Portugal: chegou a app STAYAWAY COVID para Android

112 Comentários

A STAYAWAY COVID é uma aplicação para telemóveis que tem como objetivo auxiliar o país no rastreio da COVID-19. A aplicação permite, de forma simples e segura, que cada um de nós seja informado sobre exposições de risco à doença, através da monitorização de contactos recentes.

A aplicação é de utilização voluntária e gratuita e, em momento algum, tem acesso à sua identidade ou dados pessoais. É hora de instalar no seu Android.

COVID-19: Chegou a app STAYAWAY COVID para Android


Como é a app portuguesa para a COVID-19?

Uma vez instalada a aplicação, o telemóvel anuncia a sua presença a todos os dispositivos próximos usando identificadores aleatórios que não revelam identidades pessoais. A informação partilhada entre dispositivos permite à STAYAWAY COVID saber de que telemóveis esteve perto, quão perto e por quanto tempo.

A Organização Mundial de Saúde sugere que, contactos a menos de 2 metros e por mais de 15 minutos com alguém portador de COVID-19 sejam considerados com elevado risco de contágio.

Principais características da app STAYAWAY COVID

1. Ausência de registo de elevado risco de contágio

Não registando contactos de proximidade com elevado risco de contágio com alguém a quem foi diagnosticada COVID-19, a aplicação informa-nos exatamente disso com a data da última avaliação.

2. Alerta de elevado risco de contágio

Se alguém de quem estivemos perigosamente próximo nos últimos 14 dias for diagnosticado com COVID-19 e informar o sistema STAYAWAY COVID, a aplicação alerta-nos de imediato do risco sugerindo que nos isolemos e contactemos a Linha SNS 24 (808 24 24 24).

3. Após diagnóstico de COVID-19

No caso de contrairmos COVID-19, com o diagnóstico receberemos um código numérico que nos permitirá, anonimamente e através da aplicação, informar o sistema STAYAWAY COVID. É este ato que permite ao sistema alertar segura e atempadamente todos aqueles que podemos ter contagiado, mesmo antes de terem tido qualquer sintoma. Não é nunca revelada a ninguém a identidade de ninguém.

A aplicação STAYAWAY COVID foi desenvolvida pelo INESC TEC, ISPUP, Keyruptive e Ubirider para a DGS / Ministério da Saúde.

Saiba tudo sobre a app…

Comentários

112

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Não obrigado. Aqui no meu telemóvel não entra.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Isso nem parece teu! Só isso, sem falares de pelo menos seis teorias da conspiração?!
      Quando houver para iOS instalo.

      1. Avatar de Celeste Lourenco
        Celeste Lourenco

        Não consigo instalar

      2. Avatar de Spoky
        Spoky

        O teu nome nem deveria ser os rótulos ja que nos rótulos são o que ninguém quer ver.

        E sendo tu um iluminado que pensa que é tudo teoria da conspiração.

        Tens de pensar duas vezes antes de usares esse nome.

  2. Avatar de cK
    cK

    Mais uma para ignorar. Não preciso de nenhuma app para isso obrigado.

    1. Avatar de Infetado
      Infetado

      Passei por ti, tossi, espirrei, ficaste contaminado, estás agora a passar o virus aos teus familiares e amigos e algum deles, estatisticamente, irá morrer. Ignoras ?

      1. Avatar de Zé Duarte
        Zé Duarte

        E tu tinhas a aplicação ligada? Fizeste o teste do covid? Registaste atempadamente na app que tens covid? E se sabias que tinhas covid andaste na rua a tossir e espirrar para cima de todos? Pois, é muito bonito na teórica mas na pratica não vai funcionar como esperado.
        As pessoas que têm covid, sabem que têm covid e andam pela rua a tossir e espirrar para cima dos outros, são pessoas de baixo nível e não vao instalar a app de qualquer forma.

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Sim, sim e sim. Eu sou o tipico tuga que é dono do conhecimento absoluto e que ignoro tudo e todos sobre esta doença. Só eu sei o que posso fazer e como fazer, por isso, mesmo infetado ando na rua. Ninguém manda em mim. Eu sou o maior.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            Da maneira que falas, parece que qualquer um manda em ti menos tu mesmo. Se a opinião popular é uma, tu vais por lá.

