Meo, Nos e Vodafone: Gravações automáticas com publicidade de 30 segundos

102 Comentários

As gravações automáticas permitem aos clientes ver os seus programas a qualquer hora/dia e também os liberta dos anúncios. No entanto, tal vai mudar, pois, as operadoras nacionais vão inserir nesses programas anúncios publicitários de 30 segundos.

Tal mudança já está em ação e algumas operadoras já estão a avisar os seus clientes.

Meo, Nos e Vodafone: Gravações automáticas vão ter publicidade de 30 segundos


Efeitos da crise ou não, as principais operadoras nacionais vão passar a ter anúncios nas gravações automáticas. A MEO já começou a alertar os seus clientes e as restantes operadoras deverão arrancar com tal novidade a 17 de agosto.

Publicidade só é apresentada em gravações de canais aderentes

De acordo com o Expresso, nem todos os conteúdos terão publicidade, na medida em que os anúncios só serão apresentados em gravações de canais aderentes a esta iniciativa.

Meo, Nos e Vodafone: Gravações automáticas vão ter publicidade de 30 segundos

Tal novidade conta ainda com o suporte da Accenture. De referir também que o utilizador terá a possibilidade de escolher se pretende anúncios genéricos ou personalizados. É ainda de salientar que tal já acontece em outros países e as operadoras apenas “injetam” publicidade no sistema.

Os canais é que depois decidem se pretendem apresentar esses anúncios. A publicidade gerada é dividida pelas operadoras, canais, Accenture e agências especializadas na inserção da publicidade.

 

Comentários

102

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor
    Vitor

    Já recebi esse “alerta” da MEO a semana passada…mas penso que não é nas gravações automáticas e sim nas gravações programadas pelo utilizador! Como acredito que possa estar errado ficarei atento aos comentários para me esclarecer…

  2. Avatar de HUGO MARQUES
    HUGO MARQUES

    JA SE PAGA TÃO CARO PELOS SERVIÇOS CABO, E CANAIS DE DESPORTO, CINEMA , ETC
    E AINDA VAO COLOCAR MAIS ANUNCIOS PARA AS REDES TEREM MAIS LUCROS MAS BAIXAR PREÇOS DAS MENSALIDADES ISSO NAO FAZEM.
    DEPOIS NAO SE QUEIXEM QUE AJA SERVIÇOS ILEGAIS PARA A POPULAÇÃO TER ACESSO A CULTURA POR ORDENADOS MINIMOS DE 575 EUROS LIQUIDOS

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      So pagas por que queres. Ninguém te obriga a ter serviços de cabo em casa.

      1. Avatar de Alfredo Pereira
        Alfredo Pereira

        Só comes carne , peixe e fruta se quiseres, tb vives com pão, arroz e água. . blá blá blá whyskas saquetas

        1. Avatar de Mr.T
          Mr.T

          Lol. É isso, é isso… eh eh

        2. Avatar de Vera Alves
          Vera Alves

          Boa ! Alfredo….já ri muito whyskas saquetas.
          Concordo com você,já pagamos muito ,só para termos um pouquinho de conforto. E eu uso bastante as gravações agendadas ou automáticas. Que pena.

        3. Avatar de PTO
          PTO

          Eu também como carne, peixe e fruta porque quero e não vou para uma secção de comentários reclamar por isso.
          Percebes a diferença? Ou precisas de um desenho?

      2. Avatar de JáFoste
        JáFoste

        “Só pagas porque queres ” exacto eu pago porque quero um serviço sem publicidade, com publicidade existem os serviços piratas (que devem ser os que usas) portanto se pago por um serviço e não é pouco não é para me impingirem com publicidades, deixa lá essas frases pré feitas e o politicamente correcto porque gente com esses comentários normalmente são os que falam para os outros e tem mais que se lhe diga, um bem haja

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Tens bom remédio. Cancelas o serviço.
          Ou esta sugestão também não serve para ti?

      3. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Se a sociedade se tornar permissiva ao ponto de achar que quem fornece um serviço pago de conteúdos tem o direito de colocar lá informação que o cliente não pretende e não tem possibilidade de rejeitar (a não ser que desligue a tv) qualquer dia está a receber gotas nos olhos como na laranja mecânica. Quantos anúncios são razoáveis? Será razoável que a alternativa seja virar costas à civilização? Têm de existir regras que preservem a integridade do individuo. Não é razoável que nos ameacem com a perda de acesso à informação por rejeitarmos que nos injetem conteúdo que não queremos assistir. Qualquer dia com as smart tvs temos mesmo de assistir ou a policia ainda nos bate à porta!

    2. Avatar de HUGO SANTOS
      HUGO SANTOS

      Também pagas para ir ao cinema e levas com anúncios. Pagas para ir ao futebol e levas com anúncios, festivais idem. O sucesso dos negócios dependem da publicidade e a economia depende do sucesso dos negócios.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Exatamente.
        Quero lá saber dos anúncios, nem olho para eles a maior parte das vezes.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Sim mas a publicidade que surge no meio de um filme, que nos dá a possibilidade de assistir ou fazer uma pausa ou a estática que vemos no metro não é tão intrusiva.
        Quando vamos ao cinema, se chagarmos antes da hora assistimos a alguma publicidade mas o contexto é diferente, o que a torna mais tolerável, quase que agradável pois vai à boleia do momento.
        Este tipo de publicidade é altamente abusiva pois é administrada à força, é um obstáculo que se impõe e tempo que se perde, não se adapta à pessoa, sobrepõe-se.

