Análise: Sony Ericsson Xperia Play

32 Comentários

Gaming

O principal porta-estandarte deste Xperia Play é precisamente a sua vocação para os jogos. Com uma certificação de qualidade Sony Playstation, as expectativas eram altas, e o Xperia Play não comprometeu… muito pelo contrário … confirmou essas mesmas expectativas.
Jogar no Xperia Play, com o seu mini controlador Playstation é muito mais intuitivo e prático. Apresentando apenas dois gatilhos, em vez dos habituais 4, tudo o resto encontra-se presente no comando.

 













anterior próxima
 

Embora seja uma nova forma de jogar no telemóvel, acaba por ter algumas particularidades menos bem conseguidas.

Uma delas prende-se com os comandos analógicos, que no Xperia Play não têm quase relevo algum, ao invés dos originais que são joysticks perfeitamente salientes. Usá-los no Xperia Play por vezes roça o desgastante por não responderem sempre da melhor forma aos comandos que os nossos dedos lhes vão transmitindo.

 














anterior próxima
 

A posição de jogo é perfeita. O ecrã vira-se na horizontal e ganhamos todos os pixéis do ecrã de 4” para os jogos, ficando com as mãos numa posição idêntica ao posicionamento nos comandos da Playstation. Por isso torna-se bastante mais rápido de interiorizar e mais fácil de usar.

 














anterior próxima
 

No entanto, e como resultado próprio do facto de ser um Smartphone, os dedos que ficam nos gatilhos acabam por se manter algo incómodos, especialmente depois de várias horas a jogar.

De resto, … com ou sem auriculares, … em casa, nos transportes ou na rua … a solo ou em rede … Xperia Play é sempre um bom companheiro de jogatanas.














anterior próxima
 

Quero mencionar também que tanto para adultos como para crianças o Xperia Play apresenta uma boa jogabilidade. No caso dos mais pequenos tem ainda maior facilidade, pois as mãos encaixam duma forma mais imediata. De qualquer forma quero evidenciar que apesar de não ser uma experiência de jogo igual à duma consola como a Playstation 3, a sensação é bastante semelhante. O ecrã, com as suas 4” e especialmente pelo facto de ser multi-touch acaba por estar bem implementado nos jogos, como por exemplo no Spiderman onde temos de proceder a determinadas acções com recurso ao toque no ecrã.

Os jogos testados (Real Futebol 2011, FIFA 10, Spider-Man, The Sims 3, Let’s Golf 2 …) apresentaram-se sempre com uma boa jogabilidade e apesar de à primeira vista o ecrã de 4” parecer pequeno, o que se notou é que a experiência de jogo é verdadeiramente empolgante e divertida.










anterior próxima
 

Como facilmente reparam os jogos acima indicados correspondem a diversas jogabilidades e o controlador do Xperia Play portou-se sempre à altura e sem problemas. Também a nível de processamento, não houve qualquer problema detectado … apenas por uma vez um dos jogos se recusou temporariamente a arrancar… e nunca houveram problemas de lag. O uso do telemóvel em simultâneo com os jogos é extremamente fluido e não criando qualquer tipo de problema.










anterior próxima
 

Página 1 – Primeiras impressões
Página 2 – Especificações e conteúdo embalagem
Página 3 – Android e Câmera
Página 4 – Benchmark
Página 5 – Gaming
Página 6 – Apreciações Finais

« Página Anterior pág. 05/06 Página Seguinte »

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Micael
    Micael

    Bom artigo, mas o título não corresponde. Diz Xperia X10 e é Xperia Play

  2. Avatar de Vítor M.

    Este equipamento tem bom aspecto e abre um sub-segmento na classe Smartphones: Consolas

    Estes equipamentos têm um nicho de mercado bem definido. Todos aqueles que não dispensam o seu jogo enquanto esperam pelo comboio ou pelo autocarro, no intervalo das aulas e em casa num momento de lazer, o Sony Ericsson Xperia Play pode ser uma escolha lógica, dentro das preferências Android.

    Será um bom rival para o Galaxy S II e para o LG Maximo 2… mesmo tendo especificações mais pobres!

    1. Avatar de Mr. Obvious
      Mr. Obvious

      Bom rival??? Não tem nada a haver…

      1. Avatar de YourPaysafe

        para o público geral não tem nada a ver, mas para um certo nicho sim.

