Donald Trump ordenou aos donos do TikTok que vendam os seus ativos nos EUA

33 Comentários

A guerra que coloca frente a frente os EUA, Trump e o TikTok parece não estar a abrandar. Todos os dias surgem novidades, nem sempre positivas e cada vez mais ameaçadoras para o lado da app chinesa.

Depois da ameaça de bloquear a app a partir de 15 de setembro, surge agora uma novidade. Foi aprovada a ordem executiva que obriga a dona do TikTok a vender as suas operações nos EUA, sem possibilidade de recorrer desta decisão.

TikTok Trump ByteDance EUA ativos

Chegou a ordem executiva que obriga a vender o TikTok

Foi no final do dia de ontem que o presidente Trump assinou a ordem executiva que muitos esperavam que viesse a surgir em breve. Esta obriga a ByteDance, a empresa chinesa proprietária da popular app de TikTok, a vender os seus ativos nos EUA.

A partir de agora a ByteDance tem 90 dias para cumprir esta ordem ou a app ficará bloqueada no território americano. Vai ainda ter como impacto o negócio da venda do Muscial.ly, feita em 2017, que depois iria integrar-se e fazer evoluir o TikTok.

TikTok Trump ByteDance EUA ativos

ByteDance tem 90 dias para vender o TikTok

As razões apresentadas pela administração Trump para esta nova ordem seguem as de outras situações similares recentes. Foca-se sobretudo em preocupações com a segurança nacional e torna-se a mais recente provocação na guerra comercial que está a decorrer com o governo de Pequim.

Para além da instrução para a venda das suas operações nos EUA, a ByteDance fica igualmente obrigada a eliminar todos os dados dos utilizadores dos EUA. Desta forma o governo americano quer tentar garantir que a empresa não pode usar estes para tomar medidas que ameacem prejudicar a segurança nacional dos Estados Unidos.

TikTok Trump ByteDance EUA ativos

Trump quer que ativos da empresa mudem de mãos nos EUA

Na verdade, e face ao que estava já a decorrer, esta ordem executiva pode ser decerto positiva para o TikTok e para a ByteDance. O prazo limite de 45 dias estava a terminar e assim tem agora 90 dias para concretizar as negociações e a venda.

A Microsoft parece ser uma das mais bem posicionadas empresas para assumir estas operações, mas não será a única. Sabe-se que o Twitter estará a tentar conquistar aqui uma posição, que dificilmente conseguirá. Este é mais um capítulo numa novela que se vem a desenrolar há tempo e que levará a que o TikTok mude de mãos, de forma forçada.

Donald Trump anuncia que vai banir o TikTok dos EUA

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só está a fazer o que a China faz a anos com as apps americanas.

    1. Avatar de Pedro F.
      Pedro F.

      Quando é que a China ordenou aos Americanos que lhes vendessem todos os ativos de uma empresa?

      1. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        #TRUMP2020
        Yo comunistas se gostam tanto daquilo deveriam FLYChina e ficarem la.
        Iphone copies
        Tesla copies
        canetas copie
        free stuff para todos

        bora la comunistas aquio e altamente!

        1. Avatar de Frederico Almeida
          Frederico Almeida

          Voce de burro e ignorante nao lhe falta nada.
          DEvia ir a escola e depois estudar historia recente para saber que foram os EUA que criaram a China que conhecemos – tecnologia em troca de precos baixos.

          1. Avatar de Xica
            Xica

            Mandar alguém ir à escola enquanto se dá meia dúzia de erros a escrever deixa-me na dúvida se a escola serviu para alguma coisa…

      2. Avatar de Jorge Tomaz
        Jorge Tomaz

        A China apenas proíbe o Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter, YouTube Google, Uber, Netflix entre outras mais empresas ocidentais!! Apenas permite empresas chinesas a funcionar no maior mercado do mundo!! Faz protecionismo, essas empresas chinesas , dominam o país , depois expandem se para o mundo! É justo não acha??

        1. Avatar de Alvaro Campos
          Alvaro Campos

          Então o Trump(AS) deveria proibir a aplicação, certo?
          “Com ferro matas, com ferro morrerás” é velho mas verdadeiro mas o Trump(AS) como asno (e descendente direto de emigrantes) que é nunca ouviu isto….

        2. Avatar de Paulo Martins
          Paulo Martins

          A China força aplicações como Facebook, WhatsApp, Instagram, Twitter a monitorizar e censurar os conteúdos nessas plataformas bem como partilhar dados e conversas com o PCC. Claro que tanto cá como nos EUA este tipo de comportamento é impensável e é por isso que estas aplicações estão proibidas na China, não por uma questão de protecionismo mas porque estas empresas se recusam a cumprir as leis chinesas. Se queres ter autorização para funcionar num país tens que te adaptar às regras deles da mesma forma que empresas americanas tiveram que se adaptar às regras da EU.

          1. Avatar de Frederico Almeida
            Frederico Almeida

            E voce nem percebe que acaba de contradizer o seu proprio argumento lol

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Eu vejo sempre este argumento que não faz sentido. A China é uma ditadura e tem as suas leis, Google, Facebook entre outros não estão presentes na China porque se recusam a cumprir essas leis, isto é o caso por isso é que eles nem sequer reclamam a Google sabe exatamente o que teria que fazer para entrar no mercado chinês adaptar-se às regras deles da mesma forma que se adaptou durante os anos às regras dos EUA e da UE. O motivo que a Google ou Facebook não estāo presentes na China é porque não querem.
      No caso do TikTok eles sempre argumentaram que seguem as regras dos EUA e até hoje a Casa Branca nunca provou o contrário, eu entendo perfeitamente a argumentação do Trump para o bloqueio mas o que é certo é que é fundada em receios e especulação e não em nenhum facto concreto. Se eles tivessem provas que o TikTok anda a passar informações ao governo chinês a app já teria sido bloqueada.

