Microsoft poderia ter feito fortuna com as suas ações da Apple

19 Comentários

A história da Apple e da Microsoft conta-se desde há muitas décadas. Reza a história que em dada altura a Microsoft “salvou” a Apple e as duas empresas ficaram mais juntas do que alguma vez se imaginaria. Apesar de ter sido há muito tempo, em 1997 a Microsoft possuía muitos títulos da Apple.

Assim, se ainda hoje a empresa fundada por Bill Gates tivesse as ações da empresa fundada por Steve Jobs, teria ganho uma fortuna.

Imagem ações da Apple que a Microsoft tinha

 


Será que foi a Microsoft que salvou a Apple ou ao contrário?

Em 1997, a Apple trouxe de volta Steve Jobs como CEO, após uma altura crítica para a empresa da maçã. Este, quando assumiu a empresa, com as dificuldades da altura, acabou por assinar um acordo com o seu maior concorrente.

Nessa altura, a Microsoft estava financeiramente bem e a crescer. Então, Bill Gates concordou com o investimento de 150 milhões de dólares na Apple. No entanto, em contrapartida, a empresa sediada em Cupertino tinha de instalar o Internet Explorer como navegador predefinido no Macintosh.

O Internet Explorer tornou-se assim o navegador preferido no Mac, e Steve Jobs até o elogiou na MacWorld.

Este passo foi arriscado, seguramente uma conceção difícil para Jobs, mas à altura, há 23 anos, era o necessário:

Acreditamos que o Internet Explorer seja um navegador muito bom e que se tornará um ótimo navegador predefinido.

 

A Apple hoje vale 2 biliões de dólares

Se leram este artigo que deixamos, então saberão o quanto a Apple ganhou com a ajuda da Microsoft, mas sobretudo, quanto a empresa de Bill Gates ganhou com a Apple.

Segundo a história, a Microsoft acabou por vender a sua participação na Apple e, em meados de 2003, não era mais acionista da empresa de Cupertino.

Tal como referimos, este negócio foi muito bom para a Microsoft. As ações da Apple foram vendidas por 550 milhões de dólares, o que tendo em conta o que havia investido originalmente, os tais 150 milhões de dólares, foi claramente uma jogada inteligente por parte de Bill Gates.

Mas, e se a Microsoft decidisse manter a sua participação na Apple? Quanto valeria a participação da Microsoft na Apple hoje?

Bom, sendo a Apple desde há alguns anos a empresa mais forte na área da tecnologia e uma das mais lucrativas do mundo, a Microsoft poderia estar ainda mais afortunada.

De acordo com as estimativas da TNW, depois de todas as divisões de ações que ocorreram nesse hiato de tempo, a Microsoft teria terminado com o controlo de 253,4 milhões de ações. O que, considerando que cada ação da Apple vale 503,43 dólares, isso significaria que a empresa com sede em Redmond teria ganho nada menos que 127,5 mil milhões de dólares com a sua participação na Apple.

Por outras palavras, as ações que a Microsoft comprou em 1997 na Apple teriam valido 850 vezes mais após 23 anos. Na atualidade, a Apple está avaliada em 2,1 biliões de dólares.

 

Leia também:

O dia em que a Microsoft salvou a Apple

 

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Abreu
    Abreu

    Na big Apple falam em 2 trilioes de USD.. na Europa 2 biliões? Como e que ficamos do valor da Apple em bolsa?
    Quem está a desafiar a matemática? Será novo esquema da trumpa?

    Abc

    1. Avatar de F Rikardo
      F Rikardo

      Passou os dois biliões (triliões nos States).

    2. Avatar de Atento
      Atento

      Nos EUA utiliza-se a «short scale» enquanto na Europa é usada a «long scale».

      https://en.wikipedia.org/wiki/Names_of_large_numbers

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Já foi aqui explicado muitas vezes as escalas diferentes entre a Europa e a América!!!!

  2. Avatar de Tadeu
    Tadeu

    História muito, muito incompleta! Tudo isso fez parte dum acordo entre as empresas para resolver os problemas judiciais que havia entre as duas. O acordo envolveu muito mais do que esses 150 milhões de dólares e o uso do Internet Explorer

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, há mais, mas para o caso em questão apenas é interessante o montante envolvido na aquisição dos títulos da Apple. Foram 150 milhões de dólares. O resto… envolve muita coisa.

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Se isso era o interessante, para quê dizer que o internet Explorer era a contrapartida dos 150 milhões, quando houve muitas mais coisas envolvidas de ambas as partes. Aliás houve coisas que nem se souberam como deve ser, devido a parte do acordo ser confidencial.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nessa altura, esse foi um dos assuntos curiosos do acordo, eventualmente o mais marcante. Achei interessante em falar disso, até porque foi referido por Steve Jobs na keynote desse ano 😉

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Continua a não ser a contrapartida dos 150 milhões…
            Houve coisas bem mais marcantes e mencionadas pelos Jobs, como o compromisso de desenvolvimento do Office durante vários anos – algo que tem quase todos os analistas consideraram o maior sinal de confiança para a plataforma.

  3. Avatar de Miguel C
    Miguel C

    Não é teria ganho, é teria ganhado.

  4. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Hoje provalvelmente era dona da Apple …

    1. Avatar de fui
      fui

      E integrava a Apple na Microsoft, ou seja hoje não havia Apple. Por mim nada se perdia.

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      lol!
      1º O que a Microsoft comprou eram acções especiais sem direito de voto. 2º O valor que comprou era equivalente a uma pequena percentagem da Apple.
      Logo, muito longe de ser dona, nem as autoridades o permitiriam.

  5. Avatar de JJ_
    JJ_

    Isto no mercado de acções é sempre muito difícil saber qual o momento certo para vender. Na altura pareceu o momento certo…
    Hoje, pode-se dizer que é o momento certo. E amanha, será mais certo? Ou pode se perder? Não se sabe…

    Agora, a Microsoft pode não ter directamente acções da Apple, mas indirectamente terá certamente através de consórcios.

  6. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    As acções são sem dúvida o melhor “produto” da Apple.

  7. Avatar de eachtime
    eachtime

    É curioso que no vídeo o Jobs dizem que na Apple acreditam em escolha e como tal deixam mudar o default browser. Parece que com o IOS deixaram de acreditar em escolha entretanto

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      sistemas diferentes, requisitos iniciais diferentes! Mas no iOS14 já se vai poder escolher outro browser como default.

    2. Avatar de Matias
      Matias

      iOS 14 já vai permitir escolher outro browser, outro cliente de e-mail, etc.

      Mais uma coisa que não faz sentido se queixarem.