Há cada vez mais utilizadores Windows a mudar para Linux

93 Comentários

O Windows é, indiscutivelmente, o sistema operativo para computador mais utilizado em todo o mundo. No entanto, há outras opções que gradualmente ganham um terreno sólido no mercado. De acordo com novas informações, há atualmente cada vez mais utilizadores a migrar do Windows para o sistema operativo Linux.

Estas evidências foram apuradas pelos responsáveis pelo desenvolvimento da distribuição Zorin OS.



Há mais utilizadores Windows a migrar para Linux

Segundo as informações, a participação no mercado do Linux teve um aumento significativo em 2020. E essa realidade fez com que algumas pessoas considerassem o sistema opensource como alternativa ao Windows.

De qualquer forma, não é tarefa fácil determinar concretamente a quantidade de pessoas que estão a mudar do software da Microsoft para sistemas opensource. Mas a equipa de programadores da distribuição Zorin OS partilhou algumas estatísticas que indicam que há cada vez mais utilizadores Linux que vêm do sistema Windows.

Segundo os programadores, a última iteração do sistema operativo Zorin contou com downloads em massa de utilizadores que têm Windows e macOS nos seus equipamentos:

Com mais de 900.000 downloads desde o seu lançamento, há nove meses, o Zorin OS 15 foi o nosso maior e mais avançado lançamento de todos os tempos. 2 em cada 3 desses downloads foram provenientes do Windows e macOS, o que reflete a nossa missão de levar o poder do Linux para pessoas que nunca antes tinham tido acesso a este sistema. Nada disso seria possível sem a ajuda da comunidade que espalhou a palavra e ajudou o projeto a crescer. Gostaríamos de agradecer a todos por terem tornado este lançamento tão grande quanto tem sido!

Zorin OS

Contudo, o Zorin OS nem sequer é a distribuição Linux mais popular. Mas através destes dados, podemos assumir que realmente a quantidade de utilizadores Windows a escolher o opensource pode ser muito mais expressiva se falarmos, por exemplo, em distribuições como o Mint, o Ubuntu, entre outros.

Já teve Windows e mudou para Linux?

Leia também:

Chegou o Zorin OS 15.2 com o Linux Kernel 5.3

Comentários

93

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Mas se falam de Windows e MacOS porque é que concluem voces que é de Windows? O titulo não podia ser também para utilizadores MacOS?
    Além disso claro que o artigo original é um pouco inconclusivo… Uma distribuição nova por ser feito o download noutro SO, não significa que essas pessoas abdicaram desse SO para o Zorin OS.
    É um artigo muito inconclusivo nas conclusões que voces replicam como uma certeza. Primeiro porque há as VM’s e como sabem muito geek gosta em pleno Windows ou MacOS experimentar estes OS linux numa VM, nem que seja para fazer reviews, e portanto nem deixam o seu SO base, depois há os famosos dual boots, e por ultimo há aqueles que já tendo alguma maquina com linux nem que seja um raspberry, vao ao seu PC ou Mac sacar para uma pen esta distribuição para testarem nos seus gadgets que correm linux.

    Portanto tentem não criar noticias sem qualquer evidencia, com titulos tao sensionalistas por causa de 90 mil downloads num site que foram feitos a partir de um PC Windows ou Mac e é apenas e só isto que se sabe. (e 90 mil downloads é um numero francamente insignificante) até porque a quota de Windows 10 no mercado tem vindo a subir desde Abril até Agosto.

    1. Avatar de Diogo M.
      Diogo M.

      900.000 downloads.

    2. Avatar de Bruno Mota
      Bruno Mota

      O Zorin de novo não tem nada…
      Não é uma distribuição nova.

  2. Avatar de umx
    umx

    Mudei há 5 anos, cá em casa há vários pcs e portáteis, só o portátil da Maria tem Windows.

