COVID-19: Vacina russa é segura e sem resultados adversos graves

81 Comentários

A primeira vacina registada para combate à COVID-19 é russa e chama-se Sputnik V. Após o seu anúncio, foram várias as reações de países que mostraram claramente não confiar na vacina do país de Vladimir Putin. O baixo número de testes também deixou algumas dúvidas!

No entanto, as mais recentes conclusões do estudo sobre a vacina russa contra o coronavírus revelam que é segura, eficaz e sem efeitos secundários graves.

COVID-19: Vacina russa é segura e sem resultados adversos graves


Vacina para a COVID-19 Russa sem resultados adversos e com resposta imunológica

Os resultados preliminares da vacina russa são bastante otimistas. Por outro lado, a Organização Mundial de Saúde acredita que uma vacina para a COVID-19 totalmente eficaz só chegará daqui a um ano. O novo estudo foi publicado na conhecida revista científica britânica “The Lancet” . Os testes envolveram 76 pessoas ao longo de 42 dias, nos dois primeiros estágios de desenvolvimento de vacina. De acordo com os resultados, “não houve resultados adversos” da Sputnik V entre as pessoas testadas e o composto conseguiu “provocar uma resposta imunológica“.

A vacina foi testada em duas fases, sendo aplicada em cada fase em 38 adultos saudáveis, com idades entre 18 e 60 anos, revela a BBC. Na primeira fase, tentou-se perceber se a vacina era segura — sem provocar efeitos colaterais no corpo das pessoas. Na segunda fase, os autores disseram ter identificado a eficácia da vacina Sputnik V. De acordo com as informações, a vacina produz uma resposta das células T, um tipo de célula de defesa do corpo, dentro de 28 dias.

COVID-19: Vacina russa é segura e sem resultados adversos graves

Segundo a BBC, a vacina russa usa dois vetores de adenovírus: um é o adenovírus humano recombinante tipo 26 (rAd26-S) e o outro é o adenovírus humano recombinante tipo 5 (rAd5-S), que foram modificados para expressar a proteína S do novo coronavírus. A proteína S é usada pelo vírus para ingressar nas células e infectá-las.

De referir também que os testes realizados foram feitos com vacinas em formato congelado, pensando já no facto de virem a ser usada para a vacinação em larga escala.

Alguns pacientes tiveram efeitos secundários, mas nenhum deles é considerado grave: temperatura alta (50%), dor de cabeça (42%), falta de energia (28%) e dores em juntas e músculos (24%). Os sintomas são semelhantes aos de outras vacinas do tipo. Para avaliar a eficácia da vacina, os cientistas compararam o plasma dos voluntários inoculados com o de pessoas infetadas. Segundo eles, a resposta de anticorpos foi maior entre as amostras dos vacinados.

Leia também…

COVID-19: Primeira vacina é registada pela Rússia, antes de se completar a fase 3

Partilhar:
Tags:

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
    Abreu

    Quem diria… Para o Putin vir a público anunciar fiquei naquela… Quem diria!!!

  2. Avatar de Preocupado
    Preocupado

    Lol. Na Bielorrússia também alguém venceu com 80 % dos votos e na China o número de mortos que eles referem são.mesmo verdadeiros. Lol

    1. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      Felizmente para a população Mundial que não sabes mesmo nada de medicina e provavelmente de outros assuntos também.
      Volta lá para a caverna e reduz-te á tua insignificância.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        E os médicos sabem? A maioria nem percebe nada de alimentação, tirando os nutricionistas que vá la ainda dizem algo de jeito.

        Tendo em conta que a causa do Alzheimer é Mercúrio mas ninguem quer saber. Alias nem eles querem pensar nessa hipótese “elixir de mercúrio” que era utilizado antigamente pela Medicina Convencional.

        Fica no corpo e passa de geração para geração, principalmente filhos e familias. Esta é a causa do Alzheimer.

        A Medicina Convencional fazia uma revolução se juntassem as duas coisas em 1. Medicina Natural e Convencional, mas não. O natural não funciona!

