TaxEdu: Afinal para que servem os impostos? Este portal diz-lhe

20 Comentários

Quem nunca teve dúvidas sobre impostos? Para que servem? O que é que os impostos têm a ver com cada um de nós? São estas e outras questões que muita das vezes temos e nem sempre encontramos resposta de forma fácil.

Para ajudar a perceber para que servem os impostos, a união Europeia disponibiliza o portal TaxEdu.


TAXEDU disponibiliza conteúdos para todas as idades sobre impostos

O Portal da TAXEDU é uma iniciativa do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia e das Autoridades Fiscais Nacionais da EU. Sob o slogan “Os impostos constroem o nosso futuro”, este Portal visa a promoção da educação para a cidadania fiscal na comunidade educadora e sociedade civil, utilizando os conteúdos disponibilizados no Portal; A adoção dum conjunto concertado de ações em parceria com outros organismos públicos e privados para divulgar o Portal TaxEdu.

O portal visa três grupos etários com informações individualizadas:

  • Crianças: uma explicação do que são os impostos e dos benefícios recebidos no dia-a-dia. A secção inclui alguns factos surpreendentes e divertidos sobre os impostos na Europa para estimular a aprendizagem. A linguagem é simples e acessível.
  • Adolescentes: uma descrição do que são os impostos e dos benefícios recebidos no dia-a-dia. Esta secção é mais pormenorizada do que a dedicada às crianças e inclui exemplos concretos que correspondem aos interesses dos adolescentes (descarregar música, compras online, etc.)
  • Jovens adultos: informações relevantes para esta fase da vida, quando os jovens passam para a idade adulta (têm de pagar impostos quando entram na universidade, lançam a sua empresa, trabalham noutro país, etc.).

As informações são transmitidas por meio de jogos, material de aprendizagem eletrónica (elearning) e vídeos de microaprendizagem para que os jovens europeus aprendam sobre esta cidadania fiscal, nas suas diferentes modalidades e sobre as questões que lhes estão associadas (fraude fiscal, evasão fiscal, etc.) de forma divertida e apelativa.

O canto dos professores propõe recursos, dicas e truques sobre o ensino este tipo de taxas e os seus benefícios na escola.Os conteúdos estão disponíveis em 22 línguas da UE e em constante atualização. ​

TaxEdu

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Servem para alimentar a máquina gulosa do estado e derreter em bancos falidos. Isto em Portugal.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Eu gostava e acho que deveria ser obrigatório existir, um site/aplicação onde mostrasse o dinheiro que entra e sai da conta do estado.
    Mas mais importante é o que sai, dizer quanto saiu, para onde saiu e quem aprovou.

    1. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      +1
      A Dinamarca já faz isso à largos anos.

    2. Avatar de RM
      RM

      +1
      E saber quem o recebe, porque não basta dizerem que o dinheiro vai para aqui ou ali.

  3. Avatar de Gondzilla
    Gondzilla

    Quem faz uma aplicação cujo lema é “os impostos podem ser divertidos” claramente não paga impostos…

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Ou é psicopata

  4. Avatar de Euéquesei
    Euéquesei

    Em Portugal servem para enriquecer e corromper muita gente.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Acho uma excelente ideia a criação deste tipo de página
    A mesma deveria possuir apoio do estado e principalmente do ministério de educação já que é algo que deveria ser apresentado e dado em todas as escolas.

  6. Avatar de João M
    João M

    Acho que o jogo é a versão “lite” do programa que estes governos usam para desenhar o orçamento de estado junto com o BE e PCP… Digo isto porque parece-me que eles vêem de lá todos divertidos e falam como se de um jogo se tratasse sem qualquer responsabilidade e impacto real. Tipo quando o BE aprova o orçamento de 2017 com o Novo Banco lá metido e agora “esqueceu-se” disso. Lá deve ter sido um “next” que deram e não leram. Ou o DLC das cativações que, para variar, está atrasado devido a falta de investimento.

