Qual a sua opinião sobre o sistema operativo HarmonyOS?

46 Comentários

Na última semana a Huawei revelou novidades há muito aguardadas pelos fãs. No evento HDC Developers Conference a marca chinesa confirmou que o HarmonyOS vai chegar aos smartphones em 2021. Este sistema operativo é descrito como seguro e confiável e será uma das soluções encontrada pela Huawei para responder às sanções dos EUA

Assim, na nossa questão desta semana, queremos que nos diga qual é a sua opinião sobre o sistema operativo HarmonyOS.



Qual a sua opinião sobre o sistema operativo HarmonyOS?

Uma vez que a relação entre a Huawei e os Estados Unidos da América está significativamente tensa, a fabricante chinesa teve que repensar a sua forma de atuação no mercado dos smartphones. Entre outras consequências, estes conflitos limitaram e barraram a Huawei de realizar negócios com empresas norte-americanas, nomeadamente de serviços e componentes.

Assim, uma das grandes decisões da empresa de Shenzhen foi substituir a loja da apps Google Play para a sua própria loja, designada AppGallery. Recordamos que esta plataforma já conta com mais de 33 milhões de utilizadores ativos por mês só na Europa.

Mas a grande alteração está ainda a ser preparada pela Huawei e trata-se do HarmonyOS, o seu sistema operativo para smartphones.

Esta é, assim, a mais significativa e clara resposta da Huawei às medidas impostas pelo governo de Donald Trump, e poder implicar sérios danos ao sistema operativo Android da Google.

O HarmonyOS pretende ser um sistema integrado em várias plataformas, que responde às necessidades dos utilizadores. Segundo a Huawei, trata-se de um sistema seguro e confiável.

A empresa já anunciou o site oficial do HarmonyOS, e disponibilizou também para download o código-fonte do OpenHarmony, a versão opensource do sistema. Para além disso, está igualmente confirmado que o os smartphones com EMUI 11 podem atualizar para este sistema operativo.

Sabemos que muitos dos nossos leitores têm equipamentos Huawei, mas ainda não está definido o que pensam desta novidade. Desta forma, na nossa questão desta semana gostaríamos de saber qual a sua opinião sobre o sistema operativo HarmonyOS.


Participe na nossa questão desta semana

Qual a sua opinião sobre o sistema operativo HarmonyOS?

  • Acho uma boa ideia, mas tenho reservas quanto ao seu futuro. (48%)
  • Será um sucesso! Foi uma boa resposta da Huawei às sanções do EUA. (30%)
  • Uma má aposta da Huawei que poderá assim perder clientes. (22%)

Total Votos: 1.605

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo
    Paulo

    Como se pod ter uma opinião sobre algo que nem sequer está existe (na Europa) ? Não será lógico esperar que o sistema esteja a ser usado para ter um parecer sobre ele, até lá será ridículo falar sobre o seu funcionamento.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Se leste as opções de resposta percebes que ninguém está a perguntar o que pensa do sistema operativo na prática, o seu funcionamento. A pergunta índice sobre a opinião das pessoas sobre um sistema operativo da Huawei.

      Cumps

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        como é que se pode ter uma opinião sobre um objecto sem conhecer minimamente o objecto?
        creio que a pergunta deveria ser: Qual é a opinião sobre deixar de usar o Android!

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Isso já foi respondido noutro comentário que deves ter lido. Não se está a perguntar sobre opinião de funcionamento. Mas opinião sobre a existência. Lendo as respostas já ficavam a perceber.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Mas a pergunta feita não é sobre a existência. E uma das possibilidades de reposta é que vai ser um sucesso, sendo que pensar em sucesso é uma avaliação sobre a qualidade do objecto, implica conhecer alguma coisa desse objecto, não é uma reflexão existencialista.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Claro que é… “sou da opinião que o sistema vai ser um sucesso”.

            Mais claro que isto é impossível 🙂

    2. Avatar de José
  2. Avatar de psikin
    psikin

    Acho que é um grande risco para a Huawei, mas também quando não há nada a perder…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Também sou da opinião que é um risco mas penso que seja um risco necessário pois está de mãos e pés atados… vamos ver como se safa, mas até agora a AppGallery tem crescido bem

  3. Avatar de Mike Oliver
    Mike Oliver

    O HarmonyOS é sempre um risco no entanto se tiver sucesso será um balde de água fria para os EUA.
    Penso que a Huawei será a única a ter condições para criar um sistema frente aos que já existem. Além disso a evolução também existe graças à concorrência.
    É óptimo haver alternativas de várias marcas e podermos escolher o que queremos em função das nossas necessidades.
    Força Huawei

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Chinês pode escolher? No máximo duas empresas com o mesmo produto lixo permitido pelo PCC, o mesmo lixo com nomes diferentes!

