Google muda as regras! Armazenamento ilimitado gratuito no Google Fotos chega ao fim

59 Comentários

Uma das grandes vantagens da Google e dos seus serviços está na forma como estes gerem o espaço dos utilizadores. A gigante das pesquisas permite que sejam armazenadas imagens e vídeos sem limite de espaço, desde que sejam cumpridas algumas regras.

Agora, e numa decisão anunciada de forma irrevogável, esta oferta única vai desaparecer. A Google mudou as regras e o armazenamento ilimitado no Fotos dado vai ser removido e passam a ter de ser respeitados os limites de cada conta.

Google Fotos armazenamento ilimitado regras

Google mudou as regras do armazenamento

Esta é uma novidade que não vai agradar aos utilizadores do Google Fotos. Desde que foi apresentado há 5 anos, este serviço tem servido os utilizadores nos seus smartphones para guardar as fotografias captadas a qualquer momento.

Mais que um repositório, este serviço é também um local onde estas imagens podem ser vistas e geridas. A sua grande vantagem é mesmo o espaço ilimitado que oferece, desde que as imagens estejam com a qualidade padrão deste serviço.

Google Photos armazenamento ilimitado regras

Google Fotos passa a ter novas regras

A Google muda agora as regras e a partir do dia 1 de junho de 2021 todo o espaço ocupado passa a contar para o armazenamento de 15 GB (base das contas). Isto significa que as novas imagens, independente da sua qualidade, passam a ocupar o seu espaço.

Como nem tudo são más notícias, as imagens carregadas antes mantêm o seu estatuto e não contam para o volume de espaço ocupado. A justificar esta decisão está a ideia de que poucos utilizadores usam mais do que o espaço oferecido pela Google no Fotos.

Armazenamento ilimitado acaba para todos

Para ajudar na gestão deste espaço, a Google apresenta uma página onde os utilizadores podem controlar esse valor. Para além do espaço ocupado, há ainda uma estimativa sobre os próximos meses e a ocupação que vai ser feita.

São notícias menos positivas para os utilizadores do Google Fotos. Habituados a não ter de se preocupar com esta gestão, passam agora a ter de ter algum cuidado com o que está a ser enviado e a ocupar espaço essencial.

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ola
    Ola

    Agora é que o mundo acabou….

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mais cedo ou mais tarde tinha de acabar. Todos tinham noção disso.

      1. Avatar de Carbonato de Sódio
        Carbonato de Sódio

        Sim, realmente era bom demais uma empresa como a Google dar uma borla destas como se o espaço de armazenamento dos servidores deles fosse infinito. Agora há que procurar alternativas, nem que seja recuar 5 ou 10 anos e ressuscitar o “velho” DVD e andar com um SSD portátil às costas…

        1. Avatar de Joao Ptt
          Joao Ptt

          Ou talvez passar a ter um disco ligado a um router acessível através Internet de forma segura para terem um limite muito maior.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Nextcloud…

          2. Avatar de Guterres
            Guterres

            Ou pagar a subsriçao…

          3. Avatar de Realista
            Realista

            … ou ter um telefone que aceite cartões SD.

  2. Avatar de Jorge Fernando
    Jorge Fernando

    Cab$ões!

    1. Avatar de PhotoShot
      PhotoShot

      Cabsões? Realmente é preciso ter uma cabeça grande para ter estas ideias geniais 😉

  3. Avatar de Rikardo S.
    Rikardo S.

    Pasito a Pasito el Googolito sigue la manzana. Afinal que tiene razón? La manzana que ya está adelante.

    Assim os hater da Apple pode ser que não ataquem.

    1. Avatar de Odracir
      Odracir

      15GB gratuitos continuam a ser mais que 5GB gratuitos. Pelo menos foi o que me ensinaram na escola

      1. Avatar de Rikardo S.
        Rikardo S.

        Ja falamos melhor!!!! Pacito a pacito vais lá ter. Calma vais pagar por isso é muito mais.

        1. Avatar de AD9
          AD9

          Já vi fanáticos menos agressivos que alguns fanboys da apple. A empresa não deixa de ser fantástica se admitirem que tem alguma falha

          1. Avatar de Rikardo S.
            Rikardo S.

            Odeio a Apple. Sou blackberry. Odeio a Google só tem utilizadores roborizados. Chipados.