      1. Avatar de Frederico Almeida
        Frederico Almeida

        Simples explicacao:

        terem feito o trump passar por estupido recentemente

  2. Avatar de Oscar
    Oscar

    A China utilizou ou ainda usa esta prática com diversas atividades economicas, obrigando as empresas detidas por estrangeiros terem parcerias locais, bem como ceder direitos, patentes, etc. Não é uma prática exclusiva das empresas tecnologicas.

    A nossa Europa deveria fazer o mesmo, há que incentivar a criação de valor tecnologico, nenhuma empresa de referencia (excepto Spotify) é da Europa, assim, a Europa deveria dar mais incentivos, criar um verdadeiro mercado europeu porque isto continua a ser um conjunto de países com regras diferentes e que competem entre si e criar mais barreiras assim como o EUA faz.

    O Donald Trump está mesmo a colocar os EUA 1º

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Cria-se empresas e depois vem a Apple e compra-as ficando com as patentes delas.

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Já cá faltavas tu e as tuas alarvidades. Respira miúdo. Não gostas da Apple não comes. Simples.

      2. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        Quem é que será que compra mais empresas? A Apple ou a Google?

        1. Avatar de HRamos
          HRamos

          Isso não interessa Tadeu, o puto assim que lê Apple espuma-se todo. Ainda hoje não consigo perceber.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Seja Apple, Google,MS. Podes mudar o nome da empresa e o comentário dele terá exactamente o mesmo sentido, são todas Americanas.

      3. Avatar de André R.
        André R.

        A Apple compra porque as outras lhes vendem… simples não é?

        1. Avatar de Xica
          Xica

          Sim, é simples. Mas algumas vendem porque são obrigadas…

          1. Avatar de André R.
            André R.

            Obrigadas a quê?
            Se tiveres uma empresa não és obrigado a vender. Vendes se o valor que te derem for aliciante… Ponto.
            Vendias por 2 milhões? Não…
            Vendias por 200 milhões?? Eh pá onde é que assino?…
            Simples…

          2. Avatar de Xica
            Xica

            Não leste a ordem executiva, está visto…

          3. Avatar de Mark Casila
            Mark Casila

            nao sao obrigados a vender saem do mercado e perdem tudo como aconteceu na india

            o Trump ao menos deulhe opção de vederem e nao perderem tudo se fosse na china era lago tudo confiscado e nao viam palhinha

          4. Avatar de Xica
            Xica

            Quando um presidente dá uma ordem executiva a obrigar uma empresa de outro país e obriga a vender a empresa e o teu comentário é “o Trump ao menos deulhe opção de vederem” fica claro com que tipo de pessoa estamos a falar…

            O patrão que despede o funcionário também lhe dá a opção de ir para um emprego melhor…

            O PM que manda os jovens emigrar está a dar-lhes oportunidade de ir para um país com mais condições…

            O SNS que te faz esperar anos pela tua operação dá-te muito tempo para procurar um bom particular que faça o serviço…

            E por aí…

    2. Avatar de Gav
      Gav

      O Donald Trump está mesmo a colocar os EUA 1º

      Eheheh

    3. Avatar de Frederico Almeida
      Frederico Almeida

      LOL
      os EUA primeiro LOL
      SO se forem os seus campos de golf…

  3. Avatar de PeterOak
    PeterOak

    E muito bem! Queres conquistar um mercado? Respeita as leis desse mercado.

  4. Avatar de SuperSilva
    SuperSilva

    Liberdade econômica!? Pq não fazer como a Europa, prova que não tá cumprindo as regras e multa. Agora obrigar a empresa a vender os ativos não é proibi-la de atuar e sim obriga-la a vender um ramo de atuação por um preço baixo! Isso é ilegal. A China tem regras que determinadas empresas não querem cumprir. Cria uma regra para o TikTok cumprir. O que estão fazendo é proibindo o aplicativo simplesmente por ser chinês. É a guerra do 5G que o USA não estava ganhando. No fim das contas reclamam de determinadas atitudes e fazem a mesma coisa. É como ameaçar e prender um povo dizendo que eles são perigosos para uma nação dita democrática, mas quem faz isso é essa nação. Hipocrisia.

    1. Avatar de Frederico Almeida
      Frederico Almeida

      Apoiado

  5. Avatar de vitor lopes
    vitor lopes

    VÃO VOCES ABRIR FIRMAS NA CHINA SEM A PARTECIPAÇÃO DO PCC
    Ó ABRES

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      E o que é que uma coisa tem haver com a outra? Se tu queres abrir uma empresa em Portugal tu tens que seguir as regras de Portugal o mesmo se aplica aos EUA, Japão, Austrália, China ou qualquer outro país.
      Se houvesse provas que o TikTok não seguisse as regras dos EUA e realmente tivessem a passar dados ao PCC então a aplicação já teria sido bloqueada.

      1. Avatar de Mark Casila
        Mark Casila

        eles sao obrigados a cedr ao governo chines toda a informação que lhe seja exigida, isso vai contra as regras norte americanas assim como a europeias

  6. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Temos aqui políticos americanos que são especialistas em segurança informática. Por isso é que certas acções e certas directivas são declaradas xD

    Até agora não houve nenhuma publicação de provas concretas das alegações que esses políticos americanos especialistas em segurança informática fazem. Mas ele sabe. Da mesma forma que consegue ver aviões invisíveis que mais ninguém vê xD

    1. Avatar de Frederico Almeida
      Frederico Almeida

      Quando o rudy julliani é o responsavel pela cyber security esta tudo dito ROFL