        É tudo mentira. Produtos agrotóxicos não fazem mal nenhum, hormonios em galinhas não fazem mal… Dizem eles! Um peixe saudável, quando se alimenta de um peixe com metais pesados e mercúrio deixa de ser saudável.

        É de rir mesmo.

        Eu não descartava essa hipotese para a grande maioria dos medicos da medicina convencional «Volta lá para a caverna e reduz-te á tua insignificância.»

        Just my 2cents.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          OK, chamem então a bruxa da aldeia!

        2. Avatar de Martins
          Martins

          Tu deves ser cá um ressabiado com a vida ou um daqueles invejosos cobiçadores, que nada faz de relevante, incapaz de entregar resultados, mas um bitaiteiro da net.
          Ainda bem que existem os que fazem, para os bitaiteiros ocuparem o tempo.

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Chora, deves ser um medicino da medicina convencional a chorar por clientes, ou a chorar por pessoas que acreditam na Medicina Natural, babam-se de raiva e ódio.

            Continua! Eu cá continuarei a acreditar na Medicina Natural. E adoro ver gente como tu que pensa que não funciona!

            Espuma mais, chora mais. Faz bem a alma.

          2. Avatar de Martins
            Martins

            Não faças o teste do PH, porque te dará superior a 7.
            Este teu comentário é mesmo a comprovação do que eu acima disse.

      2. Avatar de Comentador
        Comentador

        Que comentário mais estúpido!!

      3. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Pelo teu comentário de total ignorância, dá para perceber que percebes tanto do assunto como eu percebo de tricot.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          De tricot não percebo, realmente. Mas de Medicina Natural, percebo mais que tu. E isso é o que me interessa, o resto é conversa. Até podes ter diploma de Medicina.

          A mim não me assusta nada, pois não é com Diplomas que és mais que alguém, excepto em trabalhos e salários.

  3. Avatar de Jon@s
    Jon@s

    Eles são especialistas é no envenenamento

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      O outro esta em Coma, sentiu-se mal… depois sentiu-se bem e no dia aseguir entrou em coma… cof cof…

  4. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    “COVID-19: Vacina russa é segura e sem resultados adversos graves”
    “Vacina para a COVID-19 Russa sem resultados adversos e com resposta imunológica”

    E previne a doença – ou seja, quem é vacinado não é infetado?
    Aí é que está o problema – não se sabe.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não há informação sobre isso.

      1. Avatar de Yuri
        Yuri

        será uma vacina placebo? se nem faz bem, nem faz mal…

      2. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        Sobre o quê? Que previne ou que não previne? Não, não há.
        Até pode não prevenir (ou seja, pode-se ficar infetado mesmo vacinado), mas os efeitosserem menos graves.

        A BBC (link no 4º parágrafo) diz coisas interessantes, como: “Uma vacina que reduz a doença, mas não funciona para prevenir a infecção pode paradoxalmente piorar as coisas. Ela poderia dar a sensação falsa de imunidade aos que a tomarem, reduzindo os comportamentos de mitigação de transmissão. E isso, por sua vez, poderia aumentar a disseminação do vírus entre adultos mais velhos, para quem a eficácia da vacina deve ser menor, assim como em outros grupos de risco.”

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Eu se fosse ao Putin deixava de usar Novichock, não mata ninguém…

  5. Avatar de Rui Dias
    Rui Dias

    Custa muito ao mundo ocidental reconhecer mérito à Rússia… Esquecem-se que muitos dos melhores cientistas há alguns anos atrás eram da antiga URSS e apesar de alguns terem fugido para os EUA no pós Guerra Fria, a ciência não aparece do nada… Há uma tentativa estúpida de descredibilizar tudo o que vem daqueles lados. E atenção que eu, obviamente, não concordo com parte das políticas do Putin…

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      acho que não tens bem a noção de como ensaios clínicos com apenas 80 pessoas e sem grupo controlo, não dá grande credibilidade a qualquer conclusão final sobre uma vacina. (ainda por cima 80 pessoas seleccionadas a partir dum grupo com boas aptidões físicas – militares).