  4. Avatar de Pedro
    Pedro

    Alternativas?

    1. Avatar de Tiago I.
      Tiago I.

      Há uns 5 anos atrás, através dum artigo aqui do Pplware subscrevi a cloud do Mail.ru. 1 terabyte grátis. Até hoje mantém-se. Zero problemas.

      1. Avatar de Milhais
        Milhais

        Igualmente, funciona 5 estrelas ate agora

        1. Avatar de Luís Pacheco
          Luís Pacheco

          Vou ver isso. Mas de um momento para o outro mudam, o Flickr também era assim e acabou.

  5. Avatar de R
    R

    Acredito que um dos grandes problemas é que imensos utilizadores não fazem triagem nenhuma; nunca apagam nada, nem as fotografias e vídeos que ficaram mal.

  6. Avatar de Carbonato de Sódio
    Carbonato de Sódio

    De facto era estranho uma das empresas mais ricas e com mais lucros do mundo estar dando esta aparente abébia. Talvez isto tenha sido pensado desde início de modo a atrair clientes e, numa altura em que milhões de pessoas têm lá a vidinha toda, toca a dar o golpe: ou pagas, ou simplesmente não guardas as fotos.
    15 GB, mesmo com as fotos limitadas a 16 Mpx e ocupando para aí 2 a 3 MB, irá esgotar em pouco tempo. E as subscrições para mais espaço não são propriamente baratas, e acredito que com esta política acabem por ficar mais caras, tendência que os outros fornecedores de armazenamento irão certamente seguir.
    Pois lá teremos de voltar a 2010 e a ressuscitar os “velhos” DVD’s e discos externos, bastante menos fiáveis em termos de armazenamento a longo prazo.
    Sendo assim terei (e terá mais gente) cerca de meio ano para procurar alternativas, sendo também que irei cancelar a minha subscrição e ficar unicamente com os 15 GB gratuitos (se entretanto isso não acabar também).
    Se isto se deve a limitações técnicas, ganância ou manifestação de poder, nunca saberemos.

    1. Avatar de Luís Pacheco
      Luís Pacheco

      Mas é lógico que é estratégia…

    2. Avatar de Ângelo
      Ângelo

      Dar o golpe? Tudo o que for armazenado até 6/2021 não contará para esse espaço limitado. A partir daí, sim.
      As subscrições para mais espaço não são baratas? 20€/ano (menos de 2€/mês) para 100GB não são caros, até porque o Fotos não é só um espaço de armazenamento. Faz albuns automaticamente, etc. E vai ter ferramentas para ajudar a poupar espaço (detectar fotos desfocadas, demasiado escuras, etc).

      São enviadas para o Google Fotos 28000000000 (28 mil milhões) de fotos e vídeos DIARIAMENTE. É claro que a partir de uma certa altura, a festa tinha de acabar. As pessoas começarem a ser mais selectivas no que guardam ou então a fazerem backups físicos, mantendo no Fotos o que acharem mais essencial ou que queiram sempre ter à disposição em qualquer lado.

      Tudo o que eu tenho, tenho armazenado em disco também. E quem quiser manter-se nos 15GB gratuitos, pode fazê-lo. Se os encher, pode fazer backup e libertar espaço para mais. Até usar o Fotos, eu usava o Dropbox e só tinha 2GB. Basicamente, usava o Dropbox para fazer aparecer no meu computador as fotos que tirava com o telemóvel. Depois fazia backup, apagava do dropbox e repetia o processo.

  7. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Ainda bem que não guardo fotos e videos na nuvem….ufa…..se não lá ia muita foto pro lixo, fotos ainda é algo que guardo fisicamente, pois já tivo problemas com o google fotos….deixei logo, uso galeria offline…pronto….

    1. Avatar de Pedro Simões

      Como é que vai tudo para o lixo? A Google só vai mudar as regras em julho de 2021 e mesmo assim, tudo o que são fotografias já carregadas não vai contar para esse armazenamento. Só as que forem carregadas posteriormente.