  3. Avatar de DiogoC.
    DiogoC.

    Análise do Ace? :p

  4. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Para quem como eu que gosta de um bom jogo de tempos a tempos este e o telefone a ter. Eu iniciei-me no mundo das consolas com o tal Nokia N-Gage QD. A partir dai passei para a PSP. Estou a espera que venha a PSP Vita. Desta vez nao vou comprar no mesmo dia que ela sai porque quero ver o que vale. Se por acaso nao for o que estou a espera eventualmente vou tentar comprar este que esta no artigo de hoje.

  5. Avatar de Hugo
    Hugo

    Não dá para ver os resultados, será que nos poderias dizer?

  6. Avatar de Legion
    Legion

    Apesar de até ter gostado da análise do Paulo Silva, já estive com um menino destes nas mãos e digo de minha justiça que para mim não resulta por duas razões:

    – Apesar de ser um telemóvel soberbo em termos de caracteristicas e design, como “consola”… meh… há ali qualquer coisa que ainda não está xpto. Para lá caminha mas ainda não está lá.

    – A segunda razão é a mais simples de todas. Parece uma casquinha! Falta-lhe alguma robustez visto que a maioria dos gamers não são como o fulano que aparece no anuncio da tv! São uns button mashers! 😀

    Design = Win
    Caracteristicas = Win
    Robustez = Meh…

  7. Avatar de STP
    STP

    E agora vai ter minecraft, exclusivo para o Xperia Play!!

  8. Avatar de Yanni
    Yanni

    A parte estranha que dizem ter acontecido é uma funcionalidade da interface que a sony desenvolveu para este android.. Serve para navegar para o menu seleccionando um widget… Não é nenhum problema -.-“

    1. Avatar de Luís
      Luís

      “Uma unica situação estranha que nos aconteceu por duas vezes foi a seguinte: algures no meio do uso do Xperia Play, o ecrã ficou baralhado, conforme a imagem abaixo indica.”

      Yanni está cheio de razão. esta “situação estranha” é uma funcionalidade do aparelho, é a vista geral de todos os ambientes juntos. esta funcionalidade aparece fazendo “zoom out”.

      1. Avatar de Luís
        Luís

        depois de ler o comentário em baixo, retiro o que disse, provavelmente não estamos a falar do mesmo.

  9. Avatar de Paulo Silva

    Ao que me queria referir era ao facto de o Ambiente de Trabalho ter ficado completamente baralhado (como a imagem indica) e nada tendo a ver com a disposição dos Atalhos que eu lhe tinha dado. De qualquer forma voltou ao normal asim que cliquei na opção “Sair da Vista Geral”.

    Noutra ocasião (da qual não tenho foto) o ecrã ficou limpo, apenas com a barra de desbloqueio a meio e na vertical, mas sem se conseguir usar. Aí a unica solução foi a do modelo soviético (á bruta)

    Foram apenas duas situações que aconteceram uma vez e que não se repetiram.

  10. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Gosto bastante do tlm mas será que vale a pena dar 500€ por este tlm com 1Ghz e 5.1mpx quando temos pelo mesmo preço 1.2Ghz dual cores com 8.1mpx um ecrã brutal e uma autonomia superior? E isto dos dual-cores ainda está no início da corrida…

  11. Avatar de golias17
    golias17

    Não são visíveis os resultados do benchmark podias dizer quais foram?

    1. Avatar de Paulo Silva

      Claro que sim.

      O resultado do Xperia Play no Quadrant foi de 1569!

    2. Avatar de Paulo Silva

      Só agora no decorrer da tua questão é que reparei que a imagem com os resultados do teste estava cortada, pelo que já resolvi e agora já deve estar visivel.

      Obrigado!

  12. Avatar de Paulo Silva

    No entanto gostaira de vos perguntar a todos, acerca da vossa opinião sobre se acham que existe mercado suficiente que consiga “digerir” este Xperia Play, e também a vossa opinião sobre o conceito em si do Xperia Play!

    Obrigado!

  13. Avatar de hm
    hm

    Boa review, parabéns!
    É uma máquina… engraçada, e quem sabe se o segmento não vingará, ainda que… lembro-me sempre do flop que foi a aventura da Nokia com o ngage.
    Se optarem por reduzir um pouco o preço penso que terá espaço para crescer neste “novo” mercado do telefone/consola.

    Cumps

  14. Avatar de Hi World!
    Hi World!

    Penso que o principal problema será enquadrar este smartphone no tipo de categoria de jogos a serem jogados.Assim, dever-se-ia tomar uma referência (por exemplo na PSVita), do qual depois seria muito mais fácil lançar jogos para smartphones PS-Certified.

