Facebook é a rede social em que os utilizadores menos confiam

37 Comentários

As redes sociais são plataformas onde colocamos uma parte importante dos nossos dados pessoais, seja para criar uma conta, seja nas nossas publicações diárias. Nesta categoria, o Facebook é, sem qualquer dúvida, a rede social mais utilizada em todo o mundo e por qualquer faixa etária. Mas será que isso é sinónimo de segurança?

Neste sentido, um recente estudo norte-americano chegou à conclusão que, de todas as redes sociais, o Facebook é aquela em que os utilizadores menos confiam, seja na privacidade, proteção dos dados ou anúncios. Até o polémico TikTok foi considerado de maior confiança.



Facebook é a rede social em que menos as pessoas confiam

De acordo com um estudo designado “US Digital Trust Survey”, o Facebook é a rede social menos confiável de todas, nomeadamente na segurança, pelo menos nos EUA.

O estudo foi levado a cabo pela empresa de pesquisas Insider Intelligence, e para o efeito foram entrevistados 1.865 norte-americanos adultos, via Internet, com idades entre os 18 e os 74 anos. Os inquéritos foram realizados entre os dias 28 de maio e 3 de junho de 2020.

A empresa questionou os participantes sobre o grau de confiança que estes têm nas plataformas digitais, nomeadamente nas redes sociais Facebook, LinkedIn, Pinterest, Reddit, Snapchat, TikTok, Twitter, YouTube e Instagram.

Para determinar o grau de confiança de cada rede social, foram utilizados os seguintes critérios:

  • Legitimidade: Se os utilizadores julgam que provavelmente vão ver conteúdos enganosos na rede social
  • Segurança: Se se sentem confiantes de que a plataforma social protege os seus dados e privacidade
  • Experiência de anúncio: Se consideram que a plataforma exibe anúncios irritantes
  • Relevância de anúncios: se acham que a plataforma mostra anúncios relevantes
  • Comunidade: Se os utilizadores se sentem seguros ao participar e publicar na rede social

Depois de realizados os inquéritos, a empresa analisou todos os dados e divulgou os resultados.

Utilizadores confiam mais no TikTok do que no Facebook

As redes sociais LinkedIn, Pinterest e Reddit são aquelas em que os utilizadores norte-americanos mais confiam, seguidos do Instagram, Snapchat e TikTok. Por fim, encontram-se o Twitter, YouTube e, em último, o Facebook.

A rede social de Mark Zuckerberg ficou em último de uma forma geral. Segundo os analistas, este resultado pode ainda ser consequência do escândalo do Cambridge Analytica em 2018.

No que respeita à Legitimidade, o Facebook conseguiu também os piores resultados. Ou seja, 62% dos utilizadores dos EUA são da opinião que, provavelmente, a popular rede social vai mostrar conteúdo enganoso. Por outro lado, 55% concorda um pouco que a plataforma lhes mostra conteúdos relevantes.

Outro resultado interessante é que as participantes do sexo feminino tendem a sentir-se menos seguras ao participar e publicar nas redes sociais, em comparação aos homens. Este facto foi evidenciado sobretudo no LinkedIn (21%) e no YouTube e TikTok (ambas com 15%).

LinkedIn é a rede social em que os utilizadores mais confiam

No Pinterest, por exemplo, 33% concorda fortemente que a plataforma mostra mais anúncios relevantes do que irritantes (12%). Mas no Facebook 26% concorda que os anúncios são relevantes mas a mesma percentagem também considera os anúncios irritantes. Já no YouTube, 31% dos entrevistados diz que os anúncios são irritantes e apenas 27% os considera relevantes.

Qual é a rede social em que mais confia?

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André R.
    André R.

    Não é novidade que as pessoas andam com dois pés atrás em relação ao Facebook. Tudo é Facebook e já não vivem sem ele/ela. Mas também é assim por culpa das pessoas que metem la tudo, só faltam colocar as idas á casa de banho…

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Eu não tenho Facebook e pelos estudos que aí andam, eu sou psicopata…
      Antes de existir o FB havia muitos psicopatas, e agora que existe, deixaram de ser…

      1. Avatar de André R.
        André R.

        Sociopata, quis dizer sociopata… erro meu…

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          É um erro típico de psicopata, deixa lá… /s

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Quem fala verdade… 😀

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          +1 Não tenho nada dessa porra, isso é coisa de velhotes.

  2. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    … e no entanto, passam lá a vida…

  3. Avatar de Rei David
    Rei David

    Também e a que mais usam ironicamente. Instagram e whatsapp principalmente.

