App STAYAWAY COVID: 780 mil downloads e 32 já contactaram o SNS

74 Comentários

Já instalou a app STAYAWAY COVID? Há quem diga que estamos no início de uma segunda fase da COVID-19. Os números dos últimos três dias não foram propriamente “simpáticos”, mas há que destacar o número de internamentos e mortes que se mantém estável.

Para ajudar nesta árdua tarefa de controlar a pandemia, Portugal tem já uma app, a STAYAWAY COVID para o rastreio digital de contactos. Até ao momento a app já foi descarregada 780 mil vezes e já foram feitas 32 chamadas para o SNS 24.

App Stayway Covid: 780 mil downloads e 32 já contactaram o SNS


Até ao momento já foram feitos cerca de 780 mil downloads da aplicação móvel STAYAWAY COVID, um número “bastante encorajador”, afirmou esta passada sexta-feira a Ministra da Saúde.

Na conferência de imprensa de atualização dos dados relativos à evolução da pandemia em Portugal, Marta Temido revelou ainda que foram efetuadas, até ao momento, 32 chamadas para o Centro de Contacto SNS 24 por pessoas informadas através da aplicação (app) móvel STAYAWAY COVID de terem estado em contacto com alguém infetado.

Desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência, esta aplicação móvel permite identificar, de forma rápida e anónima e através da proximidade física, as redes de contágio por COVID-19, informando os utilizadores que estiveram, nos últimos 14 dias, no mesmo espaço de alguém infetado com o novo coronavírus.

App Stayway Covid: 780 mil downloads e 32 já contactaram o SNS

A app STAYAWAY COVID  NÃO usa serviços de geolocalização

Para começar é importante que saiba que a aplicação não rastreia a localização do utilizador nem usa serviços de geolocalização. No entanto, a utilização das funcionalidades de “Exposure Notification” (EN) do sistema operativo não requer e não utiliza a interface de GPS. A solicitação feita pelo Android é incorreta e causa de preocupação em todas as aplicações que utilizam a EN. A Google está ciente do problema, mas, nas suas palavras, é “uma limitação do próprio sistema operativo”. O serviço Bluetooth de baixo consumo (BLE) está, no sistema operativo Android, ligado aos “Serviços de localização” pelo que estes têm de estar ligados para o utilizar.

Os dados nos telemóveis são apagados pela própria aplicação STAYAWAY COVID, no máximo, ao fim de 14 dias e todos apagados quando a aplicação é desinstalada. Os dados online, de forma análoga, são removidos, no máximo, ao fim de 14 dias. Todo o sistema será descontinuado quando for declarado em Portugal o fim da pandemia.

Com a COVID-19, estima-se que estejamos infeciosos em média durante 10 dias. Em parte deste tempo podemos não ter nenhum sintoma, mas 44% dos contágios ocorrem precisamente quanto ainda estamos assintomáticos. É precisamente neste período, e para reduzir estes 44%, que a utilização do rastreio digital com a aplicação STAYAWAY COVID é importante.

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Quanto mais usarem melhor, assim não preciso instalar.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      deve ter sido a coisa mais idiota que li aqui! N precisas instalar pq os outros instalam ? E isso vai te ajudar como ? Entendes que só te ajuda se tiveres a app ? Incrível. E o teu voto vale tanto quanto o meu!!

    2. Avatar de eu2
      eu2

      Bem visto. Também não vou instalar. Depois se ficar infetado vou sem saber passar ao pé do Miguel e infetá-lo e à sua família.

  2. Avatar de Roger
    Roger

    Onde está o artigo final sobre o inquérito da semana em que 57% dos leitores do pplware não se deixam enfiar o barrete? Não gostaram do retultado, não é? Cambada de jornaleiros desonestos!

    1. Avatar de Reis
      Reis

      Mas que barrete?
      Santa ignorância.
      Este pessoal só muda de mentalidade quando tiver alguém na família infectado gravemente doente..