        Se quiseres assistir à gravação vais ter de entrar em modo dormência e ser complacente com o ritmo que te é imposto, estás a ser diretamente condicionado sem possibilidade de escolha.

        Temos o direito e o dever para com as gerações futuras de impedir o acesso direto aos nossos cérebros se quisermos que no futuro se preserve a individualidade.
        As empresas de comunicação que embarcaram nesta onda até que a sociedade desperte para os seus melhores interesses estão a utilizar o método que os governos utilizam para garantir impostos à boleia da eletricidade. Tal como a eletricidade o acesso à banda larga e canais de TV tornaram-se bens primários, sob risco de sermos relegados para a idade da pedra.
        O argumento da competitividade estimulada pelas receitas geradas por esta abordagem particular de publicidade forçada penso que esteja ainda por provar. É nos ambientes de fraca competitividade que se materializam métodos hostis.

        As operadoras estão numa posição privilegiada, têm uma janela aberta para cada contratado, têm assustadoramente poder para traçar ao pormenor o perfil de cada membro do agregado, os seus ritmos, os seus anseios, a situação sociocultural etc… estão sentadas numa mina de ouro mas não estão a tirar o melhor partido disso. Poderá ser feito de uma forma ética e socialmente aceitável com benefícios para ambas as partes se existir um regulador que acautele os interesses estratégicos que permitam que a nossa sociedade mantenha no futuro o poder de auto determinação que nos foi legado.

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      Ainda me lembro quando apareceu a TV por cabo era sem esta praga da publicidade.estou a pagar um serviço 2 vezes que não quero.
      Eu vejo quase tudo gravado para fugir a publicidade se aparecer uma operadora que não tivesse isto muudava logo.

  3. Avatar de Tiago Teixeira
    Tiago Teixeira

    Grande parte de nós pagamos subscrição mensal de algum operador.
    Após esse momento, estamos a suportar os custos que o operador tem. Concordo com publicidade nos canais livres (leia-se tdt). Mas mais nenhum outro canal devia ter publicidade pois nós, consumidores, já estamos a suportar o serviço. Se tudo for bem gerido, o canal ou operador não precisa de obter lucro adicional usando publicidade e tirando-nos tempo de vida. Estas ações deviam ser consideradas ilegais

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Exato ! Mas cada vez mais a publicidade dos operadores é para entregar os milhões de euros ao futebol e não ha ninguém que consiga por cobro a esta escandaleira ! Pena é o Rui “hacker” já não ser livre !

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        Ainda cá volto ! Conforme disse publicamente há dias o JJ que o presidente era bom em engenharia financeira possivelmente esta poderá ser uma fonte ! mas pronto isto sou eu a deirar !

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          …a delirar !

    2. Avatar de Rui Varalonga
      Rui Varalonga

      As taxas audiovisuais que pagamos todos os meses servem para quê ?

      1. Avatar de plopes
        plopes

        Essas taxas vão para o universo RTP e RDP.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Para os mamonas da RTP e companhia.

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Se só concordas com publicidade nos canais livres então não podes ter nenhum serviço de um operador, mesmo antes desta alteração, uma vez que todos os canais têm publicidade a meio dos programas (e várias vezes).

      Para seres coerente com os teus princípios vais ter de voltar ao tempo da antena e apenas canais tugas.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Então mas você até disse bem ao princípio, “pagam os custos da operadora” mas acha mesmo que o que paga, serve para pagar ao milhares de pessoas que trabalham em todos os canais? Sendo a maioria canais estrangeiros.
      Claro que os canais têm de ter publicidade, senão não aguentavam muito tempo.
      Agora esta publicidade, nas coisas gravadas sim acho demais, mas claro que todos os canais vão aderir sempre é mais algum que entra, mas entra para todos, e de certeza que a maior fatia é para a operadora.
      Isto vai começar a parecer o YouTube, antes do vídeo toma publicidade sem poderes tirar.
      Enfim podemos todos reclamar mas não leva a lado nenhum, a única solução era toda a gente cancelar todos os serviços e eles “operadores” ficarem sem nada, mas como é óbvio nunca vai acontecer.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Para mim acabou.Nunca mais gravo sequer um simples programa,nem um.Nada,nada,nada.Para ver publicidade ?? Haja mas é pachorra !! ಠ︵ಠ

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Bem podem ficar com as 500 horas de gravação,para mim acabou.

    2. Avatar de PTO
      PTO

      !Gravar um programa para ver publicidade!. Que drama queen!
      Já tens publicidade no meio dos programas que gravas, não é apenas mais um anúncio no principio da gravação que te vai fazer comichão.
      Cancela o serviço, eles não se importam. No mesmo tempo que tu estás a cancelar eles estão a fazer contrato com mais dois.