      1. Avatar de Rui Dias
        Rui Dias

        O problema é a contra-informação e nunca se questionar… Lamento, mas isso não é verdade. Há muito dinheiro envolvido nas vacinas e, porque a CS deste mundo é uma m€rda, passa-se as informações que se querem passar sem qualquer fundamento cientifico. Achas mesmo que a vacina foi testada em apenas 80 militares com boas aptidões físicas?

        1. Avatar de Os Rótulos
          Os Rótulos

          É o que diz o estudo:
          “A vacina foi testada em duas fases, sendo aplicada em cada fase em 38 adultos saudáveis, com idades entre 18 e 60 anos.”
          Só isto. Agora é que começam verdadeiramente os testes:
          A “fase 3 da vacina (a fase final, considerada a mais importante) foi aprovada no dia 26 de agosto, e envolverá 40 mil voluntários, com idades e estados de saúde variados.”
          O “achismo” (eu acho, tu achas) não tem fundamento científico.

        2. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          Eu não acho, tenho a certeza! O número de pessoas testadas é indicado pelo artigo científico e está aqui no texto (76 pessoas), sendo que na verdade até estamos a falar dum estudo com 38 pessoas, já que foram testadas 2 versões diferentes da vacina (cada uma com um grupo de 38 pessoas).
          Terem sido militares é outra informação indicada no artigo. Uma das versões da vacina foi testada em militares apenas, e a outra em civis, todos com boa saúde. Ensaios com grupos de pessoas seleccionadas não aleatoriamente e não muito representativos da população em geral, sendo que num dos grupos havia apenas uma mulher.

          Não haveria nada de errado nisto se fosse apenas a fase inicial do estudo sobre segurança e eficácia, sendo seguido por uma nova fase com um estudo muito mais alargado e mais representativo para se chegar a uma conclusão.
          O errado é acharem que este estudo assim já é suficiente para determinar que é seguro e eficaz, sem o estudo alargado, e sem um estudo mais prolongado no tempo para saber se as pessoas mantêm a resposta imunitária.

          Cientificamente o processo está inquinado. Determinaram o uso da vacina sem terem dados suficientes para determinar que é seguro o seu uso na população em geral.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            O processo não está inquinado. Apenas está na fase 1/2, o que são coisas diferentes. Pelo “Cientificamente o processo está inquinado” é uma mentira,.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Pedro, e que tal leres o comentário todo como deve ser!
            Eles determinaram o uso da vacina na população em geral, apenas baseados neste estudo inicial. Decidiram isso sem dados suficientes, logo não é mentira que cientificamente o processo está inquinado.

            Dizeres que apenas está na fase 1/2, ignora o facto de que já decidiram, sem mais dados. Pior, é que mesmo para uma fase 2 a amostra é muito pequena e muito pouco diversificada.

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Já começou um ensaio em 40 000 voluntários em várias partes do mundo (3ª fase), não existe vacinação em massa na Rússia neste momento. Este estudo mostra resultados bastante animadores na 1ª e segunda fase. Nenhuma outra vacina apresentou resultados da 1ª e 2ª fase (apesar net estar cheia de rumores de efeitos secundários da famosa vacina de Oxford). Pelo que esta campanha descredibilização da vacina Russa, tem objetivos políticos e económicos. Bastantes grupos farmacêuticos tremeram com a possibilidade dos lucros da pandemia lhe passarem ao lado. Eu apenas quero que esta ou qualquer outra resulte .

          4. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Pedro, a Russia já anunciou o início da vacinação em massa baseando-se nestas fases. Decidiu sem esperar pela terceira fase. Na prática vai haver muitas pessoas a ser cobaias sem ter bem a noção, havendo um perigo de poder não ter um efeito eficaz e/ou duradouro, o que é um risco para uma falsa sensação de segurança da população.

