Starlink já consegue atingir velocidades acima dos 100 Mbps e com baixa latência

87 Comentários

Muito para além da Tesla, a aposta de Elon Musk tem estado a focar-se na SpaceX e na Starlink. Estas duas últimas querem criar uma verdadeira revolução na forma como encaramos o espaço e tudo o que este tem para oferecer à Humanidade.

Se a SpaceX está já com o foco na Lua e em Marte, a Starlink está ainda a dar os primeiros passos. A Starlink apresentou agora os primeiros resultados dos testes de ligação à Internet e os valores decerto prometem muito.

Starlink velocidades latência SpaceX espaço


Starlink continua a crescer e a melhorar o serviço

Apesar de ainda não ter um serviço disponibilizado aos utilizadores, a Starlink tem estado ocupada a colocar no espaço os seus satélites. Faz uso das infraestruturas da SpaceX e dos seus foguetões para colocar em órbita os seus satélites de comunicações.

A sua ideia é a breve trecho fornecer um serviço de acesso à Internet sem limites e em qualquer ponto do planeta. Para isso tem nos seus planos a colocação em órbita de 12 000 satélites, para assim prestar o seu serviço. Atualmente a empresa conta já com mais de 700 em funcionamento.

Velocidades e latência prometem muito

Para além deste processo, a Starlink iniciou também os testes com um lote limitado de utilizadores. Agora, e para mostrar uma primeira realidade, a marca apresentou os seus próprios resultados dos testes, com valores de velocidades e latência muito promissores e que ficam bem acima dos que tinham sido já revelados.

Do que revelou num tweet recente, o serviço da Starlink consegue já atingir valores de 100 Mbps (megabits por segundo). Estes valores ficam muito acima dos apresentados pelos primeiros utilizadores deste serviço, que apontavam para valores entre os 20 e os 60 Mbps.

SpaceX continua a enviar satélites para o espaço

Também os valores de latência são igualmente muito reduzidos e, por isso, muito promissores. A empresa não revelou valores concretos, mas referiu que esta é “baixa o suficiente para jogar online os títulos mais rápidos, e a velocidade de download é rápida o suficiente para transmitir vários filmes HD de uma vez e ainda ter largura de banda de sobra“.

Curiosamente, e no mesmo dia em que anunciou estes valores, a Starlink voltou a apontar a sua atenção para o espaço. Colocou em órbita mais 60 satélites, superando os 700. Este é um valor próximo dos 800 necessários para ter o serviço funcional e estável e igualmente bem acima dos 400 mínimos para funcionar.

Starlink: A Internet da SpaceX consegue atingir 60 Mbps e ping de 20 ms

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Com o devido respeito isto do starlink foi a maior porcaria que alguma vez foi feita. Já não bastava o lixo que já lá existia tinha que vir o idiota do Elon Musk poluir ainda mais. Tantos satélites para ganhar ainda mais dinheiro já não basta o que ele tem!! O starlink está a por em causa o emprego de quem trabalha na astronomia. A América devia ser corrida à capada e murros para os americanos ganharem juízo e mesmo assim acho que não ganhavam.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Preocupa-lhe o lixo que vai para o espaço, mas o milhões de cabo de fibra espalhado por todo o lado já não há problema.

      1. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        O lixo espcial é um verdadeiro problema. Podemos chegar a um ponto em que não conseguiremos colocar qualquer satélite em órbitra ou um dia sequer conseguirmos sair do planeta.

        A questãonão é falta de espaço, é que os detritos viajam em redor do planeta a centenas e milhares de Km/h. Um pedaço de 1cm de metal dalgum satélite já deteriorado pode atravessar outros satélites, naves espaciais, etc com facilidade. Imagina colocar um novo satélite e este se logo destruído por um detrito ter chocado com ele?

        É um problema sério que a NASA e não só estão a procurar soluções.

        1. Avatar de Vivas
          Vivas

          Adem encontrar as, então.

