Epic ganha apoio da Microsoft contra a Apple, mas não estamos a falar de comissões!

21 Comentários

A batalha que coloca frente a frente a Epic Games e a Apple parece não estar próxima da resolução. As duas empresas esgrimem os seus argumentos e tudo aponta para que só seja resolvido nos tribunais. Contudo, além das comissões, há algo mais neste diferendo entre as duas empresas. Nesse sentido, porque toca diretamente à Microsoft, a empresa proprietária da Xbox veio ao terreno defender a Epic.

Conforme vimos, a Epic quis contornar as regras da Apple e foi penalizada. Viu assim o Fortnite fora da App Store. Além disso, a empresa de Cupertino fechou o acesso a ferramentas importante para os programadores. É aí que toca nos interesses da Microsoft.

Epic Games Microsoft Apple posição jogos

Microsoft ao lado da Epic Games contra a Apple

A luta da Epic Games, a criadora do Fortnite, contra a Apple parece que não está a perder força. Esta editora de jogos tem um processo a decorrer em tribunal e anda por isso a tentar recolher aliados. Assim, como foi dado a conhecer, a empresa tentou juntar outras empresas contra a Apple, e até conseguiu receber um ténue apoio do Spotify. No entanto, quem avançou foi a Microsoft.

Phil Spencer, responsável da Microsoft Gaming, tomou a posição de defender a Epic Games. Este apoio surgiu na forma de uma declaração de apoio em tribunal.

Microsoft perde com bloqueio ao Unreal Engine

Segundo o que a Microsoft revelou, é seu entendimento que a proibição de acesso às ferramentas de desenvolvimento é prejudicial. Esta limitação poderá ter um impacto negativo na indústria dos jogos como um todo.

Em concreto, terá um grande impacto no desenvolvimento do Unreal Engine, da Epic Games. Este é usado por muitos programadores e criadores de jogos quando desenvolvem as suas propostas para os títulos que correm no iOS e no iPhone.

Forza Street estará em risco com Epic fora da App Store

A própria Microsoft sente-se lesada neste processo e tomada de posição da Apple. Ao bloquear o acesso a todas as ferramentas de programação à Epic Games, a Microsoft fica com problema com o seu jogo Forza Street.

Contudo, a Microsoft nada falou sobre as taxas. Aliás, a empresa pratica os mesmos 30% de comissões na sua loja Xbox, e seguramente que não quer ver a sua parcela diminuída.

Apple compara a Epic Games a ladrões que levam produtos sem pagar

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O Verdadeiro
    O Verdadeiro

    Há que saber separar as coisas, neste momento são dois assuntos:
    1 – O ataque da EPIC à Apple (a resposta da Apple foi automatizada e seria igual se tivesse sido eu a fazer o que a EPIC fez) em que a EPIC quebrou contrato.
    2 – A resposta da Apple, em que vai cortar o Unreal Engine só porque sim, como se fosse uma decisão puramente estratégica.
    A Microsoft apoia o 2º ponto, e está a ver é que vai perder imenso mercado e dinheiro e ter que processar a EPIC por gestão danosa caso isto se confirme.
    É que a verdadeira gravidade disto tudo, é que não vai ser só a Microsoft a processar a EPIC, vão ser dezenas de milhares de developers que de repente perderam metade (ou mais pois muitas apps só há para iOS, logo perderiam a totalidade do seu negócio) do mercado, e consequente revenue, porque o CEO da EPIC decidiu quebrar o contrato que assinou e que lhe gerou biliões de dólares de LUCRO. Eu também gostava de não pagar tantos impostos ao Estado, mas se não o fizer estou a quebrar as regras. Sei disso então cumpro as regras, e eu tenho problemas de dinheiro, a EPIC não tem qualquer problema de dinheiro.
    Do ponto de vista legal o 1º ponto foi um tiro nos pés, um contrato é um contrato em qualquer parte do mundo. O 2º ponto é o que há espaço para se safarem, pois a Apple quer banir a Unreal Engine só porque sim. A questão é que 40% da EPIC é detida pela Tencent, a maior empresa de jogos do mundo com receitas anuais a chegar aos 380 biliões e um gigante Chinês, com a administração Trump vamos lá ver como isto vai ser.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Onde é que tu vês que a Apple quer banir o Unreal Engine??
      A Apple apenas está a fazer o que está nos acordos. A Epic quebrou várias regras, como tal deixa de fazer parte do programa de apoio da Apple. O que acontece ao Unreal Engine é apenas uma das consequências da perda de acesso ao programa de apoio da Apple.
      Não impede a Epic de continuar a desenvolver o Unreal Engine, deixa é de ter apoio da Apple.