            Lemming.

          2. Avatar de Infetado
            Infetado

            Claro que o desígnio da saúde de todos que manda em mim como ser integrante de uma sociedade na qual tenho a minha quota-parte de responsabilidade. Não vives em sociedade ? Podes pensar por ti. Quando saíres dessa ilha deserta então tens de pensar por ti e por todos com quem co-habitas. Percebes? Ou é díficil de entender ?

        2. Avatar de Pedro Estrela
          Pedro Estrela

          “E se sabias que tinhas covid andaste na rua a tossir e espirrar para cima de todos?”
          A app nao avisa em tempo real. Avisa DEPOIS, nos 14 dias depois.
          A pessoa que andou a tossir e a espirrar vai depois fazer o teste ainda nao sabe que tem covid, nao fez o teste, e muito menos tem o codigo emitido pelo medico.

      2. Avatar de Woot!
        Woot!

        Algum deles estatisticamente irá morrer? Com qual estatística?

        1. Avatar de Infetado
          Infetado

          Ao tentares ser ignorante fazes pior figura. Deixa-te disso.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            @Infetado
            Exato. Informate.

            Number of Deaths
            Share of deaths With underlying conditions Without underlying conditions Unknown if with underlying cond. Share of deaths
            of unknown + w/o cond.
            0 – 17 years old 9 0.06% 6 3 0 0.02%
            18 – 44 years old 601 3.9% 476 17 108 0.8%
            45 – 64 years old 3,413 22.4% 2,851 72 490 3.7%
            65 – 74 years old 3,788 24.9% 2,801 5 982 6.5%
            75+ years old 7,419 48.7% 5,236 2 2,181 14.3%
            TOTAL 15,230 100% 11,370 (75%) 99 (0.7%) 1,551 (24.7%) 25.3%

            https://www.worldometers.info/coronavirus/coronavirus-age-sex-demographics/

            Estas? Não impressiona.

          2. Avatar de Carlos Ribeiro da Fonseca
            Carlos Ribeiro da Fonseca

            @Jorge
            Informa-te. Um gajo mandar outro informar-se e depois dar uma calinada dessas francamente.
            E bom, se calhar és tu, mas a maior parte dos humanos tem família e amigos nesses grupos demográficos.
            Ou não tens pais? Ou talvez até avós? E isso ignorando o “pormenor” que praticamente toda a gente com mais de 65 anos tem um problema subjacente.
            Ou a ti não te preocupa poderes infetar o teu pai com uma doença que o pode matar? Ou aquele teu amigo que tu não sabes mas é diabético?
            Se estás bem com isso nem sei o que te diga.

  3. Avatar de Tiago+Alves
    Tiago+Alves

    Instalado! Por mim, por todos.

  4. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    “Isso” é o quê concretamente? Se fizeres um teste que diz que tens Covid e quiseres avisar as pessoas que estiveram perto de ti pelo menos 15 minutos e possam ter ficado contagiados avisa-los como? Por telefone, mesmo os que não conheces, nem destes por eles, por exemplo nos transportes públicos ? E não gostavas de ser avisado se fosse ao contrário para decidires se devias ir fazer o teste?

    Números da DGS de há 1 minuto: mortos 6, novos infetados 401.
    Olha para o que está a acontecer em Espanha, França e cá – ele anda por aí e vai piorar-
    Tudo ajuda para o combater, menos a ignorância e o preconceito.

  5. Avatar de António
    António

    …já me sinto mais seguro e menos vigiado!

  6. Avatar de Woot!
    Woot!

    Agradeço mas não.

    1. Avatar de Artur
      Artur

      aGraDeÇo mAs nÃo.

      atrasado mental

  7. Avatar de FakirPT
    FakirPT

    Finalmente, apenas peca por ser tardia…

    É pena ter tantas pessoas com mentalidades retrógradas a não pensarem no bem comum!!!

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Subscrevo!

    2. Avatar de Vasco
      Vasco

      Nem mais. Eu já instalei.

    3. Avatar de Moagem
      Moagem

      Pois, mesmo querendo instalar não dá , no iOS só a partir da versão 13.00 , mesmo inteligentes…..

