IDC: Em era de pandemia, vendas de iPhones em Portugal surpreendem

30 Comentários

O mundo continua em estado de pandemia e são muitas as contas e previsões que se fazem. No campo das vendas de smartphones, a IDC revelou recentemente os dados para Portugal no que diz respeito ao segundo trimestre.

Destaque para a Apple, que mesmo sendo das marcas que vende smartphones mais caros, conseguiu crescer em Portugal nesta fase.

IDC: Em era de pandemia, vendas de iPhones em Portugal surpreendem


A IDC é a empresa líder mundial na área de “market intelligence”, serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Eletrónica de Consumo. Recentemente a empresa revelou os dados relativos à venda de smartphones em Portugal para o segundo trimestre.

Em declarações ao Pplware, Francisco Jerónimo da IDC destaca o desempenho da Apple ao conseguir crescer nesta fase. Para Francisco Jerónimo, os consumidores viram-se “obrigados” a comprar online e investiram em marcas com forte nome no mercado, em quem confiam e nas quais mais ouviram, como é a Apple.

Apple vendeu 75,7 mil iPhones no segundo trimestre em Portugal

Quem manteve o rendimento e tinha possibilidades para o fazer investiu na Apple, Samsung e Huawei. Por outro lado, marcas como a Alcatel/TLC e Xiaomi também cresceram pelo facto de terem produtos com boas características, mas a baixo custo.

IDC: Em era de pandemia, vendas de iPhones em Portugal surpreendem

Francisco Jerónimo destaca ainda o aumento das vendas online face às vendas em loja. Apesar de Portugal não ter uma forte “tradição” nas compras online, a verdade é que os utilizadores compraram online, tendo aproveitado os descontos e outras campanhas.

De referir que a Apple já tinha os produtos no mercado, podendo ter sido vistos fisicamente em loja, enquanto marcas como a Samsung lançaram os seus topos de gama em era de pandemia.

Esta pandemia tem mostrado que o smartphone é hoje um equipamento essencial para o dia a dia. Além disso, tendo em conta a crise (também ela financeira), a verdade é que muitos consumidores não perderam os seus rendimentos e continuam a ter poder de compra. Apesar dos números serem animadores, e de ter existido uma recuperação face ao primeiro trimestre é importante sublinhar que o mercado dos smartphones teve uma forte quebra.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Filipe F.
    Filipe F.

    Quem surpreende é a Xiaomi que duplicou as vendas, ou vendeu mais 21 mil em Portugal. Não é a Apple que vendeu mais 9 mil, dado que lançou este ano o iPhone mais barato da sua gama e portanto é normal quando lança ter um aumento de vendas principalmente a comparar com o Q2 2019 onde não teve nenhum lançamento perto.

    1. Avatar de njag
      njag

      Também é normal a Xiaomi duplicar as vendas, mandou no mínimo 50 novos modelos para o mercado a 69€ com oferta duma MiBand + powerbank + escova de dentes + guarda chuva + toalha de praia, assim fica difícil competir.

      1. Avatar de scp
        scp

        Estás a dizer que por 800-1200€ não mereces um powerbank+escova de dentes+guarda chuva+toalha de praia por parte da Apple?

        1. Avatar de Polo
          Polo

          Tens outras coisas, tipo se avariar não tens de enviar para a china sem saber quando volta ou se volta

          1. Avatar de SD
            SD

            Já tens lojas oficiais Xiaomi em portugal ha algum tempo, essa completamente fora

          2. Avatar de gabriel b
            gabriel b

            Comentário de quem está completamente desinformado em relação a Xiaomi.
            A Xiaomi em Portugal é uma loja oficial, assim como a Samsung.

          3. Avatar de Carpints
            Carpints

            Sim até porque o nosso país tem lojas oficiais da Apple como a Xiaomi tem,oh wait..

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Lá vêm os haters!

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Comparar Apple com mercado Android…é querer comparar o que não tem comparação. Não vale a pena dourar a pilula. Nem sei qual é a utilidade disto .

    1. Avatar de Melga M
      Melga M

      Pelo que li, o que se compara é o numero de vendas, não Android vs iPhone.
      O que é estranho é o Sr. Francisco Jerónimo da IDC, valorizar um aumento de vendas de 9.000 unid. da Apple e não valorizar mais 21.000 unid. da Xiaomi, é uma diferença de 12.000 unid. que para qualquer um salta á vista, menos para o Sr. Francisco Jerónimo da IDC.
      Porque será ?

  4. Avatar de Ana Pinheiro
    Ana Pinheiro

    Boa escolha!

  5. Avatar de Isabel
    Isabel

    Ninguem quer xiaomis nem androids da treta, todos querem iphone. Sempre foi e sempre sera

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Entre o Xiaomi e o iPhone prefiro o Xiaomi.

      1. Avatar de Isabel
        Isabel

        Se honesto e diz la se preferes porque a tua carteira não estica…as vendas falam por si. Xiaomi em cameras e a pior marca de todas, quem gosta de android usa pixel ou oneplus.

