A Google poderá em breve ser obrigada a vender o seu browser, o Chrome

32 Comentários

Um dos grandes trunfos da Google para os sistemas operativos é o Chrome. Este browser está presente em praticamente todos os equipamentos e consegue ter acesso a muitos dos dados dos utilizadores, que fornecem esta informação de forma voluntária.

Esta posição dominante tem trazido problemas para a gigante das pesquisas, não apenas nesta área, mas também em outra. Uma informação nova revela que a Google poderá ter de vender o Chrome e outras áreas, para assim nivelar o seu avanço sobre a concorrência.

Chrome Google browser vender mercado

Mais uma investigação sobre a Google

Com uma quota de mercado de quase 65%, o Chrome é hoje em dia o browser mais usado da Internet. Esta posição dominante dificilmente será perdida, muito por culpa de um conjunto de funcionalidades únicas e que os utilizadores apreciam de forma única.

Este destaque que tem pode pesar também pela negativa para a Google, que tem uma posição onde controla o mercado. Assim, e como já aconteceu noutras situações, a empresa estará agora a ser investigada por uma posição de vantagem e domínio no mercado.

Chrome Google browser vender mercado

Solução pode ser vender o Chrome

Esta situação passa-se nos EUA e várias fontes indicam que o Departamento de Justiça estará a consultar os concorrentes da Google para avaliar se a empresa deve ou não ser obrigada a vender o Chrome. Também na vertente da publicidade esta avaliação está a ser feita e poderá ter o mesmo destino.

Para proteger o mercado, ser uma situação justa, poderá estar a ser avaliada uma situação para esta suposta e possível venda. Caso seja avançada, nenhum concorrente direto da Google poderá concorrer e participar nessa aquisição.

Chrome Google browser vender mercado

Este browser domina o mercado

Importa referir que esta venda, ainda que seja apenas uma possibilidade distante, não terá qualquer impacto no Chromium e neste projeto. Este é open-source e depende da comunidade e de empresas como a Microsoft e outras.

No entanto, e caso se concretize, será uma perda grande para os utilizadores. Todos os serviços que a Google tem presentes neste browser desapareceriam e teriam de ser reimplementados por quem adquirisse este browser.

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Redin
    Redin

    Uma pergunta…
    Com o Brave, Firefox, Edge,Opera, etc, não consigo ter também sincronizados os serviços da Google tal como os meus favoritos, extensões, passwords, etc?
    Se não me engano basta que esteja autenticado numa conta Google, certo?

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Não. Apenas o Chrome tem ligação direta com serviços Google. O Opera tem Opera account, Firefox idem, e assim vai.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Não, nesses browsers consegues sincronizar apenas se tiveres conta nesse browser provider e só vais poder sincronizar entre o mesmo browser em diferentes dispositivos.
      Neste momento não é possivel sincronizar marcadores entre edge e chrome, firefox e chrome, etc ..

    3. Avatar de Peace
      Peace

      Acho que cada browser tem o seu serviço de sincronização. Eu uso Firefox, que tem o Firefox Sync, não o da google.

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Podem sempre exportar os marcadores e depois sincronizar no teu browser favorito.
        No meu caso é o brave!
        https://bit.ly/2ImjXRo

    4. Avatar de João
      João

      E pelo menos o firefox é diferente por não ser chromium

  2. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Só espero que não vendam a chineses, como o Opera.

    1. Avatar de Pedro Jesus
      Pedro Jesus

      Espera… O Opera foi vendido aos chineses??? Mas eu uso Opera

    2. Avatar de AJMS
      AJMS

      Essa venda do Opera pelo menos trouxe algo de bom, foi o criador do Opera à conta disso ter deixado o Opera e criado o Vivaldi Browser.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        gosto muito do Opera, e pelo que vi o vivaldi é muito parecido, tens alguns prós e contras sem ser o caso da privacidade e segurança?

        1. Avatar de AJMS
          AJMS

          Quem gosta do Opera facilmente muda para o Vivaldi, pois o Vivaldi tem muitas mais funcionalidades que o Opera tirando a VPN chinesa que já vem integrada no Opera, de resto ter no Vivaldi tudo isto -> – agrupar separadores
          – painel web
          – gestos do rato
          – pause mode
          – pop out video
          para mim torna este Browser único e indispensável, mas para muitos até o velhinho IE serve, tudo depende das necessidades de cada um.

        2. Avatar de Douglas Charles Cunha
          Douglas Charles Cunha

          Se você chegou a conhecer o Opera até a versão 12.x quando usava o motor Presto, irá gostar do Vivaldi. O Opera de hoje é muito limitado em relação ao antigo, mas o Vivaldi (criado e desenvolvido pela mesma equipe do antigo Opera) tem quase todos os recursos do Opera antigo e mais alguns muito bem vindos.

      2. Avatar de Douglas Charles Cunha
        Douglas Charles Cunha

        O Vivaldi é o melhor navegador da atualidade.

    3. Avatar de Carlos Marques
      Carlos Marques

      O Opera continua bom como sempre. O Chrome continua o mesmo esterco.