      1. Avatar de Fantasma
        Fantasma

        Conheces o FF?

  5. Avatar de EU
    EU

    metendo a accenture ao barulho só pode sair porcaria…

  6. Avatar de albino negro
    albino negro

    mais uns 6 meses e o plano de fidelizaçao acaba.. vou optar pelo pacote minimo e pagar 10€ mes aos piratas…
    vejo todos canais que quiser, futebol e canais premium incluidos…
    Ja nao ha pachorra para tanta chulice

    1. Avatar de Toctoc
      Toctoc

      Nem mais! Prefiro das os 10€ à pirataria

    2. Avatar de S MOURA
      S MOURA

      É o melhor k se pode fazer..

  7. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Eu nem sequer tenho o tal aparelho para as gravações .

  8. Avatar de Rui
    Rui

    São as gravações automáticas que estão sujeitas à publicidade e se não aceitar uma das opções não consegue ver o conteúdo.
    É uma vergonha e todos deviam de reclamar, com eu já fiz várias queixas.

  9. Avatar de Algo
    Algo

    Calma, quer dizer que as gravações automáticas não têm cortes?

    Então deve ser nos canais nacionais e alguns canais de filmes noutras operadoras porque eu sou Vodafone e as gravações dos programas que eu assisto vêm com as publicidades e tudo.

    Quer dizer que isto agora vai ser como o YouTube?

    Não é o que eu digo, tempos crédulo estes em que vivemos. Na época da TV Cabo/ZON éramos todos Premium, aha!

  10. Avatar de Algo
    Algo

    Eu quis dizer: gravações programadas pelo utilizador não têm cortes?

  11. Avatar de int21h
    int21h

    E depois ainda se admiram que o pessoal procure pirataria 😀

  12. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Na NOWO não basta a gravação estar desalinhada com o programa gravado, ter toda a publicidade o serviço ter uma qualidade de m€#&@, agora vão por mais publicidade, seria válido sim se o flashback out gravações automáticas como lhe chamam fosse só mesmo o programa de os intervalos dentro e entre as gravações, agora assim é chular o pobre.

    1. Avatar de eu2
      eu2

      felizmente a Nowo está fora disto

  13. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    E a nossa contrapartida?

  14. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Boa noite! Não só deviam reclamar junto da MEO, como da Defesa do Consumidor. Essa imposição é ilegal. O Consumidor está vinculado ao pagamento de um serviço de televisão/internet, etc., tendo como contrapartida a visualização do serviço que paga (neste caso a TV) sem qualquer tipo de imposição. No máximo a MEO poderia solicitar essa informação com a possibilidade de o consumidor/cliente a negar. Falta assim essa opção. O que estão a fazer é pura e simplesmente ilegal, dado que, como já foi referido, se a pessoa não aderir não consegue auferir de um serviço que contratou e pagou.

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Eu fui um dos totós que ligou para a MEO a reclamar e levei com um “o serviço de gravações não está contratualizado, é uma atenção da MEO para os seus clientes, logo está no seu direito de colocar publicidade”, e não deu para argumentar… resumindo, fazem o que querem e sobra-lhes tempo. Vergonhoso. A sorte deles é que ainda tenho um ano de fidelização mas, podem dizer adeus a este cliente.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        “A sorte deles é que ainda tenho um ano de fidelização mas, podem dizer adeus a este cliente.”

        E vais para onde? Os principais operadores tb vão ter a mesma publicidade e os outros têm fraca qualidade que nem sequer compensa a chatice.

        1. Avatar de Olly
          Olly

          Pois… Espero que até lá haja reclamações suficientes para os obrigar a voltar atrás.

  15. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Uma outra violação que a MEO está a praticar, prende-se com os pedidos. Antes, era possível insistir. Agora, ainda que o pedido esteja fechado sem estar resolvido, porque já existe um registo de um determinado pedido sobre o tema, não é permitido reabri-lo. É provável que isso tenha um prazo até ser desbloqueado, mas prolonga-se por dias, mesmo que não tenham dado seguimento, fecham o pedido. Realmente a MEO tem um conjunto de práticas pouco amigas do consumidor/cliente, quando não ilegais,são imorais, que em vez de cativarem o cliente, hostiizam-no.

  16. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Errata: hostilizam-no.

  17. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Aproveito para esclarecer algo que foi há tempos discutido aqui sobra a fidelização. Se o prazo de fidelização terminar e o operador não o renovar, não pode alterar o valor da mensalidade. Aliás, nem pode cobrar o serviço. Um contrato pressupõe, basicamente, a negociação e a aceitação das partes, se, após o terminus do contrato o operador não o renovou, como a lei não prevê a contratação/fidelização automática, é como se o contrato não existisse. Não existindo, não há direito à cobrança. Pode-se sempre invocar a obrigação natural (aceito), porque o serviço é fornecido, mas nesse caso pelo valor acordado, praticado até aí. O operador por não haver fidelização não pode aumentar/actualizar o preço.