      1. Avatar de martins
        martins

        Chinês pode escolher como nós todos podemos escolher. O que é que o sr. pode escolher de diferente do chinês?

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Não, não pode. O chinês pode escolher dentro daquilo que lhe é autorizado pelo PCC, o que é uma quantidade muito reduzida de apps das disponíveis.
          Ou é mais um daqueles que vive na ilusão de que a China é um país maravilhoso, moderno e mais avançado?

          1. Avatar de martins
            martins

            Chinês não pode escolher iis ou Android?

  4. Avatar de A. L C.
    A. L C.

    Marisa, muda o título para tipo: “Qual a sua opinião sobre a adopção do sistema operativo HarmonyOS?”
    Assim passamos à frente…
    O pessoal esquece que o departamento dos smartphones da Huawei e representa, apenas, uma pequena parte dos seus negócios…

  5. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Se a Huawei avançar com isto vai deixar de depender da Google. Agora só falta começar a produzir o seus próprios componentes.

    1. Avatar de carlos
      carlos

      A huawey é quase Autónoma na produção de equipamentos e terá capacidade para passar produzir tudo o que necessitar.
      Não se esqueçam que estamos a falar de uma empresa com uma capacidade imensa em muitas áreas.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        não tem capacidade para isso! A Huawei depende de outras empresas para produção de componentes

        1. Avatar de Mico
          Mico

          Esse é o calcanhar de Aquiles, os componentes, não tanto o SO.
          Acede-se a Gmail é companhia pelo browser, já tinha que se estar online para conteúdos, por isso, nada de novo.

      2. Avatar de Joselito
        Joselito

        Capacidade imensa de matar pessoas, nisso é verdade.

        1. Avatar de martins
          martins

          Entre a China num cateto, o Putin no outro e o aberrante Trump na hipotenusa (lados arbitrários), o diabo senta-se ao meio e pode escolher.
          O que safa isto é que se o Trump der ordens parvas, os militares não as cumprirão. Dos outros, sistemas seguidistas, duvido.

      3. Avatar de José
        José

        Sobretudo na espionagem.

    2. Avatar de Joselito
      Joselito

      A culpa de cada uma das vítimas do COVID Chinês, recai sobre o maior defensor dela, o Samuel NG.

      Defensor de assassino.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Se achas que o covid-19 é chinês, fan do Trumpalhadas, estás enganado pois as estripes do vírus são diferentes. Teoria: o covid-19 surgiu na europa antes de surgir na China. Um gajo foi a uma caverna feriu um dedo apanhou um morcego ferido e ambas as feridas se tocaram.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Existem certas apps que so funcionam com os serviços da Google. Tipo Uber que necessita do google maps para poder correr.
      A tendencia ‘e para aumentar

  6. Avatar de Abreu
    Abreu

    Acho que no futuro esse OS possa equipar não só Huawei como outras marcas chinesas devido as medidas do orangotango.

    Para saber se e estavel só testando!

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Quem é o orangotango? Seu RACISTA!

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        E o maior racista dos EU…

  7. Avatar de Joselito
    Joselito

    Os comunistas blqueiam os americanos há décadas, mas só o Trump é malvadão.

    O PCC proibe (uma parte da lista infinita de proibições):
    Google
    Facebook
    Twitter
    Wikipedia
    Snapchat
    Reddit
    Tumblr
    Pinterest
    Slack
    Twitch
    Amazon
    Discord
    Dropbox
    Quora
    Medium
    Vimeo
    Flickr
    SoundCloud
    DuckDuckGo
    Dailymotion

    E aí vem uns anencéfalos nos comentários a exaltar um governo genocida que fundou uma empresa ladra: Huawei (ROUBOU a Cisco e demais companhias de telecomunicações) a fazer um produto ROUBADO da Google, defensores de genocidas e ladrões!

    Sugiro aos comunas, que continuem com a mesma política nesse S.O Lixo, não permitarm que seja acessado nenhum conteúdo ocidental, Sul Coreano, Japonês ou de qlqr país livre.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Os EUA são tão bons que se não tiveres um seguro de saúde morres da doença.