  8. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    Bem sei que isto poderá ser como discutir se nasceu primeiro o ovo ou a galinha, mas eu pergunto qual a utilidade desta aplicação se por exemplo em 10000 pessoas houver apenas uma que a instale? Isto só teria alguma utilidade se toda a gente tivesse telemóveis Android (pelo menos até ser desenvolvida uma versão para outros sistemas operativos), se toda a gente a quisesse utilizar e se em todos os telemóveis onde tivesse sido instalada a estivessem executando correctamente. Só que não. E para ter lá mais uma coisa só para ir consumindo mais energia (se entretanto não fosse deitada abaixo pela gestão de energia da MIUI), dispenso.

    1. Avatar de nimboos
      nimboos

      Essa mesma pergunta também pode ser feita em relação às vacinas. 😛 “Qual a utilidade desta vacina se por exemplo em 10000 pessoas houver apenas uma que esteja vacinada”. 😉
      Uma outra questão: Tu recusarás a vacina mesmo que sejas o único a ter oportunidade de ser vacinado?

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Eu falo por mim, sim vou recusar a vacina quando a mesma aparecer. Não a levo nem que seja obrigatório. Desculpa mas não sou maluquinho nem tapadinho.

      2. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Vacina, o negócio dos milhões.
        Vender um produto injetável que foi dispensado de passar os protocolos obrigatórios para qualquer medicamento. Dispensado de assumir responsabilidades por efeitos secundários ou indesejáveis. De eficiência desconhecida. Se não for suficiente tornar obrigatória.
        Que seja vacinado gratuitamente, quem o desejar se isso o tranquilizar.
        Se confiar na vacina e na sua decisão não tem motivos para recear ficar infectado por quem possa pensar de forma diferente.

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Não entra nem que seja obrigatório

  10. Avatar de Chuck Norris
    Chuck Norris

    Já instalada e operacional. Quanto mais mecanismos para estarmos seguros melhor.

  11. Avatar de António
    António

    Não sei porque retiraram a minha participação, não tinha nada de ofensivo!

  12. Avatar de António
    António

    Já aparece, afinal!

  13. Avatar de Informático Amador
    Informático Amador

    Depois de autarquias a publicar dados de infetados com os problemas que isso trouxe a essas pessoas, depois das “fugas” de dados pessoais que “andaram a passear pela net”, qual o grau de confiança nas instituições com um largo historial de fugas de dados pessoais, para agora as pessoas se considerarem seguras dos seus dados e da sua privacidade, e irem a correr instalar uma app que até apresentação se vê que só pode ser intrusiva?

  14. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não obrigado, mais tarde muito vão perceber que a troco do covid foram cometidas as maiores atrocidades a liberdade.
    Os governos pelo mundo fora viram nesta tragédia uma forma de empurrar as suas agendas de controlo de liberdade como nunca se viu, e o que não era normal passou a ser o novo normal!

  15. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Manda instalar no do Bill Gates a ver se dispara por fazer dinheiro com vacinas…

    1. Avatar de Justino, o Justo
      Justino, o Justo

      Essas teorias da conspiração são piores, mas muito piores que esta doença, cujo controlo é afinal tão simples. Basta querer.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Bem respondido!

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Apelo à censura?

        Adequado para alguém que se autointitula “justinho, o justo” como os demais facinoras do passado.

        1. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          Censura ? Tens mania de perseguição ? Quem está a querer censurar quem ? Ou quem opina de forma diferente da tua tem de ser censurado ? Quem vive no passado afinal ? E chamo-me de Justino, não justinho.

          1. Avatar de Jorge
            Jorge

            ” Essas teorias da conspiração são piores, mas muito piores que esta doença, cujo controlo é afinal tão simples. ”
            ” Quem está a querer censurar quem ?”

            Tu, claro. Qual o controlo simples a que te referes?

            O conceito de teoria da conspiração é um rótulo aplicado a tudo que contraria a narrativa oficial. A única medida “simples” é a censura, apesar de não ser tão simples, porque apenas comprova o ponto.

          2. Avatar de Jorge
            Jorge

            Justino, o Justinho
            não sejas tão apertadinho!