  18. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Errata: algo que foi discutido há tempos/sobre

  19. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Com sorte deve ser os canais portugueses… porque os outros… FOX’s, AXN’s e afins nao devem ter…

  20. Avatar de JL
    JL

    Essa imposição (de 30 segundos de publicidade) é uma alteração ao contratado pelo que será ilegal ou suficiente para rescindir o contrato por parte do cliente.

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Segundo a MEO esse serviço não está contratualizado (de facto não está, eu fui ver)… daí eu ter tido de me calar quando liguei a reclamar 🙁

  21. Avatar de JL
    JL

    Será que num futuro, próximo ou não, quando ligar a box terei que gramar com 30 segundos de publicidade?

    1. Avatar de JL
      JL

      E ao mudar de canal? E ao desligar a box?

      1. Avatar de Tuga
        Tuga

        Estão as operadoras a pensar…. “Como é que não nos lembramos disso??!!”

      2. Avatar de AP
        AP

        Ou continuadamente no cantinho do ecrã?… olha que bela ideia! 🙂 🙂 🙂

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Qualquer dia, chega a publicidade nas instalações da casa do cliente feito por um acordo com as operadoras e agencias, uma poltrona, um cartaz e um tapete no hall da entrada com publicidade.

          Porra é demais, era sacudir esta gente.

    2. Avatar de Olly
      Olly

      O problema está mesmo aí, esta atitude abre um precedente grave, como diz, qualquer dia lembram-se e põem publicidade em tudo e mais alguma coisa.

  22. Avatar de Aj
    Aj

    Uma correcção, a meo nao alertou os clientes, o cliente so é informado quando tenta ver uma gravação com a mensagem se pretende anúncios genéricos ou personalizados. Nao existe aviso de 30 dias.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Dai dar para rescindir por justa causa…

      1. Avatar de PTO
        PTO

        As gravações não fazem parte do contrato, logo não existe qualquer violação contratual.

  23. Avatar de Honorio Alberto
    Honorio Alberto

    Segundo eu li aqui:
    https ://eco.sapo.pt/2020/08/13/gravacoes-automaticas-nas-boxes-de-tv-vao-passar-a-ter-30-segundos-de-publicidade/
    Parece-me que que os anuncios de 30 segundos começam antes de se ver a gravaçao, assim como existem videos na net em que temos de ver um anuncio antes do conteudo própriamente dito, e nao deve haver maneira de evitar.
    Nao tem nada a ver com os anuncios “normais” durante a emissao do programa.

    1. Avatar de Honorio Alberto
      Honorio Alberto

      E nao me parece que haja possibilidade de avançar-mos a gravaçao para evitar os anuncios, como já fazemos na outra publicidade, parece-me que temos de aguentar os 30 segundos até começar o programa, mas a ver vamos.

  24. Avatar de Abreu
    Abreu

    Xulos, sempre a xular o povo

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Neste caso é de graça, não pagas nada 🙂

      1. Avatar de Nartindersoletri
        Nartindersoletri

        Tá enganado! Pago à operadora todos os meses e ainda levo com publicidade. Pelos seus comentários vc deve trabalhar para uma delas, ou para um dos canais ou agências de publicidade. No YouTube é que levo com publicidade de graça.

  25. Avatar de Tuga
    Tuga

    Deixaram-me sem serviço de TV durante um dia. A mensagem só saída do ecrã quando alguém aceitasse os termos. Quem estava em casa não o queria fazer. Quando mente fui obrigado a aceitar para ver televisão que todos os meses pago, a box pifou com a instalação do novo software.
    Será que vou ser ressarcido pela NOS, ou será que só eles vão ganhar rios de dinheiro com a publicidade?
    Como isto é tugalândia, já todos sabemos a resposta.

  26. Avatar de Raul
    Raul

    Resposta agora mesmo da Vodafone.

    As principais operadoras, canais e agências juntaram-se num novo modelo de publicidade para o mercado nacional. É, por isso, uma ação do sector que envolve, não só, mas também as operadores de telecomunicações.

    Obrigada,
    A Equipa Vodafone Portugal

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Eu quero la saber, já parece a porcaria da NONIO.

  27. Avatar de rodrigues
    rodrigues

    No caso da Meo, esta nova modalidade de angariação de receita, será para pagar o investimento na app Meo que só funciona em NVIDIA SHIELD TV Pro, NVIDIA SHIELD TV e Xiaomi Mi Box S (que por acaso existe outra solução).

    https://pplware.sitedev.pt/smartphones-tablets/meo-lanca-app-para-box-e-android-tv-instalem-ja/

    Quem tem esta app a funcionar também leva com anúncios?

  28. Avatar de Vera Alves
    Vera Alves

    Já temos publicidade ,em qualquer tipo de gravação….e agora ainda vamos ter mais…..ai ai Vodafone …isso é muito mau . Eu já pago o contrato normal ( sem fidelizaçao) ,tenho a subscrição de 500 hs de gravação ,a mensalidade da box e subscrição da tv cine…… e ainda vem com mais publicidade!!!

