Algoritmo do Twitter é racista? Há dezenas de testes a correr pela rede para o comprovar

37 Comentários

Neste fim de semana o Twitter parece estar a ser alvo de um teste de racismo por parte dos seus utilizadores. Aparentemente, o algoritmo, baseado em machine learning, dá preferência a rostos de cor clara em detrimento de rostos negros.

Este teste vai além de rostos de pessoas. Há testes que tentam comprovar que a rede social é racista com desenhos animados e até com animais.

Algoritmo do Twitter é racista? Há dezenas de testes a correr pela rede para o comprovar


São dezenas de publicações no Twitter que por estes últimos dias tentam comprovar que o algoritmo que recorta as imagens partilhadas para criar miniaturas é “racista”.

Para o comprovar, os utilizadores estão a fazer partilhas onde colocam o rosto de uma pessoa de pele clara em cima e uma pessoa de pele negra em baixo numa imagem. Noutra imagem, na mesma publicação, invertem a ordem dos rostos.

Será o Twitter racista? Utilizadores tentam comprovar

Ao partilhar, não existem dúvidas. Nas duas imagens são os rostos de pele clara que são escolhidas.

Algoritmo do Twitter é racista? Há dezenas de testes a correr pela rede para o comprovar

Um dos testes mais populares é o de Barack Obama vs Mitch McConnell. Nas inúmeras publicações, a rede social escolhe sempre o rosto de McConnell. No entanto, se as imagens forem colocadas com filtros do género negativo de fotos, onde não dá para perceber a cor de pele, o algoritmo já não apresenta o mesmo comportamento.

Estes não foram, no entanto, os únicos rostos a entrar em teste, tentando confirmar a teoria. Mas, o mais caricato é que tal acontecimento ocorre mesmo quando são partilhadas fotos de animais, claros e escuros, e até de desenhos animados.

A empresa já está a tentar perceber o algoritmo

É certo que, em muitos casos, esta preferência por “brancos” parece ser evidente. No entanto, há outras partilhas que deitam por terra a teoria. Dantley Davis, Chief Digital Officer do Twitter, surgiu em várias publicações a responder aos utilizadores, revelando que estaria também a fazer vários testes e revelou que os resultados demonstravam que realmente existe algo que merece uma análise cuidada por parte do Twitter.

Liz Kelley, da equipa de comunicação da empresa, veio também à sua conta agradecer a todos os utilizadores que estavam a fazer as partilhas. Segundo Kelley, não foram, para já, encontradas evidências de preconceito racial ou de género nos testes feitos pela empresa, contudo, não irão parar por aqui para analisar mais a fundo esta questão.

Também Parag Agrawal, CTO do Twitter veio agradecer o contributo de todos para que, assim, a empresa possa melhorar o seu algoritmo que, segundo ele, “precisa de melhoria contínua”.

Entretanto, os rostos de pessoas negras continuam a ficar de fora da maioria das escolhas do Twitter para as suas miniaturas.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
    Abreu

    E por isso que o cabeça de abóbora vem tantas vezes para essa rede!!!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Se calhar foi ele que mandou o Twitter mudar de algoritmo.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Vindo do cabeça de abóbora não admira msm nada!

  2. Avatar de Carlos
    Carlos

    Deixa lá ver se percebi, os “testes” estão a ser feitos por pessoas que são menos imparciais, um deles tem no nome, alusões extremistas, nomeadamente o desmantelamento da polícia fronteiriça e a polícia local. Segundo, expliquem-me o racismo de um algoritmo numa empresa que é profundamente pro-BLM. Terceiro, que parvoíce é esta?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      É a parvoíce que tentam-nos impingir a extrema esquerda.
      Mas é engraçado que não vejo o derrube de estátuas de Gengis Khan, ou Mao, ou Estaline ou do carniceiro do Che Guevara!!! São todos pessoas de bem, de esquerda, que mataram milhões de cidadãos, mas vão lá experimentar derrubar estátuas nos países deles. Claro que a China, Rússia…… são países democráticos, nós no ocidente é que somos ditadores!!!!!! Na Rússia a democracia está tão enraizado que os líderes da oposição a Putin não aguentam um cházito com uma pedrita de Plutónio! Bah! São uns fracos!!!!