            😉

          3. Avatar de Justino, o Justo
            Justino, o Justo

            O controlo simples passa por tu adequares os cuidados necessários à não propagação da doença. Não é simples ?

        2. Avatar de Justino, o Justo
          Justino, o Justo

          O tique autoritário é teu, não meu. Tens de respeitar a opinião diferente da tua.

  16. Avatar de O gajo
    O gajo

    Estes comentários de não instalo e nem que seja obrigado e coisas do género, podem explicar o porquê? Ou a resposta é só porque não?

    Se o motivo for a privacidade, lamento, mas vão ter que desinstalar metade das aplicações que usam, caso não seja isso gostava de saber qual é, assim ficamos todos mais informados. Devem saber alguma coisa que eu não sei.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Porquê? Porque não serve para nada, além disso deve ser tão boa como as outras apps que o governo desenvolveu. Andam só a gastar o nosso dinheiro à toa.

      1. Avatar de Justino, o Justo
        Justino, o Justo

        Muito bem, excelente argumento…

      2. Avatar de O gajo
        O gajo

        E tens a certeza que não serve para nada? Isto de ser sempre do contra anda muito na moda…
        INESC-TEC e a UM têm feito um bom trabalho ao longo dos anos na investigação, não vejo porque não haver investimento publico onde é preciso.
        Ou também és contra o investimento público nas diversas áreas de investigação porque não serve para nada?

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          Sou contra o “investimento publico” em bancos principalmente e em aplicações com lobbys da Accenture e outras empresas do género.

          Não sou do contra, simplesmente acho que não serve porque quem sabe que tem COVID não sei de casa. Quem tem e sai de casa é um maltrapilho e por isso também não irá utilizar a aplicação.

          É uma app inútil.

          Quanto à vacinação conforme também já disse noutro comment, recuso-me a levar esta vacina. Ponto final. Chama-me do contra chama o que tu quiseres mas aqui não entra app nenhuma nem vacina nenhuma. Prefiro ter covid.

          1. Avatar de O gajo
            O gajo

            Não vou tentar argumentar com alguém que acabou o comentário com “prefiro ter covid”. Mostra muito daquilo que és.

            Se algum dia tiveres o azar de o ter (e espero muito sinceramente que não) e por alguma razão infetares alguém da tua familia que venha a ter problemas sérios por causa disso te arrependas de dizer o que disseste.

            Abraço.

          2. Avatar de Pedro Fernandes
            Pedro Fernandes

            O uso da App depende de cada um, é um direito que cada um tem, não critico quem não o faça, também sei quem tem COVID em principio não vai sair de casa, existe quem o faça.
            Como foi explicado no vídeo para quem quiser perder tempo a ver/ouvir ou tiver interessado….. ao estar infectado uma pessoa por lei não pode sair de casa por ai tudo bem 😉 mas App serve para alertar os contactos que a pessoa teve nesses 15 dias…. por alguma eventualidade possa não se lembrar de todos e é nesse campo que App (funciona) acaba por dar uma Grande Ajuda em Alertar 🙂 isto a não ser que tenha percebido alguma coisa errada/mal.

            Ao instalar estou a pensar em mim e nos outros que me rodeiam 😉 sem criticar todos os que não queiram instalar a App seja qual for o motivo.

          3. Avatar de MFM
            MFM

            Como é que “quem tem covid não sai de casa” se grande parte dos infetados é assintomatico?

          4. Avatar de Woot!
            Woot!

            @o gajo

            Obviamente que prefiro ter covid do que levar a vacina e lamento que penses o contrário e que não tenhas noção da realidade.

            @MFM
            Não deves ter lido o que eu disse, mas tudo bem é comum por aqui. Volto a dizer — quem sabe — que tem covid não sai de casa. Atenta na parte de “quem sabe”.

  17. Avatar de Tanta gento do contra
    Tanta gento do contra

    “Ah e tal, eu não instalo!!!”
    5 minutos depois fazem um post na praia onde toda a gente consegue saber onde estão.
    Se não querem saber onde andam e o que andam a fazer, voltem aos velhinhos 3310, não usem MB, não usem Via Verde, não respirem, mudem-se para uma gruta.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Não baralhos tudo com a história da localização.
      Ninguém te segue com a app nem fica a saber por onde andaste se fizeres um teste que deu positivo e comunicares aos outros através da app.

