Smartphones estão cada vez mais caros e já se sabe a razão para o aumento do preço

34 Comentários

Ao longo dos últimos anos, os preços a que os smartphones de topo chegam ao mercado tem aumentado. É cada vez mais normal encontrar propostas acima dos mil euros, algo a que infelizmente nos habituámos. Os consumidores reclamam, mas estes smartphones não deixam de voar das prateleiras, mesmo mais caros.

Com a COVID-19 presente, o mercado voltou a ser alterado, tendo reduzindo drasticamente as vendas. Ainda assim, e no segundo trimestre deste ano os preços voltaram a subir, mas os analistas perceberam agora as causas para este fenómeno, aparentemente anormal.

smartphones preços caros vendas aumento

Os smartphones estão ainda mais caros

Com o mercado dos smartphones em baixa, por razões bem conhecidas, era esperado que os preços acabassem por descer. As marcas precisam naturalmente de vender mais, para recuperar as perdas registadas, e esta seria a forma lógica de o conseguir, voltando aos valores normais dos lucros e aos números de vendas.

A verdade é que não foi isso que a Counterpoint encontrou no mercado, ao analisar os valores de vendas e os preços médios dos equipamentos. A sua avaliação revelou agora que o preço médio dos smartphones acabou por crescer 10%, atendendo aos vários mercados e às várias marcas.

smartphones preços caros vendas aumento

Aumento dos preços parece que não para

Segundo os especialistas, existem alguns fatores que podem explicar esta tendência pouco natural de aumento de preços. O primeiro é a redução das vendas e de redução de vendas, com os modelos de entrada de gama a serem menos procurados, por serem comprados normalmente de forma presencial.

Por outro lado, a chegada do 5G aos smartphones fez também disparar os preços. Estes novos componentes são ainda caros e por isso levou a que o serem incluído os preços subissem mais do que o esperado. Este era um movimento até já esperado, mas não neste contexto.

smartphones preços caros vendas aumento

Quebra das vendas não serviu para atenuar

Curiosamente, a quebra do mercado acabou por se verificar não nos modelos premium. Estes tiveram apenas uma quebra de 8%, um valor baixo se comparado com os 23% que o mercado na totalidade sofreu. No campo das receitas, este valor foi de 15% em média.

A Apple continuou a ser a marca que mais lucrou com as vendas neste período, com 34%, seguida da Huawei, que mesmo com todas as limitações, arrecadou 20% deste valor. De seguida encontramos a  Samsung com 17%, a Vivo com 7% e a Oppo com 6%.

Leia também este artigo

73% dos utilizadores preferem smartphones abaixo dos 400 dólares

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pereira
    Pereira

    a verdadeira razão dos preços aumentarem é haver quem pague por eles, logo as marcas não têm razão de os venderem mais baratos.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Subscrevo, não vale andar a criticar apples, samsungs ou huaweis e depois vamos a ver e o volume de vendas é o que é.
      E sinceramente vemos isso por exemplo com a maioria dos telefones gama media em que a ditas marcas conseguem grandes vendas apesar de serem mais caras e de muitas vezes nem apresentarem melhorias substâncias para esses aumentos. Acho que telefones como o SE (lançado 160 euros mais caro na Europa em comparação com o preço dos EUA e contínuo a dizer que o a13 foi uma bela propaganda pq o resto do telemóvel nunca vai potenciar por completo esse processador), o Nord (100 euros abaixo e estava na gama certa), a51 (mesmo que o Nord, excelente em muitos aspectos, mas estamos a pagar e muito a marca), entre muitos outros mas estes em específico acho que demonstram o pq das marcas continuarem a puxar pelo preço

    2. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      E o ridiculo é que a vasta maioria das pessoas não precisar de processadores flagship para nada. Para redes sociais e fotografias um smartphone de 200€ chega perfeitamente. As marcas vendem pq sabem que há quem compre.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        200€ ??? 150€ chega e é para durar 3 anos ou até a bateria viciar.

    3. Avatar de Woot!
      Woot!

      O que vou dizer pode parecer brincadeira, mas não é. Ouvi eu vindo de um casal na Fnac do UBBO!

      Estavam eles de volta do Note 20 Ultra, tinham ambos aspeto de barraqueiros, roupas assim largas, mal vestidos, português pouco correto mas pensei que estivessem só a ver. De repente chega o senhor da Fnac que lhes diz que não tem aquele modelo disponível só na Fnac do Colombo Bla Bla Bla.

      Long story short, passado um bocado o homem vira-se para ela e diz “Entao vamos ao Colombo buscar?” Ao que ela responde, “Sim, mas tens a certeza que depois temos suficiente para a escola e comida?”

      Ao que ele responde “sim, deve dar, se não der despedes-te e ficas com em ele em casa”.

      Ou seja, pela conversa tinham um filho pequeno na escola, não tinham possibilidades para comprar o telemóvel e estavam a equacionar passar/fome e/ou despedirem-se para ficar com o miúdo em casa.