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Oneplus nem pensar e pixel tenho duvidas e na verdade prefiro a Asus. Mas entre um smartphone iPhone que custa a marca 350 euros e venda a mais de 1000 euros e o Xiaomi que tem uma rom para a china e outra para o resto do mundo prefiro a Xiaomi.

    2. Avatar de Melga M
      Melga M

      Cada um quer aquilo que pode ter e lhe apetecer, por enquanto Portugal é um País com sistema democrático.
      A não ser que queiras impor a tua vontade aos outros, que é um tique que alguns partidos tentam fazer há bastantes anos, e com alguns seguidores.

    3. Avatar de AD
      AD

      Eu queria mas também queria um preço justo (algo que nem o SE tem), por isso tenho que me manter pelos androids da treta que custam quase metade e conseguem fazer praticamente o mesmo.
      Já agora nunca usei a expressa mas é exatamente por causa desses comentários que veio a mitica expressao “iSheepers” aka completos fanaticos para os quais a Apple é superior a tudo e todos por ser diferente (mais uma vez se tentasse nao ser tao diferente no preço se calhar ate tinha mais sorte)

    4. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Eu quero iPhone, pode oferecer me um?
      Sou muito pobrezinho, iletrado, inculto, mal educado, acha que um iPhone ficaria bem em mim?
      Sou muito pobre, uma esmolinha oh Eminência…

      1. Avatar de HRamos
        HRamos

        Pobre de espírito és de certeza, de uma pequenez imensurável.

        1. Avatar de Euéquesei
          Euéquesei

          Oh Ramos, acalme se, não leva as coisas tão a peito.
          Só estou a brincar, tenha algum sentido de humor.
          Ainda lhe dá algum treco.

  6. Avatar de AD
    AD

    Já tens lojas oficiais Xiaomi em portugal ha algum tempo, essa completamente fora

  7. Avatar de art
    art

    Os ricos vão sempre continuar ricos , ou até mais ricos , os pobres vão ficar mais pobres ….logo nunca faltarão clientes para os iphones, até devem crecer percentualmente ….enquanto os outros se quiserem vender têm de subir os preços, a ver se os ricos reparam neles ..claro que continuará sempre a haver migalhas para pobres , porque os ricos precisam de dar as ordens aos empregados…

    1. Avatar de Isabel
      Isabel

      E uma estup.idez em pleno 2020 ainda haver pessoas a catalogar iphone para ricos. Qq pessoa pode comprar um iphone ou samsung de topo na europa.

      1. Avatar de LR
        LR

        Tens noção que este teu comentário contradiz o que fizeste acima ao Samuel MG, não tens? Eu ajudo: “Se honesto e diz la se preferes porque a tua carteira não estica” vs “Qq pessoa pode comprar um iphone ou samsung de topo na europa”

        1. Avatar de SD
          SD

          Só pelo comentário em que diz que ninguém quer “androids da treta” já dá para perceber que é uma daquelas pessoas para as quais a é a nona maravilha do mundo (ou a primeira pq tem de vir antes dos outros…)
          A piada é que a última versão do IOS basicamente tudo o que traz de novo são coisas que já existiam no Android…

          1. Avatar de Isabela
            Isabela

            O android não tem airdrop, spotlight, nem dicionario built in tem, não tem multi download de apps, apenas descarrega uma a uma, não tem wearables de jeito nem mesmo a copiar os airpods e o apple watch se safam, não tem handoff, não tem apple carkey, queres mais?

          2. Avatar de LR
            LR

            Quero. Tens mais?

          3. Avatar de SD
            SD

            Sim, também não tens hipótese de personalização, hipótese de descarregar apps que não estejam na store (ou tens de ir a volta ao bilhar grande para conseguires), etc. Dicionário já tens há muito. Wearables é uma questão de preferência, mas já tens varios earphones ao mesmo nível se não melhores. Para além de que o ecossistema deles é muito bom mas qq coisa de outra marca e a ligação deixa de ser assim tão boa. Eu já disse várias vezes quando a Apple começar a ajustar os preços e a torna los mais realistas ganham um cliente. Até lá sinceramente essas coisas não são assim tão indispensáveis que me façam gastar mais do dobro do meu limite por um smartphone ou por um smartwatch.
            E sinceramente ter gostos diferentes é normal, ter preferência por uma certa marca e defende la ok, agora atacar as preferências dos outros é que é desnecessário só isso.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Ricos cada vez mais ricos até que a AT lhes cai em cima por fuga aos impostos. Mais vale ser pobre do que rico e estúpido.

      1. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Samuel, lol,e desde quando a AT cai em cima dos ricos?
        Mas vc sabe o pais em que vive?
        É Sócrates, é Salgados, tudo a rir do povo e vc com esses lirismos.
        O que eu me ri.
        Obrigado, já me sinto melhor.