Lei do Cinema: Pornografia só das 0h00 às 6h! Plataformas de Streaming com taxa de 1%

64 Comentários

Sem que tenha tido grande destaque, a revisão da Lei do Cinema foi aprovada em Portugal. O Parlamento Português aprovou na passada sexta-feira (23 de outubro) esta polémica proposta de lei com os votos favoráveis do PS e PAN.

O destaque vai para a criação de uma nova taxa de 1% anual para as plataformas de streaming (Netflix, HBO, Disney+ e Amazon) e também para o horário definido para a transmissão de conteúdos pornográficos.

Lei do Cinema: Pornografia só das 0h00 às 6h00! Plataformas de streaming com taxa de 1%


Plataformas de Streaming Netflix, HBO, Disney+ e Amazon com taxa de 1%

A proposta de lei 44/XIV já foi aprovada!  Esta proposta de lei transpõe a Diretiva Europeia (de 2018), que regulamenta a oferta de serviços de comunicação audiovisual. A partir de agora, Portugal passa a prever a obrigação do pagamento de uma taxa de 1% sobre proveitos das plataformas de streaming como Netflix, HBO, Disney+, Apple+ e Youtube.

Segundo o Publico, o produto da cobrança dessa nova taxa reverte para as receitas próprias do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). Caso não seja possível apurar o valor dos proveitos relevantes destes operadores, “presume-se que o valor anual da taxa é de um milhão de euros“.

07318703-e7b2-448e-8819-78681b07dc47

As plataformas de streaming referidas terão ainda obrigações de investimento em cinema e audiovisual em Portugal, à semelhança do que já acontece atualmente com outros operadores.

Fica definido que a obrigação de investimento é exercida com “total liberdade de escolha” e, caso não seja possível apurar o valor dos proveitos relevantes dos operadores, o valor anual de investimento é fixado em quatro milhões de euros.

Lei do Cinema: Pornografia só das 0h00 às 6h00! Plataformas de streaming com taxa de 1%

Além desta mudança, a proposta de lei agora aprovada define que a taxa de exibição de 4% sobre transmissão de publicidade em canais de televisão e cuja cobrança reverte para o ICA, passa a incluir os serviços de plataformas de partilha de vídeos, como o Youtube. A cobrança da taxa de subscrição para os serviços de televisão fornecidos, por exemplo, pela NOS, MEO e Vodafone, mantém-se.

Outra das medidas é relativa aos conteúdos pornográficos. Com a nova lei, este tipo de conteúdos só podem ser transmitidos pelos canais e plataformas de partilha de vídeos entre as 0h00 às 6h00.

Lei do Cinema

Comentários

64

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    É triste saber que o cinema português precisa do dinheiro que os portugueses gastam nestas plataformas streaming. É o mesmo que viver à custa dos outros.

    1. Avatar de Gertrudete Cumiveira
      Gertrudete Cumiveira

      mas a culpa disso é também do cinema português que não cativa o suficiente as audiências nem se expõe de forma proeminente. Podiam fazer os canais de televisão passar mais filmes portugueses por exemplo.

      1. Avatar de Milarilas
        Milarilas

        +1 a verdade crua é que o nosso cinema não presta para nada.

        1. Avatar de SSD
          SSD

          Nem 8 nem 80. Está longe das grandes produções mundiais mas por alguma razão ganhamos prêmios em exposições mais pequenas.

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Ganhamos? Ganhámos recentemente, nada de mais.
            E não é preciso comparar com grandes produções mundiais, podes comparar com cinemade muitos países, espanha, frança, alemanha, brasil, wtv.
            Tipicamente quem quer ver cinema português com o minimo de qualidade vê cinema francês, já que é a unica inspiração que temos por cá.

  2. Avatar de Joaquim Neves
    Joaquim Neves

    Torrents sem taxas

    1. Avatar de Felipe Cardoso
      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Sigaaaaa

  3. Avatar de Nightingale
  4. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Taxas para os calões.

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    La vai as plataformas aumentar o preço para o Zé Povinho pagar!

    1. Avatar de André Correia
      André Correia

      Isto é mais um escândalo de incompetência e se em vez de porem taxas e taxinhas o governo e a UE obrigasse todas as empresas de conteúdos sejam eles Netflix YouTube como o pornhub a pagar os impostos dos proveitos que retiram em Portugal em assinaturas/publicidade em Portugal não era mais justo para todos os envolvidos?

