Eis o Android dentro do Gphone!

18 Comentários

Passamos já a fase do “disse que disse”, do “li em algures”, do “ouvi dizer”. Acabou, é o próprio Sergey Brin que desfaz a duvida e apresenta ao mundo um produto dois-em-um.



Pela boca do “Senhor dos Anéis” ficamos a saber que o Google já lançou uma campanha para programadores. Estes deverão apresentar aplicações que corram sobre o novo Sistema Operativo, o Android, com um incentivo de 10 milhões de dólares em prémios para os melhores projectos.

Se é um dos potenciais candidatos então entre aqui e recolha o seu kit de trabalho.

Aqui estão algumas das mais importantes características da plataforma Android:

  • Application framework permitindo reutilização e substituição de componentes
  • Máquina Virtual Dalvik optimizada para dispositivos móveis
  • Navegador Integrado baseado no código aberto do motor WebKit
  • Gráficos optimizados e alimentados por personalizadas bibliotecas gráficas 2D; Gráficos 3D baseado no OpenGL ES 1,0 especificação (aceleração de hardware opcional)
  • SQLite estruturado para armazenamento de dados
  • Suporte a ficheiros multimédia comum para áudio, vídeo e imagem estática nos formatos (MPEG4, H.264, MP3, AAC, AMR, JPG, PNG, GIF)
  • Dispositivo móvel GSM (dependente de hardware)
  • Bluetooth, EDGE, 3G, e WiFi (dependente de hardware)
  • Câmara, GPS, bússola, e acelerómetro (dependente de hardware)
  • Desenvolvimento ambiente Rich, incluindo um dispositivo emulador, ferramentas de depuração, memória e desempenho de perfis, e um plugin para o Eclipse IDE

Estas são as principais características, na prática vemos um desempenho interessante, ainda em forma embrionário quando comparada a sistemas operativos já batidos no mercado de dispositivos móveis.

Nesta apresentação e seguindo a linha lógica da empresa, leva-me a concluir o que tenho avançado desde há uns anos para cá que o Google será num futuro próximo, um fornecedor mundial de estruturas de localização, tendo como base a sua estrutura Google Earth, Google Maps, Google Traffic e agora com o hardware sobre o seu sistema operativo Android.

Este novo elemento, mais a entrada do Google nas frequência wireless leva-me a pensar num futuro dispositivo extremamente versátil que conjuga a navegação, o divertimento com o Gmail e Gtalk mais a plataforma YouTube, que está a ser testada nos iPhones da Apple. Tudo isto sem esquecer as aplicações Office Web Based by Google.

Homepage: Google Android

Partilhar:
Tags:

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    Microsoft prepara-te!!
    Será que é desta que vamos ter finalmente alguém (uma empresa) que desenvolva um OS capaz de meter a M$ em sentido?
    Assim o espero, especialmente com os lançamentos de OS tipo Vista…. ou Windows CE…
    Bem-vindo Android.. que tnhas uma vida prospera e rica em utilizadores! E não fique apenas em dipositivos móveis, nós os desktops necessitamos de ti 😉
    ——————–
    http://www.sounatural.com

  2. Avatar de Nastase

    Ainda há muito para labutar mas de facto o Android parece ter muito potencial. Só nos resta esperar para ver no que vai dar isto tudo 🙂

    Agora se tivesse uma ideia genial agarrava-me já ao concurso de desenvolvimento pois o primeiro prémio é muito mas muito interessante: $275.000 é obra… Só falta mesmo o raio da ideia :p

    ————————————
    http://www.revolucaodigital.net

  3. Avatar de Bruno Bernardino

    Aceito sugestões para desenvolver uma (ou mais) aplicação maravilha 😉

    Vamos lá a especular, se eu ganhar qq coisa até partilho aqui com o pplware 😀

  4. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Boas!

    Esta plataforma vai correr em que “maquinas” ? só Gphone?
    Isto é uma “Application framework” não é um SO. Vai correr sobre Symbian ? WindowsCE ? ou vai evoluir pra SO?