  29. Avatar de JLB
    JLB

    Vivam ! Mas é a Vida. Por exemplo aqui o próprio site da PPLWARE, carregado de publicidade por tudo quanto é lado. Sim, até concordo que colocassem alguma publicidade pq dá dinheiro para pagar os salários e manutenção/infraestrurutrura deste site. Mas como está agora é demais , infelizmente !!! E até já solicitei varias vezes à PPLW que implementasse uma solução de “print – to pdf” para quem quiser guardar a informação do artigo o pudesse fazer sem levar com a publicidade atrás, mas nada !!! Tenho de o fazer recorrendo às funcionalidades (neste caso do google) para retirar toda esta publicidade e fazer um “print” limpo. 🙁

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      @JLB mas é TOTALMENTE diferente, tu estas a fazer comparações sem sentido. Ora lê tu próprio o que disseste:

      «Por exemplo aqui o próprio site da PPLWARE, carregado de publicidade por tudo quanto é lado. »

      TU NÃO PAGAS para aceder ao Pplware, é gratuito, na operadora pagas ai esta a diferença. Pagas por um serviço que é teu, é diferente.

      Não digas mais asneiras, youtube é gratuito e facebook também. MEO tu PAGAS PELO SERVIÇO ai esta a diferença.

      Mas se gostas de pagar e levar com publicidade é contigo!

      1. Avatar de scp
        scp

        Tu pagas pelo fornecimento de sinal/dados à tua casa. O conteúdo do canal não é responsabilidade da operadora meo, nos, etc.

        O pplware é o canal de tv neste caso e só eles são responsáveis pela publicidade e conteúdo, e maneira de mostrar a publicidade.

        Esta coisa da publicidade antes das gravações serem mostradas também são responsabilidade dos canais, com a lógica que estando a ver uma gravação consegues avançar e recuar passando por cima de publicidade, eles tentam compensar o tempo dos anúncios forçando-os antes da gravação começar tal como verias em direto.

  30. Avatar de Marco
    Marco

    A minha box da NOS não liberta da publicidade como diz a notícia, posso é puxar a publicidade para a frente quando chega o intervalo do filme ou programa que estava gravado, ainda não estou a perceber onde vai estar 30 s. publicidade, quando entro nos programas que gravei?

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Não é essa publicidade. Antes de veres uma gravação vais levar com 30 segundos de publicidade injectada pela operadora, é como a publicidade no youtube, antes de cada vídeo.

  31. Avatar de A
    A

    Mas sera publicidade invasiva? Como por exemplo os anúncios do Youtube antes do video ou a meio do video como no Facebook? Ou sera um banner no topo ou na base com a publicidade?
    De qualquer das formas, isto já é um serviço pago, não vejo porque se tem de pagar ainda por publicidade extra.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Vais comparar? Facebook é gratuito, Youtube é gratuito é normal que leves com publicidade.
      São coisas diferentes, nem há comparação. Mas tu estas a pagar por um serviço e ainda te questionas? Pagas por ele, não tens de levar com publicidade da box da operadora!

      1. Avatar de VP
        VP

        É o mesmo que ir ao cinema pagar pelos bilhetes e depois levar com publicidade antes do filme. Enfim…

  32. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Creio que há aqui alguma confusão com esta exigência da MEO/Vodafone/NOS, etc. (falo apenas da MEO, porque é a que conheço enquanto cliente). Como bem sabem, na internet, o “pagamento” é feito pela utilização dos nossos dados, mesmo esses, num “mundo perfeito”, com regras e limitações. No caso das empresas de telecomunicações em que pagamos uma mensalidade, não tem de existir uma exigência desta natureza para vermos o que contratámos e pagamos através de uma mensalidade. É uma prática ilegal, violadora da Lei do Consumidor e até das regras gerais de Direito. Portanto, este tipo de publicidade em nada se confunde com a dos sites, e-mails, etc., que usamos “gratuitamente” ou com a publicidade decorrente da exibição da programação, na medida em que exige uma informação (sem opção de recusar) que, não a fornecendo nos impossibilita a visualização dos programas.
    Acrescento que, após reclamar, a MEO apresentou-me desculpas pelo sucedido, resta saber se ainda continuam com a mesma prática. Infelizmente, neste país, a entidade reguladora funciona mal, não passando a maioria das vezes da emissão de recomendações. Quando estas práticas forem penalizadas com milhões (acontece muito raramente), com legislação adequada e fiscalização à altura, este tipo de procedimentos serão minimizados. Mas enfim, neste país, que é o nosso, as práticas de lesão de direitos são o pão nosso de cada dia!
    A maioria das vezes, ao consumidor/cliente resta apenas, como alternativa, mudar de empresa (se a alternativa for viável). Quando os euros diminuírem na conta, a coisa muda.
    Bem hajam.

  33. Avatar de Vai-te catar
    Vai-te catar

    Mais uma razão pela qual fiz bem em não ter querido a box. Sem box, pago menos mensalmente. E quanto a gravar, as minhas duas televisões têm a funcionalidade.

  34. Avatar de Spoky
    Spoky

    Não permitam, a todos os que lêem este comentário não permitam tal coisa. RECLAMEM, exijam os vosso direitos.

