73% dos utilizadores preferem smartphones abaixo dos 400 dólares

48 Comentários

O mercado está bastante preenchido com smartphones para todos os gostos, tamanhos, feitios e carteiras. E, mesmo em plena fase de pandemia, a produção de dispositivos móveis continua forte e praticamente todas as semanas há pelo menos um equipamento novo.

De acordo com um recente estudo, a grande maioria dos utilizadores a nível global prefere smartphones de gama média, abaixo dos 400 dólares.



Utilizadores preferem smartphones abaixo dos 400 dólares

Segundo um recente estudo desenvolvido pela IDC, os consumidores estão a optar cada vez mais por smartphones de gama média, cujos preços são mais acessíveis. E a procura por estes equipamentos é extremamente elevada.

De acordo com o que foi apurado, a esmagadora maioria dos utilizadores, representada por 73%, prefere telefones abaixo dos 400 dólares (~340 euros).

Os analistas concluíram que no segundo trimestre deste ano, os consumidores optaram sobretudo por gadgets com valores entre os 100 e os 400 dólares (entre ~85 euros e ~340 euros). Desta forma, só essa categoria conseguiu ocupar 60% do mercado global de smartphones.

Estes smartphones foram comprados essencialmente por consumidores da América Latina, Médio Oriente, Europa Central e Oriental, África e região da Ásia-Pacífico. Já nos EUA, a compra de dispositivos mais baratos, até 200 dólares (~170 euros) aumentou de 20% para 27%.

Por sua vez, o segmento médio alto, entre os 400 e os 600 dólares (~340 euros a ~510 euros) conquistou 11,6% dos utilizadores no primeiro trimestre, mas cresceu 4% nos três meses seguintes. Estes equipamentos foram comprados essencialmente na China, onde a participação passou dos 8% para os 22%.

Segundo os analistas, a procura por smartphones entre os 100 e os 400 dólares vai continuar a crescer, pois as pessoas procuram cada vez mais telefones acessíveis.

Por outro lado, os smartphones com suporte 5G estão a preencher gradualmente o mercado, dando ao consumidor novas alternativas ao que já existe. Os especialistas estimam que estes telefones possam ter um custo médio de 465 dólares (~395 euros) em 2024. Mas certamente que nesse ano já teremos no mercado smartphones ainda mais potentes e com recursos que atualmente não temos.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu nunca pago mais de 250 euros. Por este valor já se encontra telemóveis mais que suficientes para 90% da população, ou seja para redes sociais, videos, umas fotozitas, uns jogos, chamadas e pouco mais.
    Acima dos 250 euros o valor em excesso apenas serve para satisfazer o ego e vaidade da maioria dos utilizadores.

    Esta é a verdade, e ainda não consigo perceber porque a maioria das pessoas que compra telemóveis de 500, 600 e 1000 euros tem problemas em admitir que o fez por vaidade. Não há nada de errado nisso, eu por exemplo tenho vaidade nas bicicletas, e sei que para o meu atual nivel tanto faço com uma bike de 1000 como com uma de 3000, mas comprei uma de 3000 por vaidade e não vejo mal nisso.

    Triste mesmo é ver gente que diz que comprou um telemóvel xpto porque é bom e melhor e depois só dizem disparates quando perguntamos o porquê!

    P.S – Como é obvio, há pessoas que tiram real proveito de telemóveis topo de gama, assim como há que tire o mesmo proveito de bikes de 5000 euros. Não são é a maioria.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não é bem assim.
      No meu caso está na hora de trocar. Pretendo um que tenha carregamento sem fios, até 6 polegadas e que tenha uma boa memória mínima de Ram (6GB) e rom (128Gb).
      Querendo eu um com estas características, tanto me faz ser um xpto como um chinês que ninguém ouviu falar.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Da RAM duvido muitos que lhe d~es uso, quanto ao resto há por aí abaixo dos 500 euros.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      “Como é obvio, há pessoas que tiram real proveito de telemóveis topo de gama, assim como há que tire o mesmo proveito de bikes de 5000 euros. Não são é a maioria.”

      Lá está. Tocaste no ponto. É uma minoria, mesmo muito pequena. Tipo 5%, isto falando de telemóveis topo de gama ou computadores.

    3. Avatar de RM
      RM

      Não admitem que é por vaidade porque não querem ser criticadas ou julgadas.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Se eu disser que comprei algo porque gosto o que há a criticar?

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          A tua ignorância, o teu gasto por coisas inúteis. Tantas coisas… E ainda me vens com essa?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não sejas hipócrita.
            Não compras a roupa que gostas?
            Ah anjinho…

        2. Avatar de RM
          RM

          Há sempre alguém que critica e isso vai depender das razões que te levaram a comprar.
          Quando compras algo que gostas podes estar a precisar dela ou não.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          Gostas poruqe tens vaidade de a mostrar. Simples assim.