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Se tiveres um empresa na Lua e forneceres conteúdos para Portugal, tens de pagar impostos em Portugal? Há com cada um neste mundo… Nestes últimos anos verifica-se que a “quarta classe à noite” teve muitos alunos.

        1. Avatar de Teclas soltas
          Teclas soltas

          Portanto, custou a fazer a quarta classe estou a ver. Ainda por lá andas certamente.
          Obviamente que todas as empresas portuguesas do psi20, que estão TODAS registadas fora de Portugal, operam em Portugal mas não pagam impostos cá.l, isto apesar de todas operarem em Portugal.
          Calado eras genial.

        2. Avatar de Fantasma
          Fantasma

          Isso não faz sentido absolutamente nenhum!
          Só porque não há uma presença física e o que é transacionado é incorpóreo , não significa que quando se fornece um serviço no território português não haja a cobrança de impostos!

          Que raio tem uma coisa a ver com outra? Portanto, sim, mesmo que haja alguém a vender algo em Portugal com base na lua ou em Marte, deve pagar os seus impostos em Portugal como todos os outros negócios e transações existentes. Porque terão de ser diferentes?!

          1. Avatar de SSD
            SSD

            Pq isso obrigava a que Netflix e semelhantes pagassem impostos em quase todos os países e depois que os servicos acabassem por ser mais caros para compensar.

          2. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            Essa teoria é válida para qualquer tipo de negócio, material ou imaterial.

            Não faz sentido nenhum!

  6. Avatar de Tx2
    Tx2

    Mais algum pais tem uma taxa destas para plataformas de streaming?
    Na pior das hipóteses se não gostarem desta taxa deixam de prestar serviços para Portugal

    1. Avatar de Besuntas
      Besuntas

      “Esta proposta de lei transpõe a Diretiva Europeia (de 2018), que regulamenta a oferta de serviços de comunicação audiovisual.”
      Basta ler o artigo….

  7. Avatar de Tony
    Tony

    Será que essas limitações também se aplicam aos Pornhubs da vida?
    Se sim, estamos cada vez mais perto de uma ditadura chinesa ou norte coreana.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Penso que só se aplica a plataformas que emitem a partir de Portugal, como os canais premium na televisão.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    Muito bem! 1% dos lucros se tem muito paga muito se não paga pouco, nos horários também está certo.

    1. Avatar de André Correia
      André Correia

      Mas teem sempre que dar 4 milhões no final do ano, seja 0 ou 1 bilião de proveito

  9. Avatar de PGomes
    PGomes

    Mais uma vez o povo a ter de pagar mais por causa de “artistas” portugueses.

  10. Avatar de lp
    lp

    O governo das taxinhas.

    1. Avatar de Kostakovik
      Kostakovik

      Mais 2.85 a somar 6% de IVA na factura da luz para os tipos do audiovisual.

  11. Avatar de Pedro
    Pedro

    Xuxas ao melhor nível…

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Leste tudo?
      Estavas a ver um filme, já percebi.

  12. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    já pagamos iva no nosso pacote de telecomunicações, já pagamos direitos de autor em dispositivos de armazenamento como todo o PT fosse piratear, enfim.

  13. Avatar de PS=BE=PCP=PAN - Lixo
    PS=BE=PCP=PAN – Lixo

    E sempre taxar para tudo é para o lado que nos viramos. Sempre a taxar. Agora percebo o porque da netflix em Portugal anunciar o aumento de Preços. Esta aqui a razão. Para que votam neste animais. Parem. voces nao entendem que socialismo e comunismo so sabem controlar e taxar. Olhem para o mundo e vejam Países Comunistas VS Países Socialistas VS Liberais Vs Direita. Qual deste querem. Parem votar nesta merda nos últimos 40 anos quando é que houve uma redução de impostos significativa remoção de taxas? Nunca desde que sou vivo.

    1. Avatar de Upa upa
      Upa upa

      PSD, CHEGA, IL e CDS é que iam fazer Portugal Grande Outra Vez… ai ai pobre diabo.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Enquanto as pessoas não deixarem de votar sempre PS ou PSD, isto nunca irá mudar.