  18. Avatar de Artur
    Artur

    só vejo aqui comentários de ignorantes, provavelmente os mesmos que acham que a covid é culpa do Bill Gates ou que é causada por torres 5G. Isto é sério, e revisto por especialistas de ciber segurança (conheço pessoalmente uma das pessoas que fez parte dessa equipa).

    Têm medo que seja roubada os vossos dados, no entanto usam com alegria serviços como Instagram, Facebook, WhatsApp, Google apps.. para não falar do tik tok. E essas não foram auditadas por ninguém.

    Deixem de ser egoístas e instalem e protejam quem não pode.

    1. Avatar de Valter Silva
      Valter Silva

      Concordo 1000% com o seu comentário 🙂

    2. Avatar de AJCS
      AJCS

      Sem dúvida.
      A ignorância é uma praga pior que qualquer doença.
      A única forma de não ser rastreado é não ter telemóvel, nem sequer um com 2G.

    3. Avatar de O gajo
      O gajo

      Por favor alguém que fixe este comentário no topo.
      A ignorância, egoísmo e desrespeito pela sociedade mata bem mais que o vírus.

  19. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Porra pplware

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      O que se passa com o vosso site??

      1. Avatar de Woot!
        Woot!

        Está marado

        1. Avatar de Vítor M.

          Uma atualização, mas já fica tudo OK.

          1. Avatar de Woot!
          2. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            ok 🙂

  20. Avatar de Cyberon
    Cyberon

    Grande parte da malta que diz que não vai instalar tem o Facebook/Instagram e afins instalados, essas apps sim, sacam informação com fartura, também as vão desinstalar?

  21. Avatar de Woot!
    Woot!

    Os comments estão marados! Pf resolvam!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Estamos a resolver. Já fica tudo OK.

  22. Avatar de boss
    boss

    Redes sociais , mails e afins não tem problema de privacidade, uma App que é para a saúde de todos já entra a privacidade.
    Enfim, caso para dizer que só temos aquilo que merecemos.

    1. Avatar de Atento
      Atento

      Verdade. Mas como sempre e como sabes há sempre emparvatados

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        A app seria boa se não depende-se de que o resultado do teste tivesse de ser introduzido pelo utilizador. Por esta razão não instalo pois pode-se estar ao pé de um infetado a usar a app e nunca se saberá. A única proteção fiável é a mascara e desinfetar/ lavar as mão.

        1. Avatar de Pedro Fernandes
          Pedro Fernandes

          Bluetooth 😉 quanto a esta tecnologia não estou bem por dentro mas será que o Bluetooth ao enviar a informação dos tais números criados aleatoriamente, …… estará também associado o número de telem. ….. quando uma pessoa faz o teste do COVID-19 tem que dar em principio o contacto telefónico….. esta informação posteriormente dê para cruzar com App SATAYAWAY, lógico se a pessoa colocar código facilita muito mais.

          Apesar de sabermos que App nunca vai usar a localização das pessoas ou o quer que seja.

          1. Avatar de Samuel MG
            Samuel MG

            Não viste as imagens acima?

        2. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          És daqueles que acha que a recomendação da app é para substituir a máscara portanto?

          A ideia é usares a app e a máscara, e se estiveres em contacto comigo que está infectado que também uso máscara mas que aqui a 4 dias tenho sintomas e me é confirmado o vírus, és avisado para ires ser testado, qual é o problema?

  23. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    Já instalado da parte da manhã e a funcionar sem problemas.

  24. Avatar de xoninhas
    xoninhas

    Instalei, mas tenho um problema : como a app obriga ao uso do Bluetooth, no meu telefone ao ligar o bt fico sem rede 4G e lá se vai o GMaps e todas as outras app que dependem da ligação à net.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      É um Android com certa idade?
      Ligar o BT e ficar sem 4G já não se usa.
      Há é uma coisa com o consumo de bateria que falta esclarecer.

