MB WAY: Jovem de 22 anos detido por roubo de milhares de euros

21 Comentários

O MB WAY é um dos serviços mais simples para a transferência de dinheiro. No entanto, este é também um dos serviços mais usados pelos oportunistas para conseguirem roubar dinheiro.

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) deu a conhecer que foi detido um jovem de 22 anos presumível autor de diversos crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e branqueamento de capitais.

MB WAY: Jovem de 22 anos detido por roubo de milhares de euros


O MBWAY é a solução MULTIBANCO para fazer compras online e em loja, criar cartões MBNET, utilizar Caixas MULTIBANCO, enviar dinheiro e dividir contas com os seus amigos. A tecnologia é sem dúvida fantástica, mas está a ser também usada por burlões!

A PJ procedeu à localização e detenção de um indivíduo com 22 anos de idade, presumível autor de diversos crimes de burla informática. De acordo com o comunicado, a investigação iniciou-se há alguns meses, tendo por base vários casos de fraude perpetrados de forma reiterada, com recurso à aplicação MB WAY.

As várias diligências encetadas culminaram na identificação do suspeito, autor das múltiplas ações criminosas, tendo, posteriormente, sido apurado ser o mesmo ainda autor de fraudes, associadas a compras em plataformas “online”, com recurso a dados de cartões de crédito.

MB WAY: Jovem de 22 anos detido por roubo de milhares de euros

Na sequência da detenção e busca domiciliária procedeu-se à apreensão de vários objetos relacionados com a prática criminosa e/ou adquiridos de forma ilícita. Em causa estará um montante de dezenas de milhares de euros.

História real de uma tentativa de burla com a plataforma MB WAY

O detido foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Leia também…

Vai ao Multibanco? Muita atenção às burlas com skimmers

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    E preso, vai? Duvido

    1. Avatar de Ci
      Ci

      …”tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.”

      Não é deputado. Claro que vai preso.

  2. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mais uma pena suspensa a caminho? Se tiver mesmo muito azar talvez vá fazer trabalho comunitário.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      A maioria dos que faz burlas via MBWay é, este não sei, não consegui encontrar info nem aqui nem em lado nenhu,

  3. Avatar de F psp e mj
    F psp e mj

    Que se lixe a PJ e o MP nestes casos. Uma vez burlaram-me em 160€, fiz denuncia na PSP contra desconhecidos e por eles era até hoje… Mais rápido com o IBAN dei eu com o fdp. Fiz quase 300km e fui-lhe bater a porta, e o anormal fez-se de desentendido. Em vez de seguir o instinto e lhe ir à boca, eu estupido cai no erro de ir pelo caminho do bom samaritano e chamei a PSP para identificar o fdp e anexar a informação à queixa que já tinha feito. Passado 1 mês estava a falar com um magistrado que tinha registos bancários e que me disse que a burla era clara pelos movimentos e que só teriamos que esperar o depoimento dele para formalizar o processo. A desculpa do larápio foi que foi alguém que lhe pediu o IBAN para receber dinheiro, ele levantou o dinheiro e deu-lhe e essa pessoa desapareceu. O registo bancário prova que ele recebeu 160 e levantou logo 150. Não sabia como o identificar o “amigo”. O MP mandou-me uma carta a dizer que com vista a este depoimento e aos movimentos o melhor era deixar cair o caso pois não lhes parecia favorável e corria o risco de perder mais dinheiro do que o que me roubaram caso quisesse ir para tribunal e perdesse.

    O meu conselho é, caso tenham a sorte de identificar o burlão, é mascara na cara e taco pelas costas abaixo.

    1. Avatar de Urtencio
      Urtencio

      Infelizmente é a esse caminho que a justiça vai ser feita.. sai tudo impune.. e esses artistas sabem disso..
      até já agarram nas shotgun da GNR como se não fosse nada.. a GNR dispara e já nem disso têm medo…triste país..

    2. Avatar de Oscar
      Oscar

      Essa é mesmo a realidade e a tristeza do nosso país, o que está a dar é ser ladrão, temos casa da câmara de graça, subsídios, vamos ao juíz como se nada fosse e não acontece nada.
      Mas meu caro, já passou um tempo, ninguém se lembra de si e o gajo merecer aprender baseball!

    3. Avatar de ernez
      ernez

      Sabem a toda… de onde virá essa escolinha toda, enfim.

    4. Avatar de Azulnauta
      Azulnauta

      Custa chegar a esse resultado depois de tanto trabalho mas a história dele pode ser verdade, de tempos a tempos aparece esse tipo de esquema em que alguém arranja pessoal para entrarem depósitos de dinheiro na sua conta, essa pessoa angariada fica com uma parte (comissão), e dá o resto ao “criminoso” mesmo sem o conhecer.

      Mas como é que descobriste a morada da pessoa pelo NIB?!

    5. Avatar de Tripas
      Tripas

      Se com o IBAN encontrou o titular, foi por métodos alternativos não ?

      1. Avatar de Tuga
        Tuga

        Tem um amigo que trabalha no banco.

  4. Avatar de Fonseca
    Fonseca

    Estes artistas podem ser identificados por meros minutos pela PJ .
    É mais fácil fechar os olhos e deixa andar

  5. Avatar de Tuga
    Tuga

    Os tolos que caem nos esquemas…são mesmo tolos…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Se nunca foste enganado chegará o dia. Quando acontecer vais ver que mesmo não sendo o mais burro, também o és um pouco.

      1. Avatar de Tuga
        Tuga

        No meu dinheiro mando eu. Por ventura não sabes o que eu sei. Mas também este não é o fórum indicado.

    2. Avatar de Zorax
      Zorax

      Um dia quando menos esperares estás com ele entalado

      1. Avatar de Tuga
        Tuga

        Como disse aqui ao teu amigo Hugo, no meu dinheiro mando eu. Custa muito a ganhar. Teria todo o gosto em te explicar coisas que certamente não saberás. Olha, cuida-te. E não te esqueças : o teu dinheiro é só teu e és tu que mandas nele, não o contrário.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Assim é que é falar.
          Sabes tudo e o resto é tudo burros AHAH

  6. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    É caso para dizer,o crime compensa.Estes burlões,serão sempre burlões.
    Metade dos cidadãos a trabalhar e a outra metade a gamar..A impunidade reina, neste pobre País!Quem vive da trafulhice,dificilmente muda.

  7. Avatar de Tripas
    Tripas

    Quase 400 mil € já recebeu um “empreendedor” que a cada 06 meses abre uma empresa e cria um site para enganar espanhóis tigas tmitalianos etc…
    https://www.deco.proteste.pt/reclamar/todas-as-reclamacoes/todas-as-reclamacoes?referenceId=CPTPT00902628-43

    Quando a justiça não funciona mesmo