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      Não sejas clubista e fica esperto! São todos iguais.

    3. Avatar de Nuno V
      Nuno V

      Estranho dizeres que o PS é igual aos restantes partidos quando estes votaram de forma diferente.
      O PS votou a favor, o BE e o PAN abstiveram-se e o PCP votou contra. Noto no entanto que deixaste fora do teu nick o CDS, quando este deu voto favorável a esta proposta de lei. O acefalismo político agudo dá nisto.

  14. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Realmente!
    Estive a ver a factura da Netflix na factura da Meo e não paga qualquer IVA.
    É triste ver o cinema português na situação que está, mas este é o espelho das políticas que temos neste país.
    Mas uma coisa é certa, se a Netflix aumentar o preço para pagar o 1%, perdem logo um cliente.

    1. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Só se a meo o suportar , porque pagando directamente tem :

      Imposto €2,62 EUR

      Abc

    2. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      o cinema portugues esta no estado que esta porque se baseia nestas maminhas.
      Se nao houvesse estes apoios tinham que lutar por si, aumentava a qualidade e estaria em melhores condicoes

  15. Avatar de Radamel
    Radamel

    Nao tenho pena do cinema de PT. Se fosse bom, vendia.

  16. Avatar de Antonio Da Silva
    Antonio Da Silva

    gastam 15 milhões em ‘publicidade’ nos calaceiros dos medialixo e depois criam uma taxa para suportar o ICA. Esses 15 Milhões dava para quantos anos do ICA?

    1. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Os 15 milhões foi para os comprarem de vez, não foi para publicidade.

  17. Avatar de informado
    informado

    Já não basta a taxa quando se compra computadores e discos + taxa quando se compra telemovel + taxa que se paga todos os meses na factura da luz lá pra porcaria da RTP .. vem o governo Socialista com mais uma pra eu pagar! Estão enganados que não pago!

    1. Avatar de Maria
      Maria

      Bem, não te cansas de trocar de nicks? Não tens mais nada para fazer depois do filme? Fuma um cigarrinho, pelo menos

    2. Avatar de carlitos
      carlitos

      Se não comprares nada não pagas nada!
      Só te enganas a ti próprio.

  18. Avatar de Boneco dos bots
    Boneco dos bots

    Discos compro pelo olx ou mando vir de fora, aliás tudo o que é armazenamento, até a ultima impressora que comprei veio de fora, tinteiros e tudo. Com esta brincadeira vou cancelar a HBO e Netflix, fico com algo chamado torrents. Querem ganhar dinheiro e diminuir a pirataria? Ora estão no caminho errado e comigo não ganham.

  19. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Mais taxas e taxinhas para sustentar mais um instituto em que quase com toda a certeza todos os empregados são da máfia Xuxalista?
    Há muitos anos que aqui o Euéquesei vê tudo o que quer sem pagar taxinhas.
    Discos e telefones vem tudo de fora.
    Se dependesse de mim bem que essa máfia teria que ir vender o rabinho na estrada.
    Como se não tivéssemos impostos e taxas que chegam e sobram, ora toma lá mais uma.
    Chulos.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Se a taxa fosse realmente para o cinema português até me agradava agora como me cheira que antes de chegar ao destino ainda leva uma sobretaxa para o bolso de alguém…

  20. Avatar de António
    António

    Num país cujos salários são dos mais baixos da Europa, onde estamos quase em último em qualidade de vida, onde a carga fiscal é das mais onerosas, a ideia é sempre a mesma, mais uma taxa. claro que irá ser paga pelo consumidor final. Resultado, menos clientes, menos serviços no nosso país, no final acabam com menos do que tinham inicialmente e todos nós mais pobres também, culturamente e financeiramente.
    Pornografia da 0h às 6h da manhã basicamente irá encerrar os únicos 2 canais que faziam emissão nacional e produção também, poderia ser pouca a indústria( goste-se / aprove-se ou não), mas são empregos de técnicos, actores, produção, etc… que também irá desaparecer, ou esses também passam a beneficiar de subsídios para não fazer nada como o resto da indústria de cinema portuguesa ?

