Xbox Series X aquece demais? Afinal era apenas um boato!

16 Comentários

A Xbox Series X da Microsoft está quase a chegar ao mercado. E são muitos os gamers por esse mundo fora que estão ansiosos por ter a sua em casa.

No entanto, há algumas semanas circulou a notícia que a consola aquecia demasiado. Mas as mais recentes análises divulgadas esta semana confirmam que isso é apenas um boato.




O lançamento da nova consola da Microsoft é esperado daqui a menos de um mês, no dia 10 de novembro. A Xbox Series X vai chegar por 499 dólares e a versão menos potente será a Xbox Series S que custará 299 dólares.

Mas há semanas circularam algumas notícias de que as unidades de teste da Xbox Series X, que foram distribuídas para análise, aqueciam demasiado. Quem testou a consola terá mesmo dito que esta poderia quase queimar a mão do utilizador caso a encostasse ao equipamento enquanto este estivesse ligado.

Não… a Xbox Series X não aquece demasiado

Primeiro a informação do aquecimento foi indicada pelo jornalista francês Ken Bogard que, na brincadeira, disse que o calor emitido era suficiente para aquecer um apartamento. Depois Jeff Bakalar, jornalista do Giant Bomb, referiu a temperatura significativa da consola e do módulo de expansão da memória ao usar durante um podcast, mesmo em descanso.

No entanto, nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, foram divulgadas as primeiras avaliações completas à consola que acabam por desmentir essa informação.

Segundo os testes dos jornalistas que passaram as últimas três semanas a testar a Xbox Series X, parece que o aquecimento excessivo é apenas um boato. Por exemplo, o site Ars Technica diz que a consola produz calor, tal como é esperado de qualquer produto eletrónico de alto desempenho. No entanto não se trata de nada exagerado que possa mesmo ser usado para “secar o cabelo” ou “aquecer a casa”.

De acordo com as análises, a construção da nova Xbox foi feita exatamente para otimizar a dissipação do calor. Ou seja, o ar entra pela parte inferior e sai quente pela parte de cima, o que também explica a base não removível de modo a manter-se desobstruída.

Calor emitido pela Xbox Series X é dentro do esperado

Claro está que quem colocar a mão sobre a parte superior vai sentir calor, mas dentro do normal e esperado.

Por sua vez, a análise do The Verge afirma que o equipamento não demonstrou nenhum calor significativo a sair da consola, nem se mostrou quente demais. Segundo indica, não é muito diferente do calor que sai da traseira da Xbox One X ou de um PC gaming.

Já a IGN confirma que o ar é sim mais quente do que o modelo da atual geração, mas não é nada com o qual os jogador tenha que se preocupar. Nem mesmo que coloque a mão sobre a saída de ar após várias horas de jogo.

No entanto, tanto o The Verge como o GamesRadar concordam ser uma boa ideia deixar a Xbox Series X num lugar onde o ar possa circular sem muitos obstáculos.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    É eu que queria comprar esse aquecedor e agora já não posso porque ele já não aquece.

    1. Avatar de Filipe Rafael
    2. Avatar de Alex
      Alex

      Certamente que a mesinha preta e branca te dará mais jeito xD

    3. Avatar de José
      José

      pode sempre optar pela torradeira gigante branca e preta!

  2. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Este ano vou apostar na Xbox e deixar a ps5 de lado

    1. Avatar de José
      José

      + 1 sempre tive as duas. Desta vez irei ficar apenas na X-box.

    2. Avatar de Rui Carriço
      Rui Carriço

      Mais um aqui.

  3. Avatar de José
    José

    LI um artigo do Windows Central onde se referiam a este assunto, Afinal tem um excelente sistema de arrefecimento. Compararam com a X-Box One X, bem como um portátil, e verificaram ser mais fria do que estes aparelhos. A consola que tinham ao dispor não ultrapassou os 35ªc : https: //www.windowscentral.com/final-xbox-series-x-preview

  4. Avatar de zurk
    zurk

    Tem piada o rumor do sobreaquecimente existe desde que o desing foi apresentado, todos os content creators que tiveram acesso mais cedo foram proibidos de fazer este tipo de testes mas agora no inicio do inverno já se pode e como é obvio o resultado vai ser o mesmo com 6 meses de uso e com temperaturas de 30º para cima.

    Só compra quem quer.

    1. Avatar de Ficolixado
      Ficolixado

      lool este ainda anda perdido.
      Achas mesmo que a consola aquece no extremo? Eles não andam a dormir pah. Se a consola atinge os 40C agora e no verão se chegar aos 60C qual o problema? Já viste a temperatura que fica apenas a tua GPU do PC no inverno ? Só a GPU… vê lá lol

      1. Avatar de zurk
        zurk

        Perdido ? Não, apenas tenho uma memória razoável, e lembro-me de que da ultima vez que a microsoft lançou uma consola foi apanhada a pagar a content creators e a tech sites para dar spin positivo à informação que aparecia e que as xbox sempre tiveram problemas de sobreaquecimento por serem desenhadas como se fossem um PC não tendo em consideração que o utilizador por norma não tem os mesmos cuidados em termos manutenção.

        Mas é obvio que esta informação é totalmente isenta nunca que o windows central ia mentir em relação à performance de um produto da microsoft, da mesma maneira que quando ainda ninguém era autorizado a fazer estes testes à series x o rumor que aparece em relação a este mesmo assunto mas ligado à ps5 não veio de um ex engenheiro da microsoft que esteve ligado ao desenvolvimento da series x e nunca viu uma ps5 na vida

    2. Avatar de Rui Carriço
      Rui Carriço

      Simplesmente ridículo, o Austin Evans fez dois testes extremos, dentro duma caixa de cartão e depois com a saída de ar totalmente coberta e ele nem piou, sempre silenciosa e sem temperatura acima do normal.

      1. Avatar de zurk
        zurk

        O Austin Evans também fez parte do pre-show do game showcase da microsoft, algo que duvido que tenha feito pro bono, e toda esta informação vem de fontes ligadas à microsoft tal como foi para a xbox one que depois se veio a descobrir que essas fontes estavam a ser pagos para manipular a informação que passavam ao publico.

        1. Avatar de Alex
          Alex

          Marra na MS amigo… marra!!!! KKKKK what a joke

  5. Avatar de PTO
    PTO

    Os fulanos que espalharam o rumor devem ser fanboys da Sony