      1. Avatar de Já Fui e Mudei
        Já Fui e Mudei

        XPEnology tem o Moments – Fica arrumado e acessível no PC e no Smartphone.
        Comigo já está solucionado há mais de 1 ano.
        Cada um a fazer o seu servidor cloud

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Há um pico de corrente, uma inundação, um incêndio, e lá vai a cloud caseira e tudo o que lá tem…

          1. Avatar de rui
            rui

            pode ter backup para um serviço cloud com preços muito mais baratos do que live data ou eventualmente só pagos recuperar e ter idia de quanto custa safar a inundação

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Porque uma empresa como a google também não perde dados não… Ainda em 2015 perdeu dados guardados na núvem por causa de uma trovoada.

    2. Avatar de Carbonato de Sódio
      Carbonato de Sódio

      A nuvem para mim é apenas um segundo backup. Isto porque, mesmo não sendo a nuvem infalível como acabámos de ver, é (teoricamente) sempre mais fiável que uma drive externa ou um conjunto de discos ópticos. Nunca é boa ideia ter apenas um backup de conteúdo insubstituível. Portanto vai-se o Google Fotos, compram-se drives externas. E se houver uma calamidade perde-se tudo.

      1. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        A não ser que se seja profissional de fotografia/vídeo e realmente adicionem vários GB por dia, a maior parte das pessoas pode pagar 20€/ano para terem 100GB à disposição na nuvem. Podem também investir num disco externo de vários TB e assim tem pelo menos dois backups.

        E esses profissionais, se o são e se o seu material é precioso e precisam guardar tudo, também devem ver os backups como um investimento necessário, um seguro.

  8. Avatar de Raposao
    Raposao

    ainda bem que tenho 40GB no OneDrive, 50GB no box e 1tb no office

    1. Avatar de Tuga
      Tuga

      Não tens 1tb no office, tens no OneDrive.

  9. Avatar de Algo
    Algo

    Todo este tempo julguei que as fotos eram guardadas no Google Drive, mas também não tenho backups de fotos, apesar de conhecer a página que me permite visualizar tudo isso.

  10. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Acho muito bem, talvez não seja essa a intenção da Google, mas manter servidores cloud (ou qualquer outro) tem um grande impacto na pegada de CO2 ora se esse espaço em cloud é infinito o cliente tem tendência a deixar lá o “lixo” todo fazendo com que a empresa tenha de adicionar, mais, e mais espaço para satisfazer os clientes, colucando um limite e tentar consciencializar os clientes a terem melhores práticas na gestão do seu espaço. Essa é a minha opinião e concordo, pois nenhum recurso é infinito

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Mas o CO2 é bom para as plantinhas! Viva o CO2! Vivam as plantinhas!

  11. Avatar de Redin
    Redin

    Sempre me questionei como é que no início uma empresa como o YouTube que ainda não pertencia à Google, poderia suportar a oferta de tanto espaço para receber os vídeos que lá colocavam.
    Se no início já suportavam essa quantidade de armazenamento, quem e como financiavam os servidores.
    Hoje em dia, para uma notícia destas relativo ao Google Photos ainda percebo.
    Algum link para ter a resposta?

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Eu não estava a precisar saber como o Google ganha dinheiro, isso toda a gente sabe.
        Eu precisava de ter uma noção de como antes de 2006, o Youtube já suportava milhares ou milhões de utilizadores e como suportavam eles esses custos no inicio em que nem sequer tinham grandes servidores.
        Que tipo de plano teriam para os puderem suportar.
        Tal como outro artigo também nesse site encontrei a dizer que o Youtube estava longe de ganhar dinheiro e mesmo assim foi comprado pelo Google.

        1. Avatar de Bruno Neto
          Bruno Neto

          Essa resposta é transversal a qualquer negócio e é simples: Capital.
          Parece que as pessoas actualmente não têm noção de que para iniciar um negócio escalável e com o potencial de crescimento como no caso das plataformas digitais é preciso ter uma disponibilidade financeira considerável, a maior parte das vezes conseguida com recurso a investidores de capital de risco. E é por isso que é considerado capital de risco, já que a quantidade de negócios que não consegue vingar nesse mercado é enorme e as perdas também.
          No caso do Youtube, bem como outros negócios que acabaram adquiridos por gigantes tecnológicos, a própria estratégia passa por ganhar notoriedade no mercado onde se inserem, precisamente com a finalidade de virem a ser adquiridos. Não é necessário ter lucros, basta que sejam escaláveis e tenham potencial de rentabilidade.