    A quem não quer desistir (a quem quer desistir, ignorar esta parte):

    RECLAMAR na PROVEDORIA DO CLIENTE:
    MEO: https://www.telecom.pt/pt-pt/contactos/Paginas/provedoria-cliente.aspx
    NOS: https://provedor.nos.pt/provedoria/
    Vodafone: desconheço

    Queixa na DECO e de seguida para ANACOM e APRITEL
    https://www.deco.proteste.pt/reclamar
    https://www.anacom-consumidor.pt/formulario-de-reclamacoes
    https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

    Reclamações para JORNAIS e COMUNICAÇÕES SOCIAIS.
    Façam e enviem isto e denunciem a sites, blogs e foruns de comunicação social. De forma a que isto chegue a mais gente!

    Tópicos de reclamação nos FORUNS acerca da PUBLICIDADE NAS GRAVAÇÕES automáticas
    MEO: https://forum.meo.pt/tv-e-pacotes-9/publicidade-nas-gravacoes-143041
    Vodafone: https://bit.ly/30WwNN3 (url muito grande, encurtei apenas)

    ## RESCINDIR CONTRATO por JUSTA CAUSA:

    Pagamos para não ter publicidade, pagamos o serviço logo não podem meter publicidade assim a torto e a direito muito menos sem avisar 30 dias antes, o que é possivel rescindir contrato sem pagar o restante! (sim ouviram bem, podem rescindir contrato por justa causa devido a isto)

    Podem e DEVEM UTILIZAR isto a VOSSO FAVOR, assim podem desistir por justa causa.

    Segundo a Lei n.º 15/2016, artigo 48º nº16

    “16 – Sempre que a empresa proceda por sua iniciativa a uma alteração de qualquer das condições contratuais referidas no n.º 1, deve comunicar por escrito aos assinantes a proposta de alteração, por forma adequada, com uma antecedência mínima de 30 dias, devendo simultaneamente informar os assinantes do seu direito de rescindir o contrato sem qualquer encargo, no caso de não aceitação das novas condições, no prazo fixado no contrato, salvo nos casos em que as alterações sejam propostas exclusiva e objetivamente em benefício dos assinantes.”

    Podemos conultar no mesmo artigo o nº1 alínea b)

    “b) Os serviços fornecidos, os respetivos níveis de qualidade mínima, designadamente o tempo necessário para a ligação inicial, bem como os níveis para os demais parâmetros de qualidade de serviço que sejam fixados nos termos do artigo 40.º;”

    Considerando o serviço de gravações automáticas um serviço fornecido e a sua disponibilização um fator determinante à minha adesão ao pacote de serviços contratado, também considero a exigência de eu aceitar publicidade para aceder ao serviço uma alteração unilateral por parte da empresa, logo a empresa entrou em incumprimento e quebrou a lei ao não avisar com 30 dias de antecedência a alteração e não informando o direito de rescindir »

    Não aceitem isto, estão a pagar do vosso bolso por um serviço que é vosso, qualquer dia metem publicidade ao ligar a BOX! Uma vergonha e uma enorme falta de respeito pelo consumidor.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Esse artigo 48 não serve para nada, pelo simples facto que as gravações não fazem parte das condições contratuais das operadoras (neste caso da MEO, que é a que uso).
      Podes ir confirmar, eu já vi e não está lá nada.

    2. Avatar de spyvspyaeon
      spyvspyaeon

      Fazer “barulho” para reclamar isso concordo. Com certeza que as operadoras a medida que forem perdendo clientes (muito mais que as receitas do *** ads), volume de reclamações também pode contribuir para que revejam a situação, vão rever essa situação inóspita. Neste caso a mal. Eu sei que esse “serviço” já é pratica comum lá foram em outros paises. Mas o que me chateia deveras é que as 3 operadoras, chateia porque além da publicidade do proprio canal (intervalos) ainda tens de ver mais uma….. e se consentirmos tarda nada, mais cedo ou mais tarde metem 2 pubs de 30 segundos (digo eu de que, isso pode escalar muito rapidamente afinal é $$$$$$$$$).

      Tirar serviço de uma operadora e ir para outra operadora não vai resolver pois todos combinaram esforços. Eu sei que o serviço de gravações automáticas tem custos para as operadoras. À Margem da lei acho que não há muita volta a dar. Só mesmo pela via de insatisfação. Melhor seria as operadoras removerem “serviços” que não servem para nada, só gera custos para a op e só para meter na lista de serviços que operadora “X” tem isto ou aquilo a mais que a outra (e repito não serve para nada senão para engordar a vista). disse

