PHP é à quinta-feira – Começar a programar

19 Comentários

Ora vamos lá então a mais uma rubrica.

Antes de passar ao exemplo prometido para hoje queria desejar um bom feriado a todos e reforçar qual o objectivo desta rubrica “PHP é as quintas-feiras”. Tenho lido sucintamente os vossos comentários e gostaria de vos dizer o seguinte: Com este espaço pretende-se que as pessoas que não “pescam” nada de PHP (e também de programação”, tenham uma ideia do seu funcionamento, e que vão praticando com alguns exemplos que aqui vos disponibilizo . Aos gurus peço a vosso ajuda para orientarem o resto do pessoal e até quem sabe um dia destes concebermos um mini-tutorial sobre PHP .


É claro que quem pretender ser um “master” da programação, o que aqui é ensinado não chega, para isso aconselho-os a visitarem o site www.php.net e até fazerem downilôooo deste manual .
Vamos lá ao que interessa…. Se bem se lembram, para hoje eu tinha prometido um script que podem incluir nas vossas páginas Web e que funcionará como “recepcionista” dos utilizadores que visitarem a vossa página. Ou seja, se um utilizador visitar a vossa página de manhã, a página apresentará uma mensagem de Bom dia, se for à tarde aparecerá Boa Tarde e lá mais para a noite a mensagem apresentada será Boa noite.
Como referido no último tutorial existe uma função que nos permite obter dados relativamente à data e a hora. Imaginem então o seguinte: se eu guardar numa variável o valor da hora eu posso saber se estamos na parte da manhã, tarde ou noite. Aqui vai um pequeno exemplo em pseudocódigo:

Alguma dúvida? Para quem não sabe o sinal >= é a mesma coisa que dizer maior ou igual. Como vêm, é simples. Quando passamos este código para PHP vamos trocar o Se por if e o Senão se por elseif. O “if”, “else” e o” elseif” que são designadas de estruturas de controlo. Aconselho-vos a lerem mais sobre o “if” o “else” e “elseif” no manual que acima referi. Feito isto, vamos passar ao código PHP. Se bem se lembram a função que nos dá a data e hora é função date(). Sigam os seguintes passos: ( // serve para colocarmos comentários no código)

1) Guardar o valor da hora numa variável
$hora = date(“H”); //Se for 9:30, a variável $hora ficará com o valor 9

2) Testar se estamos da parte da manha
if ($hora>=6 && $hora<12) //Se a hora é maior ou igual que 6 e menos que 12
echo “Bom dia !!!”;

3) Testar se estamos da parte da Tarde
elseif ($hora>=12 && $hora<20) //Se a hora é maior ou igual a 12 e menor que 20
echo “Boa Tarde!!!”;

4) Se não se verificou o ponto 2) e o ponto 3)
else //senão escrevo Boa Noite
echo “Boa Noite !!!”;

Aqui vai o código direitinho em PHP. Acrescentei no início (2 primeiras linhas): um echo para escrever a hora actual e o segundo echo permite dar um espaço (tipo um ENTER no WORD)

Para verificarem que o vosso exemplo funciona realmente, façam o seguinte, abram a vossa página no browser e vejam o que ela vos diz (Bom dia, Boa tarde ou Boa noite). Imaginando que vos apareceu Bom dia, o próximo passo é ir a hora do vosso sistema (Windows ou Linux), e alterar por exemplo a hora para 14h. Em seguida vão de novo à página e carreguem em F5 (ou ctrl+F5), notaram alguma diferença?

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de t@ndre

    E eu a pensar que esta semana não tinhas PHP 🙂
    Dêm algum descanço ao rapaz.. vai aproveitar o friado:P
    Bom trabalho!
    ——————————
    http://www.sounatural.com

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Vida de pobre….Coisas da informática !!!

    Compromissos são compromissos !!!

    PP

  3. Avatar de JonasTern
    JonasTern

    na linha dois acho k tem erro deve ser assim

    echo date(“H:i:s”);

    mas ta 1 bom trabalho…continuação

  4. Avatar de Sky
    Sky

    Assim vai dar erro na primeira linha. A instrução será: echo date(“H:i:s”);
    🙂

  5. Avatar de camexias
    camexias

    isto e igualzinho a pascal. parece ser muito facil

  6. Avatar de Pedro Pinto

    Obrigado Sky. Já alterei a imagem !!!

    Pedro Pinto

  7. Avatar de 070tiag0

    Muito bom, pena eu ter só um blog e não um site, gostaria de experimentar estes script’s, talvez arranje um alojamento gratuito só para experimentar e aprender.

    Muito boa a rubrica, pouco a pouco vamos aprendendo algo!

    Se quiserem visitem o meu blog.

    http://infotechs.wordpress.com/

    Cumprimentos, 070tiag0

  8. Avatar de Pika
    Pika

    Tentei guardar o .pdf deste artigo mas não consegui, what’s happening?

  9. Avatar de Sergio
    Sergio

    Não falta os { } para a condição if ?

  10. Avatar de Joel
    Joel

    Muito boa noite 🙂 Gostei muito do artigo e gostaria de felicitar vos pela a iniciativa. Uma sugestão, criar a categoria PHP para ter todos os artigos.
    Abraço

  11. Avatar de Allen Hobby
    Allen Hobby

    Alguém sabe se o Notepad++ tem a funcionalidade de auto formatar o código? Ou seja colocar todas as linhas de código com a indentação correcta etc…?

  12. Avatar de fhox

    Mais uma vez uma boa iniciativa por parte do Pplware. Muito bem 🙂
    Continuação de um bom trabalho!

    Sérgio, os { }’s apenas são necessários na condição If se tiveres mais de uma linha.

  13. Avatar de Vítor Mingatos
    Vítor Mingatos

    Acho que os { } são opcionais, mas não tenho a certeza, eu tb os utilizo sempre 😉

  14. Avatar de khannon
    khannon

    Olá.

    Já agora, para ajudar a memorizar:

    porque vem de break (ou line break)

    🙂
    Abraços.

  15. Avatar de benhur
    benhur

    Clicando no ícone do pdf dá este erro:
    TCPDF error: Missing or incorrect image file: /var/www/vhosts/pplware.com/httpdocs//http://www.pplware.com/wp-content/images/logo_php_big.jpg

  16. Avatar de Angelo
    Angelo

    Gostaria de sugerir que fossem compilando estas lições num ficheiro, actualizado semanalmente. Nâo só dá jeito ter toda a informação num só sítio, como ajuda aqueles que não seguiram esta iniciativa de início…

  17. Avatar de JL
    JL

    Gostaria de saber como posso publicar este exemplo numa página de Internet para ver a funcionar.
    Trabalho muito bom.
    Parabéns e obrigado.

  18. Avatar de Sergio BR.
    Sergio BR.

    @JL

    Para correr o PHP, tem de ser num servidor com apache.
    O mais simples é instalares um simulador de servidor no teu PC, recomendo-te EasyPHP (Google it) é simples e completo.

  19. Avatar de Pedro silva
    Pedro silva

    não consegui fazer esse…. não falta aí uma imagem com o código .php todo direitinho ? ….

    bom trabalho essa rubrica 🙂