Dica – Saiba quantos ciclos tem a bateria do seu iPhone

52 Comentários

A Apple tem criado ferramentas para que o utilizador saiba avaliar a qualidade da bateria do seu iPhone. Com os anos, a bateria tem o desgaste normal à medida que vai fazendo ciclos de carga. Essa informação não está revelada desta forma na nona interface do iOS, dado que este mostra sim, mas em percentagem. Contudo, com duas ou três manobras, podemos perceber ao certo quantos ciclos já fez a bateria do nosso iPhone.

Hoje vamos mostrar como o utilizador pode usar informações contidas no sistema operativo para ter um número exato de ciclos.

Imagem iPhone com indicação da qualidade da bateria


Ao longo dos anos fomos deixando pistas e dicas para o utilizador vigiar a bateria do seu smartphone. Já o mostramos para o iPhone, para o Android, até para computador Mac e Windows. Hoje, sem aplicações de terceiros, mostramos como podem obter tal indicador.

 

Acerca dos ciclos da bateria

Quando utiliza o iPhone, a bateria regista ciclos de carregamento. Um ciclo de carregamento ocorre quando se utiliza toda a energia da bateria, mas isso não significa necessariamente um só carregamento.

Por exemplo, pode utilizar metade da carga do smartphone num dia e depois recarregá-lo totalmente. Se fizesse o mesmo no dia seguinte, contaria como um ciclo de carregamento, e não dois. Desta forma, podem ser necessários vários dias para concluir um ciclo.

As baterias possuem um número limitado de ciclos de carregamento até o desempenho esperado diminuir. Quando a contagem de ciclos é atingida, recomenda-se a substituição da bateria para manter o desempenho. Pode utilizar a bateria após atingir a contagem máxima de ciclos, mas poderá notar uma redução na duração da bateria.

Se souber quantos ciclos de carregamento existem na bateria e quantos sobram, poderá determinar em que altura deve substituir a bateria. Para obter o melhor desempenho, substitua a bateria quando esta atingir a contagem máxima de ciclos.

 

Como verificar os ciclos da bateria do iPhone

Verificar a contagem do ciclo da bateria diretamente num iPhone não é tão fácil quanto pode pensar, mas nós ajudamos a tornar fácil o processo. Iremos precisar de mexer nalguns ficheiros para realmente ver a contagem. Vamos lá então!

Antes de mais, para podermos ter esta informação é importante ter ativada a opção de partilha de análise. Assim, para ativar esta informação vá a Definições > Privacidade > Análise de Melhorias. Neste último menu ativem a opção Partilhar análise de melhorias do iPhone e do Apple….

Primeiro é necessário aceder às Definições. Dentro procuramos a opção Privacidade. Sigam as imagens ilustrativas.

Em segundo lugar, dentro do menu Análise e melhorias, vamos procurar a opção Dados de análise. Agora, lá dentro, vamos encontrar uma lista de relatórios ordenada por ordem alfabética.

Portanto, no meio destes relatórios temos de encontrar aquele que tem a informação dos ciclos. Para isso role para baixo até encontrar os ficheiros “log-aggregated”.

Toque no último desses ficheiros para visualizar os dados mais recentes.

O desafio seguinte é conseguir copiar todo este texto. Pode pressionar o ecrã até lhe aparecer a opção “selecionar tudo”. Contudo, se não conseguir, selecione desde o início do texto até ao final manualmente. Não é difícil de o fazer.

Conforme podem ver nas imagens seguintes, a ideia é copiar este texto todo e colar depois numa nota.

Assim, com o texto colado numa nota, vamos agora pesquisar a linha que nos irá dizer o número de ciclos. Então, temos de ir buscar uma ferramenta que nos ajude, dentro do texto, a descobrir um fragmento.

Para isso clicamos no ícone da partilha, que no iOS 13 está no canto superior direito. No caso do iOS 14, há um menu redesenhado, mas tem as mesmas opções.

Agora, com a ferramenta Encontrar na nota aberta colamos este texto: batterycyclecount.

Conforme podem ver nas imagens em baixo, o texto vai aparecer e disparar o número de ciclos que, à data, o iPhone tem.

 

Em suma…

Este iPhone, até à data de hoje, fez exatamente 295 ciclos. Portanto, está ainda com uma invejável saúde. Isto porque, segundo a Apple, as baterias do iPhone são projetadas para reter até 80% da sua capacidade original com 500 ciclos de bateria.