            E estás redondamente enganado, já houve outras vacinas a apresentar resultados. A vacina de Oxford já publicou um artigo científico sobre os resultados da fase 1/2. E muito sinceramente é um estudo muito mais completo e muito mais bem montado do que o russo, com grupos maiores, aleatórios, com grupo controlo, etc, etc. O estudo russo usa muito poucas pessoas para o que seria necessário.

            A descredibilização é da decisão tomada pelas autoridades russas. Tal retira confiança ao que estão a fazer. A forma como a Russia se está a comportar com esta vacina é uma pouca vergonha.

          5. Avatar de Pedro
            Pedro

            do Wall Street Journal
            “Russian officials say that the vaccine’s registration is conditional and more evidence will be needed before it is rolled out to the public. Large-scale Phase 3 trials involving some 40,000 people began in late August and are expected to begin to yield answers as early as next month, officials said.”
            https://www.wsj.com/articles/russian-coronavirus-vaccine-trials-post-positive-early-data-11599226690

          6. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Pedro, a vacina pode ser usada na população, em grupos de risco, sendo que a vacina não foi testada em população idosa e com problemas de saúde subjacentes.
            https://www.sciencemag.org/news/2020/08/russia-s-approval-covid-19-vaccine-less-meets-press-release

          7. Avatar de Pedro
            Pedro

            Olha a data do teu artigo, olha as contradições do mesmo. Dizer que a fase 3 vão participar mais de 2000 penso que é diferente de os participantes serem 40 000. E mais uma vez, não há qualquer campanha de vacinação da população em geral, nem de qualquer grupo de risco. É afirmado pelas autoridades Russas que qualquer campanha de vacinação será feita após a avaliação dos resultados da fase 3 no final do próximo mês.

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      A mim custa-me é acreditar em vacinas lol. Tão cringe.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Uma vacina que foi testada em menos de uma centena de pessoas? Sem dúvida, deve ser a vacina mais segura da história das vacinas.

  6. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Para qual estripe é esta vacina para o covid-19 ocidental, Chinês ou para a estripe da Malásia? No meu entender a vacina pode revelar-se inútil pois em menos de 1 ano o vírus já sofre uma mutação, no mínimo. As mutações criam novas estripes do vírus para a quais a vacina pode não funcionar mas se funcionar seria algo muito bom.

    1. Avatar de Cicrano
      Cicrano

      Outro doutorado no YouTube…
      Vocês andam perdidos… A vossa mente “brilhante” anda-se a perder inutilmente. Malta que já sabe como resolver o problema do SARS/COv2 e andam por aqui armados em inteligentes…

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Não sabia que eras doutorado no YouTube?

      2. Avatar de Abreu
        Abreu

        Tu és um deles, deves ter mais educação. Todos têm direito a opinião aqui. Respeita o próximo e serás respeitado

        Abc

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          A MSG foi para o dr cicrano

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      O virus sofrer mutações não significa que a vacina se torna inútil. Primeiro porque mutações que ocorram podem não alterar o antigénio usado para a vacina. Segundo porque mesmo que haja modificações pode mesmo assim criar uma resposta imunitária que pode ajudar, embora com menor eficácia na resposta ao virus. Terceiro porque aparecerem novas estirpes não implica que se tornem dominantes na população.
      E por último, a partir do momento que se seja capaz de “construir” uma vacina com boa eficácia, torna-se mais fácil modificar a vacina para responder à possível evolução do virus. É o que normalmente se passa com a vacina para o virus da gripe.

  7. Avatar de Ze
    Ze

    Hummm está um gajo na Alemanha em coma com uma toma destes Sputnik’s de putin

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Esta?? Se esta ou não não sei, mas brevemente irão ficar mais. Mas não é só de “coma” irá aparecer outros problemas sérios. Já que as adrenais guardam no corpo durante muitos anos toxinas.

      1. Avatar de Os Rótulos
        Os Rótulos

        Substância neurotóxica novichok

  8. Avatar de Joao Luiz
    Joao Luiz

    The Lancet, espero que eles não suma com o estudo como fizeram com outro

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Estudos são estudos meu caro, só comprovam 50% da probabilidade. Não conseguem prever 100% se cria ou não um problema interno em algum paciente seja saudável ou não. É imprevisível, já que cada corpo reage de forma diferente.