          Dito isto, não há qualquer mal ou erro em comprar coisas por vaidade. Muitos o fazem com os carros por exemplo.

    4. Avatar de O servente
      O servente

      Eu tenho um S20 Ultra e tem zero a ver com vaidade, assim como MUITA gente tem topos de gama dentro de capas opacas (como a minha) e não consegues saber que modelo está lá dentro a não ser que sejas algo conhecedor. Logo eu e todos estes gastam muito dinheiro e não tem haver com isso.

      Eu quero os melhores ecrãs, câmaras, DeX e suporte, logo dificilmente tenho tudo isso na gama média ou baixa. E se posso, porque não?

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Simplesmente um discurso que compra por vaidade.

        Se podes fazes bem. Não há nada de errado.

    5. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Isso é parcialmente verdade. Julgo que este valor está atualmente desatualizado.
      Por esse valor não é possível comprar um telemóvel que dure 3 ou 4 anos, correndo de forma aceitável todas (ou quase todas) as aplicações, de uma marca que garanta qualidade/fiabilidade minimamente aceitáveis e com uma bateria que aguente o uso intensivo a que estão normalmente sujeitos.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Isso é que tu pensas.
        Para a maioria das pessoas e o uso que lhe dão um telemóvel de 200 paus serve bem para 4 ou 5 anos.
        Qualquer charuto serve para facebook, zaps, tiks, candy crushs, youtubes e mais meia dúzia de porcarias.

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    Assino por baixo.

  3. Avatar de Jota
    Jota

    “preferem”? Foi essa a palavra que arranjaram?

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, porque se as grandes marcas vendem milhões acima, é mesmo uma questão de preferência. Poderia preferir equipamentos abaixo de 250 euros.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Acho que ele quer dizer que é possível que prefiram acima do valor, mas não o podem pagar.
        Eu prefiro também nesse valor ou até abaixo 299~350, não é questão de me contentar, posso pagar mais mas sei que é desperdício.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não acredito nisso. Repara que se assim fosse, a maioria das vendas em Portugal eram as máquinas até 150 euros e não é bem assim. Isso é relativo mas não vamos fazer do poder de compra algo que efetivamente não é, o povo em Portugal tem poder de compra. Repara na quantidade de topos de gama que já se vendem no nosso país. Repara que Portugal sempre foi um dos países onde a tecnologia tinham muita adesão.

          1. Avatar de Peace
            Peace

            Mas que péssima comparação, sabendo que Portugal é um país de cagões que vivem acima das suas possibilidades.

          2. Avatar de Vítor M.

            Vivem acima das suas possibilidades? Olha que não, há sim falta de gestão no que se gasta e ganha, mas olha que em Portugal as pessoas têm uma vida até com rigor, tendo em conta os exemplos que o Estado dá e o dinheiro que estraga. As pessoas têm poupanças, as pessoas têm o culto de amealhar património. São pessoas que quando vão para o estrangeiro dedicam-se a trabalhar para terem uma vida melhor.

            Tens os portugueses em má conta, olha que a grande maioria é trabalhadora, honesta e dedica-se à sua profissão.

        2. Avatar de Spoky
          Spoky

          Principalmente por um link com IP Grabber nos comentários não é @rjSampaio?

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      O quê?! Hoje em dia qualquer pessoa não tem mais que isso para gastar em telemóveis? É claro que é uma questão racional.

  4. Avatar de OHS
    OHS

    Eu dou ênfase à bateria, embora não descarte outras características dentro dos parâmetros razoáveis. Já tive um smart chinês bastante fluido que tinha uma bateria de 5000 mAmp que dava para dois dias. Nunca ficava preocupado em ficar sem carga durante a utilização diária…

  5. Avatar de Minimalist
    Minimalist

    Um bom Nokia 220 4g e mais nada!

  6. Avatar de A.F.
    A.F.

    Cá em casa só se compra smartphones entre 140€ a 190€ e até agora nunca tivemos problemas para o uso que damos. Se tenho posses para comprar smartphones de 1000€, sim tenho, mas acho que o smartphones mais em conta fazem o mesmo que os outros. Mas cada um sabe de si e o que pretende da vida, e quanto a isso não critico.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      “smartphones mais em conta fazem o mesmo que os outros”
      Isso não é verdade para a utilização de todos e provavelmente nem da maioria.

