Como tirar fotos 16:9 no iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max?

29 Comentários

Fotos 16:9 no iPhone? É verdade que a Apple não foi das primeiras a disponibilizar o formato 16:9 para fotografias. No entanto, tal suporte chegou com o lançamento do iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max. Mesmo assim, esta funcionalidade está um pouco escondida, levando os utilizadores a usarem o formato padrão (4:3).

Se tem um iPhone de última geração saiba o que está a perder por não tirar fotos no formato 16:9.

Como tirar fotos 16:9 no iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max?


O “aspect ratio” 16:9 é hoje amplamente usado e tem uma proporção de 16 unidades de largura por 9 de altura. Este é um dos formatos de ecrã panorâmico, ou seja, widescreen, mais conhecidos e, com ele, conseguimos ter uma fotografia com uma imagem mais alargada. Com os “novos” modelos do iPhone, a Apple passou a permitir tirar fotografias no formato 16:9.

É verdade que no passado já era possível tirar fotografias panorâmicas com um iPhone, mas o processo não era “amigável”. Com o lançamento do iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max a Apple fez algumas modificações ao nível da app e hoje é fácil registar uma foto no formato de 16:9. De referir que hoje em dia é possível escolher o aspect ratio 1:1, 4:3 e 16:9 para fotografias com os novos modelos do iPhone.

Como tirar fotos panorâmicas (16:9) no iPhone?

Como referido, com as alterações realizadas pela Apple hoje facilmente conseguimos ter fotos panorâmicas (16:9). Para isso basta abrir a app nativa da câmara e em seguida escolher o modo Fotografia. Depois, irá ver um estilo de botão muito discreto do outro lado do menu. Carregue aí para aparecerem as “opções avançadas“.

Como tirar fotos 16:9 no iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max?

Das opções apresentadas, irão estar disponíveis os formatos 1:1 (Quadrada), 4:3 e 16:9. Selecione 16:9 e verificará de imediato que a área de captura irá aumentar.

Como tirar fotos 16:9 no iPhone 11‌, iPhone 11 Pro‌ e iPhone 11 Pro Max?

Se ficar fã desse formato deverá guardar as configurações. Para isso deverá ir às opções da câmara, nas definições, e depois entrar em Manter Definições. Aí devem ativar a opção Modo câmara, que permite manter o último modo usado.

Ao nível da fotografia já é bem conhecida a enorme qualidade dos novos iPhone. Com esta opção temos fotos ainda mais amplas que podem ser transformadas em autênticos quadros. Experimentem e digam-nos o que acham do resultado final.

Que “aspect ratio” usam para tirar fotografias?

 

Leia também…

Como ver e tirar fotos panorâmicas (16:9) no iPhone

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
    Abreu

    E preciso fazer esses desenhos todos para tirar uma foto 16:9 no iPhone 11…. Isso está a ficar pior que o cuscoid!

    Abc

  2. Avatar de greego
    greego

    Um site que poderia ser uma mais valia, já enoja de tanta propaganda…

    1. Avatar de southgaia
      southgaia

      Nao gostas nao venhas ca ou então vomita.

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    “…conseguimos ter uma fotografia com maior área captada…”…pois vejam lá bem a área da fotografia que ilustra o vosso artigo e digam-me lá se há mesmo mais área captada. O 16:9 não dá mais área. O 16:9 é apenas um recorte da foto original captada pelo sensor, que é do formato 4:3. Não temos mais área captada.

    1. Avatar de Vítor M.

      No ecrã tens. A ideia é dar ali um ajuste que aproveite a área de ecrã. O 16:9, tendo em conta o formato do ecrã, permite mais área captada.

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        Descobri ao acaso lentes para smartphones tanto iPhones como androids e as fotos ficam com uma qualidade superior, e lentes macros tb que tiram fotos de insectos com um promenor…
        Que dizem sobre isso? Tem em várias lojas on line e para todos os modelos.

        Abc

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Na fotografia final o 16:9 captura MENOS área da zona fotografada.

        As partes laterais são exatamente iguais à foto 4:3 mas com a desvantagem de sofrer cortes nas margens horizontais, ou seja, menos área fotografada.

        1. Avatar de Polo
          Polo

          Dependendo do sensor ao alterar o aspect ratio pode ter menos linhas horizontais, e por vezes a imagem pode ficar distorcida nas pontas (do lado mais comprido) não sei se é o que acontece nos iphones..

      3. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Vítor, não tens mais área captada. O sensor é 4:3. O formato 16:9 é conseguido recortando o formato 4:3 original. Tens evidencias, só tens de as ver.

