e-SEGURNET: Em caso de acidente, esqueça a declaração em papel

22 Comentários

Teve um acidente? Foi em 2016 que a Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lançou uma app para substituir a Declaração Amigável em papel. A app e-SEGURNET está disponível não só para dispositivos móveis como também para computadores pessoais ou tablets. Pode também usar através  de um simples browser.

Conheça melhor esta app e saiba como a pode usar.

e-SEGURNET: Em caso de acidente, esqueça a declaração em papel


Se tiver um acidente, saque esta app…

A aplicação e-SEGURNET facilita a participação e a comunicação de um sinistro automóvel à sua seguradora. Esta app foi criada pelas seguradoras, e é uma alternativa à tradicional declaração amigável (DAAA). Pode usar esta app para participar um acidente automóvel, desde que o seguro esteja válido em Portugal.

Permite ainda manter os seus dados e dos seus veículos facilmente acessíveis. A geolocalização, utilização de fotos e ajuda no preenchimento tornam a participação mais simples quando o acidente acontece!

Tal como referido, esta aplicação está disponível não só para dispositivos móveis como também para computadores pessoais ou tablets através de um browser de internet.

As funcionalidades disponíveis na web são as mesmas que são disponibilizadas no móvel, à exceção da utilização da câmara ou mesmo a geolocalização (dependendo dos dispositivos).Não se esqueça que, caso haja feridos, deverá sempre chamar as autoridades ao local. De qualquer forma, pode usar esta aplicação para participar um acidente automóvel mesmo que haja ocorrência de feridos. Após o envio da participação, cada interveniente deverá preencher a informação adicional (equivalente ao vulgarmente conhecido como “verso da DAAA”), e nesse formulário indicar os dados relativos aos feridos.

Não existe nenhuma funcionalidade que esteja disponível apenas na web ou no móvel, pelo que a escolha da sua utilização depende de cada um e de que forma se sente mais à vontade para o fazer.

Veja como funciona a app e-SEGURNET

 

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XN#
    XN#

    Já alguém utilizou numa situação real?
    Feedback da utilização?

    Dependendo dos intervenientes do acidente, pode inviabilizar em muito a sua utilização. Ex: Acidente com alguem que não domina tecnologias + stress no pós acidente com utilização de aplicações em telemóvel..

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      E ainda depende se existe rede ou não.

    2. Avatar de Graça
      Graça

      O uso não é obrigatório, pelo que vejo, por isso a possibilidade de utilização da boa e velha declaração em papel continua a existir. Ainda não usei, mas pelo vídeo demonstrativo parece-me super intuitiva e completa. Agora é instalar e esperar nunca ter de utilizar.

    3. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Com o tipo de gente que anda por aí, duvido muito que outros condutores aceitem isso. Provavelmente vão pensar que é esquema para fugir às responsabilidades.

      1. Avatar de XN#
        XN#

        Infelizmente também partilho dessa ideia.

    4. Avatar de JPSOC
      JPSOC

      Já utilizei 2 vezes: uma por um toque que me deram no estacionamento, preenchemos à posteriori e enviámos, outra por um acidente simples, preenchemos no café ao lado.. ambas as situações há mais de um ano.
      Não havendo feridos, e com pessoas que estejam naturalmente calmas, é a melhor solução, dá para anexar logo fotos do acidente / estragos nos veículos, e a declaração fica logo submetida no sistema da Associação de Seguros, que depois passa para cada uma das seguradoras.
      Mais: se tivermos já os dados do veículo e do condutor preenchidos, podem ser lidos por QR code para o telemóvel de quem está a peencher, depois é só preencher os dados do acidente.
      Até agora, 5 estrelas!

      1. Avatar de XN#
        XN#

        Boa!
        Thks pelo feedback. Caso me aconteça no futuro vou tentar usar.

      2. Avatar de andy
        andy

        Fogo! Até da vontade bater de propósito para poder experimentar esta app!

        1. Avatar de Malheiro
          Malheiro

          Ri alto com o seu comentário, de facto dá vontade de experimentar

    5. Avatar de FG
      FG

      Usei à uns 2-3 anos atras, bateram-me no carro, numa sexta-feira ao final do dia, nao tinhamos caneta para prencher o papel, fiquei com os dados do outro condutor que me bateu, numa de testar, com bastante receito e sem acreditar muito que funcionasse, lá preenchi os dados via APP, entretanto o condutor que me bateu ja se tinha ido embora.

      Na segunda-feira seguinte, de manha, telefonaram-me da seguradora do carro que me tinha batido, para marcar a peritagem. Não sei se na altura, como foi dos primeiros, correu bastante bem.

  2. Avatar de Filipe Pires Marques
    Filipe Pires Marques

    Boas,
    Já usei com um taxista e como não havia uso da aplicação dessa segunda parte não existiu uma assinatura efectiva e mais tarde negou as circunstâncias do acidente.
    Terá de haver uso da APP pelas duas partes, o que limita a aplicabilidade em situação real pois implicará o processo de registo e configuração antes do registo do sinistro.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Só podia ser taxista eheheh

    2. Avatar de A. M.
      A. M.

      Mas não dá para enviar a nossa participação pela APP e o outro se não tiver, enviar em papel???

    3. Avatar de JPSOC
      JPSOC

      Não é assim: apenas é preenchido num dos telemóveis, apenas um precisa ter a APP (o outro só ajuda ter a app também se já tiver os dados dele preenchidos, que são lidos para a app do primeiro por código QR); depois de preenchido, é enviado um SMS para cada um dos telemóveis, com um código para autenticar e assinar a declaração (ver vídeo, aos 6 mins).

      1. Avatar de A. M.
        A. M.

        …boas instruções, mas fica só uma dúvida, onde/como assina a participação o outro interveniente, se este não tiver a APP e receber o código por sms???

        1. Avatar de JPSOC
          JPSOC

          O código é sempre inserido na app do primeiro, independentemente do segundo ter a APP.

          1. Avatar de A.M.
            A.M.

            Boa então significa que o que tiver APP e enviar a participação, ela segue para as duas seguradoras assinada pelas suas partes???

  3. Avatar de ahramis
    ahramis

    Num país em que muita gente traz tacos de baseball na bagageira ou pés de cabra, para o que der e vier, especialmente discussões de trânsito, muito me custa a acreditar no uso recorrente da App…

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Quando era puto, 12-13 anos, e estava a passar numa passadeira juntamente com uns colegas, um táxi achou por bem passar na faixa ao lado a uma velocidade considerável e não nos atropelou por +- 1 segundo. Só tive tempo de lhe mandar uma patada na parte de trás do carro. Parou logo à frente no meio da estrada e saiu do carro atrás de nós com um daqueles tacos cheios de pregos.

      Por isso sei bem o que isso é.

  4. Avatar de Fui
    Fui

    A necessidade de rede condiciona tudo.

  5. Avatar de JGFP
    JGFP

    Usei recentemente e funcionou na perfeição.

  6. Avatar de Emanuel Barros
    Emanuel Barros

    Tb já usei no meio do Alentejo, um táxi bateu-me por trás e nem eu nem ele tínhamos o acordo amigável em papel.
    Funcionou bem! Acho mais fácil de usar do que o papel.
    Eu preenchi tudo na app ele nem teve de fazer nada para além de me dar os dados dele claro.