Quais os fatores mais importantes na compra de um smartphone?

43 Comentários

A compra de um smartphone está sempre dependente de vários fatores. Se para uns o mais importante é a marca, para outros o preço do equipamento é decisivo. Mas também há quem escolha o telefone por outras características, como por exemplo o sistema operativo, a câmara fotográfica, a capacidade de memória, a bateria, o processador, entre outros.

Neste sentido, na nossa questão desta semana queremos então que nos diga quais são, para si, os fatores mais importantes na compra de um smartphone.



Quais os fatores mais importantes na compra de um smartphone?

Quando vamos comprar um novo smartphone, percebemos que esta é uma tarefa mais complexa do que poderia inicialmente parecer. E muito mais agora que o mercado está recheado de opções apelativas e que, muitas vezes, se confundem marcas e modelos.

Mas há vários aspetos a ter em conta e o mais sensato é saber aquilo que realmente procura num smartphone.

Muitos escolhem o telefone pelo preço, aproveitando muitas vezes as promoções das lojas. Outros compram apenas pela marca, ou são fiéis a determinadas empresas. Assim como também há quem restrinja as opções a determinado sistema operativo, como Android ou iOS.

Num olhar mais fino e específico, temos os utilizadores que baseiam a sua escolha em aspetos como a câmara fotográfica, sobretudo quem se considera ‘influencer’ de rede sociais como o Instagram. Por outro lado há aqueles para quem uma boa capacidade de bateria, de memória RAM ou de armazenamento interno é fundamental num smartphone.

Muitos ainda definem a compra com base na operadora, fator importante também na questão do número de telefone e planos. Sem esquecer, claro, que muitos há também que limitam a sua escolha a determinados processadores, descartando à partida smartphones com chips de determinadas fabricantes. Mas há muitas mais condicionantes nesta decisão.

Desta forma, na nossa questão desta semana gostaríamos de saber quais são para si os fatores mais importantes na compra de um smartphone.


Participe na nossa questão desta semana

Para si, quais os fatores mais importantes na compra de um smartphone?

  • Preço (16%)
  • Bateria (12%)
  • Processador (12%)
  • Memória RAM (11%)
  • Armazenamento interno (10%)
  • Sistema Operativo (10%)
  • Câmaras fotográficas (9%)
  • Ecrã (8%)
  • Tamanho e Peso (4%)
  • Marca (4%)
  • Conectividade (3%)
  • Aplicações (1%)
  • Operadora (1%)

Total Votos: 2.597

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de fabio
    fabio

    Acho que só poder escolher uma das características não prova nada.

    Para mim o importante são todas as características e preço já q marca nao me diz nada.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Podem escolher várias 🙂

      1. Avatar de Know
        Know

        Só deixou escolher uma

        1. Avatar de Marisa Pinto

          A questão está definida para serem escolhidas várias opções.

          https://ibb.co/yyNjdTk

          1. Avatar de PeterOak0
            PeterOak0

            Mentira. Selecionei 5 aspectos e devolveu uma mensagem de erro a indicar que só podia escolher uma!

          2. Avatar de Fernando Jorge
            Fernando Jorge

            Sim… a questão indicava serem possíveis várias opções, mas quando eu votei, também só deixou uma.

  2. Avatar de Leandro
    Leandro

    Preço, fiabilidade da marca relativamente a assistência técnica e atualizações, design bonito, câmara, ser fluido, e ter bom armazenamento.

  3. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Filtros que aplico para escolher um telemovel

    1. Ser Android One
    2. Ter minimo 4GB de ram
    3. Ter minimo 64GB rom
    4. Começar a filtrar por ano
    5. Filtrar o preço

    Receita para ter zero problemas, updates, zero chatisses

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Sim,esses são os passos para evitar chatices.

    2. Avatar de Napoleon
      Napoleon

      E não ser uma marca chinesa!

      1. Avatar de Elkido
        Elkido

        Se querem preço/qualidade o melhor Smartphone do Mundo é o Poco F2 Pro 5G….com Snapdragon 865 5G….. é um sério candidato ao melhor Smartphone do ano 2020 no Mundo… já o podem adquirir por 333€…. é superior ao SAMSUNG Galaxy S20+ 5G de 1000 e tal Euros

        1. Avatar de Nãosabesnada
          Nãosabesnada

          Por acaso no outro dia um amigo meu mandou vir um smartphone Poco e está bastante contente
          Até à data, nem conhecia a marca

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          “Interface gráfica” feia que doí

        3. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Esqueceste de colocar o mais importante: os pontos Antutu.