  2. Avatar de Zem
    Zem

    Depois de ter lido um excerto de um e-mail onde a EPIC indica que pretende ter “acesso igual às funcionalidades subjacentes do sistema operativo para a instalação de software”, quero mais é que eles se desintegrem.
    E ainda por cima com o apoio da Microsoft, a quem não perdoo o desaparecimento do Windows 10 Mobile, então quero mesmo que desapareçam dos anais da história.

    1. Avatar de HRamos
      HRamos

      Esse é o verdadeiro problema da Apple, o abrir a porta ao iOS, e eu acho muito bem que não o façam. A Epic pode ir dar uma volta ao bilhar grande. O verdadeiro motivo da Epic por seu lado é o acesso root ao iOS para vender as aplicações na sua loja, depois de ter estado uma década sobre as regras da loja, as quais eles concordaram e assinaram o contrato. A Microsoft, bom é a Microsoft que se sabe, a loja que tem vale o que vale, as fisicas vão-se esfumar, a mobile já se foi, and so on…

      1. Avatar de lennh
        lennh

        só resta a microsoft ser a próxima empresa de 2 trilhões de dolares, com azure e etc… fazer o que né, a microsoft bom, é a microsoft.(como vc bem disse)

  3. Avatar de miguel
    miguel

    A verdade é uma o CEO da EPIC vai ser despedido, quis ganhar uns milhares e vai acabar dando uns milhões de prejuízo.
    Imagino a facturação que vão perder em Android e iOS, foi um verdadeiro tiro no pê, não sei como empresas que ganham milhões tem coragem de tentar esquemas com a Apple e Google claro que ia dar merd@!

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Vai ser despedido por quem? Por ele próprio? xD

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        O Steve Jobs foi despedido da Apple, para depois voltar.

        1. Avatar de Filipe Coelho
          Filipe Coelho

          A Apple está cotada na bolsa, tem de responder perante os acionistas. A Epic é privada cujo CEO (Tim Sweeney) é o dono e o maior shareholder. Ninguém na empresa tem o poder de o despedir.

  4. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    1 – A Apple fechar a porta aos programadores é um tiro no pé pois eles iram usar outro que não seja o Unreal.
    2 – A Apple comprou uma guerra com os gigantes da industria dos jogos que usem o motor Unreal.
    3 – A Epic fazer-se de virgem ofendida quando na verdade é uma prostituta.
    4 – Não gosto da Apple, não morro de amores pela Mirasoft como também não gosto da Epic mas isto também têm implicações no Linux.

  5. Avatar de nuno a
    1. Avatar de Fábio
      Fábio

      Estes emails ajudam a perceber bem a dimensão do assunto.

  6. Avatar de s_junior
    s_junior

    Tirando a situação da Epic com com apple e sabendo que o apoio de outras empresas é por outros motivos (Microsoft /xcloud), a Apple pode vir a sofrer pressão de outras empresa e consumidores.

    Não conheço ninguém que tem iPhone e joga fortinaite no tlm, mas se alguém utilizava a App deve estar fulo da vida.

    Quem tem um iPhone e o game pass ultimate vai quer ter o xcloud. O mesmo se aplica com o stadia da Google.