      No fundo o que estes alienados da extrema esquerda querem é implantar a extrema direita em Portugal, para terem o seu inimigo de luta. Agora a geringonça até se dedica a lavar o cérebro das crianças, com os novos currículos escolares!!!!

      Na realidade trata-se da queda da nossa civilização ocidental (EUA e Europa) e o surgimento da China como super potência mundial. Esse farol da democracia que dá o bom exemplo pela maneira como se opôem ao regime em Hong Kong ou como trataram dos opositores em 1989 na Praça Tiananmen (A Praça com o Nome da Paz…… ironias).

      No fundo estes revoluções com intenção de dinamitar os países ocidentais (derrube de estátuas, subversão, heróis terroristas estrangeiros como o Che), faz tudo parte do plano global para derrubar os países “mansos” e depois quem fica por cima? Os países democráticos como: China, Rússia, Índia……

      Não abram a pestana não!!!!!!!

      Ninguém acha estranho sermos bombardeados em Portugal a toda a hora com o Trump e Bolsonaro, que são uns incompetentes a tratarem da pandemia do COVID e os nossos jornaleiros não façam referência aos piores países do mundo a lidarem com a doença como a Espanha logo aqui ao lado? Comparem quantos mortos e infectados existem em Espanha com os EUA e com o Brasil, ajustem a população e percebem logo que estão todos a serem manipulados pela extrema esquerda!!!!!! Não falam na Espanha porque é governada por outra geringonça da extrema esquerda!!!!!!!

      1. Avatar de Amilcar Alho
        Amilcar Alho

        Mete tabaco nisso. 😉

        1. Avatar de André R.
          André R.

          Já colocou em demasia…

          1. Avatar de Rui
            Rui

            À conclusão que chego é que só temos um governo de imbecis, porque alguém vota neles!!!!

            É melhor sintonizarem a TVI ou CMTV, para não forçarem a moleirinha!!!!!

          2. Avatar de Rui
            Rui

            À conclusão que chego é que só temos um governo de imbecis, porque alguém vota neles!!!!

            É melhor sintonizarem a TVI ou CMTV, para não forçarem a moleirinha!!!!!

          3. Avatar de Rui
            Rui

            À conclusão que chego é que só temos um governo de imbecis, porque alguém vota neles!!!!

            É melhor sintonizarem a TVI ou CMTV, para não forçarem a moleirinha!!!!!

          4. Avatar de Rui
            Rui

            À conclusão que chego é que só temos um governo de imbecis, porque alguém vota neles!!!!

            É melhor sintonizarem a TVI ou CMTV, para não forçarem a moleirinha!!!!!

      2. Avatar de PoPeY
        PoPeY

        Antes pensava que a falta de conhecimento fosse por nao haver acesso à informação… Hoje com a internet percebi que estava bem enganado… Nunca as teorias de Noam Chomsky tiveram tanto significado.

      3. Avatar de Jorge Silva
        Jorge Silva

        Genghis Khan de esquerda? Leio com cada uma.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Tem razão, não fiz o desenho. Diga-me lá em que país ele viveu. Vá lá derrubar uma estátua do homem.

          Já percebeu?

          1. Avatar de Jorge Carvalho
            Jorge Carvalho

            Fonix ,isto já é abuso… Querem ver que o Afonso Henriques era de esquerda ou direita ..

            Abc

          2. Avatar de Rui
            Rui

            epá, fizeram a escola nas Novas Oportunidades? Bolas, não esforcem a moleirinha.