    1. Avatar de Joselito
      Joselito

      já vi, q só a Maria é feliz

      1. Avatar de Wagner Albuquerque Braga Filho
        Wagner Albuquerque Braga Filho

        Ou só a Maria é a mais triste, perdendo tempo com atualizações, virus e bugs…

        1. Avatar de FAR
          FAR

          Porque atualizações e bugs não existem em linux ;D /s
          Ab

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Claro que existem 🙂
            A velocidade com que são corrigidos é que são diferentes

            Agora mais a sério, utilizo uma distribuição que é considerada como sendo problemática por ser ‘rolling release’ (https://en.wikipedia.org/wiki/Rolling_release) e sinceramente não me recordo da ultima vez que tive problemas.

    2. Avatar de DB
      DB

      Demagogia pura, mais um do contra a pensar que percebe do assunto.

  3. Avatar de Visco
    Visco

    Mais uma “noticia” tendenciosa. “With over 900,000 downloads since its release nine months ago, Zorin OS 15 has been our biggest and most advanced release ever. 2 in every 3 of these downloads were coming from Windows and macOS, ” Mas o PPLware entende que são os users de Windows.
    Para além de isto ser uma falácia, é o mesmo que eu dizer ” hoje há cada vez mais pessoas trocar calças pretas por cinzentas” e assim é, porque eu ví 10 pessoas numa loja a comprar calças cinzentas quando tinham pretas vestidas.

  4. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    Já fiz ao longo de vários anos algumas tentativas de mudança que acabaram por não se concretizar sempre pela mesma razão: a maioria do software que eu utilizo para trabalhar não tem versões para Linux ou simplesmente não funciona com o Wine.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não utilizes a versão stable do Wine. Falo por experiência própria ao dizer que a versão Staging é a melhor.

  5. Avatar de Sérgio J
    Sérgio J

    Em 2020 é que vai ser.

  6. Avatar de Sandro
    Sandro

    Outra vez…
    Desses 900 mil eu fiz um ou dois, pus numa vm e depois lixo.
    Como outros linux que normalmente faz-se download, experimenta-se qualquer coisa e depois vão a vida e fica o windows.
    O Linux é um sistema extremamente competente a nivel de servidores e vai continuar a ser por muitos anos lider nesse segmento. Agora no residencial, onde a esmagadora maioria dos PC’s traz o windows OEM e os upgrades são gratuitos. A maioria dos utilizadores ou quer jogos ou faz utilização que não justifica sequer mudar para outra coisa. É uma utopia que só os fanáticos acreditam.
    A maioria dos utilizadores domesticos tende cada vez mais a ter devices mobile e menos computadores, isso sim. Mais depressa tem um device android (ai que é linux, eu sei…) ou um Ipad que um pc com linux ou windows.
    No empresarial, esqueçam lá isso nos desktops. Demasiado trabalho para remodelar empresas, processos, automatismos e modelos de suporte para um ROI baixissimo.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Eu mudei, mergulhei de cabeça sem saber no que me estava a meter, a bastante tempo para o Linux e nunca me arrependi. O meu portátil veio com a porcaria do Win10 depois de ter ido para o arranjo e era mais lento que o caracol, resultado Linux no portátil como estava antes.

      1. Avatar de Sandro
        Sandro

        Eu disse a maioria, não a totalidade… se o Linux dá para o que precisa, fez bem. Optou pelo que lhe parece ser o melhor para si.

  7. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Por alguma coisa as apps só são reconhecidas depois de passarem o milhão de instalação. Nos Linux, 80% dos downloads são para reviews ou testes de SO.
    Por isso serão menos 100000 as instalações deste que estão a operar.

  8. Avatar de Crow-
    Crow-

    Eu fiz o inverso. Usei linux durante mais de 10 anos (Ubuntu, Mint, Debian, Fedora, elementary, Manjaro) e depois desisti. Hoje uso essencialmente MacOS e por vezes Windows para PC gaming.

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Não percebo o seu comentário. O MacOS é um sistema Linux por isso o que fez foi usar Linux toda a sua vida, o que é ótimo! Usa portanto Windows de vez em quando só para alguns jogos…

      1. Avatar de Sandro
        Sandro

        O MacOS é um sistema baseado em UNIX, não em LINUX.

