30% de comissão da App Store continuam a gerar contestação… agora é com o Facebook

60 Comentários

A Apple, através da App Store, cobra 30% pelas vendas dentro das apps. Esta comissão é acordada com os programadores e empresas detentoras das apps, no entanto, com a novela da Epic Games e do Fortnite, o caso tem escalado de dimensão. Agora chegam acusações por parte do Facebook.

O Facebook acusa a Apple de ter censurado uma atualização que mencionava a comissão de 30% da App Store para as compras dentro da app.

30% de comissão da App Store continuam a gerar contestação... agora é com o Facebook


Apple alegou: “informações irrelevantes para os utilizadores”

A rede social Facebook parece estar também a entrar em confronto com a Apple.

Esta semana, a rede social veio a público pronunciar-se contra as novas políticas de privacidade da Apple. Estas darão ao utilizador, de forma mais transparente, a opção de serem ou não registados os seus comportamentos online.

Facebook contra Apple em nova medida de privacidade online

Agora, o Facebook declarou que a Apple havia rejeitado uma atualização de uma app da rede. Em causa está a indicação do valor da comissão cobrada pela App Store por compras feitas dentro da aplicação.

A nova ferramenta do Facebook de compra de bilhetes para eventos online dentro da app Facebook, indicaria, abaixo do botão para avançar com a compra, que a Apple cobrava uma taxa de 30% por cada compra. No entanto, o Facebook diz que esta informação foi censurada no momento de aprovação da atualização.

Segundo a Apple, esta seria uma informação “irrelevante” para os utilizadores.

Ao Business Insider, o Facebook disse, em comunicado que:

Agora, mais do que nunca, devemos ter a opção de ajudar as pessoas a entender para onde vai o dinheiro que alocam para ajudar as pequenas empresas. Infelizmente, a Apple rejeitou o nosso aviso de transparência relativo à sua comissão de 30%, mas ainda estamos a trabalhar para disponibilizar essas informações dentro da experiência da aplicação

Facebook vê o seu pedido rejeitado pela Apple

De referir que este novo serviço, pretende impulsionar assim os artistas e promotores de eventos dentro da comunidade. Dando-lhes, portanto, a oportunidade de efetuar as suas apresentações através da rede, ganhando algum dinheiro. Ou seja, se uma pessoa vai pagar um bilhete de 5 € com o objetivo de ajudar o artista, deverá saber que 1,5 € é dado diretamente à Apple.

De relembrar que, há uma semana, o Facebook pediu à Apple que renunciasse desta taxa em favorecimento de quem irá usfruir do serviço, no entanto, o pedido foi recusado.

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EM
    EM

    Mas agora estão todos a fazer-se de virgens ofendidas, depois de terem aceite os termos e condições do contrato?? xD

    1. Avatar de Rúben+Fernandes
      Rúben+Fernandes

      +1

    2. Avatar de JC
      JC

      E que tal aprender a escrever… é ter “aceitado” emprega-se com os verbos ter e haver, “aceite” emprega-se com os verbos ser e estar.

  2. Avatar de ...

    Isto vai se tornar uma bola de neve.

  3. Avatar de EM
    EM

    Comentei com base no título. Mas, depois de ler tudo, não permitir especificar os detalhes da transacção é querer omiti-los.

  4. Avatar de Nuno Herdeiro
    Nuno Herdeiro

    O que pretendem com isto? Que os desenvolvedores recebam menos?

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      O objectivo passa por detalhar/especificar todas as parcelas/taxas que originam o preço final que pagas pelas coisas.
      Tal como na conta das telecomunicações tens as taxas audiovisuais e na conta da água as taxas de esgotos.
      Em breve nas faturas dos combustíveis vais passar a ter o valor das taxas/impostos separada do valor real do combustível, a ideia é notificar o utilizador que 30% do valor que ele está a pagar não vai para o proprietário da APP, mas sim para a Apple.

  5. Avatar de RM
    RM

    Apple: Sanguessugas, egoistas, gananciosos e que não querem saber daqueles que pouco ganham para viver!
    Deviam ter uma política mais flexível, para não prejudicarem os que facturam menos.
    Não sei como é que há tantas pessoas a defender a Apple, quando deviam defender um maior equilibrio em tudo.