    Brincadeiras à parte, é bom existir algo mais simplificado a explicar o regime fiscal e como funcionam os impostos – apesar que a máquina já é tão complexa que já ninguém sabe para onde o dinheiro vai.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Estás completamente alucinado e não tens a mínima noção do que dizes, é mais propaganda barata que ouviste no café e nem te deste ao trabalho de verificar ou saber como funcionam as coisas. O BE não é, nem nunca foi governo, tinha a hipótese de votar a favor ou contra, sendo que se votasse contra criaria uma crise política e novas eleições. Ninguém se esqueceu, agora não queiras tirar as responsabilidades do Ricardo Salgado e dá-las ao BE ou ao PCP que fez o mesmo pois quem tem menos de 10% dos votos não tem voto na matéria e tem que fazer cedências. Mas mesmo falando em nome do governo? Qual era a tua solução se estivesses lá? Deixavas o banco ir abaixo? Nunca foi esquecido o dinheiro que foi dado aos bancos, o que o BE defende é que se damos dinheiro estes têm de ser nacionalizados e não entregue novamente a quem os faliu e praticamente sem apuramento de responsabilidades. Achas justo dar dinheiro aos bancos a fundo perdido e receber nada em troca? Então se não achas justo é precisamente isso que o BE defende.

      1. Avatar de João M
        João M

        Meu caro “alucinado”,
        Ninguém disse que o problema do BES começou no BE. O que foi dito, e algum espirito crito e interpretação de textos é util, é que o Bloco de Esquerda aprovou a VENDA do novo banco à lonestar, aprovou a entrada de capital e, agora, faz-se de esquecido como se não tivesse mão nisto. Ou seja, caro PeterJust, o BE tem de sercapaz de se chegar à frente e dizer que a entrada dos milhões foi aprovada também por eles e que eles estavam lá quando o contrato foi assinado. O BE aprovou a venda, junto com o governo. Ter aprovado por medo de crise politica ou seja o que for — assumam! E é esse o problema, não assumem. Não interessa se eu faço melhor ou não, o que importa é que o BE agora faz-se de virgem ofendida com as auditorias e a pedir mais uma quarta auditoria quando as 3 anteriores , na generalidade, já chegam às mesmas conclusões. Há! e o mais engraçado, porque pegam no conflito de interesses da Delloite com o Novo Banco — a Consultora colocou o conflito de interesses lá e, surpresa, o Bloco de Esquerda estava lá e sabia desse conflito. É problema agora? Estavam era provavelmente à espera que a “culpa” fosse atirada para outro lado ou assim mas, não… o problema continuou o mesmo – A gestão de Salgado e o problema da venda à lonestar em 2017-.

        Quem anda a dormir?

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Caro amigo, está completamente desinformado e quer desinformar as outras pessoas criando confusão, então se a Deloitte é intermediária de uma venda e depois faz uma auditoria a essa venda qual é a dúvida quanto ao conflito de interesses? Quer meter uma venda à frente dos olhos e ir a correr contra a parede, força, não diga é aos outros que é assim o correto que isso além de não ser certo é imoral. Além disso o BE não tem que assumir uma venda que o governo fez pois, não faz, nem nunca fez parte do governo, nem muito menos tem acesso ou influência neste caso. Quer confundir as coisas para gerar a dúvida e a confusão a quem anda cá por ver os outros andar mas comigo isso não funciona, além disso eu sei onde quer chegar, propaganda de tasco não funciona comigo, inté.

  7. Avatar de Vivas
    Vivas

    eu dejà conhessia este sitio e espetacolar muinto bem oriemtado parabems pelo destaque eflactuado

  8. Avatar de AlexX
    AlexX

    Há que começar a doutriná-los em crianças, afinal os impostos servem para tudo aquilo a que a maioria consentiu. E antes que se queixem, deviam assumir a responsabilidade sobre aquilo que consentiram.

  9. Avatar de Redin
    Redin

    A única forma que permitiria controlar os gastos com os nossos impostos sem fraudes seria aplicar um registro por blockchain.
    Acho que ainda morro primeiro e a “procissão vai a passar no adro”.

  10. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Muito do dinheiro nem a concurso vai serve para subornos e falsas empreitadas…

  11. Avatar de BA
    BA

    a iniciativa é boa, quanto mais cedo se começar a perceber como o sistema funciona melhor. Na minha opinião devia existir uma disciplina obrigatória de educação financeira logo desde muito cedo. Muitas pessoas têm problemas financeiros em adultas porque nunca foram educadas a gerir dinheiro.
    Quanto mais bem informada/formada for uma sociedade melhores decisões tomam, e para quem fala dos politicos serem isto e aquilo, a formação/informação é o melhor método de os meter na linha. A “pior” coisa que um governo pode ter é uma sociedade informada, capaz de pensar e ter opiniões informadas. É por isto que existem temas que não são lecionados no percurso escolar.