    2. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Trinta e dois contactos para o SNS 24 significam, potencialmente, trinta e duas cadeias de transmissão precocemente quebradas. Se só aqui se potenciou, nem que seja apenas uma, a salvaguarda da vida humana , não verá já a pena? O que é preciso para tirarem os olhos do umbigo?

      1. Avatar de Jamaral
        Jamaral

        *valerá já a pena?

      2. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Ainda não percebi onde vão buscar os números!?

        1. Avatar de eu2
          eu2

          À base de dados onde os identificadores aleatórios estão registados.
          Daahh

    3. Avatar de Marisa Pinto

      Esse resultado vai sair hoje. É melhor teres contenção naquilo que dizes e escreves. Só vamos deixar este comentário para que percebas que foste mal educado.

    4. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Sabes quem são esses 57% votantes? Pérolas da inteligência como o Carlos Sousa, aqui mais abaixo, que até afirma que já não se utilizam ventiladores. Os cuidados intensivos limitam-se agora a banhos de esponja. Esse é que é o tipo de 57% de votantes. Queres um desenho?

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Para além disso ele esquece-se que 43% já instalaram, um valor altamente significativo, e não significa que os outros 57% não tenham entretanto instalado depois de a questão ter fechado. Há ainda a hipótese de não terem como instalar.

  3. Avatar de Carlos Sousa
    Carlos Sousa

    Com uma utilidade de 0,01%podemos analisar os números doutra maneira.
    780 mil queixinhas já instalaram e 32 totós pensaram que iam ganhar um prémio.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Já são 780 mil pessoas que tiveram a preocupação de deixar um ventilador disponível para quando tu ou algum familiar teu precisarem dele. Devias estar grato!

      1. Avatar de Carlos Sousa
        Carlos Sousa

        Estás desactualizado. Os ventiladores já não utilizados para a covid. Os “médicos “chegaram à conclusão que era pior.
        Portanto Informa-te antes de mandar patacuadas.

        1. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Pois…

          És um iluminado pela fonte oficial “Facebook”.

          Sem comentários.

          1. Avatar de Carlos Sousa
            Carlos Sousa

            Sou assim como tu deves ser doutor.

        2. Avatar de Marisa Pinto

          Ainda bem que colocaste médicos entre aspas pois só médicos entre aspas consideram isso.

          1. Avatar de Carlos Sousa
            Carlos Sousa

            Não, coloquei médicos entre aspas porque são os médicos entre aspas que têm desde o início da pandemia, andado a fazer experiências com os desgraçados dos doentes. E agora chegaram à conclusão que os ventiladores agravavam o tratamento. Se não acreditas vai à net, é simples.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            As tuas fontes são realmente ‘a net’. lol. Engraçado deves ter uma Internet desactualizada. E fica-te muito mal falar assim de médicos que deram tudo por tudo e estiveram longe das famílias, incluindo filhos, para mesmo assim conseguir salvar muitas vidas.

          3. Avatar de Carlos Sousa
            Carlos Sousa

            Ai eu é que tenho a net desactualizada, fazer este alarido todo por uma pseudo pandemia que mata menos que uma gripe normal, deve ser sinal que estamos actualizadissimos.
            Não procurem outras fontes que não vale a pena…

          4. Avatar de Marisa Pinto

            Tenho pena de pessoas que “pensam” assim. É só triste.

          5. Avatar de Carlos Sousa
            Carlos Sousa

            É como eu me sinto. Quando vejo tanta gente a agir sem pensar.
            Os suecos devem estar todos loucos.
            A desculpa para eliminar os judeus era a mesma. Eram eles (os judeus) os culpados pela crise económica.
            Para lá caminhamos já se ouve dizer que os infectados é que são culpados.

          6. Avatar de Marisa Pinto

            Essa notícia é de abril.

          7. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            Nalguns casos é realmente pior, mas não em todos e por isso continuam a ser utilizados. Isto foi algo que em Portugal foi descoberto/experimentado desde o início e explica porque nunca ficamos sem ventiladores disponíveis, mesmo sendo dos países com menos ventiladores per capita.