      A diferença é que agora está num país escrutinado pela UE, que levará logo com consequências caso passe alguma linha vermelha.

      Antes, com a lei do regime não democrático dos EUA, eras espiado pela NSA de noite e dia, com a tua web cam e microfone a ligarem sem o teu consentimento nem conhecimento. E com a conivência cobarde da UE.

      O Edward Snowden explica. O homem que é whistleblower dos crimes do regime não democrático dos EUA, e é refugiado político na Rússia (se não tivesse fuigido para fora da NATO, era hoje em dia um preso político torturado, tal como Julien assange).

      Não abram os olhos que não é preciso. Deixam-se ir na propaganda xenófoba dos fascistas contra a China, e depois dá nisto…

    4. Avatar de Carlos Marques
      Carlos Marques

      O Opera continua bom como sempre. O Chrome continua o mesmo esterco.

    5. Avatar de Carlos Marques
      Carlos Marques

      O Opera continua bom como sempre. O Chrome continua a mesma porcaria.

      A diferença é que agora está num país escrutinado pela UE, que levará logo com consequências caso passe alguma linha vermelha.

    6. Avatar de Manel
      Manel

      O Opera continua bom como sempre. O Chrome continua a mesma porcaria.

      A diferença é que agora está num país escrutinado pela UE, que levará logo com consequências caso passe alguma linha vermelha.

      Antes, com a lei do regime não democrático dos EUA, eras espiado pela NSA de noite e dia, com a tua web cam e microfone a ligarem sem o teu consentimento nem conhecimento. E com a conivência cobarde da UE.

      O Edward Snowden explica. O homem que é whistleblower dos crimes do regime não democrático dos EUA, e é refugiado político na Rússia (se não tivesse fuigido para fora da NATO, era hoje em dia um preso político torturado, tal como Julien assange).

      Não abram os olhos que não é preciso. Deixam-se ir na propaganda xenófoba dos fascistas contra a China, e depois dá nisto…

    7. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      nao sabia, acabei de desintalar o broser chines!

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        hummm, censura comunista?!

  3. Avatar de Carlos Marques
    Carlos Marques

    O Opera continua bom como sempre. O Chrome continua mau.

    1. Avatar de Douglas Charles Cunha
      Douglas Charles Cunha

      Para quem conheceu o Opera antigo com motor Presto, ele não continua bom como sempre.
      O Vivaldi sim, é excelente. Tornou-se o que o Opera nunca deveria ter deixado de ser.

  4. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    A Google vai perder muito sem o browser…. o negócio deles é a pesquisa e os dados recolhidos nessa pesquisa!
    Se querem acabar com um monopólio tratem do monopólio das pesquisas
    Obrigam a Google a vender o Chrome e eles na semana seguinte, e só para não dar muito nas vistas, apresentam outro browser e com o nome que tem até se poderá chamar Silver e baseado no Chromium que toda a gente vai instalar e voltar à mesma situação

  5. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Boa… Vai vender a uma empresa criada e gerida pelo Google com sede numa qualquer ilha que de 12 em 12 horas desaparece.

  6. Avatar de Almaister
    Almaister

    Do Opera uso a versão GX, dizem eles que é bom para quem joga via browser mas claro Firefox é o meu browser de eleição…

  7. Avatar de Elkido
    Elkido

    O melhor de todos é o Brave como Navegador Browser.,,..e adicionei ao motor de busca do Google….o Brave é mais rápido e não tem publicidades e outras cenas que molestam a nossa navegação aqui

  8. Avatar de Elkido
    Elkido

    O Brave está gastando menos bateria e é mais rápido que o Chrome e isso é bom apesar de ter bloqueador de anúncios e outras ferramentas que dão imenso jeito

  9. Avatar de António
    António

    Por mim, continuo fiel ao Firefox, continua muito bom e até ,na última versão, passou a consumir menos recursos!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eu também vou continuar a usar o Firefox ou o outro baseado nele – Waterfox.

      1. Avatar de Almaister
        Almaister

        Não conheço esse, é fixolas?

  10. Avatar de Ramed A.
    Ramed A.

    E quem terá os milhões para gastar num negócio desses?…
    A Microsoft?… Não pode.
    O Facebook?…
    Não é da sua área.
    Mas não entendo os motivos que levaram os habituais comentadores deste espaço a negligenciar o melhor de todos os browsers da actualidade:
    – o fabuloso EDGE!
    Este sim, é desde já o browser do século!

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    “…Departamento de Justiça estará a consultar os concorrentes da Google para avaliar se a empresa deve ou não ser obrigada a vender o Chrome.”

    Só isto quer dizer tudo… então o departamento vai perguntar aos concorrentes?? Isso é quase a mesma que perguntar ao LIDL ou Pingo Doce se querem que o Continente deixe de existir… não faz sentido nenhum e não acredito que a Google vá nessa conversa… mas… vamos ver!!

  12. Avatar de informado
    informado

    Navegador palemoon 🙂