  15. Avatar de rsantos
    rsantos

    Para quem quiser habilitar-se a ganhar um telemóvel destes preencham o formulário do link abaixo indicado e já agora coloquem o meu código onde diz “Codigo do teu amigo”: 9f75f115a3

    http://www.29.e-goi.com/signup.php?lista=57&formid=82&c=3466

    Mais informações na pagina do facebook da The Phone House.

    Cumps

  16. Avatar de Ivo Bazilio
    Ivo Bazilio

    Tive um SonyEricsson mini que gostei muito de ter, foi uma boa introdução ao Android. Agora sou possuidor do SonyEricsson Neo e realmente faltava-me ecran :p. Já tive quase todas as marcas de telefones volto sempre à mesma.
    Este play para quem joga deve ser muito bom.
    Gostava de ver aqui o Arc.
    A desvantagem destes telefones é a bateria. Até dura muito se não os usarmos :p

  17. Avatar de Renato Almeida
    Renato Almeida

    eu ganhei este telemóvel numa XL Party, era a TMN que estava a “dar”, mas o engraçado é que o telemóvel estava desbloqueado, acho que era por causa de ainda não estar à venda ou assim.

    Só tenho a dizer é que o telemóvel está mesmo muito bom, com a actualização para o 2.3.3 ainda ficou ligeiramente melhor.
    Realmente para quem pretende um telemóvel para jogos, este é mesmo o melhor, já que tem os botões dão muito jeito, e dá para umas horas de jogo.
    Mas passado cerca de 1 mês de utilização do telemóvel, fiquei cansado dele, os jogos oficiais são quase nenhuns, só tinha instalado o crash bandicoot. De resto todos os jogos que há, são para android
    E é muito grosso para andar no bolso.

    1. Avatar de BLZ
      BLZ

      Yah muitos telefones TMN vem desbloqueados, geralmente o primeiro lote posto a venda, ja aconteceu comigo com 2 telefones um N81 e um Sapo A5

  18. Avatar de Veon
    Veon

    É sem dúvida um smartphone engraçado, mas muito caro. Como alguém já referiu pela mesma gama de preços consegue-se outros equipamentos com uma qualidade muito superior e equipados com os novos processadores.

    Enquanto o preço deste equipamento não baixar para valores mais aceitáveis, diga-se abaixo dos 300 euros, este será um fiasco como foi o Ngage.

    Para quem estiver interessado numa verdadeira consola de jogos portátil está para chegar a PS Vita que sem dúvida irá acabar por matar qualquer hipótese de sucesso desse smartphone.

    1. Avatar de the_doop_man
      the_doop_man

      Sao 2 coisas completamentes differentes, a Vita (nome horrivel) e uma consola portatil, este smartphones e o seu conceito sao mesmo isso um smartphones que da para jogar como todos dao mas com a vantagem de ter jogos oficiais PS e um pequeno gamepad. Mas o principal atractivo e poder jogar jogos PS sem tter de carregar mais um equipamento para alem do tlm.

  19. Avatar de Yuy
    Yuy

    O que gosto mais da Sony agora é deste web site: http://hassonybeenhackedthisweek.com

  20. Avatar de the_doop_man
    the_doop_man

    So de referir que os resultados de Quadrant apresentados nao tem grande validade pois sao de equipamentos com OS diferentes todos os outros smartphones estavam com android 2.2 e ja se viu que o gingerbread e muito melhor que o Froyo nesse aspecto, pois o galaxy s com gingerbread faz o dobro dos resultados em quadrant do que um com Froyo. E com custom roms entao nem se fala mas isso sao outras historias.

    No geral uma boa review apenas 1 ou outro pequeno reparo, mas como ainda nao existe 2.3 oficial PT para tlm que tenham saido com 2.2 nao esperaria uma comparaçao justa.

  21. Avatar de Daniel Menezes

    Gostei do teu post. Boa análise, muitas fotos (com as modedinhas para a malta perceber o size). Boa! Vou colocar um Link para aqui, no meu novo blog (não é um blog sobre tecnologias, é um generalista para colocar o q não se encaixa no resto q escrevo (nomeadamente sobre nutrição e a minha equipe de futebol http://www.facebook.com/TabajaraFC )

    Se achares mal (por qualquer motivo) eu ter posto lá o teu link, é só comentares a dizer q eu tiro e procuro por outro.

    Continua a “explicar” assim de modo simples e preciso (& com images) q eu vou passando.
    Felicidades
    DM