    2. Avatar de Berto
      Berto

      Agora pensa nas pessoas que estão em zonas remotas que não tem internet, compensa mais colocar postes de telefone feitos de madeiras, cabos de cobre e plásticos centenas de kilometros ou ter um satelite? Deves ser daqueles que tem fibra e então não tens essa necessidade, mas pensa em quem nem telefone tem.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Por isso é que existe serviços de Internet de satélite em países grandes como os EUA (zonas rurais) e Brasil. O problema é as velocidades e latências, se a starlink resolver o problema poderá ser um salto gigantesco de qualidade e acesso à nível mundial, mesmo em África. Que é o só o maior continente.

        1. Avatar de rui
          rui

          e mais 1000 empresas de telecomunicações lembrarem-se de meterem 12000 satélites cada uma

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Por mais angulos que vejas é sempre mau, realmente…

          2. Avatar de PSebas
            PSebas

            Para isso é que existem reguladores e os governos, não?
            Voltará a ser um monopólio, nunca será liberalizado, como é que vai ser usado cá estaremos.

          3. Avatar de IonFan
            IonFan

            Claro! Até porque todos sabem que há 1000 empresas a atropelarem se para por fibra onde ela já existe…

            E 12.000 satélites espalhados por uma esfera com mais 500kms de raio do que a Terra não é assim tanto. Os satélites ficam espaçados dezenas (ou até centenas) de kms uns dos outros. Além disso, aquela altitude, os vestígios de atmosfera ainda são consideráveis, pelo que duram pouco tempo até cair no caso de ficarem incontroláveis e, portanto, lixo espacial.

        2. Avatar de Peace
          Peace

          Resta saber se a população desses países africanos vão ter poder de compra para suportar essas ligações…

        3. Avatar de jorge santos
          jorge santos

          África irá beneficiar imenso com isto, com as parcerias adequadas.

    3. Avatar de IonFan
      IonFan

      É isso e as vacinas e medicamentos… As farmacêuticas já têm tanto dinheiro e mesmo assim querem curar pessoas para ganhar mais. Idiotas!

    4. Avatar de Miguel
      Miguel

      Poluir o espaço não deveria ser para benefício de ninguém, apenas da população…

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        Mas esta rede é só para o beneficio do Elon Musk!? Ia jurar que vai ficar disponível para todo o mundo, incluindo pessoas que vivem em locais onde a internet é apenas uma miragem.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Eis o artigo e passo a citar: “…os astrónomos denunciam que estes dispositivos Starlink estão a cegar os telescópios terrestres.”

          https://pplware.sitedev.pt/ciencia/o-homem-que-poluiu-os-ceus-astronomos-acusam-elon-musk-de-cegar-os-telescopios-terrestres/

          Agora admirar-te se levares com um asteroide em cima.

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Obrigado por citares uma noticia com quase 1 ano…
            Tens aqui uma mais recente: https://www.nytimes.com/2020/05/06/science/spacex-starlink-astronomy.html

            Continuo sem perceber como é que isto pode por em causa o emprego de um astrónomo… dificultar talvez, mas isso só geraria mais trabalho e, por isso, mais emprego.

            Quanto aos asteróides, não digas disparates. Primeiro os satélites só ofuscam os telescópios ao amanhecer e ao anoitecer, que é quando podem reflectir a luz do sol que é uma percentagem baixa do tempo de observação. E depois, para calcular uma orbita de um asteróide com precisão suficiente para perceber se vai colidir com a terra, é necessária a observação em vários dias diferentes ou usar um radar. Nenhum dos métodos é afectado por passagens do Starlink.

          2. Avatar de Toni da Adega
            Toni da Adega

            Se um asteroide tiver que cair e destruir metade da terra isso acontece com ou sem Starlink .

          3. Avatar de TRaveller
            TRaveller

            Samuel porque se não tiverem cegos os astrónomos conseguem desviar a terra para não levar com um asteroide em cima 🙂 🙂 🙂

          4. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Não mas conseguem encontrar o asteroide mais cedo e reduzir o numero de mortos ao informar as autoridades.