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Eu raramente vou lá e no meu entender é algo dispensável. Se acabar não vai fazer falta nenhuma.

  5. Avatar de JF
    JF

    Existe uma alternativa, onde inclusive a liberdade de expressão é maior, o VK (VKontakte) a rede social Russa.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Liberdade de expressão maior numa rede social russa? Ok…

    2. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Testei há dias e não me convenceu muito. É que não sei falar “Klingon”… 😀

  6. Avatar de jorge
    jorge

    Nao uso nenhuma rede social, e nem uso nenhuma aplicaçao de telecomunicaes, pois nao me fazem falta nenhuma, e vivo muito bem sem elas.

  7. Avatar de Carlos Santos
    Carlos Santos

    Quando uma rede social tem o poder de dizer o que é “fake news” ou não, desde que essa informação não vá ao encontro da narrativa das “autoridades”…

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Mas o dono da rede faz dela o que quer, não achas ? A tua conclusão seria preocupante se o facebook fosse uma fonte de informação ou melhor, se o facebook fosse a única fonte de informação existente.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      O problema das fake news são pessoas que afirmam tudo ser fake new menos as teorias da conspiração baseadas em argumentos duvidosos.
      Acham que acordaram para a “VERDADE” não dando conta que apenas fazem parte de um rebanho diferente mas mais ignorante e manipulável a todos os níveis.
      O mundo é cruel e o homem egoísta. Não tentes escapar. Não há forma.

  8. Avatar de RM
    RM

    Aconselho a verem o documentário ‘o dilema das redes sociais’ na netflix, para quem quiser saber mais sobre as redes sociais (cancro). Muito bom.

  9. Avatar de Justino, o Justo
    Justino, o Justo

    É um sinal de que confiamos pouco nas pessoas. O que não me parece que seja propriamente uma novidade.

  10. Avatar de AndreLuis
    AndreLuis

    simples… apaguem a conta… fiz isso a mais de 10 anos, e sou ainda estou vivo..
    não tenho nenhuma rede social, e continuo vivo…
    não “sofro” influências… consigo “pensar por mim mesmo”
    posso tomar decisões erradas, mas são meus erros

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Em relação às influências, TODOS sofremos influências, boas e más.
      Não preciso apagar conta nenhuma. Não partilho lá nada pessoal e quero acreditar que tudo o que lá vejo me influencia muito pouco (não digo que não veja algo pela primeira vez numa rede social e que seja efectivamente do meu interesse).
      Penso que o problema reside mesmo nas camadas mais jovens e pessoas com o síndrome de aprovação social. Aí sim, creio que seja problemático a longo prazo.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        O problema reside nos pobres de espírito apenas 😉

        Agora se o PPLWARE dinamizasse mais o fórum que tem… 😉

        1. Avatar de Vítor M.

          O fórum nunca irá substituir a vaidade das redes sociais. Lembra-te que a vaidade é o que move as redes 😉 e contra isso, não tens remédio. Por isso elas hoje são o poderio que são. Mudam vidas, mudam ideias, mudam sentidos políticos… porque a vaidade é manipulada. 😉

          1. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Então para que existe ainda o vosso fórum? Só para ocupar espaço não é verdade?

            Fiquem-se então com as “vaidades”…

          2. Avatar de Vítor M.

            Existe para os resistentes e porque temos uma ideia… por isso é que ele não morre. Não gostamos de vaidades, mas vivemos num mundo onde as vaidades perfilam as tendências.

      2. Avatar de AndreLuis
        AndreLuis

        pois é Hugo…

        você tem razão somos constantemente influênciados

        o quis dizer com influência, é com relação a “fake news” e o outros tipos de “msgs tendênciosas” ou “msgs polarizadoras” (se é que existe essa palavra!)

        outro coisa, é sensível que você não gosta nem de pensar em apagar uma conta em rede social, afinal você é pensa que é “imune a seus efeitos”… tudo bem… cada uma na sua

        ah, antes que eu esqueça… qq post é pessoal

        pode ser que não seja do tipo “eu indo ao banheiro” ou “tenho uma verruga nas minhas costas, olha só a self dela”

        mas a partir do momento que opino sobre qq assunto, é pessoal… o que estou fazendo agora, é um post sobre minha opinião… por isso é “pessoal”

