Afinal as câmaras dos Tesla podem estar a ser usadas para monitorizar os condutores

25 Comentários

É sabido que a Tesla tem nos seus carros hardware que nem sempre é usado de imediato. Isso pode ser visto nas muitas câmaras que os carros têm instaladas, sem que, na verdade, se soubesse para que serviam.

Os rumores sobre a sua utilização foram muitos, até que Elon Musk veio explicar a sua utilização futura. Agora, uma análise mais profunda ao software dos Tesla veio revelar uma realidade não esperada. Estas câmaras interiores podem estar a ser usadas para monitorizar os condutores, sem que estes saibam.

Tesla câmara condutores Model 3 carros

Câmaras dos carros da Tesla têm outras funções

Há muito que se fala da presença das câmaras internas nos Tesla, em especial no Model 3, e da sua função e utilidade. Este foi um processo que aconteceu também com as mesmas que estão no exterior, que se sabe agora irem ser usadas para a condução autónoma.

As explicações surgiram do próprio Elon Musk, que revelou que esta câmara irá ter uma utilidade importante no futuro destes carros. Será usada para monitorizar a utilização dos carros, quando estes forem usados como táxis robôs, e para ver a utilização que é dada.

Código mostra avaliação dos condutores

Uma avaliação recente do código que corre nos carros da Tesla revelou agora uma realidade diferente. Esta poderá estar a ser usada para monitorizar os condutores e as sua reações ao longo das viagens feitas nestes carros elétricos.

O que é revelado não revela claramente que esta monitorização esteja ativa e a verificar o que os utilizadores estão a fazer durante a condução. No entanto, existem referências claras no código e que mostram que esta câmara do Model 3 poderá estar a olhar ao que estes fazem.

Model 3 é um dos que tem esta funcionalidade

As entradas encontradas revelam que será olhado principalmente aos olhos do condutor, sabendo para que lado está a olhar ou se está com ou visibilidade garantida. Há ainda a procura de óculos de sol ou se está a olhar para o telefone.

Esta câmara estará já ativa desde junho, mas apenas em regime de voluntariado por parte dos condutores para registar imagens antes de acidentes. Há já outras marcas que usam sistemas similares, como ajuda aos utilizadores. A Tesla assim consegue oferecer o que estes já têm e assim ficar num patamar similar, em especial como o Autopilot ativo.

Elon Musk explicou para que serve a câmara interna do Tesla Model 3

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Evandro AE
    Evandro AE

    A impressão q tenho é que o mundo é feito de pessoas q todas são terroristas e que se alguem invadir sua privacidade vc vai ser preso.. pelo amor de deus.. o sistema é para segurança do proprio condutor.. hj o mundo é feito de muito mimimi

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não me sinto a vontade, para fazer amor dentro de um Tesla, que saudades tenho do meu citroen as quartas e sextas, sábado, domingos a noite junto ao mar… 🙂

    1. Avatar de JPP
      JPP

      E cortinas? O meu tem cortinas

  3. Avatar de TSLABull
    TSLABull

    Pelo que me foi dito na Tesla, estas cameras ainda estão fisicamente desligadas (pelo menos quando fui em Fevereiro). Para que esta monitorização do condutor funcione, tenho de levar o meu carro à Tesla para ligar os fios.
    Acho que seja um bom sistema para perceber se os condutores adormecem ou estão a ter algum problema que os impossibilite de conduzir e o carro pode depois agir de forma segura para prevenir acidentes.
    Esta camera provavelmente tb será utilizada para monitorizar os clientes do RoboTaxi.

  4. Avatar de Rasta
    Rasta

    Afinal….afinal havia outra. Mas qual é a dúvida mesmo? Pensavam que este tipo de tecnologias não visam monitorar as pessoas? Em que mundo é que vivem? Afinal….isto é só para ter mais um artigo publicado. Novidades, zero.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      é para monitorar o condutor para ver se esta a dormecer e etc e ja agr esta camara da para tapar quem nao se sentir confortavel

      1. Avatar de Maria
        Maria

        Para isso não é necessário perder tempo com câmaras.

  5. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Adoro quando se descobre o óbvio …

  6. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Os Driver monitor câmera DMC estão aí para se tornar banais em qualquer viatura.

  7. Avatar de Robin
    Robin

    É o Big Brother com outro nome pra não assustar por enquanto.

    1. Avatar de Hugo Sá
      Hugo Sá

      Que assunto mais banal.
      Não me parece mal que a tesla tenha ali aquela câmara.
      E apenas uma “funcionalidade”
      E pena que certos clientes não pensem o mesmo

      1. Avatar de Robin
        Robin

        Claro que é banal assim quando chegar o tempo certo sabem o que fazes e por onde andas.
        vai acreditando no Pai Natal.

        1. Avatar de Hugo Sá
          Hugo Sá

          Olha tapa a câmara se te incomodas
          Tbm tens câmara no teu telemóvel e não reclamas
          A menos que tenhas metido fita cola no telemóvel mas assim a ser não sou eu que acredito no pai natal

        2. Avatar de Luis
          Luis

          a camara da para tapar ahaha quem quiser pode tapar ahahhah quando nao se sabe do que se fala e faz se figuras

          1. Avatar de Mark Casila
            Mark Casila

            claro que da seu anormal eu tenho a camara do meu protatil tapada com fita …. e facil de fazer

  8. Avatar de Jazz
    Jazz

    Quem tiver problemas com isto pode tapar/desligar…

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Claro. Depois de teres uma faca apontada é que vais colocar fita adesiva na ponta

      1. Avatar de Hugo Sá
        Hugo Sá

        Dou-lhe os parabéns por ter feito um comentário tão estúpido.
        Se pudesse explicar melhor seria bom

      2. Avatar de Jazz
        Jazz

        Ler resposta abaixo. Podes não ter percebido.

  9. Avatar de Jazz
    Jazz

    A existência desta câmara é conhecida à pelo menos 18 meses. E sim, é apenas uma câmara, de uso opcional. Fita adesiva serve perfeitamente…ou corta o fio se te incomoda ! Tens algum Tesla ou nem por isso ?

    1. Avatar de Hugo Sá
      Hugo Sá

      Mesmo.
      Qual e o mal de ter uma câmara a verificar o condutor para a sua segurança
      Deliguem se não gostam.
      Até fizeram umas capinha para tapar a câmara.

  10. Avatar de scp
    scp

    Faz sentido num carro com condução por AI. Ou até mesmo num carro convencional faria sentido, evitava acidentes por distração, por sono. Se eles monitorizarem os olhos conseguem logo perceber quando uma pessoa “vai dormir” ao volante e podem alertar.

  11. Avatar de TT
    TT

    Privacidade 0! O verdadeiro Big Brother automobilístico! A mim não me apanham!

    1. Avatar de Hugo Sá
      Hugo Sá

      Parace-me estranho que não seja capaz de compreender que pode desligar ou tapar a câmara.
      O ser humano, a pensar assim, está condenado

    2. Avatar de JPP
      JPP

      Eu cá tive um verdadeiro TT e tenho um Tesla com cortina