          5. Avatar de IonFan
            IonFan

            Samuel MG, já leste o artigo do NY Times que comentei? O problema foi bastante reduzido. E sabias que, pelas limitações próprias de algo que só pode ser utilizado de noite como é o caso dos telescópios terrestres, a esmagadora maioria dos objectos desse tipo encontrados são encontrados por telescópios espaciais? Telescópios esses que são cada vez mais baratos de lançar graças aos desenvolvimentos da SpaceX!

        2. Avatar de Miguel
          Miguel

          Deveria ser para benefício “apenas da população”…
          Faria com que não andassem á luta para conseguir enviar sistemas redundantes, apenas de empresas diferentes por motivos de lucro

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Estas constelações são caras de se construir. Havendo um numero limitado de clientes está garantido que não vão haver muitos operadores. É a mesma coisa com as redes terrestres. Nunca vão haver muitas redes de fibra diferentes porque o custo de instalação de novas redes seria superior ao que os potenciais clientes iriam pagar. Em vez disso há partilha das redes físicas por vários operadores.

    5. Avatar de Nuno25
      Nuno25

      “O starlink está a por em causa o emprego de quem trabalha na astronomia” podes documentar esta afirmação?

      1. Avatar de danny
        danny

        Pesquisa! Se não estou em erro, isso já foi falado por aqui. E se não foi, peço desculpa.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Dificultar é diferente de por em causa. Além do mais a SpaceX vai usar os lucros do StarLink para continuar a facilitar o acesso ao espaço e isso muito dificilmente pode ser considerado mau para a astronomia…

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Lê o meu comentário em cima.

        2. Avatar de Rui
          Rui

          A Revolução Industrial também colocou muita gente no desemprego, tal como a tecnologia. não?

    6. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Se conhecesses bem a vida e a história de Elon Musk, não dirias que ele é apenas um sedento de dinheiro. Ele já perdeu tudo o que tinha, enterrou todo o dinheiro na Tesla e na SpaceX e em 2008 andava a dormir na casa de amigos e a pedir dinheiro emprestado. Tudo porque ele nunca desiste. Quando inicia um projeto, ele consegue. Riam-se dele, quando disse que ia criar foguetões reutilizáveis, e a SpaceX conseguiu. A Tesla Energy está anos à frente da concorrência, a SpaceX em 18 anos de existência conseguiu mais avanços na tecnologia espacial do que governos e grandes empresas com décadas de experiência. A Boring Company, conseguiu reduzir o tempo e o custo de tunelação. Agora a Neuralink com possibilidade de ligar o cérebro ao computador. De idiota nada tem. O projeto Starlink visa dar a possibilidade a todos, mesmos aqueles que vivem no meio do deserto de poderem ter acesso à Internet, de forma rápida e acessível. Se o mundo tivesse mais Elon Musk’s, estaríamos todos melhor. Uma vez perguntaram a Larry Page o que faria com a sua fortuna, e ele respondeu: doava a Elon Musk. Porque sabe que esse capital seria aplicado em avanços tecnológicos para toda a humanidade.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        “Porque sabe que esse capital seria aplicado em avanços tecnológicos para toda a humanidade.” Pois mas se cegar os telescópios terrestres os mesmos que detetam os asteroides entre outras coisas isso já não é para bem da humanidade.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Claro! Porque a humanidade tem capacidade de impedir a colisão de asteróides caso sejam detectados… Mete o Armageddon na pausa e volta ao mundo real.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            A pala dos starlink cegar os telescópios só foram detetados asteroides do tamanho de um automóvel quando já estavam muito perto e não uma vez mas sim muitas mas ainda bem que não vinham direto a terra. Um asteroide do tamanho que já referi pode destruir uma cidade como Nova Iorque.

          2. Avatar de IonFan
            IonFan

            Samuel MG, fonte?

          3. Avatar de LuisG
            LuisG

            Por acaso estou mais inclinado a crer que sim do que não. A NASA já conseguiu aterrar sondas em asteroides. Portanto a probabilidade de conseguir alterar a rota de um asteroide através de uma explosão não me parece algo assim tão remoto.