    3. Avatar de Pedro Ribeiro
      Pedro Ribeiro

      Para reclamar na Vodafone: http://vfpt.pt/rsociais6

  35. Avatar de PEDRO
    PEDRO

    Neste caso particular de publicidade abusiva bem como em muitos outros casos que em nada tem a ver com publicidade , mas sim com o ABUSO que enumeras entidades tem sobre todos NÓS CONSUMIDORES onde tomam decisões também elas ABUSIVAS que apenas tem como objectivo o LUCRO FINANCEIRO , lucro esse que é sempre retirado por dois meios , o da publicidade em si que está a ser paga pela empresa que a solicita e por todos NÓS que estamos a PAGAR e MUITO BEM PAGO um serviço que ao longo dos anos nos tem vindo a ser imposto sem qualquer alternativa de escolha , como se não bastasse um serviço de conteúdos mediucres bem como a qualidade de fornecimento do mesmo . Uma vez mais estamos presente o ABUSO que sobre NÓS é exercido onde se aplica a máxima do PAGA e CALA … pois como sabemos e ou deveríamos saber , escusado será reclamar perante as operadoras bem como Decos , Anacoms e outros que tais onde todos comem à mesma mesa … e no fim pagamos NÓS a conta … pois NÓS apenas servimos para isso mesmo … PAGAR …

  36. Avatar de jwd
    jwd

    Então as operadoras de telecomunicações em Portugal fazem lucro de forma concertada? Isto não é cartelização?

  37. Avatar de Flavius
    Flavius

    Boa….já estava ver que não…uma baixa de valores na mensalidade da TV NET…para gramar publicidade a toa, a operadora tem que compensar o tempo que eu perco (30 séc) tem que ser descontados na fatura

    1. Avatar de scp
      scp

      É responsabilidade do canal a publicidade antes da gravação ser mostrada porque é o seu conteúdo tal como seria em direto. Como quando vais ao tviplayer ver a novela eles mostram um anúncio antes do video carregar, agora “ver do início” a novela na box numa outra altura que não em direto vai também mostrar esse anúncio.

  38. Avatar de Ribas
    Ribas

    Dá-se-lhes um bocadinho de controlo nas boxes e abusam logo. Dá vontade de ir tirar o pó ao velhinho vídeo VHS que pelo menos era meu e gravava o que eu queria. Pena não ser apropriado à nossa época digital.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Mas tens sistemas de gravação para esta época digital, se quiseres.

  39. Avatar de Marco
    Marco

    Não tenho conhecimento para dizer que é ilegal ,mas é mau da parte das operadoras eu pago pelo serviço, aluguer da box e agora querem meter publicidade para aceder às minhas gravações.

    1. Avatar de scp
      scp

      É responsabilidade do canal a publicidade antes da gravação ser mostrada porque é o seu conteúdo tal como seria em direto. Como quando vais ao tviplayer ver a novela eles mostram um anúncio antes do video carregar, agora “ver do início” a novela na box numa outra altura que não em direto vai também mostrar esse anúncio.

  40. Avatar de VG
    VG

    Também é a minha opinião.

  41. Avatar de spyvspyaeon
    spyvspyaeon

    Publicidade em todo lado, nas gravaçõe automáticas, nos intervalos, na net, nos popups, no facebost*, um gajo dá em doido com tanta publicidade. Querem-nos hipnotizar para comprarmos tudo aquilo que não precisamos… Mas precisam eles.

    Eu perdi a esperança na raça humana….. Não me faz diferença, 300 ou 310 por dia já vai além do tolerável mas a diferença é irrisória, no mínimo hilariante esta parva existência. Sou tão do contra que se dá na tv publicidade então garantidamente não compro!!!

    O mercado reage em conformidade com o consumidor, e isso é uma bola de neve que cada vez mais vai tomando mais proporções.

    Qualquer dia enfiam-te o chip nos cor**s para te injectarem a pub directamente nos neurónios LOL .

    1. Avatar de scp
      scp

      Acabas sempre por comprar produtos que aparecem na tv e nem dás conta porque não te consegues lembrar de tudo o que aparece enquanto vês. Algumas coisas até compras à mesma sem veres a publicidade mas o facto de anunciarem influencia sempre na escolha.

      A única maneira de não te regeres por isso é não comprares tudo o que vês mas quase tudo o que compras já viste antes ser anunciado. Não tens como fugir, nem largando a tv/internet/rádio, porque levas com publicidade nas ruas, as mesmas e outras da tv.

      1. Avatar de spyvspyaeon
        spyvspyaeon

        Em infima possibildiade não ocorre com frequencia, mas quando ocorre não é porque espetaram nas minhas trombas ads em massa. A lógica da publicidade é mesmo ter impacto direto nas vendas mesmo daquelas toneladas de porcarias que um gajo não precisa absolutamente para nada… Eu só imagino isso chegar as horriveis pubs de ideiacasa e essas bostas. Eu sei que sozinho não faço qualquer diferença mas se começarmos a ser um pouco mais do contra do que nos é mostrado (em forma de ilusão). Vamos demonstrar que somos do contra.

        Estou de acordo que publidade é algo que é necessário para o comercio… Mas meu amigo tem de haver limites, senão como disse de forma de piada “Qualquer dia enfiam-te o chip nos cor**s para te injectarem a pub directamente nos neurónios “. Ou quiçá isso é algo que nasceu de uma mente brilhante, e não terá muito tempo de vida.