      Surreal!!! Além de não percebo como fica mais barato uma pessoa se despedir a não ser que pague mais do que o ordenado mínimo pela escola…

      Enfim…

      1. Avatar de Eu
        Eu

        “Roupas assim largas, mal vestidos”
        Epah ainda existe mentes assim em 2020!?
        O que é bem vestido para ti? Fatinho? Ah sim, esse já era um gajo fixe, inteligente…
        Esse episódio q contas, custa-me acreditar q eles tiveram essa conversa, logo a tua frente, além disso, estavas bem vestido!!!

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Roupas largas, mal vestidos são roupas que claramente não são o tamanho deles, pareciam que tinham ido buscar a lojas de segunda mão. Deixa de ser hipócrita pq sabes tão bem como eu o que é uma pessoa mal vestida. E eles não tiveram esta conversa à minha frente, eu estava ao lado a experimentar outro telemóvel e eles estavam a falar baixinho, posso ser mentiroso mas não sou surdo.

          Acredita se quiseres se não quiseres não acredites.

      2. Avatar de art
        art

        faz-me lembrar um casal que eu conheci , que andava sempre com os modelos mais caros de tel. , mas passavam a vida a pedir dinheiro emprestado a toda gente e estavam enterrados em dívidas

      3. Avatar de Luis
        Luis

        Essa história hummm, o que são roupas largas?
        Mas não deixa de ser verdade que há muita gente a pensar assim, mas neste caso concreto iria comprar a crédito.
        Como pensam que a maioria das pessoas compra os seus iphones?

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Vou explicar o que expliquei ao outro caramelo. São roupas que não são o tamanho deles. Vestes supostamente um 40 de calças e andas com um 48, é ridículo e ficas mal vestido. Isso são roupas largas. Via-se que eram pobres.

          Desculpa não posso dizer que as pessoas são pobres que ainda aparece ai outro gajo a dizer que tenho mentalidade retrograda. São menos ricos, pronto.

          Quanto ao crédito não sei, eles entretanto acabaram por sair, n sei se desistiram ou se foram à Fnac do Colombo comprar mas não falaram em modalidades de pagamento.

      4. Avatar de BA
        BA

        Muita gente vai pensar que estás a inventar a historia de tão surreal que é, e eu tambem pensaria o mesmo se não tivesse assistido a algo similar. No natal assisti a uma senhora cujo pagamento fracionado foi recusado e a senhora decidiu dar espetaculo na loja. Durante a cena triste disse varias vezes em alto e bom som “Nem que tenhamos de passar fome mas o meu filho vai ter a playstation!!”.

    4. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Mas isso é em tudo, quem faz os preços são os consumidores, a mim não me apanham a dar 1000€ por um smartphone simplesmente porque não preciso de 95% das funcionalidades que ele tem, como eu estão milhões que não precisam mas lá está, cada um compra o que gosta e Apple e Samsung agradecem pois continuam a vender a 1000€ ou mais os seus equipamentos

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Como fico contente por ver que a Xiaomi não está presente nas primeiras 5 marcas que cada vez mais aumentam o preço dos seus smartphones.E não é pouco !! O próprio CEO da companhia afirmou já há um tempo que a Xiaomi só ganha de lucro cerca de 4 a 5 % em cada dispositivo que vende.Isto é que é,não há cá ganâncias para ninguém. 🙂

    1. Avatar de ...

      Uma empresa não consegue sobreviver com 4 a 5% de lucro dos produtos que vende, isso é impossível.
      Se isso é verdade tem de haver muito dinheiro a vir doutra fonte.

      1. Avatar de Raposao
        Raposao

        xiami lucra com mineração de dados e publicidade

      2. Avatar de Andre Freitas
        Andre Freitas

        lucro não é a mesmo coisa de margem para cobertura de custos.
        lucro é depois de tudo pago… impostos incluidos… ter 4 a 5 % é mesmo muito bom!!!!

        1. Avatar de Joao Magalhaes
          Joao Magalhaes

          Principalmente porque é 4 a 5 % sobre uns bons milhões

    2. Avatar de Abreu
      Abreu

      Não vês que esse gráfico e treta, nem aparece a xiaumi

  3. Avatar de Toder
    Toder

    Nice logic, vendeste menos smartphones, ahh vamos aumentar os preços então looool típico de chulos tipo Apple Samsung e outros. Eu tenho um note 10 com exynos e sem 5g e foi quase o mesmo preço que um com snapdragon, ou seja eles só querem é ganhar, mas este para mim vai ser o último Smartphone da Samsung

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      O preço médio da Apple baixou!

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não percebo os XIaomis estão sempre baratos e ainda tem lucro.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Imagina agora as outras marcas… Hammm?

