Portugal está no TOP 5 dos maiores produtores de energia solar e eólica

26 Comentários

A aposta do nosso país nas energias renováveis é mais que evidente. Nos últimos anos têm-se até batido alguns recordes no que diz respeito à capacidade de produção. De acordo com dados recentes da Bloomberg NEF, 75% da nova capacidade de energia instalada já é renovável.

O TOP dos países que mais produzem energia eólica e solar é liderado pela Dinamarca. Segue-se a Irlanda, Uruguai, Portugal e Reino Unido.

Portugal está no TOP 5 dos maiores produtores de energia solar e eólica


As energias renováveis têm vindo a ser uma forte aposta por vários países onde se inclui Portugal.  Tendo em conta os números do ano passado, a produção de eletricidade através de energia fóssil (gás e carvão) tem alcançado mínimos históricos. Por outro lado, são instaladas cada vez mais centrais eólicas e solares nos últimos anos.

De acordo com dados recentes da Bloomberg NEF (New Energy Finance), só no ano passado 75% da nova capacidade de energia instalada a nível mundial foi proveniente de fontes verdes. Isto significa que apenas 25% derivou de energia fóssil.

A maioria das novas centrais instaladas (45%) foram de tecnologia fotovoltaica, em muito graças aos avanços tecnológicos que permitiram reduzir os custos de produção. O solar continua a caminhar a passos largos, sendo já a quarta maior fonte de energia a nível global. Porém, ainda atrás do carvão, do gás e da hídrico, revela o Jornal Económico.

Maior turbina eólica do mundo instalada em Portugal

Portugal destaca-se a nível mundial na energia solar e eólica

Portugal tem feito um enorme investimento na área das energias renováveis. Recentemente foi alcançado “um novo recorde do mundo” com o preço de 11,14 euros MW-hora (MW/h), na modalidade de preço fixo. De acordo com o ministério do Ambiente e da Ação Climática, a empresa Hanwha Q-Cells foi a “grande vencedora” deste segundo leilão solar. O leilão decorreu nos dias 24 e 25 de agosto, tanto em número de lotes (seis), como em capacidade adjudicada (total de 315 MW).

O valor obtido neste leilão foi de 11,14 euros por MWh, ultrapassando assim o recorde batido no ano passado, que foi de 14,76 euros por MWh. O preço praticado no Mibel (mercado ibérico da energia elétrica) nos últimos meses oscilou entre os 40 e os 45 euros por MWh.

Portugal está no TOP 5 dos maiores produtores de energia solar e eólica

Dinamarca é líder mundial na produção de energia a partir do sol e do vento (com 55% do total) e Portugal destaca-se no quarto lugar do “ranking” com 28%. Na segunda posição está a Irlanda (33%) seguido pelo Uruguai (32%). Na quinta posição está o Reino Unido (28%).

De acordo com o El Pais, as emissões de CO2 do setor energético caíram 1,5% no ano passado face à aposta nas energias renováveis. Com a redução das emissões de dióxido de carbono na União Europeia e nos Estados Unidos a mais do que compensarem o aumento sustentado na China.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Elsa
    Elsa

    Sinceramente produzimos tanta energia renovavel mas temos a eletricidade mais cara da europa, pior e que o dinheiro pago pela eletricidade vai para a china pois a EDP é chinesa. Tristeza.

    1. Avatar de R
      R

      É também por causa da energia renovável

  2. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    E também o “Preço da eletricidade em Portugal é o oitavo mais caro da UE”!
    Tendo em conta que é dos paises com o menor ordenado médio mensal faz muito sentido!!!

  3. Avatar de Rui
    Rui

    E também é por causa disso que estamos no top Europeu da energia eléctrica mais cara, quando até o nosso poder de compra não tem nada a ver com os restantes parceiros do ranking!!!!!!

    https://www.energiaemconserva.com/eletricidade-em-portugal-e-mais-cara-da-uniao-europeia/

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    É relacionado… leiam com atenção, mas deixo abaixo o excerto mais importante para esta notícia
    https://sicnoticias.pt/opiniao/2020-07-21-O-Crime-Economico-do-Hidrogenio

    “Se este esquema for aprovado e implementado irá contribuir para a triplicação do número de estruturas de produção de energia elétrica em Portugal, todas subsidiadas, numa altura em que já existe excesso de capacidade no nosso sistema que obriga ao pagamento de preços dos mais elevados da Europa, baixando proporcionalmente a nossa competitividade.”

    Não sou contra as energias renováveis, como é óbvio, mas há limites razoáveis para tudo, não basta aumentar de um lado, é preciso equilíbrio… e infelizmente neste momento este tópico é apenas ajuda na corrupção

  5. Avatar de o Canalizador
    o Canalizador

    E tambem somos dos que mais importa energia
    https://www.electricitymap.org/zone/PT?solar=false&remote=true&wind=false
    Atualmente (02/09/2020 – 12:42) Portugal está a comprar 21.15% da energia consumida a Espanha.