        Pessoalmente eu se vejo gravações 1 vez por semana, é muito. Mas aqueles que não podem ver em direto vão ficar com a cabacinha toda lavada, vão comprar tudo e um par de botas só por que a pub disse que era bom!

        No fim há uma lição de moral para se tirar daqui.. Podemos culpar as operadoras. Mas a verdadeira culpa é a nossa. Se não comprassemos os artigos com pubs, não haveria sentido de pagarem pubs para nos por a pazada.

  42. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mais um passo para acabarem com uma tecnologia defasada

  43. Avatar de Discovery
    Discovery

    Ainda bem que tenho Vodafone com o pacote mínimo desde sempre. O resto saco da NET com qualidade acima dos 4000bitrate…
    Otários.

  44. Avatar de José
    José

    Sabem se os 30 seg de publicidade são vinculativos? Isto é, e se a operadora “amanhã” resolver passar para 45 seg e depois para 60, etc…?

  45. Avatar de Igor
    Igor

    Após uma reclamação em Livro de Reclamações devidamente fundamentada:


    Em resposta à reclamação por V/ apresentada relativamente ao assunto em epígrafe, prestamos os seguintes esclarecimentos:

    A evolução do paradigma inerente à sociedade de informação, tem contribuído para uma alteração na forma de consumo de conteúdos audiovisuais, independentemente do respetivo suporte, nomeadamente no que respeita à forma diferente de aceder aos mesmos, que passou a conciliar a visualização de canais lineares (os tradicionais canais de televisão) com o acesso não linear aos conteúdos dos canais (ex. gravações automáticas).

    Com esta evolução de tendências, surgiu uma necessidade de adaptação dos modelos de negócio que garantam o investimento contínuo dos canais, para manterem a produção de conteúdos de qualidade e a preservação da diversidade. Os tradicionais anúncios publicitários que sempre fizeram parte do consumo de conteúdos de televisão linear, são fundamentais para a viabilização do modelo económico que permite aos canais manterem investimento em conteúdos, pelo que se torna premente a adoção de novas práticas que permitam dar resposta a esta necessidade, adaptada à nova realidade.

    Dessa forma, os principais operadores que prestam o serviço de distribuição de televisão, em articulação com canais de televisão aderentes, e em linha com as boas práticas internacionais, adotaram um novo modelo que permite que, de forma equilibrada e adaptada aos interesses do consumidor, sejam veiculadas mensagens publicitárias que, repita-se, desde sempre fizeram parte das características da remuneração dos conteúdos em televisão.

    A experiência que agora se inicia pretende melhorar a experiência de televisão, pois a publicidade será apresentada previamente ao início da visualização de alguns programas. Os anúncios serão apresentados, caso selecione a opção “anúncios personalizados”, de acordo com o perfil de utilização de cada consumidor, sendo, por isso, mais relevantes. Conscientes que nem todos os utilizadores ficarão confortáveis com esta opção, deixámos ao critério de cada um receber anúncios desconsiderando o seu perfil de utilização. Garantimos, em qualquer caso, que toda a informação será tratada de forma anonimizada e devidamente protegida, em linha com as melhores práticas de proteção de dados pessoais e em cumprimento de toda a legislação aplicável.

    Importa ainda referir que a publicidade, terá uma duração máxima de 30 segundos e não será apresentada em todas as gravações de todos os canais, sendo respeitados períodos de guarda que salvaguardem a boa experiência do cliente.

    Por fim, informamos que a possibilidade de efetuar e aceder às gravações dos conteúdos dos canais constitui apenas uma de várias funcionalidades extra no serviço de televisão. Esta funcionalidade não está, aliás, disponível para todos os conteúdos. Nessa medida, a alteração dos termos e condições da funcionalidade das gravações automáticas não implica qualquer alteração ao contrato. Sublinha-se, assim, que o serviço de televisão continua a ser prestado de forma integral, não existindo, no âmbito do serviço de televisão contratado, uma diminuição no conteúdo da funcionalidade das gravações.

    Para mais informações, estamos sempre disponíveis pelo 16 200 e em meo.pt. Se é cliente empresarial, contacte o seu gestor de cliente, ligue 16 206 ou aceda à Área de Cliente em ptempresas.pt.
    Com os melhores cumprimentos.

    Cristina Torres
    Gabinete de Satisfação do Cliente
    meo.pt

    Lá por haver gente que tem box e só vê gravações, avançando assim a publicidade, não sou eu obrigado a ver duas vezes (na gravação e no canal mesmo).
    Ridícula esta “cartelização”, vou seguir os meios que me forem possíveis, pois calados só ficamos ainda pior.
    Reclamem!! Por escrito ou por meios internos às operadoras, tanto faz. Mas pelo menos mostrem a vossa insatisfação com isto tudo.

    1. Avatar de Igor
      Igor

      UPDATE: De tanto reclamar, a MEO abateu 20 euros na minha fatura mensal, durante 2 anos. Façam o mesmo.

  46. Avatar de Pedro Mateus
    Pedro Mateus

    Devem pensar que são o you tube, palhaçada total, para ter um serviço cheio de publicidade vejo pelos canais secundários.