  5. Avatar de Elkido
    Elkido

    Troca o Samsung Galaxy Note 10 pelo Poco X3 NFC 6Gb/128Gb de 220€ ,….. ficas melhor servido

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Acredito que essa historia seja real. Por essa razao que passamos por varias crises e a maioria das pessoas abriu os olhos, passando a ser os proprios gestores do dinheiro que se ganha. Se nao conseguirmos fazer isso e um passo para o abismo e de la nao conseguimos mais sair. Nao custa muito, se nao da para comprar hoje um telemovel vai-se juntando ate conseguir. Acho que ha outras prioridades (pelo menos para os mais pobres) com necessidades mais urgentes.

  7. Avatar de Exodus
    Exodus

    A verdade é que somos muito vaidosos, gostamos de mostrar que temos o último grito só para alimentar o ego. Hoje em dia um telemóvel de 250€ satisfaz muito bem as necessidades, pelo menos para mim. Dou valor a marcas como a Realme, Redmi e Honor que tem bons smartphones no quesito preço/qualidade.

    1. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      é preferível ter um telemóvel topo de gama do comida na mesa.
      Onde já se viu ir ao café com um telefone de € 200, não faltava mais nada!

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Claro que sim .
        Noto que um usuário de android pega no aparelho com a mão inteira para fazer uma chamada, enquanto um usuário de Apple pega nele com dois dedos para a maçã ficar a vista!!!!!! PURA VERDADE

        1. Avatar de Luis
          Luis

          Isso é porque a maior parte dos androids são telhas, senão caiam no chão.

  8. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tou tão bem sem ligar a tendências… Flagship se nem gamer sou? Não obrigado! Marca A, B ou C…
    4 e 5 sensores em que metade são inúteis? Ou para dizer que tem? Não! Dos 4 sensores que o meu smartphone tem apenas um poderá não ter grande utilidade, o de 2 MP B/W que segundo a marca serve para profundidade e ajudar nas fotos noturnas uma x q é a preto e branco. Sensor principal com OIS, lente zoom e grande angular com autofocus e modo macro. O software processa imagem dos 3 sensores principais para dar híbrido de 5x sem perdas em foto e vídeo, a estabilização de imagem em video e a qualidade no noturno que pretendo, O lte do equipamento é cat 15, perfeito com contrato Vodafone até 1gb/s poderei em condições ideais fazer download até 800mb/s graças ao modem. 5G nos próximos 2anos para quê? Onde usam ou pretendem usar? Pagar mais por um modem 5g e antenas daki a 2 anos estão a trocar por outro equipamento… E pronto juntando os 8gb/256gb, o snap 730G e painel amoled está o smartphone perfeito para quem procura qualidade de ecrã, desempenho equilibrado, rápido q.b, muita memória para dezenas de gigas de fotos e vídeos que gosto de trazer comigo sem ser em clouds ou ter de andar a fazer backup e claro uns sensores capazes de dar resultados ao nível dos topo de gama sem pagar uma fortuna.
    Sem por de parte o design que gostos à parte para mim é lindíssimo e de grande qualidade de construção. E cumprindo o valor pré definido que era ser abaixo dos 400€. É uma ideia errada ser fan boy desta ou outra marca, entrar em guerras android vs IOS ou criticar o que o outro compra ou não. Cada um deve ponderar o que precisa, saber escolher, o ecossistema android ou IOS tem a ver com gostos pessoais questões profissionais ou até mesmo questões de segurança e privacidade, cada um opta pelo que mais lhe convém e confia.
    O problema de muitos é que evolução de processadores, qualidade de ecrã e sensores, velocidade de carga e capacidade de bateria etc etc é tudo uma grande enciclopédia universal escrita em mandarim que da alergia só de chegar perto!… Saber o que precisam naaa, é muita informação complicada para a massa cinzenta cerebral curta.
    E isto aplica-se a tudo que se possa exibir ao próximo, não só no campo tecnologico. Conforme o vendedor que apanham assim compram ou então se o vizinho tem já vai metido na cabeça que tem de ser igual ou melhor.

    1. Avatar de Filipa Comboio
      Filipa Comboio

      Ou seja, top 5 a não comprar. Bem q s houvesse ainda dúvidas, cá estao as estatísticas para esclarecer

  9. Avatar de POO
    POO

    “O primeiro é a redução das vendas e de redução de vendas”

    Qual é a diferença?

  10. Avatar de POO
    POO

    “O primeiro é a redução das vendas e de redução de vendas”

    Qual é a diferença?

  11. Avatar de Azoresparadise
    Azoresparadise

    Cá por mim tinha um topo gama, em 2015, lg g4 h815 e estava bem servido, não fosse o ponto fraco do mesmo, bateria, qie subtitui por 3 vezes e, cansei- me. Graças a Deus podia comprar qualquer topo de gama e, estive quase a fazê-lo. Felizmente ponderei as minhas necessidades e comprei….um Samsung a31 por 249,99€. Chega e sobeja.