      Um estudo é apenas um meio, no qual te podes guiar para te dar alguma “segurança”, no entanto não é garantido que seja completamente seguro. É ai que podes meter a tua vida em risco.

      Já vi muita malta, a acreditar em estudos e utilizam isso como base de “se o estudo diz…” é porque não faz mal, já vi muitos a lixarem-se a pala disso. Alias não é ao acaso que a Creatina cria problemas nos rins, e até a própria PROTEINA aka Whey Protein cria problemas no fígado e nos rins.

      E até a própria dieta “bulking” é um risco enorme e tende a criar problemas como fígado gordo. E é comum.

      Alias até há estudos que dizem que treinar ou exercícios físico intenso melhora X ou Y, o que não sabem é que PROVOCA desgaste nas adrenais. E depois vêm a consequência.

      Stress > Problemas nas Glândulas Adrenais (Supra-renais por exemplo) e é algo que não é reconhecido pelos endócrinologistas, resumidamente: faz-te a vida, porque isso não existe.

      Mas é claro que existe, é ai que começa o jogo do “eu vou procurar alternativas”.

      Estudos é estudos, ajudam? Sim, mas não garantem fiabilidade e segurança a 100%, infelizmente muita gente é cega e não entende que os estudos não são algo em que podemos confiar absolutamente.

      Mas hoje em dia é assim, e continuará a ser “se o estudo diz, é porque não faz mal” esquecem-se da palavra “estudo” e da quantidade de pessoas que foram “estudadas” e o periodo de tempo entre outros aspetos.

      Por tanto, é normal que esses estudos desapareçam. Nem eles próprios conseguem confirmar o que quer que seja, pois contradizem-se uns aos outros.

  9. Avatar de Spoky
    Spoky

    Eu não tomo vacinas nem irei tomar, tudo fazem estudos mas não fazem estudos a LONGO PRAZO, efeitos secundários

    “Alguns pacientes tiveram efeitos secundários, mas nenhum deles é considerado grave: temperatura alta (50%), dor de cabeça (42%), falta de energia (28%) e dores em juntas e músculos (24%). ”

    Falta de Energia? Pode criar um problema chamado “Fadiga Adrenal” um problema que existe, e VAI CONTINUAR a existir, mas que não é reconhecida pelos encrinologistas. Porque para eles, isso não existe nem é verdade.

    Uma grande mentira. Não arrisco, nem irei tomar nenhuma vacina. Sabem la os efeitos a longo prazo. O corpo não reconhece os medicamentos, dai gerarem efeitos secundários perigosos. Já plantas medicinais (quando usado apropriadamente) não geram tantos efeitos colaterais como as Vacinas.

    Eu prefiro o que é natural, quando não se pode usar o que é Natural, então ai sim recorre-se a medicação convencional.

    É de rir mesmo, esses efeitos secundários muitos pensam que são inofensivos. Mas não são, podem criar um conjunto de problemas sérios e graves, que podem afectar orgãos e até o próprio sistema endócrino e hormonal.

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      A falta de inteligência e bom senso é que cria fadiga (nos restantes)…

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Concordo contigo!! O comentário fez lembrar-me do surto de sarampo que matou uma rapariga de 15 anos por que os pais não a quiseram vacinar.

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Se soubessem usar a medicina natural isso não acontecia. Foram recorrer ao hospital da nisso.

          O corpo tem habilidade de se curar a si próprio. 🙂

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Claro que tem habilidade de se curar a si próprio, chama-se morrer ou não morrer – em ambos fica curado, deixa de haver doença!

          2. Avatar de Abreu
            Abreu

            Depende da alimentação, e da idade!