    No video ele tinha o android a correr em duas “maquinas” diferentes conseguem identificar as marcas/modelos ?

    Hasta!

  5. Avatar de Nastase

    O Android SDK é que é uma aplication framework. O Android é um SO baseado em Linux que deverá poder correr numa multitude de equipamentos / configurações de material.

    ———————————–
    http://www.revolucaodigital.net

  6. Avatar de MB
    MB

    qual era a segunda máquina usada? anyone?

    abraços

  7. Avatar de Oliveira
    Oliveira

    Cá vou eu fazer qq coisita original. Pode ser que ajude. lol
    Mais uma boa ideia da parte do Google.

    Cumps,
    Oliveira

  8. Avatar de Jorge Cunha

    Quanto ao Google continua em Grande, sempre a Frente

    @ brno Bernardino
    Uma idea para aplicacão no dominio da P.M.E. por exemplo software de gestão

  9. Avatar de Christophe Silva

    vou formatar o meu n80 para meter lá o android LOLOLOL

    Ai ai se tivesse tempo, ainda pudesse ser que ganhasse umas “coroas” 😀

  10. Avatar de Bruno Bernardino

    @Jorge Cunha

    Obrigado pela dica, mas eu estava a pensar em algo mais necessário para o utilizador comum…

    Continuo a aceitar sugestões 🙂

    @Christophe Silva

    Neste caso acho que o tempo é relativo, pois eu vejo-o como um investimento para uma comunidade (fornecer um programa muito útil e gratuito) e possivelmente para mim (ganhando umas coroas) 😉

  11. Avatar de Vítor M.

    Bruno Bernardino desenvolve uma aplicação que junto obtenha do GSM uma posição exacta onde está o nosso telefone indicado no Google Earth, tipo um localizador. 😀

    Já sabes, vê se distribuis algum comigo 😉

  12. Avatar de Bruno Bernardino

    @Vítor M.

    Isso já existe, está na apresentação 🙂

  13. Avatar de Vítor M.

    Jorge Cunha quer um software de Gestão melhor que o Colibri?
    Gratuito, eficaz e super ecléctico. Experimente e diga-me o que achou.
    http://www.pplware.com/2007/10/16/projecto-colibri-rcp-4/

  14. Avatar de Bruno Bernardino

    @Vítor M.

    Eu há dias estive para experimentar o Colibri, mas não cheguei a vias de facto não me recordo bem porquê… acho que tive algum problema na instalação na altura ou não tive paciência para configurar… eu hoje à noite vou ver isso (durante o dia sou obrigado a usar xp :), o que não é mau, podiam-me obrigar a usar vista, aí demitia-me :D)

  15. Avatar de Bruno Filipe
    Bruno Filipe

    Não sei onde é que no vídeo diz que vai haver Gphone, o Steve diz claramente “actionaly there is no Gphone!” traduzido quer dizer “na realidade não há nenhum Gphone”, ele fala sim em um sistema operativo, o google android, que ele refere que poderá ser implementado, e penso que a ideia deles é, em telemóveis normais, isso só significa que os fabricantes vão ter de abrir o seu ROM ao firmware da google…

  16. Avatar de 5uCk
    5uCk

    Há um pormenor, o android é so software. E um bom hardware desenvolvido de proposito pa explorar ao maximo este software? se nao aparecer fica a meio caminho.
    Axo uma excelente ideia,mas tou a imaginar o android num iPhone nao sei pq. Hardware precisa-se

    (atencao eu gosto do iPhone, mas este opensource tem um potencial enorme, espero para ver)

  17. Avatar de hugo
    hugo

    Quão ‘aberto’ é o open-source Android da Google ?

    http://www.pcdebolso.com/notVer.asp?id=2541

  18. Avatar de Felipe

    para quem quer desenvolver aplicações para o Android, já está disponivel em Língua Portuguesa o fórum pra discussão sobre a plataforma. http://www.portalandroid.org