          8. Avatar de Jamaral
            Jamaral

            Lá está a porcaria da desinformação.

            Chegaste a ler o que diz no site que aqui colocas? Reporta apenas UM caso de um paciente que não foi entubado, UM!!!

            Deixo-te a tradução do paragrafo 21:

            “Os médicos entrevistados pela Reuters concordaram que os ventiladores mecânicos são dispositivos cruciais para salvar vidas, especialmente em casos graves, quando os pacientes pioram repentinamente.”

            Haja paciência, irra…

          9. Avatar de ToFerreira
            ToFerreira

            O virus e a abordagem ao mesmo não mudaram desde então. O que mudou é que agora se vai evitar o erro do uso generalizado de ventiladores, como aconteceu em Itália. Quem sabe minimamente o que é um ventilador e o que o mesmo implica, entende facilmente o porquê de ser necessária muita ponderação no COVID.

    2. Avatar de Carlos Oliveira
      Carlos Oliveira

      Qual a razão dessa aflição. Parece que alguém lhe deve alguma coisa.

  4. Avatar de AJCS
    AJCS

    Ainda não há, nem vai haver vacinas contra a estupidez, essa pandemia global explica fenómenos tipo “Trampa” e outros similares.
    O único conselho possível é, mantenham-se afastados dessa gente, leiam livro, passeiem ao ar livre e deixem esses infelizes pensarem que o ego deles é muitoooo mais importante que o resto do mundo.
    Assim estamos protegidos da sua estupidez que como diz aquela máxima : Uma mentira repetida muitas vezes…

  5. Avatar de Jamaral
    Jamaral

    Por mais que tentes nunca me conseguirás arrastar para o teu nível, eu faço parte da minoria dos 43%, lembras-te?
    Discursos como o teu despoletam na minha mente a imagem do “emplastro”. Alguém que nasceu diferente e por quem temos de ter a mais profunda resiliência. Por favor não me respondas agora, vou sair, entregar ventiladores previamente destinados à Covid, à associação Portuguesa da apneia do sono.

    1. Avatar de Carlos Sousa
      Carlos Sousa

      E deixam-te sair? Não estás confinado?
      Vê lá não vás criar um foco de contágio na tua aldeia. Leva a máscara.

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Estou a ficar farto da app!! Já a vou desinstalar!! Avisos que a app não está a funcionar quando desligo o bluetooth e a localização.

    1. Avatar de Carlos Sousa
      Carlos Sousa

      Podes desinstalar à vontade que já lá têm os teus dados.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Que dados? Lê pf, a ignorância é uma coisa feia numa era da informação.

        1. Avatar de Carlos Sousa
          Carlos Sousa

          Nome, número de telemóvel, é o óbvio, o resto está escondido na programação da app que eles não revelam.
          A não ser que tenhas hackeado a aplicação e tenhas conhecimento do que é que está lá dentro. O que eu duvido.

          1. Avatar de Marisa Pinto

            <3 adoro uma boa teoria não fundamentada.

          2. Avatar de Carlos Sousa
            Carlos Sousa

            É verdade, eu posso teorizar qualquer coisa, até teorizar que a aplicação foi feita por anjinhos, porque só isso é que explica que os verdadeiros interessados não a consigam instalar por os seus telemóveis serem antigos ou não compatíveis, que é o caso das pessoas idosas.

          3. Avatar de Marisa Pinto

            Não sei se sabes mas muitas pessoa idosas já sabem se calhar manusear um smartphone melhor do que tu.
            Mas afinal o teu problema é qual? Que a app não dê nos telefones antigos ou a app em si??

            É que mudas de argumento facilmente para encontrares um escape para a tua razão. Spoiler alert: estás errado.

          4. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Se tivesses lido o código saberias o quanto é infundado o teu comentário ou se calhar não sabes inglês.