Esta é a sua capacidade de desempenho máximo. No entanto, é apenas um número aproximado, porque depende muito dos seus hábitos de carregamento. Temos casos em que o iPhone tem cerca de 1200 ciclos e a saúde da bateria está nos 78%. Isto mostra que a bateria mesmo com muitos ciclos continua a ter um excelente desempenho.

Comentários

52

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TS
    TS

    Não tenho nenhum ficheiro log-aggregated*

  2. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Para quem tem Mac pode usar o CoconutBatery .

    Mais simples e guarda historico.

    Abc

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim sim, está no texto esse link, mas esta é uma abordagem menos simples, mas sem necessidade de acesso a um mac ou a software de terceiros.

      Abc.

  3. Avatar de plopes
    plopes

    O meu já leva 607 ciclos e a capacidade está nos 86%. O calcanhar de Aquiles do iPhone é precisamente a bateria. Todos os iPhone que já tive foram trocados em especial por causa da bateria, e quando vais a um reparador autorizado Apple pedem pela bateria valores acima do que custa o telefone comercialmente. Normalmente troco de terminal a cada 4 anos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Já foi pior. Atualmente, digamos, do 8 em diante, melhorou substancialmente. Está hoje ao nível dos melhores.

  4. Avatar de Antonio Gomes
    Antonio Gomes

    Bateria com 86% de saude, com 867 ciclos, não esta nada mal.

  5. Avatar de José
    José

    Não tenho nenhuma entrada que comece por log.
    Passa de LinkedIn para logd.diskwrittes e depois maps.

    1. Avatar de Vítor M.

      Vejam sff o que foi acrescentado antes do primeiro passo. Faltou lembrar que aquela opção tem de estar ativa para haver uma recolha de dados.

  6. Avatar de José Marques
    José Marques

    Boas
    Eu não tenho o ficheiro “log-aggregated”.
    Há outro local onde encontrá-lo?

    1. Avatar de SG
      SG

      Boas. Salvo erro, e creio ser informação que falta no artigo, tens de ter activada a opção de partilha de análise.
      Vais a Definições – Privacidade – Análise de Melhorias. Neste último tens de activar a opção “Partilhar análise de melhorias do iPhone “. Após isso, creio que terás de esperar uns dias para serem criados os dados.

      1. Avatar de Vítor M.

        Obrigado SG. Não foi incluída, falha minha, porque subentendi que essa opção, tal como mostrei na imagem, estava ativa desde o início da configuração do iOS. O que de facto pode não acontecer. Obrigado pelo alerta.

        1. Avatar de SG
          SG

          De nada, Vitor!
          PS: para quando a review ao SE?

          1. Avatar de Vítor M.

            Já devia ter saído… 🙁 mea culpa…

      2. Avatar de José Marques
        José Marques

        Obrigado 🙂

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    não tenho esse log

    1. Avatar de SG
      SG

      Vê a minha resposta acima, espero que ajude!

  8. Avatar de iSad
    iSad

    534 ciclos num X e com capacidade 91% good or bad?

    1. Avatar de SG
      SG

      Está muito bom!

    2. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida, muito bom. Demonstra boas práticas a cuidar da bateria.

      1. Avatar de iSad
        iSad

        Óptimo, se o 12 for uma desilusão espero mais um ano. Este X com quase 3 anos ainda está rápido e fluido.

        1. Avatar de Vítor M.

          O 12 parece-me que vai ser um equipamento brutal, começando no design, que tem sido um pouco dececionante desde o X. 😉

          Mas o X tem um problema 😀 é que depois menos que isso é pequeno e mais que isso é grande o X tem aquele tamanho “ideal” 😀 ando com o 11 Pro MAX mas o X era “aquela cena” 😉

          1. Avatar de iSad
            iSad

            Concordo, não gosto the phablets para ser honest e se for tais os rumores a nível de quase tudo serem reais, será difícil não querer o upgrade para o 12 pro de 6.1”

  9. Avatar de Marco
    Marco

    95% -> 306 ciclos
    carrego em media 1 vez por dia e tenho o cuidado de não deixar descarregar por completo, a noite uso sempre um carregador lento e só uso carregadores rápidos qdo preciso durante o dia… sempre que possível, tento reger-me por estas regras

  10. Avatar de czarito
    czarito

    746 ciclos e 84% – iPhone SE (1ª geração), com iOS 14.0 instalado.