        4. Avatar de Dani
          Dani

          Não é superior ao Galaxy S20 na câmara.
          Entre iPhone, Galaxy S10/S20 e Xiaomi.
          As camaras dos Xiaomi são deslavadas e o bitrate em video é merdoso.
          Tira uma foto com os 3 e notas alta diferença nas cores.

  4. Avatar de fabio
    fabio

    @Marisa agora ja não posso porque já participei. Nao deixa editar…

  5. Avatar de Ruben
    Ruben

    Experimentem ter uma telemóvel com 16gb de armazenamento em 2020, e vão dar mais importância a essa característica

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eu tenho um com 16Gb de armazenamento desde de 2018/19 e ainda não está cheio.

  6. Avatar de PORTUGAL
    PORTUGAL

    Preço, câmera, display e software.
    Processador todos têm.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Sim todos têm mas são diferentes em todos

  7. Avatar de Helder Manuel da Silva Fontes
    Helder Manuel da Silva Fontes

    Não sou nada de comentar seja o que for na internet, mas até gosto de ver os artigos deste site… Hoje apeteceu-me deixar uma ideia em forma de questão… Os comentários não são muitos mas mostram no geral o interesse da população em geral… Menos eu e alguns poucos mais… Em vez de pensar na estética, capacidade, velocidade, fotografia, etc, não deveríamos pensar primeiro na nossa saúde… É com muita pena que não vejo como uma das características a escolher no ato de comprar o SAR… sabem o que é…

  8. Avatar de Manekas
    Manekas

    A marca para mim é muito importante, mas pela negativa; há marcas que nem dado queria um telemóvel.

  9. Avatar de Algo
    Algo

    RAM, SD card, Gps, Luz adaptável, gorilla glass, fast charging, giroscópio, garantia.

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Eu votei no quesito do preço,claramente.

  11. Avatar de Silvestre
    Silvestre

    Os smartphones estão a ficar muito estreitos. Para as páginas de Internet, produtividade e escrita são péssimos. Ecrãs grandes mas em altura. Sinto uma diferença para pior do meu antigo Samsung Galaxy Note 5, para o meu atual Huawei mate 20.

  12. Avatar de Alvaro Campos
    Alvaro Campos

    É impressão minha ou faltou o que para mim é o mais importante: Atualizações do sistema operativo
    Numa altura que se fala em sustentabilidade continuamos a ver telemóveis a perder a não ter atualizações ao fim de um ano de vida.
    Falo em atualizações major e não nas ditas de segurança que por vazes são rótulos.

  13. Avatar de Abreu
    Abreu

    Para mim o mais importante num smartphone e o écran, pois e pra ele que vou olhar mais. Um bom ecram faz um bom telemóvel… Mas claro que o hardware tem que acompanhar um bom OLED

  14. Avatar de Carlos
    Carlos

    Tamanho.
    Qualquer smartphone de hoje já tem dificuldades em ficar no bolso da frente nuns jeans… Ou de ser manuseado apenas com uma mão…

    4.7″ era o ideal. Mas impossível de encontrar!

    1. Avatar de UmGajoQualquer
      UmGajoQualquer

      Também escolhi a opção “Tamanho e peso” por causa disso.
      Prefiro um telemóvel mais pequeno na diagonal, mesmo que para isso seja mais grosso e pesado, para poder ter uma bateria maior.
      E deixo este comentário para que na análise dos resultados não interpretem essa opção apenas como maior e mais fino.

  15. Avatar de Sergio
    Sergio

    1- Android
    2- Processador e Ram
    3- Camara Fotografica

    Se tiver numa de dar mais de 400€, ja vou por questoes esteticas e revestimento do material

  16. Avatar de Joao
    Joao

    tanta opcao e nao tem a principal. lol.
    a opcao sistema operativo é de brincar. muita gente vai interpretar entre IOS ou Android e a verdadeira questao é saber qual a VERSAO do sistema operativo. Entre android existem dezenas ou mais de versoes que mudam completamente a forma de navegar e produzir. esta sim é a minha primeira opcao. Nao o é para maioria das pessoas pq lhes passa ao lado com reviews de blogs que nao pescam um boi do assunto. É mais facil pegar num papel e comparar specs…..tones a serem tones….