          3. Avatar de pois
            pois

            @Samuel MG
            https://www.theguardian.com/global-development/2020/sep/02/vaccine-derived-polio-spreads-in-africa-after-defeat-of-wild-virus
            Tena
            https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/12346214/
            https://www.researchgate.net/publication/320641479_HCG_Found_in_WHO_Tetanus_Vaccine_in_Kenya_Raises_Concern_in_the_Developing_World

            As vacinas são apenas uma ferramenta.
            Como qualquer ferramenta, pode ser bem utilizada ou mal-utilizada, bem-feita ou mal-feita, e podem até ter (em termos informáticos) “backdoors” e “anti-features”.

            Existem mais que muitas razões para as pessoas terem o pé atrás em relação às vacinas. Cada uma deve ser bem testada, e analisada individualmente.

            Dogmatismos pro-vacinas são tão perigos quanto os dogmas anti-vacinas.

        2. Avatar de Pablo
          Pablo

          @ Samuel… Devias não andar a espalhar falsas ideias.
          O pais não quiserem vacinar a jovem devido a efeitos adversos graves que ela apresentou em anteriores vacinas.
          Ela morreu devido a uma série de acontecimentos infelizes… Uma série de doenças que a imunodeprimeu! Em que a última foi a de sarampo.

      2. Avatar de Spoky
        Spoky

        Sim senhora, ToFerrado

    2. Avatar de Ruben Marcelo
      Ruben Marcelo

      Mas porque raio temos que levar com este Spoky e a sua conversa da treta? Parece que é o censor aqui nos comentários, armado em policia e a querer condicionar as opiniões dos outros, como se fosse dono da verdade. Simplesmente ridículo, chegar aqui e ver que está sempre a responder a qualquer coisa que alguém escreva aqui.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Mas porque raio temos que levar com este Ruben Marcelo e os seus argumentos da treta? Parece que quer censurar a liberdade de opinião, armado em industria farmaceutica, quer condicionar as opiniões dos outros.

        Só naquela, tu próprio dizes “a querer condicionar as opiniões dos outros” tu não estarás a fazer o mesmo a mim?

        É engraçado não é? Escolhe melhor as palavras para a próxima.

    3. Avatar de Nuno Herdeiro
      Nuno Herdeiro

      “Já plantas medicinais (quando usado apropriadamente) não geram tantos efeitos colaterais como as Vacinas.”
      Concordo 1000% com isto. Pena que os medicos nunca nos falem delas… deve ser porque “estão aqui para ajudar” mas apenas com comprimidos cheios de efeitos secundários…

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Nuno a minha vizinha e doutora de medicina geral, e se visses a coleção de ervas que tem… Muitas mas msm muitas, só não vi até agora foi cannabis.

      2. Avatar de RM
        RM

        Os médicos não têm esse tipo de formação. Eles apenas podem aplicar o que aprenderam no curso de medicina.
        O melhor que as pessoas podem fazer, é serem elas próprias a cuidarem da sua saúde o melhor que puderem, lendo bons livros, com informação credível.

    4. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Acrescento:
      1- Quais os quadjuvantes associados á vacina?
      2- Com elementos de ARN-ADN, destinados a alterar o ADN humano, como está a ser autorizado no Parlamento Europeu?

    5. Avatar de PTO
      PTO

      Que estupidez e ignorância gigantescas.

      A fadiga adrenal é causada essencialmente por uma doença auto imune chamada doença de Addison e em menor escala pela tuberculose, HIV, sarcoidose, histiocitose e hemocromatose, que fazem com que as glândulas supra-renais deixem de produzir cortisol na quantidade que o nosso organismo necessita.

      Absolutamente nada disto tem a ver com vacinas.

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        A Causa do Addison é devido a epstein barr virus e Shingles. Não sejas parvo.

        Estupidez é acreditares no que te dizem.
        É de rir…

        Pega la

        “In fact, each adrenal gland has its own intelligence and is responsible for producing hormone blends specific to the situations it manages. For example, the left adrenal is primarily responsible for producing the hormones needed when someone has a stomach flu or food poisoning. The right adrenal is primarily responsible for producing the hormones needed when someone is feeling obsessed with a hobby or interest in their life. For some situations, like handling a crisis or falling in love, both adrenals produce the necessary hormones. This essential information has not yet been discovered, nor is it being considered or researched, and it’s impacting our ability to heal.”

