Apple perderá milhões na venda do iPhone com a proibição do uso da app chinesa WeChat

8 Comentários

O mundo está estranho. Outrora, a guerra entre superpotências usava bombas e misseis, depois passou a ser feita com cyberataques e hoje usam-se as aplicações de smartphone como munição. Como tal, para atingir a China, os Estados Unidos querem banir uma série de aplicações de origem chinesa, mas quem poderá perder muito com isso é a gigante americana Apple. Agora na mira está a app de conversa WeChat.

Segundo o analista Ming-Chi Kuo, a decisão da Administração de proibir as empresas americanas de terem relações comerciais com empresas incluindo a WeChat, pode ter um impacto significativo nas vendas da Apple na China.

Imagem iphone 11 Pro Max com a Appl Store a descarregar o WeChat


Depois do TikTok é a vez do WeChat estar no alvo dos EUA

Os Estados Unidos estão a fazer uma cerrada guerra a interesses da China no mundo. Depois da Huawei e de outras empresas chinesas, o alvo são agora aplicações para smartphones. O TikTok está ainda na mira, mas o próximo que se segue é o WeChat. Contudo, conforme alerta o analista do mercado Apple, Ming-Chi Kuo, esta proibição de colocação da app na App Store poderá significar uma perda de milhões na vende do iPhone na China.

Como o WeChat é muito importante para os utilizadores chineses, pois integra comunicações, pagamentos, e-Commerce, software social, leitura de notícias e funções de produtividade, acreditamos que esta ação vai afundar as vendas do iPhone no mercado chinês.

Explicou Kuo.

Este analista tem sido uma fonte fiável de informação relacionada com serviços e produtos Apple a serem lançados no mercado. Pese o facto de ter a sua ação focada mais no hardware, o analista tem uma visão mais próxima do mercado chinês no que respeita a estas questões de operacionalidade.

Imagem WeChat na China com iphone dos EUA

 

WeChat debaixo de fogo desde há vários meses

Este software tem sido apontado como estando a ser controlado pelo regime chinês. Conforme foi noticiado, em maio passado veio a público a informação que esta rede social é monitorizada em tempo real pelas autoridades da China. Como tal, o secretário de estado dos EUA, Mike Pompeo, disse numa entrevista que o país iria banir também o famoso serviço de mensagens WeChat.

Pensamos que implica que a Apple terá de remover o WeChat da App Store. A Apple removeu o WeChat da App Store na Índia, em resposta a um pedido do governo. Portanto, não ficaremos surpreendidos se o governo dos EUA pedir à Apple que faça o mesmo.

Disse o analista da KGI Securities.

A Apple poderá ser obrigada a retirar a app da App Store dos Estados Unidos ou poderá mesmo ter de a remover de todas as suas lojas.

De acordo com a ordem executiva, a Apple poderá ter de remover o WeChat das Lojas App mundiais porque a ordem proíbe a Apple de permitir transações envolvendo o WeChat. No entanto, a ordem não define claramente a amplitude da proibição. Talvez o governo dos EUA peça à Apple para remover o WeChat apenas da App Store dos EUA.

Referiu Kuo.

Imagem app TikTok e WeChat no iOS no iPhone da Apple

 

Perdas enormes, na melhor das hipóteses

A proibição entra em vigor a 20 de setembro de 2020. Assim, se a ordem for para remover o WeChat de toda a App Store, Kuo acredita que a Apple verá uma queda de até 30% das suas vendas de iPhone na China.

O melhor cenário possível é se a Apple apenas remover o WeChat da App Store nos EUA. Se for este o caso, os impactos negativos serão sobre os utilizadores do WeChat que se encontram principalmente nos EUA. Estimamos que o iPhone global irá diminuir em 3-6%. As remessas globais de outros produtos de hardware da Apple, incluindo AirPods, iPad, Apple Watch, e Mac, diminuirão em menos de 3%.

Disse o analista.

A nota de Kuo é especificamente para investidores e nela é sugerido que estes “reduzam stocks específicos da cadeia de fornecimento da Apple para diminuir os riscos, incluindo Genius e LG Innotek”.

Teoricamente, o governo dos EUA não irá prejudicar a Apple. Contudo, as eleições presidenciais americanas aproximam-se, e pensamos que o [Presidente] Trump poderá adotar estratégias mais agressivas para as eleições, incluindo pedir à Apple que retire o WeChat das lojas App Store mundiais.

Kuo tem-se concentrado no WeChat devido à sua enorme popularidade na China, mas a proibição dos EUA também afeta o TikTok. Embora o WeChat não tenha comentado publicamente, os proprietários do TikTok disseram que pretendem processar para que a proibição seja revogada.

 

Leia também:

TikTok e WeChat serão banidos de operar nos EUA daqui a 45 dias

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não me parece que seja assim. O impedimento será no mercado norte-americano, não no chinês. Aliás, a app store chinesa é bem diferente da app store norte-americana, no que toca às aplicações e sua variedade. Por isso, no mercado chinês acho que a Apple vai continuar a poder permitir o Wechat.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Se acha que sim então claramente todo o artigo e análise feitos por jornalistas/analistas não tem qualquer valor.

      1. Avatar de Filipe Fili
        Filipe Fili

        Ja foi confirmado que apenas no mercado americano sera bloqueado pois no china continua a haver. Eles também bloqueiam google e youtubes e aqui podes usar.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ainda muita água vai passar debaixo dessa ponte. Nada é confirmado até ao dia em que vires que de facto não estão lá as apps que estão debaixo de fogo. Contudo, tal como diz no artigo, os impactos podem ser maiores ou menores, conforme a proibição. Se for só na App Store dos EUA, o impacto não se irá sentir muito, há uma pequena quota, mas se for também na App Store da China, aí a coisa fica severa.

          Vamos ver depois a retaliação 😉

  2. Avatar de Yap
    Yap

    Então na china banem tudo e depois queixam-se quando lhes fazem o mesmo a meia duzia de apps. A China é igual a uma criança mimada. Mesmo não estando de acordo a barrar as apps atenção, se os EUA assim o entenderem a China só está a fazer o wue eles fazem e de uma forma mais severa lá com a firewall etc..

    1. Avatar de Robin Hood
      Robin Hood

      O que tem a China nessa historia???? Vc não leu a matéria???
      Quem vai aparentemente perder é a Apple que vende muito para o mercado chinês, e lógico que para China é muito mais vantagem o iPhone perder mercado já que vai abrir espaço para os celulares chineses vendidos lá.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Parece que foi você que não leu o artigo. Alem de que o Yap fez uma observação relevante.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      +111111111111