        1. Avatar de Vítor M.

          No ecrã tens, consegues ver mais, ter uma noção de horizonte melhor. Aproveitas mais ecrã. O resultado final não. Mas o que é importante na primeira abordagem é mesmo tirares proveito do ecrã. Mas há mais, os 16:9 tens mais vantagens principalmente no que toca à publicação online, no que toca aos ecrãs do computador, às Tvs, etc.

          Basicamente é esse conjunto de informações que leva a dizermos que ganha mais área.

          1. Avatar de Há cada gajo
            Há cada gajo

            Vitor, o 16:09 que tens no ecrã não é mais do que um 4:3 original recortado para preencher mais o ecrã. Só isso. TEns mais área do ecrã preenchida mas não tens uma foto com mais área captada como é dito no artigo. Percebes isso ?

          2. Avatar de Vítor M.

            Eu estava a falar no aproveitamento alargado da imagem. Uma “foto widescreen” oferece uma imagem alargada em relação ao 4:3.

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      Verdade, para mim vale mais o 4:3, pois não tem cortes abaixo e acima da foto.

      Olha a foto que tirei nos 2 formatos:
      https://www.icloud.com/photos/#0WNhUg3xz8OetIzgLhG8BAnJg

      1. Avatar de Abreu
        Abreu

        dá para ver claramente o recorte da foto.

        Boa qualidade de imagem, qual o modelo?

          1. Avatar de Kindle
            Kindle

            Iphone tem a melhor camera do mercado. Foi um dos motivos que me levou a trocar o galaxy s10. Outro foi a bateria muito melhor nos iphone 11 alem do suporte superior.

          2. Avatar de Abreu
            Abreu

            Kindle tás a ser satírico ou tás a falar e sério?

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Exato. O modo 16:9 apenas corta as margens superiores e inferiores e aproxima a imagem. Se olhares para as margens esquerda e direita verificas que o que está na foto 19:9 é exatamente o mesmo que está na foto 4:3, ou seja, não capturou mais imagem.

        Resumindo, com o formato 16:9 tens apenas uma foto 4:3 cortada, ficas a perder.

      3. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Exatamente.

  4. Avatar de Aj
    Aj

    Não gostam mas voltam sempre.

  5. Avatar de Jorge
    Jorge

    Tirei fotos com 4:3 e 16:9….para mim a 4:3 fica melhor, pega mais informações, no 16:9 ele dá um zoom e corte na parte superior e inferior.

    https://www.icloud.com/photos/#0WNhUg3xz8OetIzgLhG8BAnJg

  6. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Dado que o sensor é 4:3, ao se escolher 16:9 na realidade o que está a fazer é tirar uma fotografia com menos resolução vertical.
    Não vejo o que é que se ganha com isto, pois muitas vezes passam-se muitas coisas interessantes na secção truncada do 16:9, que ficaram perdidas para sempre.
    Na minha opinião mais vale truncar a posterior.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Conforto na visualização é o que se ganha com o formato 16:9. Por isso o formato ter-se tornado um standard nas tv´s. Agora não podemos é dizer que se capta maior área, pois tal não é verdade. A fota preenche maior área num ecrã 16:09 como todos temos hoje, mas não capta mais área.

  7. Avatar de PTO
    PTO

    A área de captura diminui no iphone 11 porque ao escolher 16:9 a câmara faz zoom e aproxima mais a imagem, ou seja, o ângulo de captura diminui. Aliás vê-se isso nas fotos de exemplo acima. E no teste que fiz em casa o resultado foi igual.

    1. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Acontece em todos os equipamentos. O 16:9 é obtido pelo recorte do 4:3 original.

  8. Avatar de Bruno Aguiar Jesus
    Bruno Aguiar Jesus

    Não é suposta cada uma das opções 0,5x, 1x e 2x representar cada uma das cameras traseiras??

  9. Avatar de informado
    informado

    Iphone grande porcaria. Tenho um que me foi dado . Passados 9 meses ficou com a tela preta a piscar o logo da apple. Fui à loja oficial e aquelas criaturas disseram que a solução era stock de fábrica e perdia todos os documentos e ficheiros. Grande porcaria de empresa e de telemóveis. Tive e tenho 4 androides nunca falhou um!

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Vou no 5º iPhone e nunca tive nada disso.
      De qualquer forma isso pode acontecer a qualquer telemóvel. Os teus androids nunca falharam… até falhar o primeiro e acredita que isso acontecerá.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Ah e outra coisa… o logo da apple NÃO PISCA qd o tlm tem problemas.