        fique bem

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Errado, nenhuma notícia de facebook me influencia. NENHUMA.
          Posso até ficar curioso e ir procurar a fonte, mas até lá pode ser verdade pode ser mentira.
          Só uso facebook para chat, não faço posts nem meto selfies, no entanto o problema está longe de ser o facto de saberem se estás ou não na sanita. Essa informação não se converte em €.
          O orkut e hi5 eram bons, aparece o facebook e “Ena, esta rede é melhora, mais profissional”…entretanto vêem um documentário e o facebook e sentem uma vontade instantênea de apagar o facebook. Se amanhã sair outro na concorrência a contradizer o da Netflix vão mudar de opinião.
          A minha questão é: quem está realmente a ser influenciado? Sou eu que pouco uso as redes sociais e ainda me sugerem Funk, que odeio?
          Usem as coisas com cabeça. Tudo é bom até atingir as massas, depois é um negócio. TUDO.

      3. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        não precisas de partilhar nada de pessoal, eles descobrem o suficiente só pelos teus hábitos dentro da rede e pelas tuas ligações.
        O problema da influência é que normalmente não se vê. Podes achar que sofres pouco, mas acredita que se usas a rede social para ver notícias, o que te é mostrado está lá para influenciar o teu tempo, para continuares a usar, para clicares, para veres anúncios.
        Se só te mostrarem as “notícias” que te agradam, já estás automaticamente a ser influenciado…

        1. Avatar de Tuga
          Tuga

          Isso só acontece porque não sabes usar uma rede social e um equipamento eletrónico. E não te digo mais para não ofender.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            sim claro, entendo… preferes não ofender!
            estranho é que dizes o que poderia ofender e não o que poderia ajudar, lol!
            Sorte a minha saber o suficiente, e saber que nem tu sabes o que não dizes!

        2. Avatar de HUGO SANTOS
          HUGO SANTOS

          Correio da manhã, fox, skynews há anos que só dão as noticias que as pessoas querem ver. Quem realmente quiser ver outras coisa procura nos lugares certos.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            “Correio da manhã, fox, skynews há anos que só dão as noticias que as pessoas querem ver.”
            várias grandes diferenças…
            mostram o mesmo para todas as pessoas vs notícias diferentes para cada pessoa
            mostram diferentes tipos de notícias vs tendência a mostrar só certo tipo de notícias
            quem vê vai/compra à fonte vs quem vê pode apanhar notícias, opiniões, teorias de qualquer fonte, qualquer que seja a credibilidade
            notícias estáticas vs associação directa a diferentes dinâmicas sociais

            O sistema da rede invariavelmente reforça o fornecimento de notícias pouco diversificadas, e dada a componente social e o tempo ocupado pelas pessoas, potencia a pouca procura por alternativas.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Calma, teres visto o documentário não faz de mim essa pessoa.
          Digo-te mais, o facto do facebook só me apresentar coisas que não me interessam significa que não estou a usá-lo como é “suposto”.
          Mesmo Tuga, ficam chocados por causa do algoritmo do facebook mas continuam a “jogar” os joguinhos do “veja que tipo de pessoa você é” e sem darem conta fornecem informações como nome, cor preferida, etc etc. E isso sim, são informações que estão aos olhos de TODOS e podem ser usadas por exemplo para recuperar uma password de email. Pensem um bocadinho antes de dizer e fazer asneiras.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            dizes que só te mostra o que não te interessa, e no entanto, continuas a ir ver o que não te interessa…
            quanto ao documentário… bastava estar atento ao que tem passado na última década, mais um pouco de história da tecnologia. Mas pronto, viste ou ouviste sobre o documentário e achaste que mais ninguém tem cabeça…

  11. Avatar de Nightingale
    Nightingale

    A rede social Mastodon.social e o Peertube não são centralizados e cada um pode ter o sua própria rede social (privada, ou interligada com as de outras pessoas). No fundo não existe nenhum dono de nada. É pena não terem a mesma popularidade que as redes sociais centralizadas, mas felizmente o número de utilizadores está a aumentar.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Vamos ser realistas, tudo o que venha a ter sucesso e muitos utilizadores vai ser utilizado para fazer dinheiro. Não se iludam.

  12. Avatar de Algo
    Algo

    Já faz uma década que desativei o Facebook. No ano passado recebi um e-mail a dizer que alguém acessou a minha conta da Rússia. Nem reclamei, deixei estar.

    Li recentemente que eles mudaram a política de privacidade e muita gente está insatisfeita. Só reforça a minha desnecessidade em usar a rede social.

    Eu rio quando usam o nome desse homem, Mark. Ele nem é tão dono assim, lol.