        2. Avatar de TRaveller
          TRaveller

          Ainda no outro dia estava com o meu telescópio a ver os asteroides a caminho da terra e passou a EEI a 7km por segundo que até fiquei cego, Já agora quantos asteroides foram desviados até agora? filmes não contam.

        3. Avatar de TRaveller
          TRaveller

          Samuel MG um asteroide do tamanho de um carro nem chega ao chão 🙂 , ainda pensei que eras um astrónomo frustrado agora vejo que não sabes nada.
          Vai ver o que é a escala de Turim e vez quantos já chegaram à escala 4 numa escala de 0 a 10.

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Isso vai depender da composição do asteróide, mas é por ai. Como eu disse aqui mais em baixo, só são considerados potencialmente perigosos a partir de 140m de diâmetro.

    7. Avatar de Diogo
      Diogo

      Os satelites ficam la 4 ou 5 anos depois caiem, quando deixar de ser necessario nao ficam la para sempre

      1. Avatar de Rafael
        Rafael

        kkkkkkkkkkkkkkk

      2. Avatar de Ângelo
        Ângelo

        Continuam em órbitra, a não ser que alguém vá lá buscá-los. Há-de haver uma altura em que não se pode por nada lá em cima, que leva com algum satélite-sucata em cima. Ou um parafuso a 10000 kmh.

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Não é verdade para orbitas desde tipo. A atmosfera que ainda existe a estas altitudes vai abrandando os objetos até que acabam por reentrar. Lembra te do exemplo da estação espacial chinesa que ficou sem controlo e acabou por cair.

    8. Avatar de helio cassimiro
      helio cassimiro

      samuel , antes de se vovce se preocupar com o lixo espacial , se preocupe com lixo que sao jogados nos rios , lagoas e nos mares , dentro de pouco tempo tera potavel beber , cozinhar os alimentos , pense nisso antes de chamar elon de idiota .

  2. Avatar de Online_fjo@hotmail.com
    Online_fjo@hotmail.com

    Isto vai ser o futuro. E tem um potencial incrível

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      +1
      Se tiver preços acessíveis creio que muitas operadoras (NOS, MEO, Vodafone, Movistar, Bouygues, etc, etc) vão perder muitos clientes.

      1. Avatar de Paco
  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Penso que é uma tecnologia diferente,internet por satélite.Mas acho que nunca conseguirá fornecer no máximo a internet que a fibra óptica fornece a nível mundial,seja a terrestre como a que cruza os oceanos.Acho eu,não tenho bem a certeza.Mas fornecer já 100 Mb/s e com baixa latência já é excelente.Nada mau,nada mau mesmo.

    1. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Não é diferente. Já há Internet por satélite há anos. O problema é a sua latência.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        e o upload, que raramente passava dos 2 ou 5Mbps

  4. Avatar de dajosova
    dajosova

    Pessoal das parvónias e malta do alto mar vão poder falar com as famílias, desenvolver negócios e projetos graças a isto.

    1. Avatar de PSebas
      PSebas

      Não sei em que país mora, mas vivo numa vila com 1500 pessoas e não existe fibra residencial, a 20 minutos de Lisboa…

      1. Avatar de Milarilas
        Milarilas

        ssssh não lhe contes isso que ele pensa que toda a gente vive no apartamento dos pais na cidade como ele

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não existem dados suficientes para saber o que significa estes 100 mbps, na minha opinião, é apenas uma estratégia de marketing possivelmente para atrair mais investidores.
    Com isto quero dizer, não sabe quantos dispositivos estavam ligados á rede. Quase que faz lembrar os primordios do 4G, inicialmente quando ninguem tinha acesso a tal tecnologia, era possivel atingir velocidades de quase 100 mbps, agora que várias pessoas estão ligadas á mesma antena, em certos sitios nem 10 mbps é possivel registar.
    Nunca a internet por satelite irá ser superior a internet por cabo, isto é sim uma grande oportunidade para os paises em desenvolvimento, onde internet por cabo ainda não é uma opção.

