OnePlus está a carregar os seus smartphones com bloatware do Facebook

16 Comentários

Vários fabricantes apostam em software de terceiros para rechear os seus smartphones. Este bloatware não é de todo do interesse dos utilizadores, até porque muitas vezes torna-se causador de problemas. Se esta é uma prática não desejada, a verdade é que a OnePlus parece estar agora a tomar este caminho.

A aposta foi feita nas apps e serviços do Facebook, que estão a fazer mais do que seria esperado.

OnePlus Facebook smartphones bloatware apps

A OnePlus mudou a sua posição

Ao depender deste software, as marcas como a OnePlus muitas vezes perdem o controlo do que é instalado e está a correr nos smartphones. No caso da marca chinesa, este comportamento não é generalizado, mas foi detetado bloatware nos dois últimos modelos lançados, o OnePlus Nord e os 8 e 8 Plus.

Este assenta num conjunto de aplicações e de serviços do Facebook, que não podem ser removidos. Para além disso, estes componentes estão a ser executados em fundo, consumindo dados e recursos de forma anormal.

Bloatware do Facebook nos smartphones

O papel destas apps e destes serviços deverá ser o de gerir as atualizações do Facebook nos OnePlus. Assim, e de forma automática, estas vão ser atualizadas e mantidas protegidas. Esta é a ideia em teoria, mas tem problemas de segurança.

A questão dos consumos de recursos é algo que deveria preocupar os utilizadores, bem como a presença de software de terceiros focada em atualizações. O pior destes é mesmo as atualizações virem fora da Play Store, algo que não é de todo recomendado.

A justificação é a atualização de apps

Confrontada com a presença de software de terceiros (bloatware) no OxygenOS, a OnePlus revelou que este pretende garantir os melhores consumos de bateria, no caso do Facebook. Também o Netflix está presente e neste caso pretende-se uma melhor reprodução em HDR.

Não se esperava esta posição da OnePlus nos seus smartphones mais recentes e ainda para mais com uma empresa como o Facebook. Não se sabe se este será um comportamento a repetir no futuro em novos equipamentos ou se até virá nas próximas atualizações do OxygenOS.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    Já o Max Cavalera dizia, ” Root”s” Bloody Root”s” “.

  2. Avatar de Rgrocha
    Rgrocha

    Confirmo, estão no meu 8Pro… mas analisando as atividades delas, é como se estivessem “congeladas”.

    1. Avatar de Oscar
      Oscar

      no Facebook não há “como se estivessem congeladas” a invasão de privacidade é de tal ordem, que eu convido a irem ver nas definições a secção “actividade fora do facebook”

  3. Avatar de Carlos Faria
    Carlos Faria

    huawei e samsung fazem o mesmo desde sempre
    no oneplus é novidade

    é o que faz não comprar Android One ( https://android.com/one )

    1. Avatar de Silvestre
      Silvestre

      O Android One acaba por ser limitado. A título de exemplo a Huawei desenvolveu uma aplicação que se íntegra nos seus smartphones para gravação de chamadas, que muito jeito me dá em determinadas ocasiões do meu trabalho. No Android é quase impossível com tantas imposições da Goggle.

      1. Avatar de Silvestre
        Silvestre

        da Google*

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ah, e tal, o nosso OxygenOS é limpinho… depois é o que se vê

    1. Avatar de ze
      ze

      O que eu gosto mesmo no OP é o AlwaysOn 🙂
      Ainda falam da Xiaomi…

  5. Avatar de Oscar
    Oscar

    Sugestão:Desactivar as apps em causa(todas inclusive os serviços) e usar o APP Cloner

  6. Avatar de Bruce
    Bruce

    Desativar? é remover completamente do dispositivo! Haaa pois, esqueci que não dá o que é ridiculo.
    Lembro-me de alguém ter dito que comprou um Galaxy e o Facebook vem com ele instalado e não dá para remover, devolveu o aparelho no dia seguinte.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Dá para remover sim, por ADB. Mas penso que se fizerem isso, provavelmente vão ter problemas com a próxima atualização. A atualização incremental não vai funcionar de forma alguma. Talvez a completa dê, mas mesmo assim pode falhar. Sei disso porque no meu ex OP3 tive a infeliz ideia de remover apps da Google pré-instaladas (tipo Google Play Livros, Google Play Filmes), e depois tive esse problema. Presumo que vá suceder o mesmo.

  7. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    No forum XDA já têm solução via ADB.

    adb shell
    pm uninstall -k –user 0 com.facebook.appmanager
    pm uninstall -k –user 0 com.facebook.services
    pm uninstall -k –user 0 com.facebook.system

    https://www.xda-developers.com/how-to-remove-facebook-bloatware-from-oneplus-8-8-pro-nord/

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Pois, mas resta saber é se depois não vai dar molho quando sair uma atualização OTA. Quase de certeza que incremental vai falhar.

      1. Avatar de Pgomes
        Pgomes

        Eu uso estes comandos para remover o bloatware da Google e quando faço o update no meu OnePlus6 e não há problemas. No entanto, há sempre o risco de com o update o bloatware seja reinstalado.
        Por isso, depois temos de voltar a correr o ABD com estes comandos.

        De qualquer das formas, esta mudança da OnPlus é muito grave.
        Facebook é do pior bloatware em existência.

  8. Avatar de Digo Eu
    Digo Eu

    Isto não é dito nos pré-lançamentos. A OnePlus está a meter bloatware à viva força, sob falsos pretextos. Ainda por cima sem dar hipóteses de desinstalar, o que é o cúmulo. O comprador-utilizador, sem possibilidades de usar o que quer e a ter de “gramar” o que a OnePlus quer. E pensava eu substituir o POCO F1 pelo OnePlus Nord… Ia saltar da frigideira para o fogo. E isto foi o que veio agora a lume. Que mais está escondido debaixo do Capot?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      +1.
      Também ia comprar o Nord. Já tirei essa ideia da cabeça. Nem pensar.