      1. Avatar de Nilocalas
        Nilocalas

        Se isto, se aquilo. Se vamos entrar neste tipo de argumento, é uma conversa poluída. Não havendo capacidade argumentativa melhor estar calado. O comentário do Joselito é a pura das verdades , sobre um pais que escraviza pessoas e faz experiências mortais com elas. Essa país é o mesmo que em alto mar ataque embarcações de outras nações e quer tomar o mar do Norte da china, em áreas económicas exclusivas de outros países, criou ilhas artificiais com um desastre ambiental de proporções nunca vistas ao dizimar barreiras inteiras de corais e agora também quer para si o mar de andaman.

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Mar do norte da China hahahaha.. epah.. ganhaste !! Sabes tanto do assunto (lavado por meia dúzia de videos anti-china), que pelos vistos nem sabes que a norte da China está a mongõlia. Ignorância, o verdadeiro vírus que aí anda.

          1. Avatar de Silvestre
            Silvestre

            Sabes tão bem quanto eu, que é o mar do Sul da China. Não é um erro de escrita que altera o panorama.

    2. Avatar de Abreu
      Abreu

      Mais um labrego do sistema!

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      ‘Es um genio e eu sou um anencefalo.

  8. Avatar de GM
    GM

    Não duvido que o SO possa ter sucesso, nomeadamente na China. Aliás, julgo que se o software for mesmo estável, as demais marcas chinesas sejam “convidadas” a adoptar esse S.O. Além disso, pelo que já li por aqui, as aplicações Android podem ser instaladas no H.Os pois a base parece ser a mesma.
    Mas, para meu uso pessoal, dispenso, quer o S.O. quer os equipamentos chineses. É claro, cada vez estamos mais reduzidos nas opções. Por enquanto e até ver.

  9. Avatar de Tiago
    Tiago

    Os telemóveis podiam trazer dual boot, assim Podia se escolher qual utilizar, era uma boa opção (acho eu). Seria possível???

  10. Avatar de Kaidau
    Kaidau

    HarmonyOS é bom para a concorrência.
    Espero que seja um sucesso.

    1. Avatar de José
      José

      Para a concorrência também o era o WM10 e no entanto, gente como você desdenharam! Era um excelente S.O., mas todos os dias lia aqui gente que “lutava encarnecidamente” pelo seu fim e desaparecimento total. Agora, os bots chineses e o dinheiro que eles gastam até se permitem dizer maravilhas sobre algo que não conhecem. É triste ver tanta gente que não sabe usar a “coisa que pensa”!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        O culpado pela morte do WM10 é a só a Microsoft e apenas a Microsoft, desistiu quando estava a começar a ganhar algum mercado. Houve muitas coisas que a Microsoft desenhou que não saíram de versões beta que tinham bastante potencial.

        1. Avatar de Rodrigo
          Rodrigo

          Nao foi apenas culpa da Microsoft. Um SO movel sem apps não vale nada e os que criavam apps nao tinham grande incentivo para criar para o WM 8 e 10. Logo foi morrendo lentamente

          1. Avatar de GM
            GM

            Concordo plenamente. Fui utilizador de W8, W8.1 e W10m (este até finais de Abril deste ano), e notava perfeitamente a falta de grande parte das aplicações para mim necessárias (nada de “redes sociais”), até que migrei para Android, eventualmente com muito atraso. Evidentemente, se não criavam aplicações, em pé de igualdade com os outros 2 SO’s, também não tinham utilizadores, e uma coisa levou à outra em espiral.

          2. Avatar de José
            José

            A resposta certa está mais por aí! O sistema foi bastante criticado sem motivo algum. O facto é que os desenvolvedores não apostaram e praticante sabotaram o S.O., daí as aplicações serem menos. O facto é que tinha tudo o que necessitava e fazia o mesmo que os outros. Claro que quando forma desaparecendo as hipóteses ficaram reduzidas. Ainda mantenho o meu excelente Lumia- que está ainda a 100%, mas é pena vê-lo morrer lentamente como telefone inteligente. Nesta fase final, com a ajuda da própria Microsoft que paradoxalmente apostava mais e melhor no Android. Outro facto, é que eu li vezes sem conta, nestas mesmas páginas, certos “experts” a criticar o sistema por tudo e por nada, mesmo desde o momento em que foi lançado. Hoje, são os mesmo que cantam hossanas a este e a tudo o que vindo da China!

  11. Avatar de Miguel
    Miguel

    Caso surja a hipótese já lançada aqui há tempos das grandes tecnológicas chinesas usarem o Harmony, aí sim, pode surgir um terceiro sistema operativo de peso. Acredito que a Huawei, Xiaomi e Oppo possam chegar a acordo.

  12. Avatar de Rita Repulsa
    Rita Repulsa

    A verdadeira harmonia é conquistar o coração da Marisa Pinto.