        1. Avatar de Zé Maria
          Zé Maria

          O MacOS é baseado no NeXT, que em si era um sistema Unix baseado no BSD.
          Ou seja tanto as distribuições Linux como o MacOS têm como base o sistema Unix 🙂
          Logo, não houve assim tanta mudança. O pior de todos mesmo é o Windows 10, que requer muitos recursos, é instável, inseguro e está sempre a enviar os dados do utilizador para os servidores MS para serem vendidos a terceiros. Isso é exploração do utilizador tal como o Facebook faz.

  9. Avatar de Stalin
    Stalin

    Outra vez “Arroz com feijão”
    Mais uma tipo LibreOffice. A falta de imaginação é gritante.

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      O artigo fala de instalação de sistema operativo, não de aplicações open source. Se não gosta de open source, é simples: não use! Baixe as calcinhas à microsoft e continue a ser explorado à força toda, enquanto as suas informações pessoais são usadas por terceiros com o seu consentimento (tem que ler o licencing agreement da ms um dia).

  10. Avatar de Francisco Santos
    Francisco Santos

    A rapaziada faz o download e monta a ISO para ver as novidades mas depois …. está tudo na mesma 😉
    https://gs.statcounter.com/os-market-share/desktop/worldwide/#monthly-202002-202007

    1. Avatar de António
      António

      Boa informação!

    2. Avatar de Artur Peralta
      Artur Peralta

      Atenção que estas estatisticas baseiam-se apenas no UserAgent do browser utilizado. Por exemplo o Tor Browser diz sempre que é Firefox no Windows independente do sistema operativo.

      Para além disso, o UserAgent é algo controlado do lado do utilizador, logo facimente mascarável.

      Não quer isto dizer que estas estatísticas estão completamente erradas, mas não são certamente a realizade na integra!

  11. Avatar de Jota
    Jota

    Isso é conversa da treta! Ninguém em perfeito juízo passa de cavalo para burro! A menos que não se suporte a eles próprios! Há assim, que não se suportam a eles próprios, então estão sempre a mudar tudo e de tudo!

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Sou um utilizador linux em tudo que faço. Estas noticias passam-me ao lado (pois cada um como do que gosta), mas por este andar será a própria Microsoft a passar de cavalo para burro e tu vais comer a palha e aplaudir!

        1. Avatar de Mario
          Mario

          Jesus amado, tanta ignobilidade junta no mesmo sítio: há muita gente que faz review e manda fora, há outros que usam nos seus aparelhos de testes, mas vocês esquecem-se que se comprarem um PC montado pela loja ou pela fábrica que vem com o Windows ou MacOs???

          Claro que os numeros vão ser mais baixos, mas também não se esqueçam que desde o Win8 que muitos utilizadores normais mudaram para SO’s baseados naquilo a que já estão habituados nos telemóveis, que é o Linux.

          1. Avatar de Mario
            Mario

            A porra do comentário não era para ser resposta, era para os comentários gerais, peço desculpas.

  12. Avatar de jorge
    jorge

    O Linux é uma porcaria, pois ele nao funciona sozinho num pc, tem de ter sempre um outro sistema operativo qualquer, poderia ser bom se nao tivesse de ter outro sistema operativo.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não sabes do que falas!! Vai-te informar!! Eu só tenho Linux no portátil portanto no Linux não necessita de outro SO com tu estas a dizer.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Maldito corretor! Não … portanto o Linux não…

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Mete mais tabaco nisso!!
      Mas só por curiosidade (mórbida), poderias elaborar mais aquilo que pretendes dizer com o teu comentário?? 😀

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        O Linux não precisa de outro Sistema Operativo (SO). Só quem não sabe nada de informática é que não percebe.

    3. Avatar de jose
      jose

      Claro que não funciona sozinho, é preciso um utilizador para interagir com ele 🙂

  13. Avatar de Miguel
    Miguel

    Tive Windows desde o 3 até ao 8. De 2007 a 2010 tive Linux. Mas, paralelamente macOSX user desde 2001 e desde 2015 que só uso MacOS. E não tenciono regredir.