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Comunista

      1. Avatar de Comment
        Comment

        Socialista tambem serve, quererem viver a conta do sucesso dos outros.
        A Apple arriscou, criou o proprio mercado, hardware e software, coisa que a Microsoft por ex nao conseguiu fazer, disponibiliza um local que rende milhoes a terceiros, e ainda tem de fazer as vontades a oportunistas???… Facam melhor, criem um SO e uma App store, e vendam ai. Parece simples nao e?

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          A Apple criou software!! A maior parte foi adquirido comprando empresas no inicio (starters).

        2. Avatar de brunn08
          brunn08

          Estás a pensar mal “criem um SO e uma App store”. É por isso que a epic meteu a Apple em tribunal porque não podem ter a sua App Store dentro do hardware da Apple.
          Que de acordo com a Epic é monopolização do mercado. Por outro lado no computador podes instalar aplicações fora do ecossistema da microsoft/apple, como Executateis, Steam, Epic Store, Origin…
          Não faz sentido em 2020 não poderes fazer o mesmo num telemóvel que é tão ou mais usado que um computador. Logo de acordo com a Epic os Iphones estão parados em 1984 e as leis têm que ser atualizadas.

        3. Avatar de LA
          LA

          O “Comment” deve ser Apple Fan.

        4. Avatar de RM
          RM

          Eu queria ver como te sentias se fosses um dev de apps a tentar ganhar a vida e a Apple ficasse com 30% do teu trabalho!
          Por acaso a Apple paga-te alguma coisa para os defenderes ?

    2. Avatar de JC
      JC

      Não faltam por aí paraísos comunistas que fazem “pandã” com teu nível pensamento… Venezuela, Cuba, Corei do Norte, etc… podes sempre emigrar.

  6. Avatar de LA
    LA

    Estamos só no inicio. Vai haver muitas mais queixas em relação à Play Store e à App Store.

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    Tenham calma e não se enervem.Ainda vou ver os programadores além de não terem direito a receber…serem obrigados a pagar para “ocupar espaço” na AppleStore!

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Se o que dizes aconteceu a Apple deixa de ter apps.

      1. Avatar de F Rikardo
        F Rikardo

        Não penses nisso. É a loja que mais paga e que mais dinheiro distribui.

        O Facebook está a quer conversa. Pode sair a perder se quiser forçar os outros a ter maus transparência. Logo quem 😀

      2. Avatar de Mig-21
        Mig-21

        Criar patamares de taxas consoante o numero de utilizadores das apps, e cobrar por cada Actualização conforme o nivel de utilizadores mensais.

    2. Avatar de LA
      LA

      Vindo de certas empresas. Tudo é possivel.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bem lembrado. Não é só a Apple que cobra 30% de comissão. A Google faz o mesmo em relação às apps na Play Store. É uma chulice, sem dúvida.

    1. Avatar de mauro
      mauro

      Mas no Android o usuário tem a opção de baixar e instalar apps de fora da play store, de outras fontes.

      1. Avatar de Comment
        Comment

        E a Epic tem a opcao de nao criar apps para iOS e MacOS. Querem ver que agora e que leram os T&C’s do contrato???

        1. Avatar de JJ_
          JJ_

          Eu também posso não concordar com os T&C de um contrato, por exemplo que um banco faz para comprar casa, mas de certa forma sou “obrigado” aceitar, porque sem isso não emprestam o dinheiro.
          Visto que todos fazem as mesmas T&C praticamente, só resta a opção de não comprar.
          Mas depois, entre pagar 500€ de arrendamento ou 250€ de empréstimo, que se lixe os T&C… quando encontrar algo um pouco melhor lá mudo. Não concordo, mas tenho de aceitar.

          A questão é que nas casas, tenho 4 ou 5 bancos, sempre posso ir mudando… no iOS, só existe uma loja, não tenho opção de escolha.