  7. Avatar de Mauro Rodrigues
    Mauro Rodrigues

    eu prefiro sempre qualquer tecnologia de topo, sejam telemóveis, computadores ou outras coisas. E 95% da população senão mais, iria preferir sempre o que o de melhor a tecnologia atual tem para oferecer. Estar limitado a tecnologia que é apenas mediana ou fraca é francamente frustrante. Existe sempre qualquer funcionalidade que falta para melhorar a vida dos cidadãos em termos de atingir objetivos pretendidos, seja aprendizagem ou criação de algo. Agora se as pessoas não conseguem pagar pela tecnologia de topo hoje em dia é outra história, ela irão quase sempre escolher o que conseguem comprar. Agora preferir sem limitações de dinheiro, irão sempre preferir sobre o que de melhor a sociedade tem para oferecer.

    1. Avatar de LR
      LR

      Cuidado, melhor não significa mais caro. Dai o termo overpriced: quando algo é demasiado caro para a qualidade/solução que oferece. Tal como mais caro não significa melhor, obviamente.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      “Estar limitado a tecnologia que é apenas mediana ou fraca é francamente frustrante.”
      O grande dilema é saber se é a tecnologia ou tu que estão a limitar pois na esmagadora maioria das vezes o limite está no utilizador. Não digo que seja o teu caso obviamente, mas o que é certo é que toda a gente que conheço que compra topos de gama usa esse argumento, claramente falso.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      se é para melhorar a vida e fazer coisas sem limitações, nada contra a pagar 30 ou 40 mil € todos os anos por um PC.

    4. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Isso é falso. Assumiste uma premissa errada – “sem limitações de dinheiro”, que é algo que nunca se verifica. Por mais dinheiro que tenhas, tens sempre uma noção de gasto racional, assim como, por menos dinheiro que tenhas tens sempre compras “com o coração”. Esse pensamento de que “quem tem muito dinheiro compra sempre o mais caro” é errado e típico de gente pobre.
      Dizes que preferes sempre qualquer tecnologia de topo, mas isso também não é verdade. Compras sempre o de topo em tudo? Quando compras uma caneta, ou papel higiénico, compras de topo? Aposto que não, e não é certamente por falta de dinheiro para o fazer.

  8. Avatar de Amilcar Alho
    Amilcar Alho

    E smartphones até 13/14 cm com área de ecran (quase) total e com processador da Qualcomm , alguém conhece?

  9. Avatar de Vilna
    Vilna

    Haja dinheiro para gastar.

  10. Avatar de José Fonseca Amadeu
    José Fonseca Amadeu

    Não é “preferem”, simplesmente optam por smartphones abaixo dos 400 porque não estão para gastar acima desse valor.
    Eu “prefiro” smartphones a custo zero, a empresa que dê o smartphone, pague o pacote de minutes e plano de dados, há cerca de 15 anos que gasto zero em telefone e em telefones.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      “73% dos utilizadores OPTAM por smartphones abaixo dos 400 dólares”.
      Incrível, não muda absolutamente nada.

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Para quem não sabe Português talvez não mude, aproveita que o BB está a precisar de mais candidatos.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Engraçado, fugiste à questão para dizer mais asneiras.
          Diz lá o que muda vá…

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      “pre·fe·rir – Conjugar
      verbo transitivo
      1. Dar a preferência a.

      “preferir”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa”

  11. Avatar de O servente
    O servente

    Eu tenho um S20 Ultra e tem zero a ver com vaidade, assim como MUITA gente tem topos de gama dentro de capas opacas (como a minha) e não consegues saber que modelo está lá dentro a não ser que sejas algo conhecedor. Logo eu e todos estes gastam muito dinheiro e não tem haver com isso.

    Eu quero os melhores ecrãs, câmaras, DeX e suporte, logo dificilmente tenho tudo isso na gama média ou baixa. E se posso, porque não?

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Porque podias dar mais valor à razão do que à emoção, o que claramente não é o caso.
      Todos nós fazemos compras mais racionais e compras mais emocionais.

  12. Avatar de Rei David
    Rei David

    Eu prefiro um iphone pro max 512gb todos os anos so porque posso e adoro. E como lagosta todas as semanas, sao preferencias.

    1. Avatar de LR
      LR

      Claro, tens toda a razão. Já a palermice, quando vem, é de raiz…

    2. Avatar de RM
      RM

      Também podes comer bolo de chocolate todos os dias. Não faz mal nenhum. São preferências.

  13. Avatar de jorge
    jorge

    Não tenho nada contra com quem compra smartphones acima de 1000 euros, o que origina é que a cada ano que passa os preços vão subindo, e não é só a gama alta, eles sobem de preço porque ah muitos quem os compra, depois à aqueles que trocam todos os anos de topo de gama, essas pessoas todas é que estão a dar cabo do mercado e as marcas agradecem.

  14. Avatar de wtvlol
    wtvlol

    Conheço muitas pessoas que ganham o ordenado mínimo mas têm de comprar sempre o iPhone mais recente (>900€) senão “não são aceites na sociedade”.
    O mais engraçado é que depois não usam nem 1/4 das capacidades do telemóvel.

    O consumismo e vaidade são tramados.