      1. Avatar de Zé Maria
        Zé Maria

        Lol pq? Linux é muito mais estável, seguro e confiável que qualquer sistema microshaft.

  14. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Windows foi, é e sempre será o sistema operacional mais usado… Eu só tenho Linux no meu laptop há 5 anos… E não pretendo voltar para Windows… Cada usuário escolhe o sistema que melhor atende sua necessidades.

  15. Avatar de Mario
    Mario

    Jesus amado, tanta ignobilidade junta no mesmo sítio: há muita gente que faz review e manda fora, há outros que usam nos seus aparelhos de testes, mas vocês esquecem-se que se comprarem um PC montado pela loja ou pela fábrica que vem com o Windows ou MacOs???

    Claro que os numeros vão ser mais baixos, mas também não se esqueçam que desde o Win8 que muitos utilizadores normais mudaram para SO’s baseados naquilo a que já estão habituados nos telemóveis, que é o Linux.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Não compares o Android ao Linux pois é mesmo que comparar um Mini (Android) dos antigos com um Opel Corsa (Linux) dos novos.

      1. Avatar de Tomé Barrios
        Tomé Barrios

        Que eu saiba, o Android é baseado em Linux, ou seja, na tua teoria um Mini é baseado num Opel Corsa ahah

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          A única coisa em comum é o kernel nada mais.

  16. Avatar de Fulano
    Fulano

    Conheço varios que mudaram… De Mac para Linux, para depois mudarem para Windows.

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Já vi muitos a fazerem o oposto, ir de Windows para Mac ou de Windows para Linux! No primeiro caso nunca voltam (é tudo muito melhor, seguro e mais fluido). No segundo caso o pessoal instala o Windows em máquina virtual dentro do Linux só para correr os programas que necessita. É também muito mais rápido, seguro, estável e sem a transmissão incessante de dados do utilizador para os servidores da MS para vender a terceiros 😉

  17. Avatar de Jorge
    Jorge

    Se o Linux funciona sem ser preciso ter um ou outro sistema operativo instalado, porque sera que as diversas marcas preinstalam sempre Windows, sem falarmos na Apple, seriam bom que as marcas preinstalamssem Linux de raiz para depois se poder dizer se A, B, C ganhava ou perdia utilizadores, caso contrario nao vou nessas estatística, porque para mim é errada.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Existem marcas que o permitem, outras não. Dou o exemplo do portateis da “E-Escola” que só traziam Linux Caixa Magica.

      1. Avatar de ze
        ze

        Caixa Tragica? Isso ainda existe?

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Sim ainda existe

    2. Avatar de Kwami
      Kwami

      Por uma razão comercial. A Microsoft tem convênios há vários anos com as melhores e maiores fabricantes de hardware do mundo. O linux é free, salvo raras exceções, logo, por questões comerciais a maioria das máquinas trazem o Windows pré instalado. Repare q até esta tendência está, aos poucos, a sofrer alterações. Há indústrias de hardware a colocarem o Linux nas máquinas ao invés do Win. Sem contar com fábricas de computadores, como a norte americana System76 que vende os computadores com o seu próprio sistema operacional, o Pop_OS!

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      A lenovo e a Dell vendem computadores com linux pré-instalado. Existem outras marcas menos conhecidas que vendem computadores só com Linux instalado. São uma minoria, é um facto, muito por culpa daquilo que o Samuel MG refere e muito bem, que são os lobbies da Microsoft junto dos fabricantes de hardware.

  18. Avatar de José Maria Sousa Machado
    José Maria Sousa Machado

    Como é que é possível sequer fazer este tipo de pressupostos com base nesta amostra tão pequena e com dados tão inconclusivos? Ainda por cima os dados estão tão facilmente acessíveis.
    Outra pergunta que faço é: a ser verdade – que não sabemos se é – isto seria sequer notícia? Estamos a falar de um SO que ganhou um cota de 0,2(!) no ultimo ano. Nesse período a Windows perdeu sensivelmente os mesmo 0,2% e o OSX ganhou quase 3%.
    Como fã deste forum, que sempre me acompanhou ao longo de muitos anos, tenho de confessar com a maior pena minha, que tenho perdido muito a confiança no tratamento (muito pouco cuidadoso) que dão às notícias e temas que mais vos interessam (logicamente que não ponho, nem poderia, por causa a escolha editorial dos temas seleccionados) .