          5. Avatar de Carlos Sousa
            Carlos Sousa

            O meu problema é esta gingantesca manipulação de massas com o único objectivo de derrubar economias e a ingenuidade de um povo completamente iludido.
            Se consultar a história verá que a ascensão de Hitler teve precisamente os mesmos princípios, uma grave crise económica e uma grande manipulação de massas.

          6. Avatar de Marisa Pinto

            Os teóricos da conspiração usam todos os mesmos argumentos. É como falar com um assistente virtual

          7. Avatar de Miguel C
            Miguel C

            Nenhuma app de telemóvel consegue saber qual é o teu numero de telefone.
            Esta app não só não pede para escrevermos nenhuns dados como também apenas pede 2 permissões. Uma para mostrar mensagens no ecrã e outra para aceder ao exposure do android. Nota: algumas versões do android necessitam de acesso à localização, mas no caso do meu smartphone apenas precisa do Bluetooth para funcionar.

          8. Avatar de Zé Duarte
            Zé Duarte

            @Miguel C, consegue sim. No Android pelo menos consegue com as permissões correctas.

        2. Avatar de Jamaral
          Jamaral

          Marisa, achas que vale o tempo?

          1. Avatar de TóSousa
            TóSousa

            Eu respondo, nope, perder tempo mesmo.

    2. Avatar de Marisa Pinto

      Esses problemas será melhor reportar aos programadores.

      1. Avatar de TóSousa
        TóSousa

        Reportar aos programadores?
        Se são necessários para que a App funcione claro que se desliga algo que a APP necessita ela queixa-se.
        É como querer que um carro ande sem combustível (ainda podes empurrar:P)
        No meu telefone a APP tem um consumo de energia ridículo (até porque ando sempre com BT ativo (mãos livres no carro e smartband) , WIFI e localização)

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Fiquei com a ideia de que ele teria algum problema fora do funcionamento esperado

    3. Avatar de eu2
      eu2

      Pois, não vale a pena tê-la instalada com esses dois desligados. É o que acabas de dizer. Assim não funciona.

  7. Avatar de Carlos Sousa
    Carlos Sousa

    Ó Marisa Deus te oiça.
    Esperemos que os teóricos estejam todos enganados, e vocês estejam todos certos.
    Não sabia era que os suecos agora também se chamavam teóricos da conspiração.

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Não, são apenas mal representados.

      Tem actualmente uma taxa de letalidade de 0,068, com 5.846 mortes em 86.505 casos detectados, ( https://www.worldometers.info/coronavirus/country/sweden/) enquanto Portugal tem uma taxa de letalidade de 0,29 com 1860 mortes em 63.310 registados. ( https://sol.sapo.pt/artigo/687770/em-direto-mais-tr-s-mortes-e-687-novos-casos-de-covid-19-em-portugal).

      Mas obviamente, não estou à espera que percebas.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Suécia : 577 mortes/milhão
      Portugal : 180 mortes/milhão

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        E os números da gripe do ano passado tens?
        Em Portugal morreram 3300 pessoas com gripe, em 2019.
        Na Suécia não sei mas é provável que tenham morrido mais devido ao clima.
        Sendo assim, quanto é que é por milhão?

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Outra vez arroz… os vossos argumentos é gira o disco e toca o mesmo 🙂

          Depois dizem coisas como ‘é provável que’. Conclusão muito científica e objectiva…

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Se vocês não comparassem alhos com bugalhos, e não fossem fundamentalistas talvez houvesse batatas para variar.

          2. Avatar de Marisa Pinto

            Não é ser fundamentalista, é ver as coisas como elas são. Ciência, especialistas e não banha da cobra que te deitam para os olhos e, como tu a consegues ‘compreender facilmente’ e justifica muita coisa no teu entendimento, então é, para ti, absoluta verdade e tudo o resto está mal.

            Mas esta é uma discussão sem fim pois se tu quiseres acreditar que estamos no Natal, arranjas argumentos, falacciosos, para mostrar que estamos no Natal.