    Sel que tudo se resume a dinheiro mas vamos acompanhar o desenrolar do processo.

    Nota: Os pertencentes ao Big 5 (Amazon, Facebook, Google, Microsoft, Apple) são concorrentes, cliente uns dos outros e parceiros em alguns produtos/serviços

  7. Avatar de jorge
    jorge

    A Apple teve razao, os contratos ha que ser respeitados, quem nao respeitou foi a Epic, agora é ela que sofre.

  8. Avatar de King Baniram
    King Baniram

    Isto é o mesmo de ires para uma casa alugada e fazeres sub-arrendamento… Depois queixares-te que o teu senhoria descobriu e mandou tudo po olho da rua.
    Querem utilizar as stores? Paguem! As plataformas nao nasceram do 0 e há demasiadas pessoas que tem de receber o seu ao fim do mes.
    Quem apoia que deveria ser de borla, são os hipocritas da net. Os badboys que nao pagam pelas apps, mas que reclamam quando o seu joguinho favorito é descontinuado, tudo porque a malta acha que o programador/empresa “já recebem bem” e vai ao pirata.
    O Tuga(Eu incluindo, porque quando posso faço o mesmo) é mesmo triste… Reclama das taxas altissimas, mas mesmo que fosse pa pagar 5%, iriam sempre ao pirata. E é por isso que nos Tugas somos pequeninos, pois dinheiro pa droga e pa bola há, mas pas coisas “importantes” já é muito caro e há crise.
    #HipocritasDaNet

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      O sub-arrendamento é legal e o senhorio não tem nada que despejar as pessoas.

      A questão é que para a Apple está a haver 2 pesos e 2 medidas:
      – A questão da AppStore, única loja disponível no iOS, enquanto que a Google foi proibida de fazer o mesmo no Android.
      – A questão da Amazon estar a pagar apenas 15% de IAPs no iOS, enquanto que todos os outros pagam os 30%.

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Repara, a Google licencia o Android a vários fabricantes de hardware (telemóveis), não existe mais nenhum com iOS senão o iPhone concebido pela Apple, assim com o Mac, Apple Watch, Tv, iPad. Percebem a diferença?

      2. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        A Google não foi proibida, simplesmente não implementou uma solução que o permitisse fazer! Já a Microsoft no seu sistema móvel implementou uma loja única apesar de ter vários fabricantes.
        A somar a isso, entre a Google e a Apple há uma diferença enorme, a Apple fornece um produto completo integrado ao consumidor. A Google fornece um software a fabricantes. Esta diferença implica requisitos legais muito distintos também.

        Se o senhorio não autorizar o sub-arrendamento não é legal. E perante a ilegalidade pode romper contratos e podes ser despejado

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não estamos a falar de comissões porque o caso em análise não tem a ver com as comissões.
    Os tugas é que têm a mania dos mega-processos, que depois se arrastam literalmente durante décadas, mas nos EUA é normal haver mini-processos para decidir partes específicas de questões e que são decididos em poucos dias.
    Mas lá chegará, e como a Microsoft também quer ter o xCloud com streaming de jogos no iOS e quer deixar de pagar 30% de comissão sobre as assinaturas do Microsoft 365, uma aposta certa é que também tomará o lado da Epic nessa altura.

    1. Avatar de HRamos
      HRamos

      Sim, pode ser que assim acabem as taxas em todas as plataformas, aliás até podiam fechar todas, os devs passavam a vender no seu site e cobravam bem mais barato, como antigamente, onde o software era do mais barato, ou talvez não?! Agora tou na dúvida? Photoshop a 1000€ ou mais, Corel perto dos 700€, sei lá Windows a 100€ Office… mas podemos recorrer ao pirata, pelas lojas não oficiais tipo torrent.

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      Se a Microsoft mostrar essa posição que advogas rapidamente será mostrada como hipócrita já que quereria algo que não dá numa das suas plataformas…