  21. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Já se sabe que quem paga as taxas é o consumidor final.
    O que há a fazer é fugir o mais possível.
    Está tudo disponível na Internet.
    Imagem HD, legendas carregadas automaticamente, todas as séries e filmes que se possam imaginar….
    Basta ter algum conhecimento et voilà…
    As gajas e gajos do instituto da chulice que vão para o Intendente e Conde Redondo.
    Dependendo da pinta delas ainda me levam mais que umas taxinhas…

  22. Avatar de Ricardo Costa
    Ricardo Costa

    COMO seria o país se não tivesse uma esquerdalha tão dedicada em destruí-lo?

  23. Avatar de Darth
    Darth

    Que choradeira que vai para aqui. É 1%…nao 10%

  24. Avatar de Cfpinto
    Cfpinto

    Enquanto tivermos um sistema socializado como temos, onde o governo é responsável por tudo, vamos ter impostos. Temos q eleger pessoas que tenham tomates pra acabar com o sistema social que temos. Aí então podemos baixar os impostos e reduzir as taxas. Até lá alguém tem q pagar

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Deixo só um aviso, isso é impossível. Tem de haver impostos para o país aguentar por isso quem prometa isso garanto te que está a mentir á partida ou não tem noção de quantos gastos tem realmente o país

      1. Avatar de Claudio
        Claudio

        Isso não é de todo verdade. Aliás é uma mentira que dita muitas vezes se tornou verdade. Acaba com as pensões a quem nc descontou, com os subsídios de re-inserção social, os subsídios de desemprego, o sistema nacional de saúde único, o sistema público de educação e vais ver como já não é preciso impostos como agora.

        1. Avatar de Ruben Justo
          Ruben Justo

          E é assim que deixavas de viver num país que tenta ter igualdade de direitos e passavas a viver numa grande empresa onde quem tivesse mais acções era rei. Já agora porque não retirar também os fundos que vão para a polícia e para o exército e defesa do país (e estou a incluir os bombeiros, se bem que já não é muito)? Pronto, tens aí o teu país perfeito!
          Realmente, existem pessoas que caladas ganhavam o Nobel da genialidade!

          1. Avatar de Claudio
            Claudio

            Típico de um esquerdista sem argumentos, insulta a pessoa do outro lado. Qual é o país mais rico do mundo? Com mais oportunidades de gerar riqueza? com o melhor sistema de saúde do mundo? onde as pessoas “pobres“ tem melhor nível de vida que as classes médias de 97% do mundo (incluindo Portugal)? Onde a polícia tem mais recursos que a Europa toda junta? Onde os bombeiros são eficientes e bem financiamos? Será que é Cuba? Não Cuba não é porque são pequenos e o comunismo não tem recursos naturais que chegue? Talvez seja a China, la tem muitos recursos, de certeza que o comunismo funciona bem? Não, é uma ditadura por isso não dá. Deve ser um dos países nórdicos certo? Talvez a Suécia Um país que preferiu deixar morrer os fracos porque fechar o país ia destruir a economia e o sistema de saúde. Nope, Nao e nenhum dos anteriores. São os Estados Unidos da América. O país mais capitalista do mundo onde o sistema de saúde não é perfeito mas tem a maior taxa de sucesso do mundo e as menores listas de espera. Um país onde há mais movimento entre as classes que em qualquer outro lado do mundo. Nenhum país que tenha uma grande dependência do governo vai alguma vez ser tão eficiente como um país capitalista. Aliás as coisas piores em qualquer parte do mundo são as que o governo tem influência.

          2. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            “Com o melhor sistema de saúde do mundo”
            Estaremos a falar do mesmo país?! EUA?!

            Não sei onde foi buscar essa informação, mas é totalmente errada, para não lhe chamar outra coisa.

            Os EUA são o país onde se gasta mais com a saúde por habitante e onde o resultado desse gasto não se traduz em qualidade. Aliás, longe disso! Em muitos indicadores estão bem para atrás, comparados com outros países “ricos” e com gastos quase metade do valor per capita e com bem melhores resultados ao nível da saúde prestada.