      1. Avatar de O gajo
        O gajo

        Em Android não sei, mas imagino que seja idêntico, Em iOS este tipo de sistema já existe para uso interno do find my phone e coisas do género.
        Não se vai notar grande diferença para quem já usava tudo ligado como antes.

      2. Avatar de xoninhas
        xoninhas

        Android 8. Ainda se usa sim e espero que dure muito tempo.

  25. Avatar de fui
    fui

    17:08, não existe na loja da Google para instalar.

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        No meu também não aparece.

  26. Avatar de Valter Silva
    Valter Silva

    Poderá ainda não ser compatível com alguns equipamentos com versões android antigas… existirá atualizações para resolver todas essas incompatibilidades. Cumpts

  27. Avatar de AIRES FREIRE SANTOS
    AIRES FREIRE SANTOS

    É claro que instalo…!

  28. Avatar de Trinca
    Trinca

    Malta que usa intensamente smartphones preocupados com privacidade. LOL
    Amigos, esse comboio há muito que partiu.

  29. Avatar de Vasco
    Vasco

    Já cá canta.

  30. Avatar de eu2
    eu2

    No vídeo, em 18:48: Não, ela não vai ter o trabalho mais facilitado porque não vai saber quem esteve em contacto com a pessoa. Os próprios contactos é que vão saber que estiveram em contacto com alguém com covid.

  31. Avatar de F Rikardo
    F Rikardo

    Feito. Instalado no meu é no da esposa. Responsabilidade social. Mas pior que a doença é o povo ignorante. Tanto a dizer que não instala por pura ignorância.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      Será que os ignorantes somos nós? Tu de certeza que és daqueles que mal aparecer a vacina vais a correr tomar. Força.

      Sê a minha cobaia, ainda bem que há gente como tu.

  32. Avatar de PitWeiler
    PitWeiler

    Eu ainda gostava de saber o porquê do pessoal que diz que não instala por questões de privacidade, leva-me a pensar que essas pessoas tem muito a esconder, mas o quê? A aplicação não usa sequer localização, mas mesmo que usasse, o que há de tanto a esconder?
    E para o pessoal que diz que não serve para nada, como assim? Se eu tivesse em contacto com alguém hoje que tivesse infetada e não soubesse, e que fizesse teste daqui a 3 dias e desse positivo, recebo um alerta daqui a 3 dias a dizer que tive em contacto com alguém infetado, isso interessa-me saber, acho que nos interessa a todos…

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Se a pessoa digitar o código…

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Pois lá está, vai depender da boa vontade dessa pessoa que pode ou não querer estar na base de dados.

        Acho esse sistema um bocado manhoso…

  33. Avatar de Ricardo Afonso
    Ricardo Afonso

    Também já está disponível para iOS.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Não encontrei pesquisando ca App Store com a app.
      Mas através da App Store via browser está
      https://apps.apple.com/pt/app/stayaway-covid/id1519479652

      1. Avatar de Ricardo Afonso
        Ricardo Afonso

        Cá por casa já se encontra instalado em 2 dispositivos.

        Instalei através do link do próprio site.

  34. Avatar de Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves

    instalado

  35. Avatar de Maria Neto
    Maria Neto

    É pena não dar para todos os modelos de telemóvel! !!!

  36. Avatar de o Canalizador
    o Canalizador

    A app é Portuguesa, mas o nome é Inglês. Andamos a defender bem a nossa língua.
    Tou a ver o português que não fez inglês a perceber o que é um Stayaway Covid e a distinguir das outras app Covid .
    Mudem o nome do SNS também NHS – National Healthcare Service ficava melhor.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Realmente! Podiam ter-lhe chamado “Covid Fica Longe” ou assim 😉
      Era um nome apelativo para a malta nova que sabe inglês.

  37. Avatar de ZéBoss
    ZéBoss

    mais um com ela no telemovel

  38. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Lendo o artigo assim um bocado na “diagonal” parece-me que se a pessoa “infectada” não introduzir o código de teste na app, ela própria por e simplesmente não vai adivinhar se essa pessoa efetivamente está ou não infetada.

    Não seria mais fácil esses testes serem introduzidos numa base de dados Nacional onde a app tivesse acesso por internet/dados móveis (para quem pode ligar claro está) do que depender duma ligação Bluetooth e da boa vontade de cada um?