  17. Avatar de Lena tomaz
    Lena tomaz

    Disseram que não se podia escolher msis que uma opção, eu escolhi várias, e o mais importante para mim yem de conjugar um bom preço acessível com o desempenho sobretudo a nível fotográfico porque é algo que me ssrve para muito fotografar e então o zoom é indispensável como a capacidade do telefone e suas câmaras mas um que não espelhe na Praia ou com o sol (que tenha um ectam como as máquinas fotográficas tem é que é o que procuro e peço para que se algum fabricante saiba qual p tlm para mim eu fico contente de poder comprar mas atenção tambem não posso suportar preços loucos altos, é já aqui avisado.

  18. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Como os carros fiabilidade se calhar ja nao interessa.

  19. Avatar de Ze
    Ze

    Se é iPhone ou não 😀

  20. Avatar de Joao Madeira
    Joao Madeira

    Hoje em dia há smartphones com caracteristicas espectaculares e com uma variedade de preços. Mas o que mais me incomoda é a duração da bateria. Tenho um ex-topo de gama, mas para me durar um dia tenho que abdicar de várias características do hardware e escolher criteriosamente o software que deixo correr, senão fico sem bateria em horas úteis. E nem estou a falar em ecrans com refreshs > 60Hz. Há grande investimento na velocidade de carregamento, mas não tenho interesse em andar com carregadores atrás. Duração para uso regular/intensivo e durar até carregar durante a noite. A tecnologia das baterias tem que evoluir. As actuais rondam os 4500mAh e a partir daí há poucas e o peso do telemóvel sobe em flecha.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      pois olha o meu tem refresh > 60hz e tem bateria abaixo das 2000mAh. A bateria dura-me um dia e meio. Ou só um dia na boa, sem stresses e sem complicações. Se precisar da bateria seja qual for o motivo em meia hora enquanto como fica com bateria para um dia. Queres uma grande para que? para andares com um tijolo no bolso? no thx. deves ser puto a pensar como pensas….e ganha vida e passa menos tempo ao telemovel.

      1. Avatar de João Madeira
        João Madeira

        Bom dia. Gostava então de saber qual a marca e modelo desse achado. Além disso, como ganho a vida a trabalhar não jogo, não uso redes sociais mas tenho todos os assuntos de trabalho e da minha vida no telemóvel. Por isso não posso ficar sem bateria a meio do dia. Se o telefone fosse 1mm mais espesso e tivesse mais 1000mAh nada se perdia.

  21. Avatar de Joao
    Joao

    Estou a pensar comprar um Nokia 5.3, está a aprox. a 168€. Agrada-me o facto de ter android one e atualizações durante 2 anos. Alguém recomenda outro nesta gama de preços ?

    1. Avatar de Joao
      Joao

      nokia so tem nome porque de qualidade sao uma bosta. tem alguns bugs que incomodam, e android one nao é o melhor SO que anda por aí. Nao esta optimizado para nada. As marcas ainda investem na facilidade de utilizacao, pelos vistos isso nao te preocupa. Nem o meu Pixel tem android one. O meu colega tem um nokia 8 e quando comparo com o meu a nível de software ate doi trabalhar no Nokia. Mas num aparelho “fraco” android one ainda se mantem rapido. Mas se demoras mais segundos a fazer uma tarefa…perde todo o sentido…..

  22. Avatar de JCR
    JCR

    Para mim, faltou serem incluídos os seguintes 2 factores, que considero serem o mais importante de todos, e que são:

    – Não ser 1 marca das ditaduras China e EUA
    – Não ser 1 marca dos países gatunos (lucro a rondar os 50% em telmóveis) Coreia do Sul e Japão

    E como continuamos a encher os bolsos a estes 4 países, em termos de compra de telemóveis, tendo os políticos da UE nada feito para que as empresas Europeias desta tecnologia não terminassem, logo, 500 milhões de cidadãos, estão infelizmente deveras dependentes destes 4 países, com todos os problemas de protecção de dados que isso nos traz presentemente!