        2. Avatar de Ruben Justo
          Ruben Justo

          A ver se percebi… Estás nos a comparar a um país que deixa MORRER pessoas à porta do hospital porque não têm seguro ou dinheiro? Ou que têm um dos ensinos mais fracos dos países modernos em que literalmente pára seguires para um curso superior tens de penhorar a tua vida futura? Ou que tem o maior n° de assassinos em massa (até em escolas, feito por alunos) de todos os países desenvolvidos? (isto muito devido também a uma falta de sensibilização civil que não se ensina) Ou com um dos maiores índices de traumatizados de guerra e depois abandonados pelo próprio país que deram a vida a proteger? Ou então tas a falar da forma valente como estão a tratar a pandemia, que já o disseram que não a vão conseguir controlar, só mitigar com tratamentos (nos hospitais privados, para quem paga, claro!) e com a vacina (que ainda não existe)!
          Rapaz! E estou a dizer-te isto com todo o carinho que te posso disponibilizar depois de ler o q li de ti, mantém-te calado! Fazes melhor figura!
          Os EUA não são bom exemplo para ninguém, isto dito por pessoas de lá!

        3. Avatar de Petora
          Petora

          HAHAHAH Fds, não leias um livro que não é preciso. EUA exemplo em sistema de saúde? Alguma vez falaste com alguém de lá? Há pessoas a MORRER todos os dias porque não têm dinheiro para pagar os tratamentos, uma simples ida às urgências pode significar uma dívida de milhares de dólares que pode deixar essas pessoas sem dinheiro para comer.

          “Acaba com as pensões a quem nc descontou, com os subsídios de re-inserção social, os subsídios de desemprego, o sistema nacional de saúde único, o sistema público de educação e vais ver como já não é preciso impostos como agora.”

          Claro que não é preciso impostos nesse caso, vamos precisar é de mais espaço nas ruas para tanto sem abrigo, mais espaço nos cemitérios para mais mortos que não têm dinheiro para sobreviver porque só quem é rico é que pode pagar para viver.

          Aconselho-te seriamente a ler um livro, dá uso à internet como deve ser (deixa lá os QAnons da vida) para aprender mais sobre o mundo, se possível viaja e fala com pessoas de outras culturas e países, pode ser que aprendas um bocado, porque estou a ver que estás muito perdido e sem qualquer noção de como funciona o mundo.

          Isto é o comentário mais inacreditável que já li, e já li bastante porcaria desse género por aí.

          1. Avatar de cfpinto
            cfpinto

            La estamos nós com os ataques pessoais. No que te diga respeito mas por acaso ate costumo ler bastante e variado. Também não te diz respeito mas vivo e trabalho fora de Portugal. Posso até dizer-te que ja tive o desprazer de viver com ambos os sistemas em primeira mão e digo-te o Americano é muito melhor. So tens que trabalhar e estas muito melhor que em qualquer pais europeu. Mas isto é so a minha opinião, vale o que vale por isso vamos a factos:
            1) Saude – Ninguém morre a porta dos Hospitais nos estados unidos a não ser que queiram mesmo ser tratados no hospital privado sem seguro. Ao contrario do que as pessoas pensam existe um sistema de saude “publico” nos EUA medicare (https://www.medicare.gov/) e medicaid (https://www.medicaid.gov/) é de baixa qualidade, as listas de espera são longas mas existe. Ja agora só 58% dos hospitais na America são privados os outros são uma mistura de publico, caridades e associações lucrativas tipo sindicatos.
            – Os EUA tem a melhor percentagem de sobrevivência a cancer no geral, particularmente nos tipos mais agressivos como estomago e peito sao primeiros, segundos por exemplo no tratamento do cancro do pulmão.
            2) Educação – Em 2019 os EUA estavam em 6 como o pais que mais formam a nível superior, em percentagem 45%, so batidos por Canada 56%/38M, Japao 51%/126M, Israel 49%/9M, Coreia 47%/51M e Reino Unido 45%/66M nenhum deles tem a escala que os EUA. Visto que também é o maior pais da lista é seguro assumir que também tem o maior numero absoluto.Ja agora 8 das 10 melhores universidades mundiais sāo la também.
            – Tem o maior sistema de bolsa de estudo do Mundo, em areas diversas que vao do desporto, passam pelos ciências sociais e acabam nas ciências exatas, tao grande que podem dar-se ao luxo de financiar estudantes vindos de outros países.
            3) Inovação – Em 2019 no ranking internacional de inovação (International Innovation Index) os estados unidos estavam em 2 atras da Coreia, a pouquíssimos pontos distancia do primeiro e do terceiro (Japão) mas com o dobro do quarto, e primeiro europeu, a Suecia
            – Nos últimos 100 anos, os EUA contribuíram com mais inovação na area da saude que o resto do mundo. nos últimos 20 anos muitos países ficaram melhores, exemplo do RU e Israel, mas mesmo assim os EUA sao os maiores contribuintes na area da cirurgia optica, biomedicina e cirurgia de transplante
            4) criminalidade – garantidamente os estados unidos tem um problema de criminalidade, mas nao sao os únicos, por exemplo a franca tem o mesmo index 47.7, com o Reino Unido 44.54, a Italia 44.24 e o Canada 40.60 logo a seguir
            Nao estou com isto a dizer que os EUA sao perfeitos, nao concordo com a lei das armas por exemplo., mas comparativamente, se nao fores calao, estas muito melhor la que em qualquer pais da europa. Por algum motivo tem a maior lista de espera de imigração do mundo.
            Ja agora, e so pra concluir, tanto a Suecia como o Reino Unido tem um numero maior de sem abrigos por 10000 habitantes que os EUA. confesso que a fonte foi a wikipedia por isso nao sei se e viável.
            Para concluir as minhas fontes sao variadas mas podes encontrar a maior parte dos dados nestes sites: ourworldindata.org, numbeo.com & who.org.