    1. Avatar de IonFan
      IonFan

      Não há dados para saber o que significam estes 100Mbps?! Como assim? 100Mbps são 100.000.000 bits a cada segundo… O que é que é preciso saber mais?

      Isto não têm nada a ver com a tecnologia 4G, que, muito provavelmente, estava limitada pela ligação das antenas à rede fixa, e não à quantidade de gente ligada à antena. Mas estas a esquecer te que neste caso vão haver logo muitas “antenas”…

      De qualquer forma, o objectivo desta rede não é ser superior ao cabo, mas sim mais universal.

      Em velocidades não vai ser superior ao cabo, mas numa ligação de longa distância (ex: transatlântica) a latência é menor. Isto é uma vantagem para alguns clientes.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Ainda não é uma opção nem vai ser em muitos casos. Países como EUA, a sua zona rural é difícil, Brasil, Rússia, Austrália. Porque são áreas muitos grandes, é preciso muito cabo, não é economicamente viável. África é o exemplo máximo disso. A questão aqui não é se é melhor que o cabo, a questão é se poderá ser acessível a todos com velocidades e custos decentes. Se houver uma garantia de ter 100mbps nos próximos anos, com um custo médio comparável à atual fibra, então poderá ser uma excelente hipótese para reduzir custos onde a fibra e o Cobre não permita.

  6. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Quanto é a baixa latência que falam?

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Vindo da América e só show off

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        Vindo do Abreu, é só azia…

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          Para a azia tem muitos remédios, já para a ignorância ainda não existe NADA!

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Eu sei que não conheces (ignoras), mas existe uma coisa chamada “escola” que é um bom remédio para a ignorância.

          2. Avatar de Milarilas
            Milarilas

            Para a TUA ignorância não existe NADA. Para os outros existe a escola. Ninguém te mandou ser um drop out

    2. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Essa é questão de 1 milhão de dólares 🙂

    3. Avatar de IonFan
      IonFan

      Tem se visto 30-40ms (anda a circular um video de 17ms e 370Mbps mas não sei se é verdadeiro). Para uma rede via satélite é completamente revolucionário.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    Digo alguma coisa quando forem revelados os preços!

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    A latência é fundamental para a Starlink! Talvez muito mais que a velocidade máxima.

    As autoridades dos EUA estarão muito atentas, porque elas não acreditavam que fosse possível uma baixa latência dentro dos limites por eles definidos em satélite… a implicação é todos aqueles milhões e milhões em subsídio para ajudar a banda larga de baixa latência a chegar a todo o lado nos EUA… é por esse motivo que a Starlink quer mesmo a baixa latência a qualquer “custo” porque se o conseguirem vão receber uma boa injecção de capital por via dos subsídios do Estado Federal dos EUA. As autoridades vão querer fazer testes, muitos testes antes de subsidiarem porque estão mesmo cépticos e com tantos olhos em cima deles não vão querer facilitar desta vez.

  9. Avatar de Diogo
    Diogo

    Preocupam se mais com o lixo que esta no espaço do que o lixo no nosso próprio planeta, hipocrisia

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      O que me esta no planeta não vai cair a uma velocidade que pode causar dezenas de mortos em horas ou mesmo minutos.

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        É melhor não dormires esta noite… Neste momento há 23463 objectos próximos da orbita terrestre, todos à espera que a SpaceX lance mais satélites para virem aqui acertar te na cabeça.