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Será desta ?? Quem dera,meu Deus. 😐

  11. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    “76 pessoas ao longo de 42 dias”…

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Uiiiii 76 pessoas!! Meu deus ca multidão!! 42 dias é a longo prazo!!! Uauu…

      Larga a droga.

  12. Avatar de Nuno Herdeiro
    Nuno Herdeiro

    “Os testes envolveram 76 pessoas ao longo de 42 dias”
    Isso é o suficiente para garantir que a vacina é segura e que os efeitos secundários serão apenas aqueles para o resto da população russa?

  13. Avatar de Julio
    Julio

    “Os testes envolveram 76 pessoas ao longo de 42 dias”

    Se alguem acha que a vacina é segura porque a testaram em 76 pessoas em 42 dias, então so tenho de desejar boa sorte a quem acredita nessa ideia

  14. Avatar de Julio
    Julio

    “Resultados preliminares de um estudo”

    “Os autores do estudo são do Centro Nacional de Investigação de Epidemiologia e Microbiologia (Instituto Gamaleya), que está desenvolvendo a vacina”

    a serio que ainda levam este estudo a serio? HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAH

  15. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    Tomem as vacinas todas que quiserem, eu até ofereço a minha.

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Daqui a 10 anos muito se vai saber sobre o coronavirus, filmes, documentários, e aposto que um deles foi como a Rússia usa a mesma vacina desenvolvida em Oxford, alias muitos países usam.
    Ja se esqueceram que UK acusou a Rússia de tentar gamar dados da vacina por métodos de hacking, amigos a vacina que os russos tem é a mesma que a Europa toda vai tomar, é a de “Oxford”.

    Nisto acho que o Putin não está a mentir tem mesmo uma vacina e que é eficaz.

  17. Avatar de Helder
    Helder

    Vamos imaginar que a vacina funciona.
    Será como a vacina da gripe?
    Todos os anos uma diferente, ou toma unica.
    É que pelos vistos o virus sofre mutações logo temos de ter isso em conta.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Ao que parece essas mutações parecem não fazer diferença porque não alteram os espigões de proteína que são o ponto fraco do vírus.

  18. Avatar de RM
    RM

    ‘vacina russa é segura e sem resultados adversos graves’ – é um bocado contraditório, não !?

      1. Avatar de RM
        RM

        É quase como dizer segura, mas com efeitos adversos não graves!

  19. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Se os laboratórios pedem isenção de responsabilidade, por urgência em criar a vacina. Já admitem efeitos secundários, como em qualquer outro produto farmacêutico, que cumpriu todos os protocolos. Os governos encomendam antecipadamente os lotes de vacinas, a pedido dos cidadãos que se sentem informados. Partidos de esquerda e direita estão de acordo, não querem perder votos.
    A gravidade dos efeitos secundários será reconhecido pelo poder político para estabelecer reconhecimento e indemnização? Que profissional de saúde vai em tribunal defender os doentes?
    Desliga a televisão, acende a mente e procura informação desvinculada de interesses económicos e poder. Tens poder, exerce-o

  20. Avatar de PTO
    PTO

    Deve ser segura, deve. Testada em menos de uma centena de pessoas deve ser a vacina mais segura da história das vacinas. Esta eu não a tomo nem que me paguem para a tomar.

    É vacina para papalvos ou para fanáticos da ideologia comunista, que acham que tudo que de lá vem é honesto e rigoroso.

  21. Avatar de Carlos Sousa
    Carlos Sousa

    “38 adultos saudáveis entre os 18 e os 60 anos”
    Eu queria ver era os testes em adultos acima de 80 anos e com doenças associadas.
    E já agora saber quantos adultos saudáveis entre os 18 e os 60 anos morreram de covid?

  22. Avatar de Afonso Esperanca
    Afonso Esperanca

    Agora assim

  23. Avatar de nuno
    nuno

    ao menos os russos tentam, ao contrario dos tugas que apenas sabem comentar no pplware…