  19. Avatar de AJ
    AJ

    O Linux é bom. Mas é um SO que dá um bocado de trabalho, a instalar, a configurar e tem uma certa curva de aprendizagem. Há distribuições e distribuições do Mint ao Arch. Um dia destes instalei o Elementary OS, muito elegante. Pesquisei e fiz o download do Chrome atraves do Epiphany. Fui para instalar tinha que instalar manualmente o que requer algum trabalho e tempo para quem tem pouco ou nenhum conhecimento na linha de comandos. Nem me dignei a ir a loja de aplicaçoes… desisti. Isto é um problema no Linux… demasiadas distribuiçoes… várias soluçoes para distribuição e instalação de software… O comum dos mortais quer algo simples e funcional dai a popularidade de certos SO conhecidos como o Windows, o macOS por exemplo… a função do SO é mesmo essa, facilitar a interação homem máquina…

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Foste logo usar Epiphany!! Se tivesses ido ao Gestor Pacotes Synaptic tinhas mais sorte pois permite instalar aplicações e o GPSy seleciona os pacotes necessários à instalação da aplicação.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Se tiveres um Linux baseado ou mesmo o Debian/Ubuntu só tens de procurar a aplicação com a extensão .deb sendo a outra maneira de instalar.

  20. Avatar de VC
    VC

    Como utilizador do Linux (único sistema que uso em casa) há mais de 20 anos, é perfeitamente irrelevante que o utilizador normal migre para Linux. Que continua assim que está muito bem 🙂

    Quem está ligado à área de TI, a conversa já é outra e quem não lidar com Linux terá a vida mais complicada porque anda tudo à volta desde sistema operativo.

    Nota: vi um comentário de alguém que disse que o utilizador normal que não precisa do Linux para nada, eu até digo o contrário, para o utilizador normal e sendo o seu hardware já mais antigo a forma de reanimar as máquinas e não ter as lentidões tradicionais só com este sistema operativo, porque só em Linux conseguem ter um sistema operativo “Atualizado” e a consumir os recursos que desejo, o resto é de quem fala sem saber 🙂

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      +1
      Subscrevo a 100% tudo o que disseste.

    2. Avatar de Sandro
      Sandro

      Trabalho em TI vai para 20 anos. Dependendo das empresas, nem tudo gira sobre linux. Mas ainda assim, recomenda-se que se perceba de unix, sim.
      Quanto a maioria dos utilizadores não precisar de Linux, o comentário foi meu. A maioria dos utilizadores tem pouca literacia informática, não sabe nem quer saber o que é um gestor de pacotes, uma distro ou uma linha de comandos. Quer comprar o computador numa grande superficie, abrir e usar o browser e o office. Quer ligar lá a maquina ou o telemovel para sacar umas fotos e ter la um jogo ou 2.
      Para os mais novos, com mais literacia querem ter Office para a escola (e nao me venham com o LibreOffice que aquilo até pode ser bom, mas aquele aspecto de que foi feito por miudos da 4ª classe desencoraja qualquer um). E depois quer instalar jogos AAA sem ter que recorrer a 400 artimanhas, wines, drivers etc.
      Mesmo o argumento de usar poucos recursos, isso consegue-se com optimização, uso de ambientes gráficos alternativos (que o Gnome e o KDE são hoje em dia já pesadotes) que não são tão simples de usar.

      1. Avatar de VC
        VC

        Desde já agradeço o feedback.

