análise (ainda não os vi a aceitar sugestões e a comprometerem-se a analisar EXATAMENTE o que o público pediu ). Para ser honesto, assustam-me empresas com o abalo de governos dizerem o que é ou não verdade. (Bem mais do que estes movimentos) Censurar nunca é a melhor opção e só dá mais energia a estes grupos pois sentem-se ainda mais contra o sistema. A Humanidade cresceu graças ao debate de ideias e agora estamos a fazer exatamente o contrário. Independentemente de ser verdade ou não, todos têm o dever de ouvir o que os outros têm a dizer (mesmo que não faça o mínimo sentido). Agora dizer: nós é que sabemos e censurar… É descer ainda mais baixo do que aqueles que criam em sã consciência, as teorias da conspiração mais absurdas…

        1. Avatar de Santos
          Santos

          Só vou fazer um parantesis antes de lhe responder a si e que serve a outras pessoas aqui do site, que decidiram ingressar agora no “movimento 1984”. Primeiro o Orwell lutava contra o controlo absoluto, o fascismo/ditadura, não especificamente a censura e em segundo ele próprio não defendia a anarquia. O próprio Orwell sabia que a solução não passava por cada um fazer (ou dizer)o que lhe desse na real gana e sem consequências.
          O mesmo se aplica aqui se há desinformação, tem moderadores que podem decidir apagar o conteúdo. Quer publicar á vontade e o que quiser tem de criar uma página sua e com as suas regras.
          Quanto á verificação de factos, parcial só se for a escolha de conteúdo, de resto a partir do momento em que os argumentos estão á sua frente ou os contesta com factos ou só pq vão contra aquilo que você ou qq outra pessoa não são parciais.
          A verdade é que as teorias da conspiração já parecem aquelas questões matemáticas extremamente ambíguas, a pessoa que a publica nem sabe se está bem formulado mas desde que dê para o pessoal andar á cabeçada nos comentários, siga para a frente.

  2. Avatar de Zacarias
    Zacarias

    Você devia saber o que isso significa antes de comentar.
    E numa plataforma privada vir falar de censura quando desrespeitas as regras que aceitaste de livre vontade é no mínimo ridículo.

    Aliás, tentar controlar plataformas privadas atirando palavras como censura…

  3. Avatar de Julio
    Julio

    la vem os iluminados falarem em censura

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Significado de Censura: desaprovação e consequente remoção da circulação pública de informação, visando à protecção dos interesses de um estado, organização ou indivíduo. Consiste em toda e qualquer tentativa de suprimir a circulação de informações, opiniões ou expressões artísticas.

      1. Avatar de AD9
        AD9

        Pois, “informação”, não teorias da conspiração infundadas

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Ha aqui meia duzia de gatos pingados que sao incriveis. Estao sempre do contra sobre a opiniao das outras pessoas. Chego mesmo a opiniao que voces devem trabalhar para algum grupo satanico. E a proposito de censura, e o que voces fazem mesmo negando a opiniao dos outros, querendo se sobrepor as opinioes diferentes de outras pessoas. Realmente em relacao ao facebook nao lhe fica nada bem esta atitude. Direito a opiniao toda a gente tem, desde que nao seja para incentivar actos terroristas ou racistas ou o que quer que seja, e nao parece ter sido o caso. Simplesmente censuram so porque sim.

    1. Avatar de Santos
      Santos

      “Estao sempre do contra sobre a opiniao das outras pessoas. ….
      Direito a opiniao toda a gente tem”

      Mas então isso não significa que eu estou no direito de ter uma opinião contra?
      E depois o Facebook é público mas continua a ter moderadores. Não estão propriamente a atacar os sites/blogs pessoais das pessoas, aí sim a pessoa faz “as suas regras” e publica o que bem entender.
      E em segundo isso é quase irónico pq o excelentíssimo é que gosta de ser do contra há já uns meses mas ok.

    2. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      “…desde que nao seja para incentivar actos terroristas ou racistas ou o que quer que seja, e nao parece ter sido o caso”

      O presidente da maior potência mundial sugeriu injectar com desinfectante para tentar matar o vírus. Achas que quem o segue não vai experimentar?
      https://www.forbes.com/sites/nicholasreimann/2020/08/24/some-americans-are-tragically-still-drinking-bleach-as-a-coronavirus-cure/?sh=526457f16748

      É preciso muito cuidado com o que se diz. Se alguém morre porque seguiu a indicação de outra pessoa, essa outra é responsável (e.g. médicos, ministros…). Agora se não queres ter essa responsabilidade, então a censura é uma boa ferramenta para esses casos. Para teres liberdade é preciso responsabilidade.

  5. Avatar de ZeDasCabras
    ZeDasCabras

    0,16% taxa mortalidade mundial

  6. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    Aposto que 90% desses conteúdos eliminados diz respeito a teorias da conspiração, nomeadamente a máscara não servir para nada e a Covid ser uma fraude.
    Depois venham bater à porta do SNS quando forem infetados…
    O Facebook, já agora, eliminava todo o tipo de conteúdo do Chega, e outras páginas ligadas à extrema-direita.