          3. Avatar de C.S.
            C.S.

            Já reparaste que a argumentação tem dois lados. Se eu estou errado, tu também podes estar. Eu defendo as medidas da Suécia, tu defendes as outras.
            O tempo vai encarregar-se de mostrar quem tem razão.

          4. Avatar de Marisa Pinto

            O tempo já está a mostrar que tu estás errado. Só faltas tu entender isso. Mas esquece. Fim de conversa, já é demasiado tempo perdido.

          5. Avatar de ITzanas
            ITzanas

            Mariza Pinto, Gabo-te a paciencia

        2. Avatar de eu2
          eu2

          Em Portugal morreram 3300 pessoas com gripe, em 2019.

          Em Portugal morreram 1800 pessoas com covid, em 2020 de março a agosto, e 3 meses de quarentena para a maioria das pessoas e máscaras obrigatórias em espaços públicos fechados e distanciamento social etc.

          Realmente não sei quem aqui é que está a comparar alhos com bugalhos.

          1. Avatar de C.S.
            C.S.

            Olha lá. Os dados da gripe são de Outubro de 2019, estamos a um mês de comparar os números. Achas que vai ultrapassar, é?

  8. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    Ola, infelizmente hj os casos de internamento e cuidados intensivos subiram bastante o que quer dizer que isto esta mesmo a piorar com tanto relaxamento de medidas.
    Se repararem este virus ainda ca esta com força e agr aparentemente com mais força o que quer dizer que é um virus que esta presente o ano todo e nao apenas sazonalmente como o da gripe por exemplo. Por isso o pessoal das teorias de conspiração devia deixar de ser egocentrico e cego.

    Abraço a todos e saude!

    1. Avatar de C.S.
      C.S.

      Como vês Marisa o objectivo está quase atingido.
      Já há quem veja os números todos a subir, quando os factos revelam que só os “infectados” é que sobem e que os mortos têm tendência a diminuir.

      1. Avatar de Jamaral
        Jamaral

        Teoria da batata…

        Será por demais evidente que o numero de mortos subirá exponencialmente acompanhando o numero de infectados. Serão provavelmente inocentes familiares dos teóricos das conspirações.

      2. Avatar de Luis Rosalino
        Luis Rosalino

        Caro “Comunicação Social” deixa-me dizer-te que nao quero entrar em confronto quero apenas mostrar os numeros de que falo:

        so nos ultimos 3 dias:

        Casos ativos em Portugal
        dia 9 – 16833
        dia 10 – 17314
        dia 11 – 17556
        aumento de 723 casos em 3 dias

        Internados
        dia 9 – 406
        dia 10 – 404
        dia 11 – 438
        internados tambem aumentaram…

        UCI
        dia 9 – 57
        dia 10 – 54
        dia 11 – 59
        aumento…

        Claro que tu e muitos so olham para os mortos, mas quer querias quer nao com aumento dos UCI e a chegada da gripe o numero de mortos diario tmb irá aumentar..
        Queres ficar na tua até la tudo bem, que tenhas sorte e nao atinjas a sorte dos outros…

        1. Avatar de C.S.
          C.S.

          Olha lá para os teus números.
          Casos activos
          Dia 9=16833
          Dia 11=17556
          Quase mil a mais, certo?
          UCI
          Dia 9=57
          Dia11=59
          Mais 2, certo?
          Se comparares com os números iniciais verás que a tendência é de diminuição.
          Mas como isso é entrar no campo estatístico eu percebo que não compreendas.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        Falta-te inteligência para perceberes que o número de mortes aumenta vááárioos dias após o aumento de número de casos.
        Principalmente quando o SNS entra em sobrecarga.

  9. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    Já para nao falar dos lugares de internamento e UCI irem ficando lutados por isso quem ficar fora destes lugares está entregue à sorte…

  10. Avatar de Eu
    Eu

    Expliquem-me sff.
    780000 instalações x 32 chamadas = Quantas Notificações efectivas pela APP?

    Expliquem-me a transparência em relação ao nº de pessoas notificadas pela app.