  12. Avatar de Paulo Teles
    Paulo Teles

    Deixa-me ver acho que com esta regra vai haver mais 500mil users do gmail….
    nomephotos1 – 15gb
    nomephotos2 + 15 gb
    nomephotos3 + 15gb…
    mas no entanto deixa la ver o mail.ru..

    1. Avatar de behemot
      behemot

      o mail.ru é de que país? é que se esse .ru for do país que eu estou a pensar …ehe…acredito que estejas a falar a sério….1 TERA não é? até fico admirado em não oferecerem mais…(ironia)

      1. Avatar de rui
        rui

        uns podem outros não… vamos à meo cloud ao menos quem tem acesso é Portugal e como cá tudo é mau não vão conseguir aceder a nada

        1. Avatar de Behemot
          Behemot

          Pode ser que o Paulo pergunte ao Rui Pinto pq é que ele decidiu para aquela zona (Hungria) que faz fronteira com a Roménia, e ainda pode dar uma perspectiva na primeira pessoa do sistema judicial daqueles países 🙂

    2. Avatar de Ola
      Ola

      Lol agora vai toda a gente andar a criar várias contas

  13. Avatar de Aybara
    Aybara

    Ainda esta semana comecei o trial do Microsoft 365.

    O plano pessoal nao é muito apelativo, mas considerando que tenho em casa mais 3 estudantes que usam o Office, o plano de familia são 99€ por ano e inclui licença de office 365 para 6 pessoas e 1tb POR CADA conta.

    A app de fotos do OneDrive infelizmente está a anos-luz da aplicaçao da Google Photos ou até mesmo a Aplicaçao da Amazon Photos que usei antes… Mas em termos de storage e perks parece-me imbativel.

    1. Avatar de Realista
  14. Avatar de rui
    rui

    “A justificar esta decisão está a ideia de que poucos utilizadores usam mais do que o espaço oferecido pela Google no Fotos.”

    Se assim é, bem que podiam deixar estar como estava.
    Para a maioria não havia mudanças, mas para quem precisa de mais espaço, podia continuar a usar.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Se assim fosse não era preciso decisão nenhuma. Isso é atirar areia para os olhos para não parecerem tão mal.

      Estão a alterar as condições de fornecimento de um produto e com esta alteração o consumidor fica com um produto pior do que tinha antes. E ponto.

    2. Avatar de rui
      rui

      eles querem é que uses mais de 15gb para pagares mais espaço não é ter users gratuitos

  15. Avatar de mad
    mad

    Só tenho 117GB de espaço no google cloud como faço para aumentar mais espaço gratuitamente antes de 21 julho de 2021, podiam dar algumas dicas para ajudar o pessoal??

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Pedir a alguém que pague por si? É grátis para si.

  16. Avatar de Herculano Andrade
    Herculano Andrade

    Sem SURPRESAS, esse é o MODUS OPERANDI desta joça… jogar na web e logo em seguida DESCONTINUAR…

  17. Avatar de ermac40
    ermac40

    Os backups do android serão pagos em 2021 ,por causa disto?

  18. Avatar de Atento
    Atento

    Para mim não tem qualquer impacto.
    Há mais de 1 ano que tenho multi contas (já vai em 186 e só uso 12Gb em cada) para guardar videos e fotos.
    OrangePi com HD de 4Tb c/ backup automático do directório das fotos e videos.

  19. Avatar de David
    David

    Realmente não percebo qual o problema de pagarem um serviço que usam e gostam. Só querem borlas e ainda se queixam.
    Google One – 1,99€ por mês ou 19.99€ por ano com 500GB é um preço bastante acessível.

    Para a malta das borlas sempre podem usar o Yandex.Disk é muito semelhante ao Google.

  20. Avatar de joselito fagundes
    joselito fagundes

    eu para manter as fotos ainda uso o sistema antigo imprimo tudo em tamanho 21x15cm e guardo e álbuns…

  21. Avatar de Feissebuque
    Feissebuque

    DUBOX – 1TB de armanezamento

  22. Avatar de Joao Penas
    Joao Penas

    Apenas ficou de mencionar que quem tiver um equipamento da Gama Pixel continua com acesso ilimitado.

  23. Avatar de Claudio
    Claudio

    Registei-me hoje no mail.ru e o serviço de cloud deles apenas dá 8 GB para novos urilizadores. Provavelmente os usuarios antigos continuam com esse 1 TB mas os novos não. Era bom, pois era…