        Atualmente existem distribuições onde o uso da linha de comandos pode-se resumir a 0 (utilizador comum) essa história de ser complicado e muitos problemas está gasta e pertence ao passado! Para instalação de software atualmente não existe necessidade de recurso ao terminal, existem as lojas/Sistema gestor de pacotes onde através de uma interface gráfica gere fácil os pacotes todos no repositório com um simples clique…. (sim já existe à 20 anos isto em Linux, embora seja uma realidade muito mais recente no Windows) para além disso, pode fazer download dos pacotes e instalar com o tal “clique sem comandos”, mais uma vez, com interface gráfica com programas como por ex: gdebi para pacotes .deb, o próprio ubuntu software, etc…

        Em relação ao Office, o LibreOffice é suficiente para as necessidades de 90% das necessidades dos utilizadores e em alternativa têm o Office 365 no Linux… O argumento das macros não me convence (já não estamos nos anos 90)… quem quiser andar a brincar e perder tempo a programar, que o faça com tecnologias a sério para esse fim e não em ficheiros excel / word!!…

        O único argumento, esse sim válido, os jogos…. embora a Steam já esteja no Linux, efetivamente ainda não têm os jogos todos (nem perto ainda), o que se resume efetivamente a uma percentagem inferior a 10% dos utilizadores que usam um computador para jogar!

        Por último, quando refere que o mundo empresarial não gera á volta de Linux, aqui já não concordo, efetivamente cada vez mais tudo gira à volta disto, por algum motivo até a própria Microsoft desenvolveu o sistema operativo Azure Sphere OS… imagine baseado em quê?!?!? para não falar que o próprio Linux Bash Shell já está integrado no Windows 10… e esta hein? só falta quase mudar o logotipo… e já não faltara muito!

        1. Avatar de VC
          VC

          “Para garantir a funcionalidade do Azure Sphere, a Microsoft teve de utilizar uma versão do software que é considerado o principal concorrente do Windows em termos de sistema operacional com código aberto. Uma mistura de hardware e software, o Azure Shepere oferece uma opção segura para empresas que queiram trabalhar com dispositivos de internet das coisas. O problema é que o Windows foi considerado um sistema pesado demais para a proposta, o que levou Redmond a trabalhar em uma versão própria do Linux, que foi batizada de Azure Sphere OS.”

          Limitações!…

  21. Avatar de Tomé Barrios
    Tomé Barrios

    Para computadores antigos, não há melhor coisa do que Linux

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Seja em computadores antigos ou novos o Linux é o que menos consome recursos e nunca tem atualizações cheias de bugs.

  22. Avatar de Antonio Godinho
    Antonio Godinho

    se os chineses proibirem o Windows o Linux fica em primeiro.

    agora tem ilusões que alguém que usa Windows muda para linux

    1. Avatar de Zé Vítor
      Zé Vítor

      Ahah. Isso é um comentário cheio de ignorância.. alguém que leve a sério a estabilidade, segurança e privacidade do seu computador e dos seus dados pessoais, respetivamente, irá obviamente procurar noutras bandas que não o Windows da microshaft!

  23. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Que raio de sistema operativo é esse, Linux ? Já tenho ouvido esse nome varias vezes e tambem ja li algumas coisas aqui e ali. O que é que isso faz ? Pode-se instalar no windows ? É como o excel ?

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Linux não é uma aplicação mas sim SO tal com o Windows é outro SO a diferença é que o Linux é grátis e traz muitas aplicações.

  24. Avatar de anonimo
    anonimo

    Experimentem o linux fx focado no windows 10. SHOW!

  25. Avatar de Manoel do Brasil
    Manoel do Brasil

    PC gamer é Windows, e não se fala mais nisso.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      PC gamer também é Linux pois ando a jogar MMORPG multiplataforma, Need for Speed, Counter-strike, diablo 3, Starcraft 2, Settlers: heritage of kings, AOE 1 e 2, Rome Total War: Gold Edition, Earth 2150 e E2150: Lost Souls e sem referir os jogos nativos (exemplo: OpenArena). Portanto é falta de conhecimento quando se diz PC gamer é Windows.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Consegues jogar World of Warships em Linux?