          2. Avatar de Fantasma
            Fantasma

            NÃO há sistema se saúde público nos EUA.
            Medicare e Medicaid NÃO são sistemas de saúde público! São apoios, tipicamente, federais para pessoas em determinadas condições. Para todos os efeitos, é o estado federal a pagar, a determinadas pessoas e em determinadas condições, um seguro de saúde. Não só não abrange todas as pessoas como também não abrange todas as condições de prestação de saúde.

            A definição de sistema de saúde público não é esse! Um sistema de saúde público é UNIVERSAL e, virtualmente, gratuito. Ou seja, os EUA não tem um sistema de saúde público.

            Apesar de haver hospitais públicos, estes NÃO são gratuitos.

            Quando diz que ninguém morre as portas de um hospital é virtualmente correto. E digo virtualmente porque a lei proibe que qualquer hospital (público ou privado) negue assistência a alguém que esteja em emergência e em perigo IMINENTE de vida. Se não for o caso, mesmo que grave, mas não de perigo de vida eminente, um hospital privado já poderá negar a assistência. Num hospital público, que eu saiba, não.

            Mas em qualquer deles (público ou privado) cobram (e colocam em tribunal) o que não estiver coberto pelo seguro (incluindo os do Medicare e Medicaid, já que são seguros que tem abrangências limitadas) ou sem seguro.

            Isto, mais uma vez, não é serviço público de saúde!

            Quanto à qualidade do serviço, muito haveria que dizer, tem indicadores bons e no topo relativamente a outros países, mas noutros estão aquém. Atendendo a que gastam per-capita mais do dobro que outros países ricos com sistemas de saúde público decentes, não são propriamente os maiores da cantareira!

            Mas uma coisa é certa, com um bom pacote salarial (e respetivo e conveniente seguro de saúde), com algumas exceções de localidades, os EUAs são um dos melhores países para viver, não estando ao alcance da maioria dos países, incluindo Europa!

        4. Avatar de Nuno
          Nuno

          Não percebo este conceito de politica binaria que hoje existe, ou se é comunista ou nazista.Não existe um meio termo? ter liberalizacão em alguns serviços, mas no entanto algum socialismo para manter a dignidade humana. Haverá sempre pobres (e muitos) e sem medidas socialistas para ajudar a elevar o nivel de vida dessas pessoas terás outros problema como aumento de criminalidade.

          1. Avatar de cfpinto
            cfpinto

            Concordo so mudaria a frase um pouco, “sem mediadas `socio económicas` para ajudar a elevar o nivel de vida dessas pessoas terás outros problema como aumento de criminalidade”. Socialismo e comunismos sao duas vertentes políticas que tem como objectivo unico igualdade de resultado, um mundo igual para todos e isso é simplesmente impossível. O que precisamos é de medidas socio económicas que ajudem a criar igualdade de oportunidades para que as pessoas possam escolher o caminho que querem seguir.

  25. Avatar de Cm
    Cm

    Só sei que nada sei. Protegam se.