    2. Avatar de Comment
      Comment

      In 2019, Epic Games reported $4.2 billion in revenue and $730 million in earnings before interest, taxes, depreciation, and amortization (EBITDA, a key measure of profitability). Revenue for 2020 is forecast to be $5 billion, with EBITDA of $1 billion.
      Realmente, devemos ter pena da Epic ……

      1. Avatar de JJ_
        JJ_

        Pena não tenho… mas se não for essas empresas a tentar fazer essas comissões baixar, todos os pequenos programadores vão continuar a ver 30% a irem para as operadoras das lojas.

  9. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Se o que o Vitor diz acontecer será o fim da Apple

  10. Avatar de LA
    LA

    Infelizmente desenvolver aplicações para dispositivos móveis, cada vez é menos rentável. Vamos chegar ao ponto de termos programadores a receberem, pouco mais que o ordenado mínimo, a não ser que se seja o programador de topo. Hoje em dia, qualquer um faz uma app sem qualquer tipo de esforço, com o minimo de conhecimentos de programação, muito devido as platformas de low code.

    1. Avatar de Comment
      Comment

      E a culpa e da Apple?

      1. Avatar de LA
        LA

        Eu falei da Apple no meu comentário?

  11. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não gostas de saber que quando vem a conta de 100€ de electricidade lá de casa só 70€ é que são para a EDP e os restantes 30€ para o estado em taxas e impostos?
    Assim, quando vês os 100€ em vez de chamares fdp e chulos ao chineses da EDP se calhar chamas chulos e fdp ao António Costa…
    Aqui passa-se o mesmo. estás a pagar 10€ por um bilhete e dizes Fdx bué caro… mas afinal o bilhete só custa 7€ e afinal a Apple é que é a FDP que mama com 3€

    1. Avatar de RM
      RM

      Há abutres em todo o lado e acabamos por ser “escravos” dos outros!

  12. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Não gostas de saber que quando vem a conta de 100€ de electricidade lá de casa só 70€ é que são para a EDP e os restantes 30€ para o estado em taxas e impostos?
    Assim, quando vês os 100€ em vez de chamares chulos ao chineses da EDP se calhar chamas chulos ao António Costa…
    Aqui passa-se o mesmo. estás a pagar 10€ por um bilhete e dizes fogo! bué caro… mas afinal o bilhete só custa 7€ e afinal a Apple é que é a chula que mama com 3€

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      Comunista

  13. Avatar de Jorge+Carvalho
    Jorge+Carvalho

    E quanto é que o Facebook recebe ? Esqueceram-se?

    Abc

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Neste caso especifico não recebia… alegadamente é uma plataforma solidaria. A receita seria da publicidade.

  14. Avatar de Pai+Natal
    Pai+Natal

    O problema e falta de concorrência, se compras um I phone so podes usar as apps da Apple store, com o Android sempre podes usar apps fora da playstore, se queres as tuas apps numa store so tens e de aceitar as regras deles, já com a epic ela que lance I’m comunicado que vai deixar de suportar a sua app nas app store oficiais.

  15. Avatar de Os Rótulos
    Os Rótulos

    Bem, mas qual é a app do Facebook?
    Na versão para o Google Play também puseram a mesma coisa: “A Google cobra uma comissão de 30%”?

  16. Avatar de PR
    PR

    É interessante ver uma luta onde as empresas mandam pedras aos telhados de vidros umas das outras.
    Depois de ver grande parte do seu volume de negócio em risco com a chegada do IOS 14, o Facebook contra-ataca usando o nome dos pequenos vendedores.
    Senhor um lado até aqui podíamos escolher pagar ou não pagar à Apple ou à Google, “pagávamos” sempre ao Facebook porque não tínhamos escolha em limitar o acesso ao mecanismo de publicidade dirigida. Mas agora, vamos ver como o Facebook resolve isto!!!
    Também não percebo porque é que o pessoal crítica os 30%?! Compras uma peça de roupa e facilmente a loja tem entre 30 a 50% de margem, senão mais, e naonprecisa de ser roupa de marca cara… O mesmo se passa quando compras uma bebida num restaurante, café ou algo do género.
    Quanto custa manter um ecossistema a funcionar como o IOS ou o Android? E as respectivas lojas de Apps?
    Quem contesta os 30% não são nem nunca foram os pequenos progradores! São os grandes que tem uma estrutura acionista exigente e a quem precisam remunerar. As startup’s, essas nunca levantam o problema senão não arrancam com o negócio!
    Esta luta acontece em muitas outras áreas da tecnologia. Dêem uma vista de olhos ao que aconteceu com os sistemas gestores de bases de dados (SGBD). São gratuitos com limitações, mas quando as empresas crescem e precisam de mais capacidade, os custos doem. Mas as startup’s não se queixam porque, a não ser assim, não conseguiam financiar os custos iniciais.