  26. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu sou um dos utilizadores que trocou o Windows pelo Linux e gostei

    Até à epidemia do Covid, sempre utilizei Windows.

    Comecei na universidade com o Windows 3.11, passei depois para o Windows NT, 95, 98, Me, XP, Vista, 7, 8, 8.1 e finalmente o 10…

    Durante o período de confinamento, devido ao excesso de tempo livre, comecei a experimentar várias distros Linux e diferentes ambientes Linux… fiquei rendido ao Linux Mint Debian edition 4 (LMDE 4), com ambiente Cinnamon

    A instalação foi super rápida, em comparação com o Windows 10. Não estive 1 dia inteiro (exagero) a instalar updates de updates como no windows 10 e nem o meu computador teve que reiniciar meia dúzia de vezes até a instalação ficar totalmente concluída.

    Com o Linux Mint Debian Edition, o meu computador é super rápido, super fluido. Muito raramente existe um bloqueio.

    O trabalho que eu fazia no Windows 10, faço sem problemas no LMDE 4

    Continuo a ter o browser Google Chrome para navegar na net, leio os e-mails no Evolution (interface parecida com Outlook da Microsoft) e em vez do Libreoffice, instalei o FreeOffice 2018, que também é grátis e o interface é quase uma cópia exata do Office 2019 da Microsoft e permite guardar os documentos com as mesmas extensões do Office 2019 da Microsoft, sem qualquer problema. Os documentos editados no FreeOffice 2018 abrem sem problemas no Office 2019 (e vice versa), sem problemas com formatações.

    Os documentos da empresa, que estão na Cloud da Microsoft, consultam-se na hora no Office 365, através do browser Google Chrome.

    Tenho 2 impressoras laser com Wifi em casa… o LMDE4 detetou-as e instalou-as automaticamente, sem que eu tivesse que instalar 1 driver sequer… com o Windows 10, havia sempre 1 impressora que tinha que ser instalada à mão, porque o Windows 10 não devia gostar dela.

    Edito fotos e vídeos no LMDE sem problemas, tal como fazia no Windows. Apenas tive que adaptar-me a outro tipo de software, mas nada do outro mundo.

    Uso o mesmo programa de torrents que usava no Windows (Tixati)… vejo os videos (piratas) com legendas à parte, tal como via no Windows

    Quando eu preciso de um software extra ou diferente, existe uma Loja de Aplicações e instala-se software novo no computador com um clique apenas, tal como se instalam as aplicações no smartphone a partir da Play Store ou da App Store. Quando estou farto de um software, desinstalo com um clique apenas, tal como faço nos smartphones. Não é preciso tirar nenhum curso de informática para instalar software, tal como no Windows, que é quase tudo feito à unha, passo a passo.

    Resumindo e concluindo, eu fiquei rendido ao Linux e agora só utilizo Windows 10 no trabalho, porque não tenho outra alternativa…. em casa, só uso Linux e é TOP … recomendo!

    1. Avatar de VC
      VC

      Parabéns, necessário apenas experimentar para perceber que nO é o bicho de sete cabeças que se fala sempre de forma repetitiva 🙂 os meus pais com 65 anos só usam isso em casa, instalei no pc Linux Mint e são completamente sytobomos, se eles se adaptaram qualquer um de adapta 🙂

  27. Avatar de jose
    jose

    A minha receita com um pouco de sal:

    Trabalho = Windows + Virtual Machines linux
    Casa = Dual boot = Linux + Windows
    Jogos = Windows
    Batepapo = Windows
    Navegar a net e apanhar virus com fartura = Windows
    Compras online e bancos e cenas seguras = Linux
    Programas diversos gratis que só pagando caro no Windows = Linux

    1. Avatar de jose
      jose

      Faltou:
      Sistema operativo do computador do vizinho : MAC-OS 😀

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Agora a minha receita sem sal:
      Trabalho e Casa = Linux (trabalho a partir de casa)
      Jogos = Linux (ver em cima)
      Conversar = Firefox
      Navegar = Linux sem vírus
      Cenas seguras = Linux
      Programas que pagas no €50 + licenças no Windows = Linux grátis

