Macs mais antigos não vão conseguir exibir conteúdos Netflix a 4K

29 Comentários

Apesar de haver cada vez mais serviços de streaming, a Netflix é a plataforma preferida e mais usada pelos utilizadores. O serviço tem vários planos e a possibilidade de ver conteúdos em Ultra HD está disponível em muitos dispositivos 4K.

Para os Macs, por exemplo, a nova atualização Big Sur já vai permitir que o sistema execute a Netflix em 4K. No entanto, um recente documento publicado pela plataforma de streaming revela que nem todos os modelos Mac vão conseguir ter esta funcionalidade e os mais antigos provavelmente ficarão de fora.



Para correr Netflix a 4K os Macs têm que ter o chip T2

A atualização do sistema Big Sur da Apple vai finalmente permitir que os utilizadores vejam os seus filmes e séries preferidos da Netflix numa resolução 4K. No entanto, de acordo com um documento emitido pela própria plataforma de streaming, nem todos os modelos de computadores Mac vão conseguir executar esta resolução.

Para ser possível ver os conteúdos Ultra HD em 4K, os Macs devem ter um chip T2, um processador da Apple utilizado sobretudo para fins de segurança, para garantir a proteção dos dados, sendo também responsável por controlar a Touch Bar.

Documento da Netflix sobre a disponibilidade de Ultra HD em computadores Mac

Em suma, os modelos de Macs mais antigos não vão então conseguir correr os filmes e as séries da plataforma de streaming em 4K.

Desta forma, os computadores da Apple compatíveis com esta funcionalidade são:

  • iMac (2020)
  • iMac Pro
  • Mac Pro (2019)
  • Mac mini (2018)
  • MacBook Air (2018 ou mais recente)
  • MacBook Pro (2018 ou mais recente)

Mas caso esteja com dúvidas se o seu equipamento tem ou não integrado o chip T2, pode aceder às Informações do Sistema e conferir no Controlador se aparece essa informação.

Caso verifique que não tem esse chip, então infelizmente o seu computador Mac não vai conseguir exibir os conteúdos em Ultra HD 4K.

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bafora
    Bafora

    2 anos…

    Eu ia comprar um destes…

    Pronto pensei em comprar um destes…

    Bem… tinha desejo de comprar um destes…

    Sonhei comprar um destes…

    Passados 2 anos “um destes” não corre o 4k que o meu vizinho tem no desktop dele !?!?!?

    Só digo isto …. #$:;::;%$:;%#;%#:

  2. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Não se poderá considerar como sendo uma máquina antiga um iMac de 2019.
    Ter um ecrã de 27″ a 5k e não poder ver filmes em 4k…

  3. Avatar de Ams
    Ams

    Eu utilizei Mac durante mais de 15 anos. Depois desisti e mudei para os PCs Windows e não estou arrependido. Um Mac ao fim de 2 anos já é considerado obsoleto. Além de ser mais caro…ainda dura menos…

    1. Avatar de Pedro Mota
      Pedro Mota

      O meu percurso é exatamente o oposto.
      Ao final de 6 anos ainda tem o último software e corre todo os programas sem soluços. O contrário da minha experiência com Windows… ao final de 2 anos ficavam lentos e cheios de problemas.

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Não podes querer que um Acer de 300€ ao fim de 2 não esteja lento e cheio de problemas, 1300€ por um Asus Rog à quase 5 anos e posso te dizer que ainda continua uma máquina. Com metade do dinheiro de um Mac tens uma máquina que te dura uns bons anos.

    2. Avatar de Aj
      Aj

      O meu ja tem 8 anos, vejo videos 4k, em hd claro, mas sem pausas ou paragens, quero ver um pc com 8 anos fazer isso.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Se ves videos em HD. então não vês em 4k.
        E um PC com 8 anos tem mais que capacidade para ver vídeos 4K( dependendo do modelo. Um Atom não deve conseguir)

      2. Avatar de Bob
        Bob

        Quantos queres? Se pagares portes e seguro, até te envio…..
        LOOOOL
        Um MAC é um PC… e um Mac com 8 anos, é praticamente tudo hardware normal por lá….

  4. Avatar de Pedro Mota
    Pedro Mota

    Um chip relacionado com a segurança relaciona-se com a possibilidade de exibição de filmes e séries em 4K através de uma plataforma streaming?

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      O chip T2 não é só um chip de segurança, também “tem” encoders/decoders HEVC mais eficientes.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        A não ser que seja um modelo mesmo muito antigo, Os Macs não precisam desse chip para fazer o decode do video 4K.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          diferença entre ser possível e ser eficiente com o codec HEVC, afinal de contas estamos a falar do suporte no browser.