        Já agora, a conversa dos asteróides do tamanho de carros a fazer razias à Terra é muito bonita para gerar visitas a estes sites, mas o facto é que só são considerados perigosos os que têm um diâmetro estimado for superior a 140m (uns meros 30 carros)…

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          Depende da composição do meteorito Sr doutor ionfan

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            E pronto! Com isto o Abreu atira a toalha ao chão e assume a criança que é…

        2. Avatar de Abreu
          Abreu

          Não estou aqui para andar a brincar a canalha ionfan, DEPENDE DA COMPOSIÇÃO DO METEORITO. Não tenho culpa de seres ignorante

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Tu é que ainda não acrescentas nenhuma informação útil, mas ou outros é que são ignorantes? Ok…

            Depende da composição porque oferece massa e resistência à entrada atmosférica diferentes. Mais ou menos como as composições dos cérebros que oferecem capacidade argumentativa e evitam que as secções de comentários se tornem tabernas. É preciso é fazer uso…

      2. Avatar de Abreu
        Abreu

        Samuel aqui e uma quadrilha de americanos.. esse musk ainda vai levar a América a falência!!

        Mas tens muita razão, não devem poluir o espaço assim.. HJ e o musk.. amanhã e a Rússia com mais 12k de satélites depois vem a China com mais 12k… Daqui a uns anos será quase impossível olhar para o espaço com essa sucata toda em órbita……..

        1. Avatar de IonFan
          IonFan

          Esse ódio de estimação por uma pessoa que nem se conhece diz tudo o que precisamos de saber acerca de alguém.

        1. Avatar de Paco
          Paco

          … e já agora, ver as fotos e vídeos do artigo.

        2. Avatar de IonFan
          IonFan

          A órbita decai naturalmente consoante vários parâmetros. O mais importante é a altitude mínima da órbita porque, ao contrário do que a maioria acredita, a atmosfera não acaba aos 100 kms na linha de Karman. A atmosfera, por muito ténue que seja, vai abrandando os satélites, descendo cada vez mais a órbita até que acabam por reentrar. A altitude do Starlink é no máximo uns 1200kms. Não duram muito tempo sem controlo e orbit keeping.

  10. Avatar de jimmypt
    jimmypt

    O mar já está como está,cheio de mer.a..agora vamos fazer o mesmo ao espaço..

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Explica isso ao ionfan@

      1. Avatar de IonFan
        IonFan

        Dr cada vez que o Abreu comenta isto fica um paço mais próximo de se tornar uma verdadeira taberna…

        1. Avatar de Abreu
          Abreu

          Deixa a coca além de ser cara está a fritar os miolos!

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Sempre a subir o nível com argumentos excelentes. Em 5 comentários, 0 (zero) argumentos e uma mão cheia de balelas e bocas à boa maneira de um taxista dos anos 90.

  11. Avatar de fui
    fui

    100 megas é o que estou a pagar pela internet da NOS, mas isso é só o que eles dizem, na verdade não ultrapassa os 50.
    Vivemos na Coreia do Norte em matéria de telecomunicações, todos iguais, não há concorrência.
    Espero bem que a Starlink não se limite às zonas rurais, há mais mundo à espera deles.

  12. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Comenta-se de barriga cheia.
    Os mais interessados no serviço não têm internet para comentar.

  13. Avatar de Alex
    Alex

    Os comentários do lixo espacial devem ser quem esta sentadinho na sua cidade com internet por fibra.
    O meu problema neste momento é que o MEO me oferece 2mbps de velocidade e ainda gozam na minha cara.
    A vodafone coloca limite de trafego no seu 4G “Fixo” e o 4G “Fixo” da NOS ainda é pior que o cobre da MEO.
    Só a concorrência vai meter as nossa operadoras na linha, não me interessa com a velocidade, 24mbps já era luxo para mim, só preciso de uma latência aceitável para o meu teletrabalho e “please take my money”
    O problema do lixo espacial não esta a ser resolvido porque não há interesse, se houvesse rapidamente se encontrava um tecnologia para o fazer até mesmo pela SpaceX

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      há tarifários 4G ilimitados da Vodafone. Eu próprio já tive um, só mudei quando passei a ter fibra. Informe-se bem, sei que existe um tarifário móvel ilimitado e existe um fixo 4G para profissionais, na altura usei quando a ADSL só dava 12mb de download e 1 de upload, e a Vodafone tinha 40mb de down e 30 de up…