    Ou a função de Bluetooth vai servir de scanner médico também? Iremos andar todos na rua de telemóvel na mão a “scannear” tudo e todos? Isto já começa a parecer o Star Trek…

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      Tinhas de estar a perguntar a malta se usava a app e a pedir para mostrar o código individual. O anonimato era quebrado aí.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Então mas a app não faz isso automaticamente (desde que os “infetados” introduzam os seus dados na app voluntariamente)?

        Começo a achar que há imensa confusão em todo o processo e não é explicado de forma clara o que se pretende com este tipo de app…

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          O código quê se dá é para autorizar a app a dizer ao servidor que o código random daquele telefone confirma que está infectado. O código dado pelo medico não está associado a ninguém.

          Por outro lado se fosse o médico a pedir o número random do teu telefone, e saberia e havia aí um ponto de ligação.

  39. Avatar de Ricardo Oliveira
    Ricardo Oliveira

    Instalado ontem!
    Através do link do Pplware…na Playstore não aparecia!

    A julgar pelos comentários aqui lidos, a eficácia da APP vai ser muito reduzida.
    Muitos não instalam e quem instala, provavelmente se tiver um teste positivo, não vai “informar” a aplicação.

    Eu fiz aquilo q achei correcto, instalei.
    Quem não instala, nem q fosse obrigatório…deveria ir viver para a China ou Coreia do Norte…q lá nada é obrigatório

    A minha única critica, é o nome!
    Não havia nada em Português de Portugal?
    Mas prontos

  40. Avatar de ratel
    ratel

    Chegou
    E o que é que eu tenho a ver com isso ? se chegou é lá com ela.
    ahahahahah

  41. Avatar de RedTux
    RedTux

    Cuidado!!! Esta app é um cavalo de Tróia e uma intrujice pegada. Para alêm da sua completa ineficácia, é totalmente falsa a propagandeada não recolha de dados pessoais!
    Desde logo, para se fazer o download da app é necessário ter-se conta Google ou na Apple, o que já por si implica a recolha de dados pessoais…
    Em segundo lugar, e tal como tem vindo a ser decidido tanto pelos nossos tribunais como pela Autoridade Nacional de Protecção de Dados, o endereço IP, ainda para mais quando associado ao código identificador do aparelho, constitui um dado pessoal, até porque permite a fácil identificação do utilizador, e ambos esses dados são recolhidos tanto pela app como pelas próprias Google e Apple.
    Em terceiro lugar, esta app não é opensource, pois funciona com base numa API que, muito convenientemente, é proprietária, e que pertence, consoante o caso, à Google e à Apple. Significa isto que os dados pessoais dos utilizadores são recolhidos pelas multinacionais Google e Apple, ficando à imaginação de cada um o que vão fazer com eles…
    Felizmente que só ignorantes totais instalarão esta trafulhice, feita por burlões e completos incompetentes.

    1. Avatar de Energúmeno
      Energúmeno

      Começando pelo fim, se foi feita por burlões, não são completos incompetentes, alguma coisa fizeram bem e estão a conseguir enganar muito boa gente, portanto de incompetentes não tem nada!

      Terceiro, a APP é opensource, vê aqui: https://github.com/stayawayinesctec

      Segundo, o endereço de IP nunca é recolhido, onde viste isso?
      A CNPD já deu o seu parecer aqui: https://www.cnpd.pt/home/decisoes/Delib/DEL_2020_277.pdf

      Desde logo, se tens medo de descarregar a app porque a Google ou Apple recolhe os teus dados, o que é que andas a fazer aqui??? Sabias que a PPL também recolhe os nosso dados? como o IP por exemplo…. lol para ti

      Em suma, ganha juízo!!!

  42. Avatar de eu2
    eu2

    O pior é que ao pesquisar Stayaway na play store aparece uma app não oficial de qualquer outra coisa e cheira-me que está a ganhar downloads graças à publicidade da app portuguesa.

    1. Avatar de Pedro Estrela
      Pedro Estrela

      isso sim ‘e um problema que tem que ser resolvido.
      Sff reporta-o