          1. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            um Macbook ou um iMac não são eficientes nisso?
            Ainda mais existindo versões com gráficas dedicadas e ecrãs 5K.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Toni da Adega, os decoders para HEVC são muito intensivos. Tanto assim é que mesmo no Windows o suporte dado pela Microsoft requer uma máquina com um processador Core posterior a 2016. A Apple implementou a sua solução recorrendo a este chip e o facto é que é foi constatado ser mais rápido e eficiente.

          3. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se acham normal máquinas com 1 ou 2 anos que custaram uns bons milhares de €€€€ não possuírem capacidade para fazer decoder de um video (no browser) . É porque é normal.
            Andava o pessoal a comprar MAC às vezes supostamente com bom HW, e depois nem capacidade possuem para reproduzir um vídeo.

          4. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Não é uma questão de ser ou não normal, é uma questão das tecnologias usadas para o propósito em causa.

          5. Avatar de Filipe
            Filipe

            Não tem nada ahver com o decode mas sim com drm. Os macs já reproduzem youtube em 4k há muito tempo e os gpu têm suporte hevc

          6. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Filipe, os mac (safari) nunca reproduziram o youtube em 4k porque o safari nunca teve suporte para o codec usado pelo youtube a 4k. Só usando o Chrome é que se obtinha isso porque implementava o seu codec, sendo que é um codec diferente do usado pela Netflix.
            Se fosse uma questão de DRM haveria o mesmo problema noutras resoluções, o que não acontece!

        2. Avatar de Daniel
          Daniel

          Mas o decode nesse caso é feito por software. Os windows fazem-no mas à custa de desempenho e bateria.

          Pessoalmente preferia um aviso a dizer “4k stream will impact the performance of your Mac. Consider watching it in 1080p”. Mas percebo a razão pela qual a Apple fez isto.

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Nao é a Apple , fala com a Netflix .

            Abc

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Eu não consigo perceber. Ainda mais que existem muitos Mac com bom hardware incluindo gráficas dedicadas.
            E iMac não possui bateria logo esse argumento não faz sentido

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Toni da Adega, estamos a falar do suporte no browser!

      2. Avatar de Bob
        Bob

        E é este o pormenor que praticamente todos não se lembram…
        Fazer decode via CPU, ou por chip dedicado, é completamente diferente.

  5. Avatar de AMS
    AMS

    Conforme já referi, eu comecei a utilizar MACs desde os primeiros que apareceram. O último que comprei foi em 2008. Neste momento tenho um museu de macs. Da minha experiência, não nego que um MAC era mais prático que o PC. Porém a APPLE tinha por hábito estar sempre a introduzir novos sistemas operacionais. O último que uilizei foi o Leopard. E em nome dessa brincadeira surgiam programas novos que só corriam nos novos sistemas. Daí eu ter cansado e considerar que ao fim de 2 anos os MACs já estava obsoletos… Decidi mudar para os PCs e desde então +/- 2012, não voltei a ter esses problemas. Neste momento tenho um pc de 2018 e funciona perfeitamente com tudo o que aparece no mercado. Também devo dizer que eu não sou o único a pensar dessa forma. Trata-se de uma artimanha de negócios da Apple que funciona para alguns mas já não funciona mais para mim. Além disso um Apple custa sempre para cima de 1.500 euros…

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      O meu custou-me novo 1200 Euros, em 2011… Hoje está com 16GB Ram e SDD….
      Está mais que pago… e nem falo nas dores de cabeça que deixei de ter…
      Continuo com PC’s, mas agora pergunto, e o que é que o 4K tem a ver com a máquina? a mim não me faz falta o 4K… nem a TV é 4K… nem curva, nem tecnologia 3D…
      Ignorem, e sigam em frente.

      1. Avatar de Bob
        Bob

        Porque é bastante mau uma box android de 50€ dar 4K, e um MAC não.
        Mas não é por o material ser mau… é mera decisão de ser obrigatório o decode ser feito pelo chip T2 da Apple.

        Tirando isso, o Mac dava perfeitamente os 4K.
        Se o meu Mac mini de 2013 dá 4K (videos normais), só fica sem dar, se a App da Netflix forçar a ter o T2.

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Não existe uma app da Netflix para Mac, estamos a falar do suporte no browser Safari.
          E não é uma questão de ser 4k, é de ser streaming 4k em codec HEVC.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Nao, a questao nao é nada disso. É simplesmente o drm que a netflix quer usar.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Filipe, se fosse pelo DRM não haveria suporte para nenhum outro Mac noutras resoluções…