    1. Avatar de JJ_
      JJ_

      Claro que só uma grande empresa é que consegue contestar esses 30%… o pequeno, simplesmente limita-se a ter de aguentar com isso.

      Logicamente estas empresas estão a pensar nelas, não é nas pequenas (essas que se lixem). Mas se a sua postura der frutos, todos irão beneficiar.

  17. Avatar de Joselito
    Joselito

    Só comunista nesses comentários, agora uma empresa privada te deve alguma coisa? Agora a Apple deve-te o q? A Apple faz o q quiser, qnd quiser, se não gostas, não faças Apps para Ios, bando de comunista chorão!

    Pq não fazem apps Open-Source do início ao fim? Sem nenhuma venda! De graça recebeste de graças dai! Bando de comunistas hipócritas!

  18. Avatar de LA
    LA

    A solução para o término destas guerras seria a disponibilização da instalação e das actualizações, fora das destas Lojas. A Google, no Android permite. A Apple deveria ser obrigada a fazer o mesmo, no IOS. Assim era justo, quem quisesse ter as apps nas Lojas tinha e pagava por isso, quem não quisesse, alojava os pacotes de instalação e actualização, nos próprios sites.

    1. Avatar de Abreu
      Abreu

      Os bigMac tem guita e não se importam de gastar.

    2. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      E por que é que em vez disso, quem quiser não compra um Android? Pode instalar app de lojas manhosas e APK que sabe-se lá o que contém.
      “Ai bate o pé, bate o pé …
      iOS igual ao Android é que é …”
      Nem sei é por que é que estão sempre a dizer: “Cuidado, instale as apps só do Google Play” (que cobra a mesma comissão que a Apple).

    3. Avatar de Comment
      Comment

      A Apple nao pode nem deve ser obrigada a tal pois coloca em risco os produtos que vende. Por questoes de seguranca, as apps devem ser validadas pela Apple.

      Quem esta incomodado AGORA com os contratos que assinou, que crie o seu proprio SO e App Store, e vendam la. Isso ja era justo

      1. Avatar de LA
        LA

        Como é que a Apple coloca em risco os produtos que vende? Vais-me dizer que as apps da App Store, são todas fidedignas. A sorte da Apple é ter os Apple Fans, que são manipulados pela mesma.

      2. Avatar de JJ_
        JJ_

        Mas obrigar a Microsoft apresentar um popup a sugerir que browsers podia instalar, já era justo, na sua opinião?

  19. Avatar de Jota o maior amigo
    Jota o maior amigo

    É fácil, o facebbok tira o facebook , o messenger, o instagram e o whatsapp da app store da apple e depois ninguém lhes vai querer iphones e companhia.

    1. Avatar de Os Rótulos
      Os Rótulos

      Bem lembrado! Mas … isso não lhe trará um certo prejuízo?

      1. Avatar de JJ_
        JJ_

        Isso é uma ideia errada!
        Eu arrisco a dizer que se apenas 20% do lucro dessas empresas, tivessem origem nos produtos Apple, elas nunca iriam tomar essa posição. Por isso… ao tomarem quer dizer que o prejuízo não é assim tão grande.

        Não é pela pessoa deixar de ter app Facebook do iPhone que vai apagar a sua conta… até porque pode aceder via browser.

      2. Avatar de Jota o maior amigo
        Jota o maior amigo

        Negociação