            Quem é que disse que o Gengis Khan é de esquerda ou de direita? Volto a repetir para quem perceber português, vão ao seus países de origem (Gengis Khan, Estaline………), vão lá experimentar derrubar estátuas que vêem o que lhes acontece!!!!!

          3. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Mais um fan do Trumpalhadas.

    2. Avatar de Jorge Carvalho
      Jorge Carvalho

      Estão a ser efetuados por milhares de utilizadores.
      O twitter reconheceu o “problema”. isto nao tem nada de parcial ou imparcial. Submetes 2 fotos e vês qual ele escolhe.

      Abc

  3. Avatar de Hélio Musco
    Hélio Musco

    Já deve haver a teoria de que isto vai ser a AI que vai estar presente nos robots da polícia

  4. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Não é racista, usaram foi um set maior de imagens de pessoas de pele clara.
    Qualquer coisa serve para ficaram ofendidos, cambada de kardashians.

    1. Avatar de Gondzilla
      Gondzilla

      Não tenho a certeza de quem é que fica ofendido, se são apenas os puritanos libtards, ou se são realmente as pessoas de raça negra, porque destes não vi nenhum comentário sobre o assunto, e até acho que lhes é indiferente, tal como deveria ser para a maioria das pessoas. O que não invalida que este e outros algoritmos não possam ser melhorados.

  5. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Fiquei ofendido com tanta estupidez…

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não sei porquê, há muito que estás acostumado a produzir tal coisa.

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Pelos comentarios não perceberam. E até o twitter percebeu ….

    Abc

  7. Avatar de Darth
    Darth

    Que imbecilidade de comentários que vai por aqui.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Com achaste poucos ainda colocaste um teu!

  8. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    É o que sempre tenho dito, a Europa está a caminho do fim.
    Qualquer dia até as sanitas são racistas por serem brancas…

    A culpa é da maioria silenciosa que se acobarda.
    Enfim, quem puder que fuja daqui.

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      Eu preferia que fossem as sanitas fossem pretas. Assim escondiam aquelas marcas do senhor castanho…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Infelizmente é a Europa e os EUA, mas os habitantes tão inteligentes e iluminados (a julgar pelos comentários) ainda não percebeu o quão patéticos estão a ser e porque estão a ficar para trás e irrelevantes em tudo!!!!!

      Se Portugal não tiver mais pessoas que pensem por sí e abram os olhos, estamos bem Fo…….

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Rui, Portugal o que mais tem é carneiros e indigentes.
        As pessoas que pensam já se foram quase todas embora daqui para fora.

        O futuro disto é ser o mais atrasado da Europa, sempre a mendigar uns trocos da Europa.
        Mas calma, temos uma constituição que nos leva rumo aos prados verdes e aos amanhãs que cantam do socialismo.
        Temos inteiramente o que merecemos.
        E vai ficar pior.
        Ai aguenta aguenta…

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Racista á muito tempo é o pool (famoso snoker de café).
      Para se ganhar é necessário meter a bola branca a bater na preta.

      #BlackBallsMatters!

  9. Avatar de Miguel
    Miguel

    A parvoíce a chegar ao expoente máximo.
    O racismo hoje é um vicio como a cocaína, depois de uns riscos não conseguem viver sem ele.
    As santas trindades da parolice, Racismo, Covid e Greta!

  10. Avatar de Tecnico Meo
    Tecnico Meo

    A página da PPWARE É racista porque deixou de ser em dark mode 🙂

  11. Avatar de Rafael
    Rafael

    kkkkkkkkk.
    A folha de papel é racista. Ela é branca.
    kkkkkk

  12. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    O racismo está apenas naqueles que o procuram a todo o custo e em todo o lado. São aqueles que vivem do racismo e não permitem que ele se vá extinguindo, como sejam os media ou as associações anti-racismo e até certos partidos políticos.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Como disse Morgan Freeman ” O racismo existe porque não param de falar dele”