    1. Avatar de Vítor M.

      Isso já é um abuso, porque vai contra o que dizem que os iPhone têm baterias fracas. Afinal…

      1. Avatar de Gustavo
        Gustavo

        Não deve ser, porque também tenho um iPhone SE de primeira geração, e tenho 87% em 1035 ciclos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Pois, se calhar dizer que os iPhones têm baterias fracas é… um “mito urbano”! Mas…

          1. Avatar de Gustavo
            Gustavo

            Acho que depende do uso que lhes dão, ou em caso de muuuuito azar uma bateria defeituosa. Uma pessoa que compre um telemóvel caro vai ser muito mais critica em relação a problemas do que num telemóvel de €200 em que se compra um novo quando (por exemplo) a bateria começa a perder capacidade.

            A título de exemplo, a minha namorada tem exactamente o mesmo modelo que eu, mas comprado um ano depois. Já vai com a capacidade a 83%. E o anterior (5S) que ela tinha desligava-se aleatoriamente quando a bateria estava abaixo de 30%. Agora… O que é que ela faz ao telemóvel? Deixa a bateria acabar totalmente, deixa o telemóvel em cima da mesa ao sol enquanto está no café, deixa-o a carregar a noite toda, etc… Independentemente da marca, penso que nenhuma bateria sobreviveria.

  11. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    87% em 1035 ciclos. Not bad!

  12. Avatar de Maurizio Vieira
    Maurizio Vieira

    100% de saude, com 181 ciclos. Comprei-o em Março.

    1. Avatar de Jefferson Ramos
      Jefferson Ramos

      92% com 405 ciclos.
      Isso é bom? Ps* comprei a menos de 1 ano.

  13. Avatar de António Pinheiro
    António Pinheiro

    Boa tarde, srs
    eu tenho um X de 2017 logo do inicio, tem 569 ciclos e a minha bateria está a 86%

    1. Avatar de upedreiru
      upedreiru

      .. iX, desde o início, 766, 89 carga máxima.

  14. Avatar de ABC
    ABC

    221 ciclos, 98%, 10 meses de uso, iphone 11 pro max

  15. Avatar de iPhone 8
    iPhone 8

    Estou com 96% e com 118 ciclos
    É um iPhone 8
    É bom ??
    Mas eu jogo muito ao fortnite

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    BatteryCycleCount 2154

    MaximumCapacityPercent 72%

  17. Avatar de Alan
    Alan

    Muito legal, meu Iphone 07 de dois anos está com 923 ciclos e 74% da capacidade máxima.

  18. Avatar de GABRIEL GUSTAVO GONZAGA PIGOSSO
    GABRIEL GUSTAVO GONZAGA PIGOSSO

    76% da bateria com 1556 ciclos, 3 anos de uso

    1. Avatar de Vítor M.

      Eilà… isso é um abuso!!! No dia a dia aguenta um dia de utilização?

      1. Avatar de GABRIEL GUSTAVO GONZAGA PIGOSSO
        GABRIEL GUSTAVO GONZAGA PIGOSSO

        Antigamente carregava 2x ao dia, agora que uso o whatsApp web, carrego apenas 1x a noite.

  19. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho 476 ciclos no meu Xr e bateria com 90%. Telemóvel com 21 meses de utilização assídua… no inicio a bateria dava para dois dias… hoje tenho de carregar diariamente.

  20. Avatar de Debora
    Debora

    O meu está com 205 ciclos e a saúde da bateria 51% kkkkkkkk rir pra nao chorar. O q eu devo fazer??

    1. Avatar de Vítor M.

      Uiii isso está muito mau. 🙂 basicamente está a um passo de ter de trocar de bateria. O que estará a fazer errado?

  21. Avatar de João
    João

    Para o iPad mini 2, quais são os passos? Pf

  22. Avatar de João
    João

    Já pedi à assistência da marca para trocarem a bateria, eles responderam que neste modelo não trovavam. Ficavam com o meu iPad, e em troca e mais 290€ davam-me um iPad semelhante, novo.
    Eu não quis…

  23. Avatar de upedreiru
    upedreiru

    .. iX, 766, ciclos e 89% carga máxima.. pois..

  24. Avatar de Carlos Cunha
    Carlos Cunha

    olá
    1087 ciclos, 77% carga máxima
    … podia ser melhor …

    1. Avatar de Carlos Cunha
      Carlos Cunha

      devo trocar já?