    1. Avatar de oeuropeu
      oeuropeu

      Estamos a esquecer de uma coisa, por exemplo neste momento a energia eólica é paga mesmo que não seja consumida, isto porque não temos como armazenar.
      O hidrogénio vem colmatar esse problema, pelo facto que estamos a “transformar” energia solar (poderia ser eólica, qualquer energia renovável) em hidrogénio, na verdade aproveitamos a energia das fontes renováveis para produzir hidrogénio, que será sempre usado, é possível fazer stock, até exportar.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Isso é a teoria, mas será mais umas quantas empresas a subsidiar…
        https://sicnoticias.pt/opiniao/2020-07-21-O-Crime-Economico-do-Hidrogenio

      2. Avatar de IonFan
        IonFan

        Para isso é preferível armazenar a energia em baterias ou barragens. Ambas as tecnologias têm mais de 80% de eficiência no ciclo, enquanto que com o hidrogénio 2/3 da energia são perdidos entre electrolise, armazenamento e célula de combustível. Se acham que a energia é cara, agora imaginem depois de 2/3 serem desperdiçados…

        1. Avatar de o energético
          o energético

          Finalmente alguém que diz alguma coisa de jeito neste fórum!

        2. Avatar de luis nascimento
          luis nascimento

          mas é mais bonito transformar e tornar a transformar ainda que se perca energia.

          1. Avatar de IonFan
            IonFan

            Neste pais trabalha-se muito para o “bonito”. É assim que os politicos gostam de aparecer nas noticias e nas festas dos amigos que fornecem o “bonito”. Infelizmente são sempre os mesmos a pagar o “bonito”…

      3. Avatar de Hugo Sá
        Hugo Sá

        A energia produzido pelas eolocas pode ser armazenado em baterias, simplesmente.

  6. Avatar de o Canalizador
    o Canalizador

    E tambem somos dos que mais importa energia
    https://www.electricitymap.org/zone/PT?solar=false&remote=true&wind=false
    Atualmente (02/09/2020 – 12:42) Portugal está a comprar 21.15% da energia consumida a Espanha.

    1. Avatar de João
      João

      Está a exportar 21.15% para Espanha e não a comprar.

      1. Avatar de João
        João

        Está a exportar 21.15% para Espanha e não a importar.

    2. Avatar de André Pereira
      André Pereira

      Lê com atenção antes de escrever:Exporta para Espanha.
      “21,15% of electricity available in Portugal is exported to Spain,”

      Quanto a este tema o problema é a subsidiação exagerada.

  7. Avatar de Jonny
    Jonny

    Somos top em tudo, menos na educação e vencimentos

  8. Avatar de A...
    A…

    Só é pena que o preço que pagamos nós consumidores seja dos mais altos da europa. Deve ser para alimentar esses corruptos que temos.

    1. Avatar de R
      R

      É também por causa da energia renovável.

  9. Avatar de João M
    João M

    Não sei se leram as noticias mas : “https://observador.pt/2020/09/01/antes-de-chegarem-os-milhoes-do-solar-fatura-das-renovaveis-vai-pesar-mais-no-preco-da-luz/” O preço da luz vai aumentar.
    Sabem porquê? por causa das negociátas das rendas. Sim, somos grandes produtores de energia renovável e para que nos serve isso se pagamos a energia mais cara e ainda com prespectivas de aumentar?
    As familais já estão sufocadas com impostos e taxas e custos elevados da energia (seja ela eletricidade, gas ou combustivel). O governo faz negócios “para amigos” e depois o povo paga a fatura.
    O impressionante é que a malta desconta na EDP, na GALP e nas outras empresas mas esquece-se que o problema real não está nas empresas (se forem para uma iberdrola, endesa, etc.. vão ver que a diferença não é muita), o problema está nas rendas, nos negócios feitos pelos governos e aprovados em orçamento de estado (até por aquela malta de esquerda que vem depois levanta a voz na rua mas depois dorme com o governo à noite).

    Enfim, no fundo é mais do mesmo. Aposto que com o hidrogénio será mais rendas, mais custos para o contribuinte e nenhum retorno para o país. Mais negociátas À “Galamba” .. para inglês ver e o povo comer, pagar e calar.

    1. Avatar de R
      R

      Hidrogénio é muitíssimo ineficiente: https://youtu.be/f7MzFfuNOtY

  10. Avatar de luis nascimento
    luis nascimento

    esta história de grandes produtores de energia já é velha e mete nojo. então quem fica com os lucros? é sempre a mesma história.

  11. Avatar de jope
    jope

    “Dinamarca é líder mundial na produção de energia a partir do sol e do vento (com 55% do total) e Portugal destaca-se no quarto lugar do “ranking” com 28%. Na segunda posição está a Irlanda (33%) seguido pelo Uruguai (32%). Na quinta posição está o Reino Unido (28%).”
    Podem divulgar o artigo original, onde foi publicado este ranking?
    Obrigado