    3. Avatar de FAR
      FAR

      “Navegar a net e apanhar virus com fartura = Windows”

      Portanto ver pornografia e instalar aplicações pirata é no Windows. Certo.
      Se calhar, e já que tem tanta VM de linux se calhar via a pornografia no mesmo. Oh espera!…
      Para bom entendedor… 😉
      Ab

      1. Avatar de Jose
        Jose

        FAR : tb utilizar-se está situação de ver porn e apanhar vírus garantido numa VM Linux descartável (copy & paste dos ficheiros da VM ), tipo honey pot pra virus,

    4. Avatar de Paulo
      Paulo

      Trabalho = Windows, Linux , *BSD, Unix (AIX, Solaris)
      Casa = Linux (Arch)
      Jogos = Linux (Arch) ( CS:GO e mais uns poucos Indie Games)
      Batepapo = Linux (Arch) (Telegram + IRC + Firefox/Pale Moon/Tor Browser)
      Navegar na Net + compras online = Linux (Arch)
      Resolver problemas dos PCs de amigos e família = Windows

      *Wink* Wink* 😀

  28. Avatar de PTO
    PTO

    Não conheço uma única pessoa que tenha feito essa mudança.
    Isso devem ser pura e simplesmente os habituais geeks e curiosos que deixam de usar logo a seguir.

  29. Avatar de João Albuquerque
    João Albuquerque

    Não. Não há.

    1. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Há, há 🙂 e cada vez mais

  30. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    Tenho o melhor dos dois mundos ao mesmo tempo. Chama-se WSL 2. 🙂

    1. Avatar de Sandro
      Sandro

      Está quase no ponto. Ainda tem umas arestas para limar… mas está claramente a tirar o melhor do Linux.

    2. Avatar de Zé Maria
      Zé Maria

      Não tem não! Tem o pior dos dois mundos!
      Não tem segurança nenhuma, nem privacidade nenhuma no Linux porque corre sobre a camada do Windows.
      É muito melhor fazer ao contrário, instalar o Linux na raíz e instalar numa máquina virtual o windows. Assim fica com uma máquina estável, segura e com boa privacidade e só tem que usar o windows para certas aplicações que ainda não correm em Linux (neste caso poderia bloquear o acesso à internet na máquina virtual e assim salvaguardava a sua privacidade do olho que tudo vê da microshaft)

      1. Avatar de tony
        tony

        o Linux no windows não é seguro?
        então se eu correr o windows no linux e depois o linux dentro do windows fico mais seguro?

      2. Avatar de PeFerreira98
        PeFerreira98

        Hum… Usas Tails numa pen para o teu dia a dia presumo…

  31. Avatar de Jorge
    Jorge

    So usa Windows quem quer, a Microsoft nao obriga ninguém a usar o seu sistema operativo nem os seus produtos, existem alternativas em tudo.

    1. Avatar de Lopez
      Lopez

      É verdade, quem quer, ou porque a empresa assim o exige, ou o software assim o exige, raramente comento, mas mais de 90% dos comentários aqui, é de quem não trabalha num universo de mais de 4000 pcs e mais de 5000 utilizadores, com n integrações.

      Sim tb utilizo server linux (+ de 40 desde monitorização a aplicativos ou DB).

      Não existe tão boa alternativa a um Active Directory qto o Windows, não venham lá com Zentyal,

    2. Avatar de ramon
      ramon

      as pessoas que vejo só estão no windows por causa de algum programa, ou como eu que estou instalando novamente apenas por causa de dois jogos, se não fosse problemas de programas não rodarem no linux ou jogos com baixo desempenho, tenho certeza que muito mais pessoas utilizariam

  32. Avatar de ramon
    ramon

    Faz alguns meses que migrei para o linux mint, porém, estou instalando o windows 7 apenas por conta de jogos que infelizmente perdem muito desempenho no linux (cs é um exemplo, perdi cerca de 30 a 40 fps no linux)